Primeiro Micro Modelo

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Primeiro Micro Modelo

Mensagem por lenildo »

Pessoal, testei ontem o meu primeiro micro modelo. De acordo com o texto de introdução do fórum e com o que o Marco Antônio tem falado, o modelo está no limite para ser chamado de micro modelo. Mas para mim representa um vitório por te feito um modelo com 95g (quem já viu meus modelos sabe que eles são sempre pesados, aliás o Stuka já chamou meus modelos de tijolo - logo que eu o conheci).

O principal ponto que viabilizou o projeto foi a utilização de um motor brushless de 25mm de diâmetro com 13g de peso (com fios e conectores). Reenrolei o motor com 14 voltas de fio 26, foi o enrolamento mais bem feito que já consegui. Este motor foi o Stuka quem me deu. Com hélice GWS 3x3 este motor tem um empuxo surpreendente (certamente mais que 100g), principalmente se considerarmos o seu peso.

As especificações são:
- Asa casquinha feita com bandeija de frios
- fuselagem do aeronca
- Motor Brushless de CD-ROM com 25mm
- Bateria lipo kokam de 340mah
- ESC Phoenix 10
- Envergadura 50cm, corda 13cm e comprimento de 45cm
- Peso final pronto para voar 95g.
- 2 servos de 5g
- receptor gws 4 canais

Ainda é possível reduzir o peso do modelo nos seguintes itens:
- Bateria de 25g para e-tec 250mah de 14 g
- Encurtar os fios e retirar os conectores

Espero com isto reduzir o peso para 80g.

Olha a foto do bichinho:
Anexos
micro 12 mod.JPG
micro 12 mod.JPG (24.36 KiB) Exibido 4346 vezes
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagem por jociel luciano »

parabens lenildo, ficou bem legal seu modelinho e é apenas o primeiro..

valeu
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Gostei desse motor heim... :D :D coloca mais detalhes :wink:
Parabéns
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por lenildo »

O motor tem 25mm de diâmetro, o can 4 mm de profundidade, 9 polos. Usei o imã original e fiquei surpreso com o resultado. Vou ver com o Stuka de onde ele tirou este motor, se conseguirmos outros e vc Marco otimizar o funcionamento dele deve ficar excelente. Mais tarde voi tirar umas fotos dele e postar aqui.
Stuka
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Qui Set 02, 2004 6:34 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Stuka »

Marco Antônio....o motor que passei pro lenildo foi encontrado numa sucata de CDROM de LapTop....e se não me falha a memória....já é roletado....ótimo motor....pena que não tenho um esc pra BL....por isso passei por Lenildo....ainda chego lá....Se fizer experiências com esse motor, manda notícias depois....oK?
Stuka
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Qui Set 02, 2004 6:34 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Stuka »

Lenildo ...faz um favorzinho pra nois????....antes de vc. vuá esse modelinho, deixa eu dar uma olhadinha antes?????.....DEPOIs..... :roll: :roll: :D :D
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por lenildo »

Stuka, já voei ele quatro vezes. Já faz umas duas semanas que terminei, mas o vento aqui tá horrível. Só nos últimos dias, no final do dia, criei coragem e coloquei o bichinho para voar.

O motor não é roletado, mas é ótimo.

Não adianta vir com suas ironias . . . depois da lenha do F-18 e do Mirko, eu não lenhei nenhum outro modelo.
Stuka
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Qui Set 02, 2004 6:34 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Stuka »

:twisted: :twisted: hehehehehe....olha só...cê continua teimoso e tá vuando o modelinho nessa ventania que tá esses dias..Nem o PJ com 350 e asa cortada tá guentando...já lenhei mais duas vezes por teimosia....só que na última lenha o estrago foi bem maior ....eu não quis nem ver direito...só juntei os cacos e levei pra casa...hehehehehe....nunca mais faço uma bobagem dessas....agora tô sem avião pra vuáaaaaa....até terminar o BUSTER>>>>>>>>>>hehehehehehe
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por lenildo »

Nestes últimos dias, do meio da semana passada para cá, lá pelas 17:30h. o vento fica bem mais fraco. Sábado e domingo eu consegui voar nestes horários, nos outros dias fiquei no trabalho só na vontade. O pior é que cedinho, em torno de 06:00h. - sempre gostei de voar neste horário - tá sempre ventando, mesmo nos últimos dias. Modelos com 500g eu tenho conseguido voar cedinho, mas este micro nem pensar.
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por lenildo »

Medi a rotação e o empuxo do motor agora há pouco no PCTaco e os resultados foram os seguintes:
- Hélice GWS 3x2
- RPM 25110
- Empuxo: 103
- Pitch speed: 76,5 km/h.
- lipo 2S
- Corrente 4A

- Com a hélice anterior (GWS 3x3 o empuxo é ainda maior), porém como já troquei a hélice (ela é colada direto no eixo de 2mm) e o PCTaco não tem os dados para hélice 3x3 não fiz medida.

- Achei o consumo alto, entretanto para um motor que pesa 13g dá para fazer uns modelos levinhos. Só fiquei desanimado porque com este consumo não posso usar lipo 2S de 250mah (14g e 2C) para o modelo ficar ainda mais leve.
Responder