Femto Stick-Agora com fotos!!!

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.

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Alexandre Cruz
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Femto Stick-Agora com fotos!!!

Mensagempor Alexandre Cruz » 23 Fev 2005 11:10

Ontem voie no pca o modelo que levou todo o equipamento do saudoso vespinha RC da Aerobrás. O modelinho voa muuuito, e como qualquer stick faz acrobacias como oito cubano, looping quadrado, rolls super rápidos, etc...
Foi todo construido em balsa 1/32" leve e eentelado com Oralight vermelho translucido e transparente.

Envergadura 42cm!
Área 4,2dm2
Peso 80g
Motor EDP-50
Bateria E-Tec 2s 250mAh
Servos Hs-55 (o HS-50 seria melhor)
Receptor Pico GWS

Com essa bateria voa em média 14min com acrobacias e vôo lento mas já voei uns 23 com a de 450mAh. Estou muito satisfeito realmente voa muito bem.
Editado pela última vez por Alexandre Cruz em 24 Fev 2005 13:05, em um total de 3 vezes.

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Mensagempor Evoo » 23 Fev 2005 13:09

Sensacional o modelinho! A escolha pela redução do Ugly Stick tradicional foi realmente muito feliz e o modelinho impressiona muito pela velocidade e pela capacidade aerobática. Apesar de usar um motor de baixa potência (o EDP50 da GWS, de 15 watts) o Stickinho tem uma saúde que lembra muito a performance brushless. Parabéns ao idealizador Alexandre! 8)
Realmente inspirador! :)

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Mensagempor Marco Antonio » 23 Fev 2005 13:11

Aeeeeeeeeeeeeeeeee :D tava esperando vc colocar alguma coisa dele... foto não era problema né seu Ale :? Maravilhoso!!! Como sempre vc impressiona nessa categoria que modelinho lindo!!!!! Você se superou :D
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Mensagempor Marco Antonio » 23 Fev 2005 13:22

Ale... ta afins de fazer desse um modelinho de serie???????????Corte a Laser :D :D Heim, heim, heim :shock: :D :D
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Mensagempor Alexandre Cruz » 23 Fev 2005 13:44

Por mim sem problema fico com um. Vc precisa da planta ou coisa assim?
Acho que é bem viável, gastei 8,00 reais em balsa, mais (se dividir pra cada modelo) uns R$10,00 em oralight e dois reais são suficientes para linkagem e quem sabe trem de pouso.
O motor e o speed são os mais baratos da GWS, servos pico são até que populares bem como pico receptor o único porém é a bateria mas que ainda é li-po 2S mais barata que comprei e como falei a E-Tec 450mAh fica muito boa.
Vai dar até pra fazer Pilon racing ou combate! :D
Só me avisa o que vc precisa.
Quem sabe agora um Tiger 2 ou um femto Four-Star.

Falow

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Mensagempor Marco Antonio » 23 Fev 2005 14:15

Ale... o credito é todo seu é só colocar uuma planta que eu conheço quem faz o corte... acho que muuuita loja vai se interessar e muita gente aqui tb , o modelo é maravilhoso leva equipamentos baratinhos ..... você está de parabéns, eu sempre tive maior orgulho do seu trabalho :D
Mas não!!!!!!!!!!! stikinhoooooo :lol: refaz ele deixa lindão
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Mensagempor Alexandre Cruz » 23 Fev 2005 14:28

O stick tá novinho é que em sampa estou sem material nenhum tipo ferrinho, balsa e até alfinete. Será que uma versão pro 350 não fica mais popular?

Vou redesenhar a planta e acho que elacabe em uma folha de ofício ou duas A-4 o que reduz muito o custo de cada cópia.

Faltaria os imãs de prender a asa, o material pra entelar e mais algumas coisas.

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Mensagempor Marco Antonio » 23 Fev 2005 14:45

Claro que não(minha opinião) além do mais bateria barata... motor barato, speed barato, :? Mais popular do que isso?? e a perfermance é superior... pensa bem e colocar um trem de pouso leve fica facil e sei como fazer pra ele ficar hiper resistente... e depois do que vi ontem com meu micro stick :shock: trem triciclo é fantastico
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Mensagempor Alexandre Cruz » 23 Fev 2005 14:53

Tudo bem por mim o Femto mesmo.
Trem convensional é mais legal ainda imitando aquele de alumínio mas o triciclo é muito mais fácil de controlar.... vai ter comando de leme, e diedro? O meu eu simplifiquei ao máximo para ter performance ~e ainda não faz muito sentido trem triciclo sem leme...

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Mensagempor Marco Antonio » 23 Fev 2005 15:15

Quando seu aviao vier de bico pro duro e inevitavel chão o trem triciclo vai ter muuuuito sentido :lol:
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Mensagempor Alexandre Cruz » 23 Fev 2005 15:53

Eu sei que ele é útil mas será que vale a pena? De qualquer jeito tenta levantar quanto iria custar o kit pra vermos se existem interessados.

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Mensagempor Stuka » 23 Fev 2005 17:52

Se forem postar o preço de um kit...gostaria de sugerir uma coisinha....a maioria aqui não usa bateria de lipo, tendo em vista a dificuldade na aquisição das mesmas...seria interessante vcs. testarem o comportamento do modelinho usando algum outro pack (metal hidreto ou ní cd ) ou até mesmo as baterias do Cesar de Li-ion)de fácil aquisição, já que o propósito dos senhores e diminuir custos.

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Mensagempor alexcmag » 23 Fev 2005 18:03

Você não imagina quantas vezes já procurei alternativas para isto... Não existem à venda no Brasil baterias LiIon menores que 650mAh, o que para modelos com este motor é um tijolo...

O máximo que dá para fazer um modelo um pouquinho maior com IPS-DXA e esta bateria (mas não com 40cm de envergadura, claro), ou então com dois EDP50 (bimotor).
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Mensagempor Marco Antonio » 23 Fev 2005 19:12

O custo da bat de 250mA 2S é pequeno e o asas eletricas tem.... sem usar essas bat o aeromodelo fica pesado e inviavel... ela pesa 12g e consegue suprir facilmente a demanda de energia, não tem como fazer com outra...Ale por favor continue sua pesquisa porque eu quero sim esse aero.
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Mensagempor Alexandre Cruz » 23 Fev 2005 19:48

Talvez funcione com uma nimh de 110mAh mas vai ficar ruim ou durar muito pouco

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Mensagempor Marco Antonio » 23 Fev 2005 19:55

Esse motor consome perto de 700ma nessa configuração.... vai dar no maximo 11 minutos de voo, se der e o peso será bem maior... a bat de li-po de 250mA é uma obra de arte :D e somente com ela é possivel fazer voar aeros pequenos assim
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Mensagempor Alexandre Cruz » 23 Fev 2005 20:00

700maH é média dele voando sem forçar né?
Ele consome 2A com toda potência e estático, acho que 7cell 110mAh vai mas vai ficar ruim, podemos amplia-lo pra 54cm e perder aquela saude como disse o Regis mas voaria com uma bat um pouco mais pesada. A 450mAh pesa 20g e não muda quase nada o vôo.

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Mensagempor gustabmo » 23 Fev 2005 20:41

7*KAN250 pesa 56g, será que é demais?

Cada celula KAN250 custa só US$1.25 na ACW.
Gustavo - São Paulo/SP

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Mensagempor Alexandre Cruz » 23 Fev 2005 20:50

É muito pesada, o stick voaria com 120g, se voar... além disso a carga alar iria para 30g/dm2 acho que é impraticável

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Mensagempor alexcmag » 23 Fev 2005 23:01

A LiIon 650mAh que citei fica com 40g o pack 2S, mas já é inviável.

A diferença (26g) é 32% do peso do modelo, o equivalente a pegar voar o Tucano do Stefan com um par de servos standard...

Se tivesse LiIon de 400mAh daria.
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Mensagempor Evoo » 23 Fev 2005 23:27

Convenhamos: o principal fator que tornou possível voar um modelo deste tamanho com a qualidade de vôo que assistimos no Paca na última terça sem sombra de dúvidas é a bateria, de baixíssimo peso e alta capacidade. Antes das lipoly seria praticamente impossível atingir esta performance. Por isso acredito que, embora esta "nova" tecnologia ainda esteja um pouco mais cara que as tradicionais NiCd e NiMh, ela vale cada centavo, principalmente quando se parte para um modelo com este grau de especialização. Veja bem: já se está economizando em todo o resto, inclusive nos materiais de construção. Vale a pena gastar um pouco mais na bateria e garantiar a boa performance do modelinho.
Alexandre, a meus olhos, o principal atrativo do seu modelo foi o tamanho aliado à performance de vôo. Se aumentar o tamanho dele para o tamanho "normal", que normalmente se usa em nossos parkflyers ele vai perder boa parte de seu encanto. Por exemplo, o Stickson também é uma redução do famoso clássico, só que tem 60 cm de envergadura e peso final de 200 gramas. Com 40 cm seu modelinho não tem concorrentes diretos! :P
Marco, consulte de novo suas tabelas: o EDP50 consome 2 ampéres rodando a 3x2 e não 700 mA como você citou. Para calcular a duração de um vôo com determinada bateria é sempre conveniente usar o valor máximo de corrente que o motor consome. Como dizia um famoso ogro "melhor pra fora do que pra dentro". :P

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Mensagempor Marco Antonio » 24 Fev 2005 06:58

Primeiro...
Regis seu "Ogro" se esqueceu do primeiro axioma: Se for dentro do outro ainda melhor :lol:
Segundo.. eu estava me referindo a media de consumo com o motor em 45%... 60% mas se puxa isso então essa bateria é um escarno :shock:

Alex....

Se mexer no tamanho desse aero te dou ums tabefe :shock: :lol:
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Mensagempor Alexandre Cruz » 24 Fev 2005 09:19

Por mim tudo bem, quem se interessa num kit dele? Quanto é o mínimo?

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Mensagempor Marco Antonio » 24 Fev 2005 09:33

Primeiro vc tem que passar a planta né :? Depois a gente vai no cara que faz o Laser e ve quanto fica... dai a gente vai e fala com o viado do shumbata :lol: e eu lembro a ele que ele me deve um aeromodelo e arranco ums motores :lol: :lol: :lol: ... hummmmm :roll: acho melhor não, ele vai lembrar que to devendo tb 8) ..bom a gente vai na wings :D e ve quanto fica um lotezinho de motor... pega o Augusto do Asas bate nele por estar em falta as Bat de 250mA faz ameaça e fala pra ele trazer... compra um lotinho tb.
Pronto!!!!! Ta ai um kit legal, completo

Sem precisar tanto.. a gente vai no cara COM A PLANTA!!! e ve quanto fica.
Sei um modo de embutir o servo do aileron e com 6g a mais coloca leme como opção.... eu vou querer tio :D
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Mensagempor Alexandre Cruz » 24 Fev 2005 09:54

6g a mais somada a 4g do trem de pouso e o modelinho já tá 12% mais pesado, mas ainda vale. O problema é que não sei desenhar em CAD, serve no braço mesmo?


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