Piper Guillows 60cm (pronto. 84g - VIDEO!!!!!)

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.

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Rafael Ritter
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Piper Guillows 60cm (pronto. 84g - VIDEO!!!!!)

Mensagempor Rafael Ritter » 18 Mai 2010 01:28

Estava para iniciar a construção do Jacutinga do Álvaro e fui hoje na Aerosport comprar a madeira, mas chegando lá me apaixonei por um kitzinho da Guillows de um Piper e, lembrando que tinha meio rolo de Oracover amarelo queimado em casa, acabei comprando.

Bom, nunca tinha visto como era um kit da Guillows, já sabia que a madeira não era nenhuma midwest, mas não achei tão ruim assim. É bastante seca, comecei cortando tudo com estilete mas acabei conseguindo resultado melhor simplesmente destacando as peças com cuidado e lixando um pouco depois.

Como a balsa do kit traz medidas meio grotescas para um aero de 60cm de envergadura, estou tentando na medida do possível dar uma aliviada no excesso de gordura.

Amanhã posto umas fotos.

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Mensagempor Rafael Ritter » 18 Mai 2010 09:34

Aí vão as primeiras fotinhos. Impressionante como é relaxante montar esse negócio. Comecei pela asa e, para reduzir peso, optei por intercalar algumasa nervuras e também dar uma aliviada no BF com a dremel. Como não vai ser entelado com nada transparente, não tem problema.
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Mensagempor Marco Antonio » 18 Mai 2010 09:38

.... Não ficar entelado com nada transparente vai fazer esse avião, que já é um tijolo, ficar mais pesado ainda.
Se ficar com mais de 95g montado completo para voar( e vai) vai precisar de muito mais velocidade do que seria o normal.
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Mensagempor Pedro Guilherme » 18 Mai 2010 09:48

Bom dia Rafael
É lindo este modelinho. Mas deves ter pago uma grana porque lá tudo é caro. Já namorei eles mas desisti devido ao preço. Ele tinha o Fly Boy, quase comprei mas era muito caro. O que impulsiona ele é o estoque grande e variado e o atendimento pois neste aspecto ele até exagera. Vais eletrificar o modelinho?

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Mensagempor Rafael Ritter » 18 Mai 2010 10:56

Pois é Marco, conforme vou construindo vou aliviando ele. Quando estiver mais próximo da conclusão decidirei melhor sobre isso. De qualquer forma não estou fazendo nenhuma "gambiarra" que inviabilize o uso de entelagem transparente para aliviar peso.

Tio Pedro, paguei 65 reais, pode não ser barato para padrões da Internet, mas não achei tão caro assim. Tinha um outro Cessna que vinha inclusive com as polaenas, coisa mais linda, e um beechcraft, todos nessa faixa de preço. E tinha uns mais baratos também.

O modelo receberá a eletrônica que atualmente está no meu Playboy. Vamos ver se fica bom para vôo, se não ficará muito bonito como adorno, hehehehe

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Mensagempor sylviocrazypilot » 18 Mai 2010 11:06

1 pergunta..

os kits aerobras e guillows já vem com as peças de balsa cortadas? ( cavernas , nervuras de asa etc)

abraço
NO TUBE NO LOVE

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Mensagempor Rafael Ritter » 18 Mai 2010 12:29

Sim, vem tudo "semi-cortado", é praticamente apenas destacar com cuidado. E vem também com uma planta excelente, de modo que em caso de lenha dá para fazer outro sem problema algum.

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Mensagempor brunollo » 19 Mai 2010 00:08

Rafa, montei um Cessninha da Guillows há coisa de um ano. Ele ficou com 82 gramas pronto para voar, com bateria. Usei a balsa original nos chapeados, e varetas de balsa mais leve (não lembro mais a especificação, mas era a mais leve disponível na época). Os kits da Guillows, como vc mesmo disse, usam umas medidas grosseiras. Acredito que seja por causa da própria concepção dos projetos, aeros a elásticos que resistissem a pancadas. Na época, a idéia era de que madeiras mais grossas deveriam deixar o aero mais resistente.
Duas dicas, uma das quais vc já seguiu: intercalar perfis da asa (um sim, um não) pra economizar peso aí, e aliviar peso na cauda. Os guillows vêm com a cauda muito trançada pra suportar as tensões do elástico. VC pode aliviar bastante a cauda, inclusive tirando pelo menos uma chapeada de caverna. Também pode usar muito menos varetas. eu usaria apenas 5 (quatro para o corpo inferior e uma quinta para fazer a seção triangular superior característica do piper). Também lixaria as cavernas para que a entelagem só tocasse as varetas, e assim eliminasse aquela impressão de costelas aparecendo. Use linkagem de fibra de carbono, economiza peso que é uma beleza, e sempre dê uma lixada ou aliviada nas peças. QQ coisa me mande uma MP. Abraço!

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Mensagempor Rafael Ritter » 19 Mai 2010 10:04

Olá brunollo, muito obrigado pelas dicas. Todo o esforço que estou economizando na confecção das peças está sendo empregado na redução de peso do aero. Mas vou tocar adiante e ver como vai ficar no final.

Veja abaixo algumas fotos do que foi feito ontem. Repare nas linhas originais da planta por baixo para ter uma idéia do quanto de madeira está sendo retirada.

Confesso que dá pena montar esse aero com uma madeira que poderia pesar metade do que pesa, mas como a idéia era montar um kit Guillows, coisa que nunca tinha feito antes, vamos em frente.
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Mensagempor tOnflY » 19 Mai 2010 11:33

Fala Rafael... Muito bom seu trabalho na redução de peso!
Comeceia a montar um Aeronca Champion (kit 301) ontem. Vou seguir sua idéia de redução.
Quero entelar com oracover transparente, nunca trabalhei com termodesivo, será que pesa muito? E para usar o tal ferrinho de passar neste micro modelos?

Abraço Rafael

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Mensagempor Marco Antonio » 19 Mai 2010 11:56

[quote:43fc8a4a43="tOnflY"]Fala Rafael... Muito bom seu trabalho na redução de peso!
Comeceia a montar um Aeronca Champion (kit 301) ontem. Vou seguir sua idéia de redução.
[b:43fc8a4a43]Quero entelar com oracover[/b:43fc8a4a43] transparente, nunca trabalhei com termodesivo, será que pesa muito? E para usar o tal ferrinho de passar neste micro modelos?

Abraço Rafael[/quote:43fc8a4a43]

É algum tipo de piada né?

ESPECIFICAÇÕES DO ORACOVER :
Espessura: 23 microm
Peso (gramatura): 64 g/m² à 109 g/m² dependente da cor
Contração: 5% no comprimento e cruzado, linear 1% por 10 graus Célsius de aumento de temperatura (temperatura de referência 150 graus Célsius).
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Mensagempor -NiHoN- » 19 Mai 2010 12:45

Amigos, tudo beleza?

Sou mais do VL, mas neste caso, como é uma adaptação para elétrico...vai minhas dicas e obs:

1° Kit´s da Aerobras NÃO vem com as peças cortadas a laser;
2° alguns kit´s da Guillows vem cortado a laser, mas há kit´s sem corte também;
3° para entelagem recomendo papel Ezaki...nada fica mais leve que estrura em balsa e papel de seda japonês;
4° eu primo por comprar as chapas onde posso escolher a gramatura, passo toda a planta para a balsa, corto com estilete (de verdade, por favor) e vou pesando cada estrutura feita:asa, estabilizador, fuse, etc....

Acho os kits da guillows lindos, mas para voar, prefiro os modelos voadores aos escala.

Uma coisa é fato: trabalhar com balsa e fazer esses modelos é um prazer imenso, relaxante, gratificante e que "treina" nosso psicológico e paciência...

Abraços e boas construções!!!

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Mensagempor brunollo » 19 Mai 2010 12:54

Rafa, muito bom o seu trabalho de redução de peso. E´exatamente desse jeito, cara! Aí vc emagrece o Guillows. depois de um acidente chato com O Cessninha (numa freada forte com o carro, caiu de onde estava e foi esmagado pela caixa de rádio...) eu ganhei de aniversário um Aeronca Champion que quero transformar num Citabria, seguindo sempre o mesmo mantra... "mais leve... mais leve... mais leve..." Em termos de modelagem, as principais diferenças do Champion em relação ao Citabria são a empenagem ("redondinha" no Aeronca, "quadradinha" no Citabria), envergadura do Citabria (é menor que no Champion), perfil da asa (semi-simétrica com Perfil acrobático no Cit, Clark Y no Aeronca) e formato do Cowl (o do Cit é um pouco mais comprido e possui uma elevação para o eixo da hélice). Pra mim, por motivos óbvios para o tipo de construção, dá pra mudar a empenagem e modelar o cowl. Diminuir a envergadura ou mudar o perfil para um semiacrobático nesse avião tão pequeno não dá, deixaria o voo muito bravo. Mas no Aeronca/Citabria vou usar uma hélice um pouco mais fortinha que no Cessna (provavelmente uma 5x3 ou uma 6x3 SF em vez da 5x43HD), pra ele voar mais animado, com mais empuxo e ailerons, pra fazer umas acrobacias básicas de asa alta. espero ainda manter o bichinho pra baixo dos 90g. Acho que vou investir nos servos de biometal. Será que já tem Toki pra 2s?
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Mensagempor Rafael Ritter » 19 Mai 2010 15:01

Valeu pessoal. Brunollo, vou lixar sim as cavernas conforme sugeriste. Aquele efeito de costela é muito feio, sem contar que é um peso a menos.

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Mensagempor tOnflY » 19 Mai 2010 16:25

[quote:74e348e4f1="Marco Antonio"]
É algum tipo de piada né?
[/quote:74e348e4f1]
Pior que não é Marco. Falta de know-how mesmo. :wink:
Perguntei por que quando nos referimos a microvoo gramas a mais pode fazer diferença, o que quero entender é:
No final da montagem o Oracover fica mais pesado do que a seda que vem no kit?

Valeu.
... Just Fly...

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Mensagempor Rafael Ritter » 19 Mai 2010 16:37

Por falar na seda que vem no kit...

quem não tem dope se vira com o que?

E outra. Qtos graus de diedro devo prever para esse cara aí?

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Mensagempor brunollo » 20 Mai 2010 01:53

Rafael, eu vou te falar: eu tenho enxaquecas fortíssimas e o cheiro de dope é uma das coisas que dispara essas dores. Eu prefiro, então, selar a seda com uma mistura de cola branca e água 50/50. A cola branca produz o efeito de contração do dope, depois de seca, mas contrai um pouco menos. Bom, vc tem que preencolher o papel antes com álcool borrifado (pode ser com aqueles borrifadores pequenos de planta mesmo). Então vc vai cortar em partes pequenas o papel, para colar nas diversas seções da fuselagem, asas, etc. Quando for aplicar o papel, passe a cola branca misturada com a água na madeira com um pincel. Coloque o papel. A primeira impressão é que vc estragou tudo, pois o papel vai molhar e enrugar, quase rasgando. VC vai respirar fundo e passar a mistura de cola e água no papel, com um pincel ou mesmo com o borrifador. Depois vc vai deixar secar. VC vai ficar impressionado, ao observar que o papel, que parecia perdido, vai estar esticadinho. O ideal é que vc apóie alto a peça com o papel pra evitar que ele cole na superficie em que está. O resultado final fica interessante, com um visual de fragilidade e delicadeza, mas muito resistente mecanicamente. Pra mim, tem duas coisas interessantes na cola branca:
1. Não puxa tanto, portanto tem muito menos força para empenar a estrutura de balsa.
2. Não fede.
Espero ter te ajudado, amigo.
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Mensagempor -NiHoN- » 20 Mai 2010 09:05

[quote:624a5a96fa="tOnflY"][quote:624a5a96fa="Marco Antonio"]
É algum tipo de piada né?
[/quote:624a5a96fa]
Pior que não é Marco. Falta de know-how mesmo. :wink:
Perguntei por que quando nos referimos a microvoo gramas a mais pode fazer diferença, o que quero entender é:
No final da montagem o Oracover fica mais pesado do que a seda que vem no kit?

Valeu.[/quote:624a5a96fa]

Sim amigo...fica mais pesado...acho que só a entelagem com filme de dope fica mais leve que o papel Ezaki.

Abraços e mande bala!!!

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Mensagempor Marco Antonio » 20 Mai 2010 09:37

Compra dope da aerobras que eles te mandam por correio.

Ou procura verniz de nitrocelulose(sem carga) que é a mesma coisa.
Qualquer outro método pra papel, seda ou tecido vai ficar mais pesado e é menos eficiente.
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Mensagempor Rafael Ritter » 20 Mai 2010 09:59

Brunollo, ajudou MUITO, irei fazer uns testes em um "quadrado de balsa" para ver como fica. Só me diz uma coisa, o pré-encolhimento com álcool eu faço antes de cortar o papel para aplicação então? Isso quer dizer que ao aplicar o papel na estrutura ele já está pré-encolhido e seco? Outra coisa, caso seja pintado, o peso não acabaria ficando meio alto?

Sobre o projeto, antes de mais nada, sim, Marco, como falaste, entelar com filme agrega bastante peso ao projeto, e constatei isso na prática. E não é piada, é cabeça dura mesmo. Algumas coisas eu tenho que me ferrar na prática pra nunca mais fazer.

Mas enfim, resolvi arriscar, até porque um dos motivos da escolha do modelo era "desovar" o resto de termoretrátil que eu tinha. Hoje à noite pretendo colocar o resto da eletrônica nele, daí dependendo do peso, vejo se termino de entelar ou se retiro tudo e entelo com o papel que veio junto, usando a técnica descrita pelo brunollo.

Vejam na foto abaixo que aliviei ainda mais o peso da estrutura da asa, sobretudo no BF, além de ter substituído longarina e BA originais por uma madeira bem mais leve que eu tinha aqui. Resultado: antes cada semi-asa estava com 11g. Com a redução passaram para 6g e com a entelagem ficaram com 9g.

Sobre o cowl, tive que abrir bastante os orifícios originais devido às características do motor de que disponho. No final das contas não ficou tão ruim. A fuselagem assim como está, já com o motor instalado ficou em 19g, mas ainda terá algumas reduções. Brunollo, nas fotos não dá para ver, mas já lixei as cavernas da cauda conforme sugeriste.

Por hora era isso. Como falei, à noite vou colocar os servos, receptor, ESC, preparar a linkagem e decidir como finalizar o projeto, mas em todo caso já estou procurando bateria. A minha é uma 2S de 350mAh que pesa 22g, se eu usar uma de 138mAh já consigo reduzir mais 10g. Levando-se em conta que o Playboy que utilizava essa eletrônica voava uns 4min com uma bateria 2S de 50mAh que fiz juntando 2 baterias de PiccoZ, acho que ainda assim ficaria com uma ótima autonomia.
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Mensagempor -NiHoN- » 20 Mai 2010 11:42

Mister....visite os sites abaixo...lá eles têm o papel Ezaki, dope, balsa striper, hélices, etc...

http://www.pennvalleyhobbycenter.com/index.html

http://www.a2zcorp.us/store/Default.asp?Cguid={52292BD7-2E0A-499A-B9FD-C97C913E017D}

http://www.easybuiltmodels.com/

Boas construções!!!!

Abraços!!!

obs.: sugestão é nem tentar usar o filme, e ir direto para o papel de seda...na aerobras vende papel para entelagem, entre no site ligue e converse com eles que te enviam pelo correio, ok?

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Mensagempor tOnflY » 20 Mai 2010 12:01

-NiHoN- - Valeu pelo explicação, vou usar seda mesmo.

-Rafael Ritter - Perdão por utilizar seu tópico é que as informações estão concentradas e estou tendo as mesmas dificuldades. Já já posto fotos do meu Aeronca, num outro tópico claro. Abraço.

-Brunollo - Nas asas e estabilizadores devo passar a mistura de cola com água, nas nervuras ou nas coluninhas 1/16", ou apenas na moldura externa (BA e BF).
Li um post do Osmar, ele não comenta se passa a cola sob as nervuras, aparentemente apenas sobre o BA e BF, só então coloca o papel.
... Just Fly...

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Mensagempor -NiHoN- » 20 Mai 2010 12:20

[quote:f6ed66d6db="tOnflY"]-NiHoN- - Valeu pelo explicação, vou usar seda mesmo.

-Rafael Ritter - Perdão por utilizar seu tópico é que as informações estão concentradas e estou tendo as mesmas dificuldades. Já já posto fotos do meu Aeronca, num outro tópico claro. Abraço.

-Brunollo - Nas asas e estabilizadores devo passar a mistura de cola com água, nas nervuras ou nas coluninhas 1/16", ou apenas na moldura externa (BA e BF).
Li um post do Osmar, ele não comenta se passa a cola sob as nervuras, aparentemente apenas sobre o BA e BF, só então coloca o papel.[/quote:f6ed66d6db]

...video explicativo de como entelar com seda...eu me orientei por este video, no início de minhas entelagens...eheheheh

http://www.youtube.com/watch?v=_gkIjv-cn6o

alexandre.aero
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Mensagempor alexandre.aero » 20 Mai 2010 12:29

eu comprei um kit do cessna 170 e um p-40 ontem... vamo ve oque da!
obs: muito lindo seu pipper sõ não comprei porque não tinha la!
meu cessna vai ter um motorzinho cox 0.020 como mostra na planta! :twisted:
vai fica um capetinha :twisted:
procuro motores pequenos 0.049 ou menores

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Mensagempor Rafael Ritter » 20 Mai 2010 13:05

[quote:448db51aaa="-NiHoN-"]
obs.: sugestão é nem tentar usar o filme, e ir direto para o papel de seda...[/quote:448db51aaa]

Obrigado pela sugestão. Mas uma coisa fica na cabeça. Esses kits são vendidos a anos como opção para vôo a elástico, combustão ou elétrico. Suponho então que voem (bem ou mal, mas voem) caso a planta original seja seguida.

Seguindo a planta, a estrutura de uma semi-asa ficaria com aproximadamente 18g, sem a entelagem. Com as reduções que fiz e já entelada ficou em 9g. Se ficar ruim assim, imagina original.

Eu entendo que termoretrátil não é a melhor opção, assim como o motor que estou usando não é o melhor, a balsa que veio no kit não é lá essas coisas e os servos não são os mais leves. Até mesmo a técnica descrita pelo brunollo, segundo o Marco, não é a melhor, e ainda assim parece ser boa. Peço então que abstraiam o uso do filme.

Alguém teria uma sugestão de diedro para ele, caso voe? :)


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