Novo projeto: Republic P-47 D Thunderbolt - env. 27 pol.

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
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Ricardão
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Mensagem por Ricardão »

A maneira de modelar o aeromodelo no software foi explicada em detalhe no tópico do BF-109, veja o link, no post onde faço os "primeiros comentários", no começo deste tópico.

Qualquer dúvida específica, pode perguntar naquele tópico mesmo, onde é mais provável ajudar também a outros.

Abraço!
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floydbh
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Mensagem por floydbh »

Eu ainda to muito cru para entrar em projetos.... mas adoro as aviões que a turma cria....

Portanto, acompanhando....

Ricardão... show de bola!
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Ricardão
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Mensagem por Ricardão »

INÍCIO DA SEGUNDA FASE:

Havia fotografado mais passos da construção e inclusive a maneira como foram feitos os entalhes de encaixe das nervuras nas longarinas, usando lixa 80, mas foi fotografado com uma velha máquina Sony que copia direto para disquetes de 3 1/2" - infelizmente removi o disquete antes de terminar a gravação da última foto e ele baleou, perdi as fotos... :oops:

A balsa utilizada na longarina é dura - 250 kg/m³, o resto da estrutura está sendo feita com balsa meio-leve - 140 kg/m³. O chapeamento será em balsa de 1/32", leve a extra-leve 80-90 kg/m³, exceto sobre os bordos de ataque onde pretendo usar balsa meio-dura 220 kg/m³.

Os ailerons serão acionados por um servo central, através de tubos de FC (idéia utilizada pelo Rafael Ritter em seu DR1) que precisam estar no lugar já no início da construção. Essa construção evita lincagens ou servos aparentes e funciona muito bem quando é bem feita; as hastes de FC ficam guiadas em mancais de compenssado de 1/32" colados nas nervuras das extremidades.

Para que fiquem acompanhando exatamente os perfis das asas, precisam ser chapeados e lixados junto com o resto das asas. No final serão recortados, entelados e montadas as dobradiças.
Anexos
Aspecto das peças e da pré montagem.
Aspecto das peças e da pré montagem.
Asa 05.jpg (33.71 KiB) Exibido 15401 vezes
Início da montagem da primeira asa - por equanto ciano...
Início da montagem da primeira asa - por equanto ciano...
Asa 04.jpg (27.45 KiB) Exibido 15401 vezes
Estabilizadores montados.
Estabilizadores montados.
Asa 03.jpg (28.81 KiB) Exibido 15401 vezes
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Yensid
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Mensagem por Yensid »

Muito limpa a sua construção, Ricardo! Gosto de trabalhar com balsa e apreciar os trabalhos realizados com este material. Acho que vais sair um belo avião!
Tive uma dúvida: existe como importar os perfis do profili? E mais, não acha que poderíamos criar um fórum para disponibilizar os perfis que plotassemos para o XFLR5? Assim iríamos, aos poucos criando um banco de dados que, com a cooperação de todos, poderia tornar-se muito bom. Poderíamos até disponibilizar fuselagens, o que reduziria o nosso trabalho em projetos futuros, não acha?
Abraços! Disney
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Ricardão
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Mensagem por Ricardão »

Obrigado Yensid!

O Profili é um programa vendido e só tive um breve contato, não disponho de nenhuma intimidade com ele...

Os arquivos .pro que contêm os perfis são diferentes dos .txt utilizados pelo XFOIL. Não sei se há algum utilitário no Profili que gere os .txt necessários ao XFOIL.

Há vários arquivos de perfil no RCCalc que podem ser usados e o próprio XFLR5 gera os arquivos para perfil NACA, o que representa um universo bastante completo de perfis para os nossos usos e experimentos.

Quanto ao forum com perfis destinados ao XFLR5, tenho minhas dúvidas... do universo total de usuários do E-voo, não deve chegar a 50 as pessoas que se interessam e dessas apenas uma parcela irá utilizar o software. Como criar os arquivos .txt ou desenhar os perfis no AutoCAD tendo os arquivos não é difícil, acredito que trocar arquivos pode ser feito no próprio forum (compactados cabem diretamente em um anexo de post) ou por e-mail.

De qualquer forma, caso você crie um Forum específico, com certeza eu irei participar.

Abraço!
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Ricardão
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Mensagem por Ricardão »

Deu para avançar com a construção das asas, quase terminei a primeira fase que é a estrutura básica, na sequência vou começar a fazer o acabamento da estrutura. Tirei mais fotos do que precisava... vai dar uns três posts.
Anexos
As asas serão fixadas com parafusos - precisa de um enchimento de balsa bem dura.
As asas serão fixadas com parafusos - precisa de um enchimento de balsa bem dura.
Asa 09.jpg (28.34 KiB) Exibido 15243 vezes
Componentes do aileron colados.
Componentes do aileron colados.
Asa 08.jpg (33.23 KiB) Exibido 15243 vezes
O aileron será arrastado por um alfinete - o furo no tubo de FC tem que estar feito nesta etapa. As peças da junta do aileron precisam já estar ajustadas.
O aileron será arrastado por um alfinete - o furo no tubo de FC tem que estar feito nesta etapa. As peças da junta do aileron precisam já estar ajustadas.
Asa 06.jpg (33.21 KiB) Exibido 15243 vezes
A melhor maneira de cortar as nervuras para ajustar a junta do aileron é com Gillette.
A melhor maneira de cortar as nervuras para ajustar a junta do aileron é com Gillette.
Asa 07.jpg (32.25 KiB) Exibido 15243 vezes
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Ricardão
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Mensagem por Ricardão »

A montagem foi trabalhosa e demorada, porque precisava esperar secar a colagem de uma etapa para poder passar para a seguinte - difícil com certeza não foi...
Anexos
Lixa grossa (eu uso 80) e fica fácil deixar na forma final.
Lixa grossa (eu uso 80) e fica fácil deixar na forma final.
Asa 15.jpg (36.84 KiB) Exibido 15244 vezes
Uma pequena plaina é a ferramenta adequada para desbastar e conformar as peças do aileron.
Uma pequena plaina é a ferramenta adequada para desbastar e conformar as peças do aileron.
Asa 14.jpg (39.42 KiB) Exibido 15244 vezes
Na sequência vem o chapeamento superior do bordo de ataque - precisou "quebrar" a chapa sobre a última nervura para evitar empenamento.
Na sequência vem o chapeamento superior do bordo de ataque - precisou "quebrar" a chapa sobre a última nervura para evitar empenamento.
Asa 13.jpg (28.15 KiB) Exibido 15244 vezes
A superfície inferior é chapeada antes para aumentar a rigidez e permitir chapear a parte superior sem empenamentos - as chapas na ponta de asa irão definir a sua forma.
A superfície inferior é chapeada antes para aumentar a rigidez e permitir chapear a parte superior sem empenamentos - as chapas na ponta de asa irão definir a sua forma.
Asa 10.jpg (32.79 KiB) Exibido 15244 vezes
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krekrek
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Mensagem por krekrek »

Estou adorando o topico, agora a coisa ficou mais profissional, pois se o software for bom e correto eh a melhor forma de estimar como o modelo ira voar ( sem vento )

Agora vou procurar esse software...


============

05 minutos rastreando e voilá

Manual do programa em pdf [url]http://www.mjw.co.at/downloads/XFLR5-tut-v1.pdf[/url]

programa free [url]http://www.brothersoft.com/xflr5-download-217211.html[/url]

Postei isso, pois nao encontrei onde foi indicado em outro topico. Estava fora do ar no momento que tentei.

Agora vou entrar de cabeça nisso, adoro projetar as coisas!

Ainda nao abri o programa, nem li o manual, mas esse programa exporta dwg ou 3Dstudio?

Pergunto, pois um amigo tem uma CNC aqui e usa o 3Dstudio, o que facilitaria muito na confecção de modelos em isopor

Nao vejo isso como fim comercial, mas para proporcionar mais alegria para aqueles que gostam de escala e poderao conhecer o tipo de voo do aero (personalizado) antecipadamente a construcao

Aceito dicas de colegas

Ricardo, eu entendi quase tudo que vc postou e gostei muito do topico. Parabens!
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Ricardão
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Mensagem por Ricardão »

Obrigado, Krekrek! lá no começo do tópico, no oitavo post, tem o link para o tópico do ME109, em que foi apresentada a maneira de usar o software e colocado o link original para o software e para as informações - lá tem também o QFLR5 que ainda não examinei.

Não consegui encontrar nada no XFLR5 a respeito de conversar com outros programas, se você encontrar, por favor nos informe.

Continuando com o que já foi feito em termos de construção:
Anexos
O melhor é acertar o perfil do bordo de ataque antes de colar o diedro, como já estava com a mão na massa...
O melhor é acertar o perfil do bordo de ataque antes de colar o diedro, como já estava com a mão na massa...
Asa 16.jpg (32.82 KiB) Exibido 15235 vezes
O furo no tubo de FC para fixar a haste de comando deve ser feito, antes de chapear o bordo de fuga.
O furo no tubo de FC para fixar a haste de comando deve ser feito, antes de chapear o bordo de fuga.
Asa 17.jpg (28.38 KiB) Exibido 15235 vezes
Depois de acertar o perfil das peças do aileron e preparar a haste de FC pode ser feito o chapeamento superior do bordo de fuga
Depois de acertar o perfil das peças do aileron e preparar a haste de FC pode ser feito o chapeamento superior do bordo de fuga
Asa 18.jpg (26.67 KiB) Exibido 15237 vezes
Os suportes para o trem precisam ser ajustados no lugar, porque o reforço de compensado fica na mesma linha do chapeamento.
Os suportes para o trem precisam ser ajustados no lugar, porque o reforço de compensado fica na mesma linha do chapeamento.
Asa 19.jpg (30.44 KiB) Exibido 15254 vezes
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Mensagem por -NiHoN- »

Ricardão,

Estas chapas de balsa devem ser beeem leves, para ser todo chapeado assim e chegar num peso baixo RTF, porém seria somente este fator que influenciaria no peso final? A técnica de construção é diferente para entelagem com papel de seda a fim de compensar o peso do chapeado em balsa?

Deve ficar muito mais resistente que uma estrutura entelada com papel...

Abraços

Fernando
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