Garoto-enxaqueca... Meu Cessna 170 Guillow´s!

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.

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brunollo
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Garoto-enxaqueca... Meu Cessna 170 Guillow´s!

Mensagempor brunollo » 10 Ago 2009 19:18

Muita gente não sabe, mas eu sofro de uma enxaqueca crônica e terrível. Desde pequeno, quando as dores me permitiam, eu ficava em casa, montando Lego, Revell e, com o tempo, R/C, coisas mecânicas, etc... Já cheguei a reformar uma antiga Harley-Davidson do meu véio numa crise de enxaqueca dessas que durou alguns meses, hehehe. Estou passando pela minha mais recente crise, cheguei a ficar acamado alguns dias. Decidi, então, trabalhar em um projeto novo, algo que havia me chamado a atenção antes pela delicadeza e beleza, mas que nunca havia me atraído: montar um Stick-and-Tissue. Não contente com a possibilidade de fazer o aviãozinho de elástico, e observando que algumas pessoas já haviam construído o bicho com controle R/C, decidi me aventurar também. Estudei e troquei muita informação com o pessoal do RCGroups, que tem experiência em trabalhar com os kits da Guillow’s. Li muitas críticas a respeito dos kits da Guillow’s, que a madeira era horrível, que os kits não voavam bem, que ficariam pesados... Como já havia comprado o Cessninha e me apaixonado por ele, decidi testar mesmo assim. E colocar o objetivo de fazer o aviãozinho mais leve que 100g um desafio que eu não iria perder.
[URL=http://img31.imageshack.us/i/imagem001b.jpg/][img:a5bed1c0e9]http://img31.imageshack.us/img31/67/imagem001b.jpg[/img:a5bed1c0e9][/URL]
[i:a5bed1c0e9]Primeira parte: leme e profundor. Melhor começar com o que é reto, né? As duas peças juntas ficaram com 1g.[/i:a5bed1c0e9]

Como nunca havia trabalhado com pedaços de balsa tão pequenos, rapidamente tive que observar como ela esfarela, como ela desfibra. Aparentemente, gostei do comportamento da balsa Guillows. Não era pesada em excesso, bastava lixar com paciência para ficar reta e bem uniforme. A montagem prosseguiu sem atropelos, e fiquei impressionado com a facilidade que é construir esses caras com esquadro. Pra quem tava acostumado com Revell...

[URL=http://img248.imageshack.us/i/imagem083.jpg/][img:a5bed1c0e9]http://img248.imageshack.us/img248/8377/imagem083.jpg[/img:a5bed1c0e9][/URL]
[i:a5bed1c0e9]O começo da fuselagem. Uma coisa que observei é que a plantas originais da Guillow´s são pouco detalhadas em vários aspectos. É importante estudar calmamente as plantas. [/i:a5bed1c0e9]

Como o objetivo primário é a economia de peso, eu analisei as plantas e observei que é possível aliviar bastante a estrutura da parte traseira, toda reforçada para suportar a tensão dos elásticos. Muita lixa e...

[URL=http://img412.imageshack.us/i/imagem055.jpg/][img:a5bed1c0e9]http://img412.imageshack.us/img412/4459/imagem055.jpg[/img:a5bed1c0e9][/URL]
[i:a5bed1c0e9]Fuselagem: 7,4g[/i:a5bed1c0e9]

[URL=http://img22.imageshack.us/i/imagem057o.jpg/][img:a5bed1c0e9]http://img22.imageshack.us/img22/3871/imagem057o.jpg[/img:a5bed1c0e9][/URL]
[i:a5bed1c0e9]Testando o cowl! Tem coisas que a gente não resiste...[/i:a5bed1c0e9]

As asas foram um caso à parte. Montadas com apenas metade das estruturas perfiladas, também para aliviar peso. Afinal de contas, o objetivo aqui é o vôo com controle e leveza, não o pouso mais ou menos descontrolado e estabacado na grama. O wash out foi colocado nessa fase, levantando-se a ponta externa traseira da asa em 2mm.

[URL=http://img197.imageshack.us/i/imagem090q.jpg/][img:a5bed1c0e9]http://img197.imageshack.us/img197/8270/imagem090q.jpg[/img:a5bed1c0e9][/URL]
[i:a5bed1c0e9]Asas: 2,8g cada![/i:a5bed1c0e9]

Com a construção adiantada, chegando ao ponto de entelar, decidi ir à luta escolhendo a eletrônica: Servos de 2,7g, motor WOW 1811 de 2000kv com 11g (diz a lenda que pesava 7g, mas o peso real foi de 11g...), speed de 5A e 3g (esse sim pesa 3g!) e o Spektrum 6100 (3,5g) Também naõ queria aliviar caixas de servos, desmontar encaixes de servos, tirar capinhas de receptor, nem ficar soldando motor em speeds. os conectores do motor foram feitos segundo o padrão: plugues para conectar e desconectar. Usei plugues de servos separados com termoretrátil extra fina. A bateria é uma de 250mAh, que pesa 15g. Peso da eletrônica: 39g. Mais os 14g da fuselagem: 53g. Ainda teria que montar um trem de pouso, entelar todo o avião, realizar as linkagens e a montagem final.
Então, hora de entelar!
[URL=http://img142.imageshack.us/i/imagem005m.jpg/][img:a5bed1c0e9]http://img142.imageshack.us/img142/9586/imagem005m.jpg[/img:a5bed1c0e9][/URL]
[i:a5bed1c0e9]Ah, a entelagem é um negócio legal. Vale muito a pena trabalhar com papel de seda, pela satisfação de montar os pedaços direitinho e ver tudo se encaixar, esticar e contrair, ficar lisinho. [/i:a5bed1c0e9]

Aprender a fazer entelagem foi um processo interessante. Eu decidi usar a seda do kit, mesmo com muita gente falando que iria ficar uma porcaria e que iria enrugar muito, e não trabalhar com Dope, porque o cheiro com certeza dispararia fortíssimas dores de cabeça. Decidi, então, dopar com cola branca. O resultado foi muito bom. As rugas que sobram depois de um corte preciso são muito poucas, e saem depois de uma segunda aplicação de cola. Outra coisa importante é que a dopagem com cola branca me economizaria peso (a dopagem com nitrocelulose ficaria pesada, segundo o pessoal do RCGroups). O fato de o avião ser branco também me inclinou a tomar essa decisão. No final das contas, a montagem da eletrônica foi distribuída para evitar colocar peso para acertar o CG: o motor e o speed ficaram antes da parede de fogo do avião. A bateria, num compartimento logo após. Os servos e o receptor, na cabine. Com a empenagem entelada, eu montei os controles com fibra de carbono. Excelente decisão. Os comandos ficaram firmes e precisos, sem falar que ficaram leves. Os dois links, para o profundor e para o leme, não pesaram nem 0,1g. Os horns foram feitos de acetato, tudo muito simples e leve. A bequilha foi montada no próprio leme. AS dobradiças foram montadas segundo o conceito de tension hinges invisíveis do Edgar daqui de Brasília. Tentei montar antes um sistema sismples de dobradiças de adesivo de mylar, pois parecia ser leve, mas não me pareceram precisas o suficiente, além de ficarem, no fim das contas, mais pesadas. Depois de tudo linkado e coberto, foi a vez de construir um trem de pouso com barras de torção. O trem de pouso também ganhou polainas de acetato e rodas de espuma no lugar das rodas feiosas de plástico. As asas foram enteladas à parte e as longarinas dele pra unir as duas semi asas foram feitas em fibra de vidro.

[URL=http://img136.imageshack.us/i/imagem100q.jpg/][img:a5bed1c0e9]http://img136.imageshack.us/img136/6357/imagem100q.jpg[/img:a5bed1c0e9][/URL]
[i:a5bed1c0e9]Agora, ele estava quase pronto: só falta a tampa do compartimento de bateria![/i:a5bed1c0e9]

[URL=http://img265.imageshack.us/i/imagem099.jpg/][img:a5bed1c0e9]http://img265.imageshack.us/img265/9060/imagem099.jpg[/img:a5bed1c0e9][/URL]

[URL=http://img205.imageshack.us/i/imagem098.jpg/][img:a5bed1c0e9]http://img205.imageshack.us/img205/6628/imagem098.jpg[/img:a5bed1c0e9][/URL]
[i:a5bed1c0e9]Agora, com ele pronto para voar: 86g com a bateria![/i:a5bed1c0e9]

Depois da montagem, eu fiz um vôo-teste com ele. O vôo foi fantástico. O CG ficou bem acertado a 27% da asa sem a necessidade de adicionar peso, apenas movendo a bateria dentro do compartimento. Ele demonstrou uma tendência a curvar mais para a esquerda que para a direita. Provavelmente devido a um washout mais pronunciado na asa à direita, que possibilita menos tip-stall à direita que à esquerda. Levanta voo com atitude. O down e o right thrust ficaram certos, mesmo com aceleração o avião não tende a subir descontroladamente. A hélice é uma GWS 5X4,3. Velocidade e empuxo ideais para o avião e para o voo previsto. detalhe: o voo foi feito ao ar livre! Parece um Minium em voo, sem sustos. Num dos pousos ele pilonou mas não virou um paliteiro, hehehe. Na verdade, apenas um pedaço da entelagem no compartimento da bateria deu um pequeno rasgo.
No final das contas, eu consegui o que queria: construir um kit Guillow's leve, confiável, de bom voo e resistente, sem segredos mirabolantes, sem troca de balsa, sem inventar de aumentar corda, sem eletrônica maluca. Apenas o essencial: cuidado e esmero na montagem. E o melhor: com apenas 86g! FANTÁSTICO!!!
Vamos melhorar o nível do e-voo: se observar grosseria ou falta de educação, CLIQUE NO BOTÃO DENUNCIAR!!!

Henrique Luz (F-22)
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Mensagempor Henrique Luz (F-22) » 10 Ago 2009 19:32

Cara,eu adoro os kit's guillows,a madeira pode ser ruim, mas me traz uma satisfação ver o modelo pronto!
Os meus preferidos são o P-47, P-51 e o cessna! :D

Estou acompanhando o tópico! :D

Abraços!

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brunollo
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Mensagempor brunollo » 10 Ago 2009 20:02

Herique, não é que a madeira da Guillows seja ruim. Eu abri o meu kit da guillows e depois abri o de um amigo meu. Observei que dei a sorte de no meu kit vir a madeira toda uniforme (mesmo veio e bem leve). A madeira pra mim veio muito boa. Mas a do meu amigo vinha de veios diferentes. Então tinha uns pedaços leves, outros pesados, de grãos e dureza diferentes. Vai entender, né? O importante é que a madeira, pela minha percepção, não é a pior madeira do mundo como todo mundo apregoa. Pelo meu teste, é uma madeira normal. Só que em algumas caixas não vem uniforme. É muito fácil jogar pedra. Difícil é ser telhado de vidro. Como não temos mais its da Aerobrás, não encontramos mais em lugar nenhum, teremos que usar os da Guillow's, que uma coisa têm em vantagem: há muita variedade de modelos!

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brunom20
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Mensagempor brunom20 » 10 Ago 2009 20:58

E ai bruno muito massa as fotos!!vamo fazer os ajustes finais e botar ele pra voar em heheheh!!
abraço!!
Aviões: piper j3 10e hyperion,asa zagi 1 metro,silhouette 3d, sukhoi minium e edf f-16!
frequencia: 2.4Ghz.

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brunollo
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Mensagempor brunollo » 10 Ago 2009 21:12

Já tou mexendo na asa... HJ vai longe... hehehe

Evan
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Diedro

Mensagempor Evan » 10 Ago 2009 23:30

Olá Brunollo, você colocou diedro? Comecei a montagem do meu e fiquei com esta duvida, em caso afirmativo quanto você colocou. Grato, Evan.

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Mensagempor brunollo » 11 Ago 2009 00:04

Sim, Evan, coloquei 10 graus de diedro nas duas asas (total).

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Mensagempor warne » 11 Ago 2009 11:02

É um show de modelinho, nunca mais entrei nessa seção, e tive essa grata surpresa! Parabéns cara.

abs

Warne

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Mensagempor PeteRThomaSU » 11 Ago 2009 14:23

Parabens!!! Ficou muito bom mesmo. faltou um video eim!?

Abraçoos!

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Mensagempor tOnflY » 11 Ago 2009 16:34

Ta aí! Quebrou um paradigma! :wink:

Sempre que vou a HobbyDelivery, fico paquerando este cessninha. Os vendedores falam que não possível motorizar, nunca acreditei neles. E você provou! Muito bom Brunollo!
A entelagem é uma arte a parte! Muito linda.

Parabéns
... Just Fly...

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Marco Antonio
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Mensagempor Marco Antonio » 11 Ago 2009 17:52

[quote:424bf959ee="tOnflY"]Ta aí! Quebrou um paradigma! :wink:

Sempre que vou a HobbyDelivery, fico paquerando este cessninha. Os vendedores falam que não possível motorizar, nunca acreditei neles. E você provou! Muito bom Brunollo!
A entelagem é uma arte a parte! Muito linda.

Parabéns[/quote:424bf959ee]


.. esse "paradigma" foi quebrado já faz 3 anos.

O cesna,o Piper e os warbird.. sem flar no Taylor que é da mesma familia e mesmo tamanho.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=10713&highlight=guillow
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Mensagempor Marco Antonio » 11 Ago 2009 17:55

E a madeira é uma B**TA com a madeira certa o peso se reduz pela metade...

Todos os modelos da guillow são bem feitos e o projeto é maravilhoso, a madeira usada é uma porcaria, vc deu é muita sorte.

Ou eles se tocaram da burrada e estão arrumando, tenho todos os modelos da guillow dessa serie e todos os warbird e é tudo a mesma porcaria.

A unica solução é trocar ou lixar muito.... hoje em dia com a opção de usar eletronica muito leve é até possivel que se faça alguma coisa boa mas fica muito melhor se refizer tudo, como já provei!
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Mensagempor RCampos » 11 Ago 2009 18:13

Ficou muito bom e bem leve, parabéns!

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Mensagempor Marco Antonio » 11 Ago 2009 18:14

O modelo ta legal.. tirando duas falhas:
A roda que está muito pequena e o trem de pouso precisa de reforço.

Deveria ter colocado uma leve concavidade na asa para aumentar o arrasto e consequentemente diminuir a velocidade de stol.. mas do jeito que está vai facil voar outdoor... e indoor também.
Não pude observar mas se não coloou pelo menos 2° de washout e dependendo do diedro ele pode ter a pessima vontade de cair de asa.

Se isso acontecer com um pouco de vapor de 2° a 3° de washout
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Mensagempor Timberwolf » 11 Ago 2009 18:23

Ola Garoto Enchaqueca!
Gostei da sua construção! Está muito boa mesmo!
Compre um kit do Demoiselle da SIG, e guarde para a próxima enchaqueca! Você vai construi-lo tranquilamente e vai ter um indoor, com alguns problemas de controle, mas que vai te dar muito prazer!
BONS VOOS COM O GUILLOWS!
Abraço

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Mensagempor brunollo » 11 Ago 2009 20:31

Obrigado, galera, pelos elogios. O bichinho ficou legal mesmo, é muito bonitinho e delicado. Depois dessa construção, me deu vontade mesmo de transformar o Aeronca da Guillow's num Citabria, com ailerons e a indefectível cauda quadrada (sem falar do leme entelado do Cit de verdade... aquilo é uma obra de arte) e ainda mantendo um peso aceitável de voo, abaixo de 100g. A adaptação seria interessante, o trabalho seria legal e, a partir dessa experiência, pude observar que, sim, é possível construir um avião da Guillow's que voe bem e fique bem leve sem precisar refazer peças e recorrer a balsas de competição, que são superfrágeis. Basta ter mão leve na hora de construir.
Sobre o trem, não dá pra enxergar nas fotos, mas ele possui uma amarração de multifilamento semelhante em formato à original, que aumenta a resistÊncia e contribui no trabalho das barras de torção. As rodas são pequenas porque eu planejo colocar umas polainas de roda nele. Ainda não me decidi como confeccioná-las. As asas possuem wash-out e undercamber. Até agora só voei outdoor, mas ele voa bem lento (acho que por causa do pouco peso) O video tem que sair, né? Espero conseguir filmar nesse fds!
Ton, agora você corre na Hobby Delivery e sai com uma pilha desses debaixo do braço! Eu fico com essa vontade.
Timber, cara, se vc soubesse como a cabeça dói... toda vez que eu tenho essa crise de enxaqueca, espero que ela nunca mais volte. Fazer o que, né? Mas eu tenho a maior curiosidade nesse demoiselle da SIG que vc já havia comentado. Abraços!
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Mensagempor PeteRThomaSU » 11 Ago 2009 21:40

[b:789b12af39]brunollo[/b:789b12af39], será que é possível tirar uma foto da eletronica já embarcada?! Eu tenho um piper pela metade, da guillows também, que parei a construção porque a empregada estragou a fuselagem aí eu desanimei. Parei na hora de colocar a eletronica que foi p/ outro modelo já que aconteceu o acidente. Depois de ver seu tópico me animei a continuar! :P

Link da construção do meu piper: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=34714&start=0&postdays=&postorder=asc&highlight=guillows

Obrigado [b:789b12af39]brunollo[/b:789b12af39],
Abraços,
Peter.


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