Micro asa

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
crg
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Jul 05, 2004 11:39 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Micro asa

Mensagem por crg »

Olá amigos!

Estou fazendo uma micro asa voadora para vôo indoor, vai ser equipada com o RFMA.

Hoje levei o primeiro protótipo no Paca para mostrar para os amigos, tirar algumas duvidas e ouvir algumas opiniões.

Esse primeiro modelo ficou extremamente instável, a tolerância com relação ao ajuste de CG é quase nenhuma. 1mm adiantado do ponto ótimo e a asa cai de nariz, 1mm atrasado e ela entra em tumbling.
Esse problema parece ter sido causado por dois motivos: O perfil esta mau construído, é um perfil under-camber com reflex como o do slow-stick mas eu fiz o reflex muito grande. O outro motivo foi pouco enflexamento. (dicas do Marco Antonio e do Sérgio Handa, Obrigado!)

Vou fazer os ajustes para o protótipo #2 mandem suas sugestões do que pode ser melhorado.

(fotos tiradas pelo Carlos Akamatsu)
Anexos
asa01.jpg
asa01.jpg (45.42 KiB) Exibido 3493 vezes
asa02.jpg
asa02.jpg (46.35 KiB) Exibido 1920 vezes
Editado pela última vez por crg em Dom Jul 03, 2005 11:04 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Lindo cesar...... vou copiar :P
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
crg
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Jul 05, 2004 11:39 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por crg »

Obrigado Marco!
Mas ainda tem aqueles problemas para resolver, me diga o que você pretende fazer para eu copiar as suas soluções :D
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Tem que ser reflex mesmo, mas eu faria o camber um pouco menor, deve estar causando um CM grande mesmo com o reflex.

Mais enflechamento e um pouco de washout ajuda, pois o perfil se torna menos crítico.

Como não é para fazer dorso, coloque um diedrinho, uns 3 graus pra começar. Isto ajuda também, mas se colocar muito não faz curvas...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
crg
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Jul 05, 2004 11:39 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por crg »

Oi Alex!

Obrigado pelas dicas!

Vou fazer um novo protótipo com as modificações sugeridas e vamos ver no que dá.

A idéia é essa mesmo uma asa para vôo estável e lento, no primeiro protótipo não da para ver pelas fotos mas já tem washout (até demais hehe) e 2 graus de diedro. Quando eu consigo acertar o CG ela voa até bater na parede do outro lado da lavanderia em uma linha reta direitinho. :D O problema parece estar mesmo no perfil que eu fiz errado.

Alguma sugestão de medidas para eu usar?

Abraços!
Avatar do usuário
fraja
membro
Mensagens: 285
Registrado em: Sáb Jan 08, 2005 9:41 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fraja »

César,

Atacando de micrinhos heim!

Está muito legal, torço para que voe muito :D

Abraço,

Fraja
Elétron / Unicorn / Weapon
2.4 (Assan)
Avatar do usuário
crg
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Jul 05, 2004 11:39 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por crg »

Oi Fraja, ja tenho o RFMA a algum tempo e esse é na verdade o terceiro micro que eu faço. O Marco já me deu tanta consultoria que daqui a pouco ele vai propor um contrato de suporte :D

Micromodelos são muito legais!
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

.

Mensagem por BigEspectro »

Amigo, tenho alghumas asinhas iguais a essa, e, na minha ignorancia, se vc quiser testar, deixe com menos perfil, quase reta sem ele, e faça uma paquena dobrinha na parte de tras como naquelas asinhas que o Guga apresentou.
Outra se quiser testar, coloque um gancho na ponta dela e lance-a com um elástico que subirá bastante.
Desculpe meter o bedelho onde n fui chamado he he, mas enfim, tentei ajudar.
Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
...de volta ao passado...
Avatar do usuário
crg
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Jul 05, 2004 11:39 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por crg »

Legal, obrigado pelas dicas :D
Responder