MICRO aviao INDOOR com eletrônica de V911

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.

Moderador: Alvaro Sala

Gabriel Velloso
membro

MICRO aviao INDOOR com eletrônica de V911

Mensagempor Gabriel Velloso » 08 Mai 2017 10:25

Estou querendo fazer uma miniatura de um micro aeromodelo para voar em câmera lenta, bem devagar, igual um dirigível. Não sei se posso usar depron de 2mm, não achei que ficou leve o suficiente.

Penso em copiar esse: https://www.banggood.com/Hisky-Buzz-Mic ... mds=search

Qual o material que uso para fazer essa haste do corpo? E os links? Será que vibra de vidro já serve?
Ainda tentando voar a 1km/h

Douglas Lenz
membro
Contato:

Re: MICRO aviao INDOOR com eletrônica de V911

Mensagempor Douglas Lenz » 08 Mai 2017 13:12

Gabriel
Para a "fuselagem" use uma balsa 5mmX5mm que será o suficiente.

Quanto as hastes de comando, podes usar fio de nylon ou ainda se preferir (é mais fácil) use hastes de bambu bem finas e lixadas, terão resistência e serão leves.

Para a asa podes usar um depron 2mm fazendo o perfil com 3 nervuras.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz

Gabriel Velloso
membro

Mensagempor Gabriel Velloso » 08 Mai 2017 15:10

Douglas, não entendi o que você quis dizer fazer o perfil com 3 nervuras. Para a fuselagem eu pretendia fazer um simples palito, mas eu não sei qual palito usar, igual aqueles slow stick. Como eu faria a linkagem usando nylon?

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 08 Mai 2017 16:23

A linkagem com nylon é do tipo puxar / puxar, onde você coloca dois horns para cada comando, um oposto ao outro e no servo, usa um braço onde tem furos para dois lados e o encaixe do servo no centro, assim quando um lado do servo puxar, o outro leva a linha e quando inverter comando, o lado que levou a linha passa a puxar, assim você tem o comando do tipo puxar puxar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Gabriel Velloso
membro

Mensagempor Gabriel Velloso » 08 Mai 2017 18:17

Certo, saquei. E o perfil com 3 nervuras, como eu faria isso? Acho q não da pra cortar isopor nesse tamanho...

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 08 Mai 2017 23:34

Curvando o depron de 2 mm, fazendo 3 nervuras com esse depron de 2 mm e usando essas nervuras em baixo da asa curvada do depron para manter ele na curvatura.
Esse é o tipo de perfil undercamber usado pela maioria dos aviões de 1909 a 1925.

Se procurar na internet por airfoil undercamber irá encontrar muita coisa, pois são os melhores perfis para voos bem lentos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Gabriel Velloso
membro

Mensagempor Gabriel Velloso » 09 Mai 2017 08:07

LaercioLMB escreveu:Curvando o depron de 2 mm, fazendo 3 nervuras com esse depron de 2 mm e usando essas nervuras em baixo da asa curvada do depron para manter ele na curvatura.
Esse é o tipo de perfil undercamber usado pela maioria dos aviões de 1909 a 1925.

Se procurar na internet por airfoil undercamber irá encontrar muita coisa, pois são os melhores perfis para voos bem lentos.

Entendi. Do total da asa, quantos % da corda total eu coloco antes e quantos depois da dobra do perfil?

Douglas Lenz
membro
Contato:

Mensagempor Douglas Lenz » 09 Mai 2017 08:24

Laércio

Matou a charada!!! Eu não lembrava de jeito nenhum o nome deste perfil... ia até fazer um desenho scannear e postar como resposta. hehehehe!

valeu !
Abração do meu tamanho!!

Respeitosamente

Douglas Lenz

Gabriel Velloso
membro

Mensagempor Gabriel Velloso » 09 Mai 2017 21:30

Olhei varios e vários exemplos desse perfil no google imagens e cheguei a conclusão de que a proporção é cerca de 1:3,4. Fiz a asinha assim, fui fazendo talhos no depron até ele ir dobrando, passei cola e estou esperando secar.

Esse tipo de asa precisa de diedro? Os exmplos desse micro avião (e o da banggood) tem um belo diedro, cerca de 20 graus a partir do horizonte.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 09 Mai 2017 21:56

Praticamente todos os modelos precisam de diedro.
Não usamos diedro quando desejamos um acrobático para fazer voos em diversas posições e diedro deixaria o modelo com tendências em determinadas manobras.
20° é muita coisa, os diedros variam entre 2° cada lado a 6° cada lado quando se usa ailerons e no máximo 9° cada lado sem ailerons.

rnjorge
membro

Mensagempor rnjorge » 10 Mai 2017 07:45

Antes de começar esta jornada, leve em consideração que será muito difícil conseguir um micro modelo voar nesta velocidade que imagina (dirigível).
Mesmo esse Carbon Butterfly, que pesa 3g não "flutua" da maneira que está pensando.
Veja a velocidade neste vídeo e avalie:

https://www.youtube.com/watch?v=dyMBZgtGkJg

Talvez se imaginar um modelo maior e de construção muito leve consiga isso com esse motor. Por exemplo essa versão aumentada do Hangar Rat

https://www.youtube.com/watch?v=6ZPbJaZsu_E

Bons voos
Ricardo Jorge

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 10 Mai 2017 09:30

O que o Jorge falou é verdade, diminuindo o peso, mas também diminuindo o tamanho, a velocidade não diminui como o esperado.
Já diminuindo o peso e mantendo o tamanho, a velocidade cai muito.
É aí que entram os motores com caixa de redução, para se ter um motor pequeno, tocando uma hélice SF grande.

Gabriel Velloso
membro

Mensagempor Gabriel Velloso » 10 Mai 2017 09:37

Eu peguei um motorzinho de servo 11g, usei a hélice traseira do v911. Penso em coloca o motor um pouco inclinado para baixo para ajudar a sustentação. Vou postar fotos de como o modelo está ficando.

Gabriel Velloso
membro

Mensagempor Gabriel Velloso » 10 Mai 2017 09:59

Será que aumentando o diedro e a cords da asa ajuda? Não precisa parar no ar também, só voar devagar, o mais possível.

rnjorge
membro

Mensagempor rnjorge » 10 Mai 2017 11:57

Eu faria um avião um pouco maior e usaria a hélice principal do 911 com a redução. Usei algo semelhante num Hangar Rat e ficou decente. Menos rotações, hélice maior, mais torque e menos velocidade.
Ricardo Jorge

Gabriel Velloso
membro

Mensagempor Gabriel Velloso » 11 Mai 2017 17:23

Aqui tem algumas fotos dele ainda sem estar pronto:

https://drive.google.com/open?id=0B3aFW ... XpNSFBMYXc
https://drive.google.com/open?id=0B3aFW ... VpWS1VySDA
https://drive.google.com/open?id=0B3aFW ... S01QzlLU3c
https://drive.google.com/open?id=0B3aFW ... GRMbnhhdFE

Não tenho a menor ideia de como e onde colocar a asa, se coloco ela elevada da fuselagem e onde.
Penso em colocar ela com a frente mais alta que a traseira para que plane mais. Um detalhe é que não tenho servo para profundor, somente para o leme, então ele vai ter que subir pela aceleração, e o profundor deve ficar travado, vai atrapalhar, mas por enquanto a unica placa de v911 que eu tenho disponível para minhas maluquices é essa.

G.Alex
membro

Mensagempor G.Alex » 11 Mai 2017 20:13

Se colocar ela elevada, ele vai subir mais facilmente, ja que a propulsao esta mais em baixo, o propio arrasto fa asa fara o modelo levantar o nariz, ai vai de acertar a incidencia do motor para definir em que faixa de aceleraçao ele deve subir. O cg tambem é muito importante, pois ele ira definir a maneira como o modelo vai descer. Um outro fator que ira influenciar na velocidade do voo, é a incidencia da asa, mais incidencia aumenta a sustentação.
Só mais um detalhe, a distacia entre a asa e o hélice é a mesma medida da corda.
Aeromodelistas, sejam exemplo!

Gabriel Velloso
membro

Mensagempor Gabriel Velloso » 11 Mai 2017 20:30

Com esse macete da corda da asa igual a distancia da hélice até a asa, o cg deve ficar aonde? Segue aquele 1/3 da corda?

G.Alex
membro

Mensagempor G.Alex » 13 Mai 2017 00:48

Exatamente, te da um otimo ponto de partida
Aeromodelistas, sejam exemplo!

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 13 Mai 2017 10:59

Esse é o padrão de construção, não é macete e está aqui mesmo no fórum explicando bem isso inclusive com imagens.
app.php/page/artigo_aviao

Tem diversos outros assuntos na seção artigos aqui do fórum que ajuda muito e está faltando para a maioria a vontade de aprender.
Mas se eu pergunto é sinal que quero aprender!!
Nem sempre.
Eu aprendi muita coisa por que corri atrás e não fiquei só perguntando para os outros, coisa que a uns anos atrás, ninguém ensinava nada e hoje o que vejo na maioria das vezes não são ensinamentos e sim somente dicas de gambiarras mal feitas, por isso tem tanta gente construindo modelos de forma errada e não sabem o motivo.
Já li até gente dizendo que o CG é só da asa, o resto que se exploda, como se o resto não tivesse massa (peso) e não influenciasse em nada.
Asa puxa o modelo nivelado para cima se houver um equilíbrio em tudo, mas óbvio que esse ponto de equilíbrio tem que estar próximo ao ponto mais alto do perfil da asa, mas não em um único local sempre, pois modelos com nariz longo tem um ponto de equilíbrio e aviões de nariz curto tem outro ponto, pois se fosse obrigatório o 1/3 da corda, o meu não planaria com o CG em 28% (é 28% ou 26%, não lembro mais exatamente agora já que nunca preciso ficar verificando isso antes de cada voo).
Momento de nariz tem medida, momento de cauda tem medida, área de asa tem medida, área de estabilizadores tem medida, mas a maioria parece ignorar que isso tudo existe e dizem que estamos falando bobagem quando ensinamos o correto e que eles fazem de qualquer jeito e voa.
Pelo visto esses mesmos nunca souberam o que realmente é voar e acham que se está lá em cima, está voando.
Se eu jogar uma pedra, ela também voa, por um curto tempo dependendo da força com que eu arremesso, mas voa também se for assim a definição de voar deles que fazem de qualquer jeito e dizem que "voa".
Por que a maioria deles não faz planador?
Simples, por que não sabem construir um aeromodelo e planador não usa motor e se não estiver construido exatamente como deve ser, não vai planar, logo desce por estar em desacordo com a regra de construção.
Por que a maioria deles não faz voo livre?
Pelo mesmo motivo, que se o modelo de voo livre não estiver corretamente construído, não vai voar nem 5 metros depois de arremessado.
Não é por que tem motor que se pode fazer de qualquer jeito, as regras continuam a existir para um modelo voar bem.
Não é a beleza que faz um modelo voar, mas a beleza é consequência de uma construção bem feita.

Wesley_Sniper
membro
Contato:

Mensagempor Wesley_Sniper » 13 Mai 2017 12:51

Não esqueça da incidência de asa!

Se pretende voar lento precisa de um certo grau de incidência.
No hobby, o valor não deve ser considerado como princípio.

Campanha:
Use TUDO o que tem antes de comprar mais!

rnjorge
membro

Mensagempor rnjorge » 13 Mai 2017 13:05

Laércio, estava esperando responder antes de adicionar meus 2 centavos.
Projetar um modelo não é coisa simples. Refinar o projeto inúmeras vezes depois, também não.
Um modelista com pouca ou nenhuma experiência deve começar construindo modelos consagrados e neles fazer pequenas alterações (como motorização) e ir fazendo os ajustes necessários e, consequentemente, adquirindo experiência.
Veja aqui no forum de Micro Aviões alguns já testados e compare com o seu. Veja o que há de diferente em termos de envergadura, área de asa, área de estabilizador, tamanho de fuselagem, carga alar, perfil da asa, diedro, incidência etc.
Acredite, isso poupa muitas frustrações.
Ricardo Jorge

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 13 Mai 2017 18:56

Poupa quando se sabe o que está fazendo, quando não se sabe, existem os padrões para isso, ter mais sucesso logo no primeiro.
Quando o cara sabe construir, é por que já está acostumado com tudo que está errado e as tendências que isso causa e por tanto, sabe o que fazer para evitar ou contornar o problema.
Quando ainda não sabe, existe o padrão para poder fazer algo que dê certo logo de início se não, a maioria vai se frustrar por tentar e não dar certo e pior, um monte de gente dando palpites em algo que nem eles mesmos fazem a menor noção do que é e como resolver.
Se o cara tem que aprender a construir, tem que aprender pelo básico e simples não acha?
Quer que alguém aprenda a construir indo pelos modos mais complexos?

Gabriel Velloso
membro

Mensagempor Gabriel Velloso » 13 Mai 2017 20:42

Pior q eu fiz um shockflyer e nao ficou muito ruim. Já reformei um "cessna". Agora tento fazer esse micro indoor.

Estou tendo um problema com a cola, tentei usar cola de isopor por ser leve, mas não seca nunca. Já fazem 36 horas e a asa ainda está mole, quando apoia ela comeca dobrar.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 14 Mai 2017 00:25

Cola de isopor é cola de contato, não pode colocar muito e nem colocar a cola e juntar as peças, demora a secar assim.
Tem que passar pouca cola em ambos os lados que serão colados, esperar secar no máximo uns 5 minutos, juntar as peças já na posição, não pode ajustar que estraga tudo e deixar secar. 12 horas e está seca e bem forte.
Eu costumo usar fita crepe ou alfinetes onde colo para continuar colando mais coisas sem precisar esperar a cola secar para continuar colando mais coisas.

E como você disse, não ficou muito ruim o que significa que bom também não ficou.
Regras são para ficar bom e não meio ruim.

Voltar para “Micro/Mini Avião”