Mini-Modelo - ( mudou ) Cessna 180 Casa Aerobrás

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
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Leovaldo-Bragança
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Mini-Modelo - ( mudou ) Cessna 180 Casa Aerobrás

Mensagem por Leovaldo-Bragança »

Caros Colegas,

Depois de pesquisar e perguntar muiiito aqui no fórum, cheguei a uma configuração final para o meu primeiro mini-modelo.

Modelo: Cessna 172 ( elástico ) Casa Aerobrás - 64 cm envergadura
Motor: GWS EDP-50 com hélice 3X2 - Empuxo 60 gr. Peso 16 gr.
ESC: ics-100 - peso 5 gr
Bateria: E-tec Li-po 7.4v 250mah - peso 14 gr
Receptor: Pico GWS - peso total com cristal - 6 gr
2 servos ( profundor e leme ) - peso 3.6 gr cada - total 7.2 gr

Peso do Equipamento: 48.2 gr.
Peso Estimado do modelo: 50 gr
Peso Total: 98.2 gr

Após concluída a configuração acima, ainda resta algumas dúvidas:

- A hélice 3X2 não seria muito pequena para este modelo? Se sim, poderia eu usar uma hélice maior neste motor sem perder eficiência?

- Estaria esta configuração adequada para o modelo?

Desde já agradeço muito a ajuda!

Um abraço a todos,
Editado pela última vez por Leovaldo-Bragança em Dom Mai 01, 2005 9:20 pm, em um total de 1 vez.
Leovaldo Jr
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

Você tem que usar ouma helice 4X3 com o o EDP50 ou o N20H com redução 5:1 e helice 6X8 a redução vc vai ter que fazer pois a que é usada no rotor de cauda do Dragon não é vendida completa aqui.... a GWS tem uma redução para ele, o N20H mas ninguém tem aqui.... até agora sou o unico que usou o rotor de cauda do dragon pois consegui todas as peças.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
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Leovaldo-Bragança
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Mensagem por Leovaldo-Bragança »

muito obrigado pelas dicas..


Um abraço,
Leovaldo Jr
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

O motor EDP50 deve sofrer um bocado com uma hélice maior que a 3x2 original.

O Cessna 172 full-scale tem 11m de envergadura e usa hélice de 1,9m de diâmetro. Para ficar na escala um modelo de 64cm de envergadura teria que ter uma hélice de 4,4polegada de diâmetro. 3x2 realmente vai parecer bem menor.

A GWS tem os motores LPS, bastante adequados a modelos deste porte.

O LPS-RXCA com hélice 8x6 dá 110g de empuxo com 2S, com pitch-speed de 10m/s (36Km/h), menor que a do EDP50 mas ainda bastante adequada a modelos deste porte.
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cmtedu
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Mensagem por cmtedu »

alexcmag escreveu:O motor EDP50 deve sofrer um bocado com uma hélice maior que a 3x2 original.

O Cessna 172 full-scale tem 11m de envergadura e usa hélice de 1,9m de diâmetro. Para ficar na escala um modelo de 64cm de envergadura teria que ter uma hélice de 4,4polegada de diâmetro. 3x2 realmente vai parecer bem menor.

A GWS tem os motores LPS, bastante adequados a modelos deste porte.

O LPS-RXCA com hélice 8x6 dá 110g de empuxo com 2S, com pitch-speed de 10m/s (36Km/h), menor que a do EDP50 mas ainda bastante adequada a modelos deste porte.


Alex...

E se usar o N20H com redução 5:1, como disse o o Marco Antonio???
Nesse caso usaria uma hélice 6x8. Será que ficaria melhor???
O LPS não seria muito fraco p/ um avião desse porte ( o modelo completo pesaria algo em torno de 80g)???

Uma outra coisa a respeito de aviões desse porte: Estava vendo na ACW, e lá eles têm uma célula de Li-Po de 80 mAh e que descarrega de 4 a 6 C, pesando apenas 2,2g cada célula ( no caso um pack de 2S ficaria com 4,4g). Essa bateria é compativel com motores LPS, ou mesmo o EDF 50??? ou ficaria com pouca autonomia. Resumindo, o que seria melhor tanto p/ os LPS quanto p/ o EDF 50 ou mesmo o N20?? um pack de 80mAh (4C a 6C) que pesa 4,4g, ou um de 250mAh (20C) que pesaria 14g ????

Desde já, obrigado pela ajuda.

Abs.

Eduardo Leardini
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

O LPS-RXCA usa o motor GW/LPS-RXC com redução 4:1.

Pela tabela da GWS dá 110g de empuxo, mais do que suficiente para um modelo de 80g.

A sugestão do N20H com redução 5:1 funciona legal, só falei do LPS porque tem pronto na ACW e parece um conjunto que atende bem este projeto.

LiPo 80mAh de 4C não aguenta o consumo deste conjunto.

Precisa de 250mAh 10C no mínimo neste caso.
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cmtedu
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Mensagem por cmtedu »

Estava na duvida qto a motorização, e estava quase decidido a usar um LPS como o Alex havia falado. Pretendo usar tb num modelo da Aerobras com 61 cm de envg. Ele dá 110g de empuxo....muito bom, mas apareceu um grande problema....a hélice concerteza vai raspar no chão....Então...observando a Planta o tamanho ideal seria algo como uma 7xalguma coisa. Qdo estava vendo no site da GWS na parte dos LPS, reparei que existe um motor, o GW/LPS-RLC-A (4:1) que aguenta até 6V e com uma 7035 fornece 126g de empuxo. Até então....achei uma solução que seria ideal, mas surgiu um outro problema: Bateria de 6V???( na verdade ele é p/ 4,8V) achei meio estranho. O que aconteceria se colocar uma Li-po de 250mah 2S nesse motor???? iria aguentar um ou 2 voos e torrar ?? ou queimaria logo de cara ??? ( rs ) O que poderia fazer a respeito.....

Agora estou na duvida: usar o LPS e aumentar um pouco o trem de pouso e sair um pouco da escala; ou usar o EDP 50 com uma 3x2 ou 4x3?????

Obs: com uma 3x2, a hélice ficaria muito pequena p/ o avião ficando apenas 1,5cm da hélice fora da fuselagem....

Agradeço ao pessoal do Micro vôo pelas dicas.

Um abraço.

Eduardo Leardini
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Mensagem por Leovaldo-Bragança »

Ficaria com o LPS se não fosse o problema da bateria. Caso contrário, ainda fico com a opção de tentar usar o EDP-50 com uma hélice 4X3.

Alex,

Será que en função da boa descarga da bateria, 20 C, o edp-50 não conseguiria levar a 4X3 sem problemas, até com um pequeno aumento de empuxo?

Desde já agradeço a todos,
Leovaldo Jr
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

4x3 vai exigir mais que o dobro do torque que a 3x2 exige do motor.

Deve forçar mais do que o motor aguenta.

Quanto ao LPS, a bateria de 7,2V no motor que deveria receber 6V vai ser uma sobrecarga de 44% de potência. Tá um pouco mais fácil porque se trimar o acelerador pra baixo já deve ser o suficiente para ele não derreter.

Para conseguir este empuxo ele deve girar a 8000rpm, pitch-speed de 11m/s, bem adequado.

O problema da tensão pode ser resolvido também usando a hélice 7x3,5 na redução 5:1 com 7,2V. Compensar o aumento de 20% na tensão com um aumento de 20% na redução deve dar praticamente a mesma rotação, consumo (em W) e empuxo.

O que acha?
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cmtedu
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Mensagem por cmtedu »

alexcmag escreveu:4x3 vai exigir mais que o dobro do torque que a 3x2 exige do motor.

Deve forçar mais do que o motor aguenta.

Quanto ao LPS, a bateria de 7,2V no motor que deveria receber 6V vai ser uma sobrecarga de 44% de potência. Tá um pouco mais fácil porque se trimar o acelerador pra baixo já deve ser o suficiente para ele não derreter.

Para conseguir este empuxo ele deve girar a 8000rpm, pitch-speed de 11m/s, bem adequado.

O problema da tensão pode ser resolvido também usando a hélice 7x3,5 na redução 5:1 com 7,2V. Compensar o aumento de 20% na tensão com um aumento de 20% na redução deve dar praticamente a mesma rotação, consumo (em W) e empuxo.

O que acha?


É.... eu acho uma boa idéia. Em relação ao LPS de 6V, o jeito seria nunca voar muito tempo com todo motor. mesmo assim, ainda deve dar mais empuxo que o EDP50 direto, com 3x2, né??


No caso, o que vc disse da redução 5:1 com 7,2V compensar 20% na tensão....vc se refere ao EDP 50??? Se colocar uma redução no EDP 50 que faça ele girar uma 7x? será que ficaria melhor do que girando direto ( em termos de eficiência )???? ou será que colocando uma redução no EDP, nem compensaria muito ???
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