Mini-Modelo - ( mudou ) Cessna 180 Casa Aerobrás

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

cmtedu escreveu:
alexcmag escreveu:4x3 vai exigir mais que o dobro do torque que a 3x2 exige do motor.

Deve forçar mais do que o motor aguenta.

Quanto ao LPS, a bateria de 7,2V no motor que deveria receber 6V vai ser uma sobrecarga de 44% de potência. Tá um pouco mais fácil porque se trimar o acelerador pra baixo já deve ser o suficiente para ele não derreter.

Para conseguir este empuxo ele deve girar a 8000rpm, pitch-speed de 11m/s, bem adequado.

O problema da tensão pode ser resolvido também usando a hélice 7x3,5 na redução 5:1 com 7,2V. Compensar o aumento de 20% na tensão com um aumento de 20% na redução deve dar praticamente a mesma rotação, consumo (em W) e empuxo.

O que acha?


É.... eu acho uma boa idéia. Em relação ao LPS de 6V, o jeito seria nunca voar muito tempo com todo motor. mesmo assim, ainda deve dar mais empuxo que o EDP50 direto, com 3x2, né??


No caso, o que vc disse da redução 5:1 com 7,2V compensar 20% na tensão....vc se refere ao EDP 50??? Se colocar uma redução no EDP 50 que faça ele girar uma 7x? será que ficaria melhor do que girando direto ( em termos de eficiência )???? ou será que colocando uma redução no EDP, nem compensaria muito ???


Sim, o LPS mesmo sem usar todo o acelerador dá mais empuxo que o EDP50. Isto se deve à hélice maior, fica mais eficiente.

Quanto a redução de 5:1, me refiro a usar o LPS de 4,8V com redução de 5:1 em vez de 4:1, com a 7x3,5.

O motor do EDP50 numa redução é o IPS-DXA, mas como ele é mais pesado do que estes LPS, com redução fica pesando 30g, e 15g a mais não vai ser muito agradável para o modelo...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
cmtedu
membro
Mensagens: 242
Registrado em: Ter Jul 06, 2004 9:00 am
Localização: Sumaré

Mensagem por cmtedu »

Mais uma pergunta aos experts do micro vôo: Um aeromodelo deste tamanho, pesando suas 80g, com um motor fornecendo pouco mais de 100g de empuxo e etc, etc, etc..... teria um vôo muito crítico??? ( levando em conta seu tamanho)
Faço essa pergunta, pois como nunca ví um modelo desses da aerobras voando com equipamentos elétricos, tenho as vezes uma impressão que deve ter um vôo instavel. (e p/ quem está acostumado a voar glow, qquer aeromodelo menor que um do tamanho .25, com 1m de energadura, já é critico demais...rsrsrs).

Mais uma vez, obrigado ao pessoal do micro-vôo pela ajuda.

Eduardo Leardini
Avatar do usuário
Leovaldo-Bragança
membro
Mensagens: 375
Registrado em: Dom Jan 30, 2005 1:06 am
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem por Leovaldo-Bragança »

Caros colegas,

Após a chegada dos equipamentos, fui até a casa aerobrás para comprar o kit. Em conversa com o balconista, descobri que o kit do cessna 172 não era todo varetado. A fuselagem inteira era chapeada, tornando então mais pesado que o cessna 180, pois este é todo varetado. Então, optei por comprar o cessna 180, devido ao peso.

Depois de três dias de muito trabalho ( rs.rs.rs ) o projeto se encontra como segue abaixo:

Equipamentos:

Motor - GWS-LPS-RLC 4:1 - Apesar de ser recomendada a voltagem de 4.8v, funciona muito bem com a 7.4v - Consegue 140 gramas de empuxo com uma 7X3,5 - peso: 22 gramas

ESC - ICS-100 - peso 5 gramas

Receptor - Pico/GWS 4 canais - peso 6 gramas

Bateria - Etec Li-po 2S 250mah - peso 14 gramas

Servos - 2 Blue Arrow 3.6 gr cada - peso 7.2 gramas

Peso total dos equipamentos: 54.2 gramas

O modelo se encontra em fase final de montagem. Falta apenas entelagem que será feita em papel mino. Está pesando 50 gramas.

Peso total do modelo sem entelagem: 104.2 gramas

Para peso final do modelo, estou estimando 115 gramas.

O que vc´s acham do peso? Está muito pesado?

Calculando a carga alar, achei 24 gr/dm2...

Tem algo que eu possa fazer para diminuir o peso?

Qual é o limite de peso para que eu consiga voá-lo???

Desde já agradeço a ajuda.

Um abraço,
Leovaldo Jr
---------------
Voar e fazer voar!
---------------
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Tá meio pesado, 15g a menos melhoraria bem, mas teoricamente ele voa.

Sugiro conferir se não tem nada de errado na sua pesagem, o meu Taylorcraft, que é meio parecido, varetado, ficou com 40g entelado...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Leovaldo-Bragança
membro
Mensagens: 375
Registrado em: Dom Jan 30, 2005 1:06 am
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem por Leovaldo-Bragança »

Valew Alex....

Vou dar uma conferida no peso....

Um abraço,
Leovaldo Jr
---------------
Voar e fazer voar!
---------------
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Eu usaria o EDP 50 com a 4,5x3 (motor do Femto Stick). Realmente 115g é um pouco pesado, fiz meu vespinha voar com esse peso, ele voa só que fica um pouco rápido e sem planeio. Acho que o maior problema do peso está na qualidade das madeiras/entelagem dos Kits da aerobrás, só como curiosidade o Femto Stick pesou, entelado 28g.
Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2123
Registrado em: Qua Fev 11, 2004 11:44 am
Localização: Santos-SP

Mensagem por Odair Justo »

Estou fazendo meu PT19, sem calculos, sem teoria, sem balança.
Aumentei em 50mm a envergadura, no olhômetro, vou usar um motor de CDROM reenrolado com 18mm no estator, mas quero ser mico de circo se não voar, e bem, mas, vai ser arisco e veloz. É só para piloto brevetado.
PS: Não dá prá voar no PACA.
Avatar do usuário
Leovaldo-Bragança
membro
Mensagens: 375
Registrado em: Dom Jan 30, 2005 1:06 am
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem por Leovaldo-Bragança »

Ficou pronto...!!! Voou!!!

Vejam:

http://evoo.locaweb.com.br/forum/viewtopic.php?t=3737

Um abraço,
Leovaldo Jr
---------------
Voar e fazer voar!
---------------
Responder