Taylorcraft Nº2 - Aerobras (VIDEO DO VOO NO IBIRAPUERA!)

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.

Moderador: Alvaro Sala

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Taylorcraft Nº2 - Aerobras (VIDEO DO VOO NO IBIRAPUERA!)

Mensagempor LC » 10 Set 2009 17:26

Olá pessoal,

Estarei detalhando em fotos a montagem deste aeromodelo varetado da Casa Aerobrás.

Este é o meu segundo Kit do Taylorcraft, porem o motor do primeiro (9gr) é diferente desta nova revisão (5gr).

O objetivo desta revisão é reduzir em pelo menos 5gr o peso total do avião e corrigir alguns erros de montagem que na pressa ocorreu no primeiro.

Claro que devo esta evolução aos tópicos do e-voo, bem como aos usuários e a inspiração foi sem dúvida nenhuma o Taylorcraft do Marco Antonio!

VALEU.

[b:eaff681d3b]EDIT: o aviao da foto 2 é o antigo e pesado Taylor rev 01, o rev 02 está no final!!![/b:eaff681d3b]
Anexos
IMG_0148.JPG
(balança para apenas 75gr / tara negativa / total do peso 101,02gr)
IMG_0148.JPG (12.76 KiB) Exibido 12166 vezes
IMG_0147.JPG
Com bateria e depois de muito reparo!!!
IMG_0147.JPG (15.59 KiB) Exibido 12166 vezes
1.JPG
1.JPG (19.71 KiB) Exibido 12166 vezes

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Mensagempor LC » 10 Set 2009 17:28

Vamos a algumas fotos da asa....

Foto 2: diedro reduzido para 3ºgraus, uma bela lixada no BA e BF da asa inteira e no restante....trabalho chato que não fiz no primeiro e que faz toda a diferença!

Foto 3: No detalhe da foto, vemos furos para alívio de peso das nervuras e alteração da ponta de asa(recorte interno das 3 peças para redução do peso).

Foto 4: Peso da asa pronta para entelar = 10,78gr.
Anexos
2.JPG
2.JPG (15.07 KiB) Exibido 12159 vezes
3.JPG
3.JPG (15.61 KiB) Exibido 12159 vezes
4.JPG
4.JPG (16.26 KiB) Exibido 12159 vezes

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Mensagempor LC » 10 Set 2009 17:42

O profundor exige uma calma na adaptação devido ter uma parte móvel.

Foto 5: profundor pronto antes de dividi-la

Foto 6: dobradiça bem grande né?

Foto 7: com as 4 dobradiças

Foto 8: peso 1,87gr
Anexos
5.JPG
5.JPG (8.71 KiB) Exibido 12151 vezes
6.JPG
6.JPG (19.46 KiB) Exibido 12151 vezes
7.JPG
7.JPG (13.87 KiB) Exibido 12151 vezes
8.JPG
8.JPG (18.31 KiB) Exibido 12151 vezes

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Mensagempor LC » 10 Set 2009 17:55

As laterais foram montadas sobre a planta uma de cada vez e pesadas para um perfeito equilíbrio

Dica! Use outro arame para o trem de pouso, pois na hora de fixar as rodas com o original fica pequeno para colar os ilhos.

Cole as peças do trem(st1 e st2) com epóxi. Fica bem forte e um pouco flexível no pouso.

Foto 12: detalhes do fechamento do motor e acabamento das janelas.
Anexos
9.JPG
9.JPG (10.09 KiB) Exibido 12145 vezes
10.JPG
10.JPG (12.35 KiB) Exibido 12145 vezes
11.JPG
11.JPG (15.04 KiB) Exibido 12145 vezes
12.JPG
12.JPG (18.67 KiB) Exibido 12145 vezes

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Mensagempor LC » 10 Set 2009 18:09

A eletrônica é um pânico, diga-se de passagem, pois os pesos indicados pelos fabricantes não correspondem à verdade.

Foto 14: ESC 6A de 6gr conforme manual!!!

Foto 16: servo de 3,7gr (só se for sem o motor interno!)

Foto 17: motor D1811-2000 5gr (deve ser sem o imã. Fora o adaptador da hélice!)
Anexos
13.JPG
13.JPG (14.83 KiB) Exibido 12140 vezes
14.JPG
14.JPG (19.91 KiB) Exibido 12140 vezes
15.JPG
15.JPG (17.42 KiB) Exibido 12140 vezes
16.JPG
16.JPG (17.04 KiB) Exibido 12140 vezes
17.JPG
17.JPG (16.79 KiB) Exibido 12140 vezes

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Mensagempor LC » 10 Set 2009 18:22

O leme tem que ter o mesmo cuidado que o profundor na hora de projetar a parte móvel e colocar as mini dobradiças.

Foto 18: antes de dividi-la
Anexos
18.JPG
18.JPG (13.22 KiB) Exibido 12130 vezes
19.JPG
19.JPG (13.83 KiB) Exibido 12130 vezes
20.JPG
20.JPG (17.68 KiB) Exibido 12130 vezes

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Mensagempor LC » 10 Set 2009 18:31

O capô do motor é bem fácil de fazer, basta molhar com água e deixar secar 1 dia em um molde de vidro curvo.

Foto 21: capô preso com fita em um vidro de dope!
Anexos
21.JPG
21.JPG (10.08 KiB) Exibido 12125 vezes
22.JPG
22.JPG (16.71 KiB) Exibido 12125 vezes
23.JPG
23.JPG (11.9 KiB) Exibido 12125 vezes

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Mensagempor rambo.c » 10 Set 2009 18:52

showww posta fotos dele pronto ok

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Mensagempor LC » 10 Set 2009 19:16

inicio de construção da bequilha móvel
Anexos
25.JPG
25.JPG (14.53 KiB) Exibido 12106 vezes
26.JPG
26.JPG (16.27 KiB) Exibido 12106 vezes

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Mensagempor LC » 10 Set 2009 19:22

Pesando mais algumas coisas!!!

Foto 32: a linkagem será aparada no final e ficará mais leve.

Foto 33: o pára-brisa também será recortado para melhor encaixe.


rambo,

obrigado e é só esperar que eu vou postar foto dele pronto....é claro!
Anexos
30.JPG
30.JPG (17.46 KiB) Exibido 12103 vezes
31.JPG
31.JPG (16.06 KiB) Exibido 12103 vezes
32.JPG
32.JPG (13.43 KiB) Exibido 12103 vezes
33.JPG
33.JPG (15.16 KiB) Exibido 12103 vezes

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Mensagempor LC » 10 Set 2009 19:31

Esculpindo o cowl. Nas fotos não aparece, mas ela foi lixada com a dremel por dentro até virar uma casquinha de caixeta.

Instalação da eletrônica e testes de CG
Anexos
34.JPG
34.JPG (13.58 KiB) Exibido 12096 vezes
35.JPG
35.JPG (15.11 KiB) Exibido 12096 vezes
36.JPG
36.JPG (19.65 KiB) Exibido 12096 vezes
37.JPG
37.JPG (14.08 KiB) Exibido 12096 vezes
38.JPG
38.JPG (19.69 KiB) Exibido 12096 vezes

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Mensagempor LC » 10 Set 2009 19:34

Para verificar a inclinação do motor, resolvi tirar as fotos e analizar pelo computador os ângulos...acho que está bom!
Anexos
39.JPG
39.JPG (20.27 KiB) Exibido 12094 vezes
40.JPG
40.JPG (13.5 KiB) Exibido 12094 vezes
41.JPG
41.JPG (19.78 KiB) Exibido 12094 vezes
42.JPG
42.JPG (15.73 KiB) Exibido 12094 vezes

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Mensagempor LC » 10 Set 2009 19:39

Agora o esqueleto toma forma.
Anexos
43.JPG
43.JPG (18.45 KiB) Exibido 12089 vezes
44.JPG
44.JPG (20.37 KiB) Exibido 12089 vezes
45.JPG
45.JPG (14.86 KiB) Exibido 12089 vezes
46.JPG
46.JPG (16.86 KiB) Exibido 12089 vezes
47.JPG
47.JPG (20.09 KiB) Exibido 12089 vezes

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Mensagempor haelbi » 10 Set 2009 19:44

belo modelo

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Mensagempor LC » 10 Set 2009 19:51

Preparando a porta de inspeção para colocação da bateria.

No capô foi feito um rebaixo para colar a arruela e na fuselagem uma mão francesa para colar o imã

Ai também vimos o acabamento do trem de pouso e uma pintura meia boca da moldura das janelas

haelbi, obrigado!
Anexos
48.JPG
48.JPG (14.78 KiB) Exibido 12079 vezes
49.JPG
49.JPG (14.05 KiB) Exibido 12079 vezes
50.JPG
50.JPG (16.98 KiB) Exibido 12079 vezes
51.JPG
51.JPG (19.71 KiB) Exibido 12079 vezes
52.JPG
52.JPG (19.41 KiB) Exibido 12079 vezes

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Mensagempor RCampos » 10 Set 2009 19:52

Parabéns pelo aero. Também tenho um com esta mesma eletrônica, mas ainda não acabei de montar.
Você vai deixar o capô móvel para acessar a bateria?

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Mensagempor LC » 10 Set 2009 19:58

Fotos 53 e 54: mostram de perto como ficou a fixação da linkagem entre a fibra de carbono e o braço do servo....apenas fiz um L com alfinetes.


rcampos, parece que vc adivinhou as fotos que eu estava postando!!!!
Anexos
53.JPG
53.JPG (16.38 KiB) Exibido 12075 vezes
54.JPG
54.JPG (15 KiB) Exibido 12075 vezes
55.JPG
55.JPG (10.4 KiB) Exibido 12075 vezes

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Mensagempor RCampos » 10 Set 2009 20:01

[quote:44c22d548e="LC"]
rcampos, parece que vc adivinhou as fotos que eu estava postando!!!![/quote:44c22d548e]

Hehehe...
Estava perguntando e você postando a resposta :D

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Mensagempor LC » 10 Set 2009 20:03

Tudo pronto para começar a entelar, antes mais uma pesagem!!!

quanto de peso aumenta apos entelar??? quem acertar vai poder pilotar.

RCampos, depois tem mais uma foto da porta móvel para remoção rápida da bateria. só dá para fazer depois que colar a janela!!!
Anexos
56.JPG
56.JPG (19.52 KiB) Exibido 12067 vezes
57.JPG
57.JPG (17.72 KiB) Exibido 12067 vezes
58.JPG
58.JPG (19.47 KiB) Exibido 12067 vezes
59.JPG
59.JPG (20.12 KiB) Exibido 12067 vezes

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Mensagempor LC » 10 Set 2009 20:10

Entelando as partes antes da montagem final.....

e pesando tudo separado mais uma vez!
Anexos
60.JPG
60.JPG (14.49 KiB) Exibido 12060 vezes
61.JPG
61.JPG (14.49 KiB) Exibido 12060 vezes
62.JPG
62.JPG (10.99 KiB) Exibido 12060 vezes
63.JPG
63.JPG (15.64 KiB) Exibido 12060 vezes

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Mensagempor Alvaro Sala » 10 Set 2009 20:16

LC,
Parabéns pela construção.
O bloco do nariz é colado? Se você quiser ajustar side ou down thrust tem acesso?

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Mensagempor LC » 10 Set 2009 20:40

Mestre Alvaro,

Obrigado por prestigiar minha construção.
Sim o cowl está colado, mas ainda tem acesso à parede de fogo, só não sei se dá para mudar o down thrust / side thrust. Você acha que está errado? Quantos graus deveriam ter para baixo e para o lado? Obrigado

abaixo temos fotos dos horns feitos com compensado de balsa e a saida da linkagem.
Anexos
64.JPG
64.JPG (16.16 KiB) Exibido 12039 vezes
65.JPG
65.JPG (11.78 KiB) Exibido 12039 vezes
66.JPG
66.JPG (14.18 KiB) Exibido 12039 vezes
67.JPG
67.JPG (13.4 KiB) Exibido 12039 vezes
68.JPG
68.JPG (9.69 KiB) Exibido 12039 vezes

Henrique Luz (F-22)
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Mensagempor Henrique Luz (F-22) » 10 Set 2009 20:52

:shock:

Muito boa a construção!Já estou namorando um desse a muito tempo!O que acompanha esse kit?

To afim de comprar para motorizar ele! :D

Abraços!

Henrique Luz (F-22)
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Mensagempor Henrique Luz (F-22) » 10 Set 2009 20:53

O papel que vem para entelagem é colorido?

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Mensagempor LC » 10 Set 2009 20:54

Foto69: detalhe da helice pintada de preto com caneta "marca cd", pois laranja não ia ficar bom :lol:

Foto 70: cowl tb pintado de preto fosco, gostei da combinacao, já que entelar ai é complicado.

Fotos 72, 73 e 74: bequilha móvel instalada.....oooooo dureza.....

Foto 75: detalhe escala do trem de pouso feito com linha e balsa.
Anexos
69.JPG
69.JPG (13.47 KiB) Exibido 12023 vezes
70.JPG
70.JPG (15.42 KiB) Exibido 12023 vezes
72.JPG
72.JPG (14.62 KiB) Exibido 12023 vezes
73.JPG
73.JPG (12.79 KiB) Exibido 12023 vezes
74.JPG
74.JPG (14.91 KiB) Exibido 12023 vezes
75.JPG
75.JPG (15.82 KiB) Exibido 12023 vezes


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