Bit Esc

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.

Moderador: Alvaro Sala

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 21 Dez 2004 23:22

Oscar,

Acho que não fui bem claro... Claro que como experiência vale, assim como o mixer de 1 canal para acionar speed e servo do Schumann, era algo que tinha comentado alguns dias antes com o Omar, e as idéias convergeram para uma alternativa.

Acho que todo problema tem várias soluções, das mais simples e básicas às mais completas e eficientes.

O Eashiuchi usou uma solução simples e conseguiu fazer o dele voar.

A idéia do ESC realmente deve melhorar o controle, mas precisa de um nível de técnica que permite controlar mais do que apenas o motor. Com um pouco de trabalho a mais você pode fazer 3 canais proporcionais.

O que disse não é para não ir a Roma, mesmo porque a passagem já está completa, mas já que vai à Roma, aproveite para ver o Papa...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.

Oscar Junior
membro

Mensagempor Oscar Junior » 22 Dez 2004 10:33

alexcmag escreveu:Oscar,

Acho que não fui bem claro... Claro que como experiência vale, assim como o mixer de 1 canal para acionar speed e servo do Schumann, era algo que tinha comentado alguns dias antes com o Omar, e as idéias convergeram para uma alternativa.

Acho que todo problema tem várias soluções, das mais simples e básicas às mais completas e eficientes.

O Eashiuchi usou uma solução simples e conseguiu fazer o dele voar.

A idéia do ESC realmente deve melhorar o controle, mas precisa de um nível de técnica que permite controlar mais do que apenas o motor. Com um pouco de trabalho a mais você pode fazer 3 canais proporcionais.

O que disse não é para não ir a Roma, mesmo porque a passagem já está completa, mas já que vai à Roma, aproveite para ver o Papa...

Sem galho Alex,

Vou continuar tocando, principalmente porquê meu objetivo é aprender e compartilhar o pouco que estou aprendendo.
Através de outros fóruns e aqui tbm, através de informações que outras pessoas compartilharam, já consegui sucesso em alguns projetos: mixer elevon, esc brushed e um tacômetro que ainda não funcionou a contento. Todos microcontrolados. Além de carregadores com detecção ou não de pico, gravadores de pic ....

De qq forma entendi tua crítica... e reconhenço a valiosa contribuição que vc tem prestado a comunidade.

Abraços,

Edugim
membro

Mensagempor Edugim » 10 Jan 2005 23:54

Oscar

Estou tentando montar um esc para meu aero e entrei no site que vc indicou mas tenho algumas dúvidas...eu peguei o desenho para confeccionar a plaquinha do gravador e o programinha que vai reconhecer esse gravador.
Estou precisando programar o PIC12f629 e baixei o programa WinPic.exe.
A minha dúvida é...esse programinha já tem o que eu preciso quando eu seleciono o PIC na guia Dispositivo/configuração ou eu preciso criar a programação?
Desde já agradeço.

Abraço T+.

Rafael Cotrim
membro

Mensagempor Rafael Cotrim » 12 Jan 2005 20:08

comprei os componentes para meu esc (aquele q postei por aki)
vo fazer ele ...mais aconteceu algo estranho ligui o LM7805 em 7,2 e ele esquentou um pouco...
o mosfet consegui achar aki é um IRFZ44N....

Oscar Junior
membro

Mensagempor Oscar Junior » 13 Jan 2005 00:41

Edugim escreveu:Oscar

Estou tentando montar um esc para meu aero e entrei no site que vc indicou mas tenho algumas dúvidas...eu peguei o desenho para confeccionar a plaquinha do gravador e o programinha que vai reconhecer esse gravador.
Estou precisando programar o PIC12f629 e baixei o programa WinPic.exe.
A minha dúvida é...esse programinha já tem o que eu preciso quando eu seleciono o PIC na guia Dispositivo/configuração ou eu preciso criar a programação?
Desde já agradeço.

Abraço T+.

Edugmin,
Bom, para gravar o Pic eu utilizei o IC-Prog, vc pode encontrá-lo aqui: http://www.ic-prog.com/
Ele é Free. No Caso do IC-Prog, vc seleciona o Pic que vc deseja gravar, 12f629 e o tipo de gravadora. Para os dois gravadores que mencionei anteriormente, vc pode configurar o IC-Prog com o dispositivo JDM.
Em seguida vc seleciona o arquivo .HEX, que é o prgrama já compilado, que vc baixou do RCGroups e manda gravar...... Este arquivo .HEX é específico para o 12f629.

Abraços,

Edugim
membro

Mensagempor Edugim » 13 Jan 2005 01:46

Oscar

Blz...já baixei o IC-Prog e nos próximos dias vou montar o gravador e vou tantar gravar o PIC.
Obrigado mais uma vez!!!

Abraço T+.

PauloJ
membro

Mensagempor PauloJ » 12 Fev 2005 00:08

Primeiro post :D

aproveitando o topico vou postar o meu bitesc

o pic 12f629 foi comprado na pares eletronica ja o mosfet e outra historia, nao consegui acha-lo em lugar algum, a ideia foi substitui-lo por um irfz44n e acabou funcionando
foram comprados 2 pic mas nao sei pq o primeiro nao funcionou, foram gravados da mesma forma...:cry:
a verdade eh q foram gravados no cefet e fui testar soh nao sabia como pq nao tinha nada adequado, e acabei jogando R$11 no lixo., maldita mesa eletronica.
A ideia pricipal eh um piper cub com um speed280 8)

algumas fotos

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 12 Fev 2005 00:38

Os PIC12Fxxx são regraváveis, se você não o torrou é bem provável que ainda consiga usá-lo
Melhorando o mundo... uma linha por vez.

Voltar para “Micro/Mini Avião”