Novo projeto: Republic P-47 D Thunderbolt - env. 27 pol.

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Muito show de bola este modelo, muito bem feito mesmo... parabens
Avatar do usuário
krekrek
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 3:46 am
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por krekrek »

Muito lindo o modelo! Parabens. Poe o video dele no ar ai quando der.
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Obrigado a todos pelos elogios!

Foi feita uma tentativa de vôo.

Constatei que as hastes do trem estavam muito flexíveis, impossível de conseguir uma trajetória reta para decolagem no CE Imigrantes, que tem um piso de asfalto muito áspero.

Com o motor 2211-1700 e hélice GWS 6x5 ele conseguiu decolar, mas meu dedo foi incapaz manter o controle no início da decolagem, inclinou para a esquerda e bateu a asa no chão - nada grave, só deixou uma marca na ponta da asa, que nem estou pensando em consertar no curto prazo. Tenho vídeo mas não estou motivado a publicar :oops:

Passei esse tempo pesquisando um motor com um pouco mais de empuxo e "pitch speed", que ainda utilizasse uma hélice compatível e terminando o segundo modelo.

O próximo teste será com motor EMax 2805 que foi reenrolado para 2140 kV - dá 300 g de empuxo e 64 km/h @ 12000 rpm com uma GWS HD 7x3.5 e 2S, mas drena 7,7 A e precisou aumentar o ESC e a capacidade da bateria, porque a de 350 mAh esquenta e dura muito pouco.

O primeiro modelo está pronto, porém irei viajar neste final de semana e só vai ser testado na próxima (se as condições forem favoráveis), talvez em formação de dois...

Está com 300 g e deve agora voar a 53 km/h e estolar a 36 km/h - ficou como os outros P-47 que já vi -> rápido...
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

A quem possa interessar.

Método para cortar arame sem deixar o outro pedaço sair voando pela sala...
Anexos
Arame_01.jpg
Arame_01.jpg (36.89 KiB) Exibido 16899 vezes
A outra mão deveria estar segurando a peça, mas está segurando a máquina fotográfica...
A outra mão deveria estar segurando a peça, mas está segurando a máquina fotográfica...
Arame_02.jpg (38.07 KiB) Exibido 16899 vezes
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
krekrek
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 3:46 am
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por krekrek »

Para resolver o problema no pouso, flaperon ajuda?

Nao acarreta peso e diminui a velocidade de stol, caso voce ja nao esteja usando.

Quanto aos videos, eu gostaria muito de ver.

Pelo menos eu nao vou debochar pois vai servir de experiencia, e se nao quiser publicar me envie por favor. Te mando meu email por MP

Estou tentando usar aquele AX 1806 N que tem na hobbycity em um modelinho meu.

Parece que ele da 337g com uma 5x3 puxando 7.2A. Tem 2100kv.

O problema eh a bateria...
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Flaperon ia exigir dois servos nos ailerons, só tem um e não pretendo modificar para dois servos...

Vídeos só quando tiver feito um vôo decente... além do motor e bateria maiores, agora ele está com as hastes do trem reforçadas, os ailerons estão mais "livres" e com mais curso e a hélice vai ter 7" de diâmetro, que fica mais compatível com o perfil da fuselagem.

A questão não é o empuxo estático, umas 200 g já daria para voar; com 300 g vai dar para fazer algumas acrobacias. A questão é o pitch speed, o modelo precisa voar a 53 km/h com esse peso; com 254 g era possível voar com o 2211-1700, GWS 6x5 e 2S, só não fiquei muito convencido de que o motor iria vencer o arrasto e gerar a velocidade necessária (46 km/h) com muita facilidade, além do que a hélice é RD; porisso preferi trocar o motor.

Tem mais uma variável que é a resistência interna da bateria, a bateria de 350 mAh 20C tem uma resistência alta, aquece e a tensão útil fica reduzida ao drenar os 7 A, com isso há uma perda de potência. Estou aguardando chegar umas Turnigy Nanotech de 475 mAh com 25/50C que creio terem menor resistência; enquanto isso estou me baseando em Rhino 610 mAh 20C, que também têm resistência menor, mas pesam bem mais.

Por último, tem 20g de chumbo no nariz que ainda não encontrei um jeito de remover sem machucar o modelo... quem sabe ainda consigo reduzir um pouco o peso sem ter que modificar mais nada.

Abraços!
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

Ricardo, para não fugir da essência tenho evitado postar elogios ou o "estou seguindo a montagem" mas no presente tópico não resisti. Apesar de ter que fazer um esforço enorme para conseguir entender pelo menos uns 30% de tuas aulas... está muuuito bom!
Stick & Tissue Forever!
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

[quote:cac5f6a5f2="FranciscoNeto"]Ricardo, para não fugir da essência tenho evitado postar elogios ou o "estou seguindo a montagem" mas no presente tópico não resisti. Apesar de ter que fazer um esforço enorme para conseguir entender pelo menos uns 30% de tuas aulas... está muuuito bom![/quote:cac5f6a5f2]

...eheheheh...por isso que quando estou conversando com o Ricardão em relação à alguma teoria, me concentro como se fosse aulas de Cálculo III na época da faculdade....eheheheh....
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

[quote:13fc563445="-NiHoN-"]
...eheheheh...por isso que quando estou conversando com o Ricardão em relação à alguma teoria, me concentro como se fosse aulas de Cálculo III na época da faculdade....eheheheh....[/quote:13fc563445]

E eu que não enveredei pelas exatas começo me concentrando e prendendo a respiração como se estivesse praticando tiro ao alvo e ao final a tendência é estar boiando como náufrago no meio do oceano pacífico à espera de socorro.
Stick & Tissue Forever!
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

A moldagem da cabine deu certo!

O Álvaro me cedeu umas folhas de PVC com 0,4 mm de espessura, que para ele era sucata e o resultado foi completamente diferente do que tinha conseguido com o meu PVC.

A moldagem ficou mais fácil e a cabine ficou transparente.

Ao menos o segundo modelo vai ficar com a cabine mais decente.
Anexos
À esquerda a moldagem com o PVC do Álvaro, à direita a anterior. Dentro das duas tem uma pedra para chicote.
À esquerda a moldagem com o PVC do Álvaro, à direita a anterior. Dentro das duas tem uma pedra para chicote.
Cabine 21.jpg (34.07 KiB) Exibido 16723 vezes
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Responder