Piper Guillows 60cm (pronto. 84g - VIDEO!!!!!)
Voar voa... para elétrico mini, o melhor é manter a carga alar lá pelas 12 g/dm² para evitar que seja necessário muita velocidade e isso não dá para conseguir com os kits da Guilows sem fazer uma lipo. Dependendo do peso, a velocidade pode precisar ser tão alta que fica difícil conseguir um motor adequado ou pousar com algum conforto e sem estolar em curvas.
Parece que o seu modelo já está entelado e agora a melhor opção é tentar voar como está; a eletrônica é leve e reduzir peso da estrutura você já reduziu, voar com certeza irá.
Diedro fica bom 3º por lado (5% mais ou menos) para asa alta sem ailerons.
Só para registro, papel de seda japonês Esaki pesa 12 g/m², o que vem no kit pesa 18 g/m² e o da papelaria pesa 20 g/m²; depois cada demão de dope acrescenta mais 4 g/m². Quer dizer que com duas demãos de dope essa entelagem fica com 20 g/m² para mais.
Parece que o seu modelo já está entelado e agora a melhor opção é tentar voar como está; a eletrônica é leve e reduzir peso da estrutura você já reduziu, voar com certeza irá.
Diedro fica bom 3º por lado (5% mais ou menos) para asa alta sem ailerons.
Só para registro, papel de seda japonês Esaki pesa 12 g/m², o que vem no kit pesa 18 g/m² e o da papelaria pesa 20 g/m²; depois cada demão de dope acrescenta mais 4 g/m². Quer dizer que com duas demãos de dope essa entelagem fica com 20 g/m² para mais.
[quote:19263b5a4e="Ricardão"]Voar voa... para elétrico mini, o melhor é manter a carga alar lá pelas 12 g/dm² [/quote:19263b5a4e]
hehehe estava calculando agora, para ter 12g/dm2 meu Aeronca deve pesar no máximo 67gramas... :lol:
Vai ficar chumbo, pois estava sonhando com 16g/dm2 - pesando +/- 90g - como o Taylor do Marco.
hehehe estava calculando agora, para ter 12g/dm2 meu Aeronca deve pesar no máximo 67gramas... :lol:
Vai ficar chumbo, pois estava sonhando com 16g/dm2 - pesando +/- 90g - como o Taylor do Marco.
... Just Fly...
- Rafael Ritter
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Aí gurizada, BAZINGA!!!!!
Sem trens de pouso, para-brisa e hélice, aero finalizado em 74g
A bateria tem 14 gramas, ou seja, 88g. Fico ainda com alguma coisa para finalizar.
Se não voar não é por causa do monokote e do peso, mas por ter feito alguma coisa errada, o que sempre é possível nas mãos de um principiante.
Seguem algumas fotinhos.
Sem trens de pouso, para-brisa e hélice, aero finalizado em 74g
A bateria tem 14 gramas, ou seja, 88g. Fico ainda com alguma coisa para finalizar.
Se não voar não é por causa do monokote e do peso, mas por ter feito alguma coisa errada, o que sempre é possível nas mãos de um principiante.
Seguem algumas fotinhos.
- Anexos
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- Junto com outro piper
- 6.jpg (35.91 KiB) Exibido 8221 vezes
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- Puca, a cachorrinha viciada em oracover....
- 5.jpg (32.75 KiB) Exibido 8221 vezes
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- Fechou no previsto.
- 4.jpg (34.9 KiB) Exibido 8221 vezes
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- Já enteladinho, e com adesivos. Será que fecha o peso?
- 3.jpg (37.8 KiB) Exibido 8221 vezes
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- Última foto antes da entelagem.
- 2.jpg (36.3 KiB) Exibido 8221 vezes
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- Geral da bagunça. A DAC até que é gente fina por ser conivente com essa bagunça.
- 1.jpg (38.46 KiB) Exibido 8221 vezes
- Rafael Ritter
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- Marco Antonio
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Rafael que lindo que ficou seu aero. Muito esmero na montagem. A entelagem ficou perfeita.
E sobre a bateria, que ainda vai chegar, por que não faz como fez no seu playboy, coloque duas desta:
[url]http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7567[/url]
Na montagem talvez não passe de 10g com 2S.
Tenho bem guardadas aqui duas 1S-70mAh, que provavelmente, irã virar 2S com 7 ou 8 gramas também.
Coloque mais fotos dos servos e eletronica já instalada.
Este vai voar com certeza, pega um dia calmo, controle a ansiedade da estréia e pronto.
Abraço.
E sobre a bateria, que ainda vai chegar, por que não faz como fez no seu playboy, coloque duas desta:
[url]http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7567[/url]
Na montagem talvez não passe de 10g com 2S.
Tenho bem guardadas aqui duas 1S-70mAh, que provavelmente, irã virar 2S com 7 ou 8 gramas também.
Coloque mais fotos dos servos e eletronica já instalada.
Este vai voar com certeza, pega um dia calmo, controle a ansiedade da estréia e pronto.
Abraço.
... Just Fly...
- Rafael Ritter
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Obrigado Marco e tOnflY.
Hoje parti para os finalmentes e instalei os trens de pouso, pára-brisa e estais das asas. Fechou em 81g sem bateria. Com ela vai ficar em 96g. Os trens de pouso deixei removíveis pois é o único ponto de acesso ao RX. Infelizmente durante os testes uma das fases do motorzinho arrebentou e ele parou de funcionar.
Mais algumas fotinhos dele pronto. Depois eu coloco mais umas com detalhes da linkagem.
Hoje parti para os finalmentes e instalei os trens de pouso, pára-brisa e estais das asas. Fechou em 81g sem bateria. Com ela vai ficar em 96g. Os trens de pouso deixei removíveis pois é o único ponto de acesso ao RX. Infelizmente durante os testes uma das fases do motorzinho arrebentou e ele parou de funcionar.
Mais algumas fotinhos dele pronto. Depois eu coloco mais umas com detalhes da linkagem.
- Anexos
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- O alicate é para apertar os parafusos das rodas
- 5.jpg (35.51 KiB) Exibido 8178 vezes
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- 3.jpg (38.29 KiB) Exibido 8178 vezes
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- 2.jpg (36.69 KiB) Exibido 8178 vezes
-
- 1.jpg (38.85 KiB) Exibido 8178 vezes
- Rafael Ritter
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Consegui arrumar o motor. Felizmente o problema não era nas bobinas e sim no conector. Afinei a ponta do meu ferro de solda, dei uma forçada "nas vista" e tá tudo certo agora. Só esperando a bateria.
Fiquei em dúvida agora com relação à hélice a utilizar. Nas fotos ele está com uma GWS4025, que era a que eu usava no playboy também, mas vi nas especificações do motor que ele aceita tranquilo uma 6030.
Como é a relação de peso x empuxo nos micros? Tem alguma peculiaridade devido à baixa inércia?
Fiquei em dúvida agora com relação à hélice a utilizar. Nas fotos ele está com uma GWS4025, que era a que eu usava no playboy também, mas vi nas especificações do motor que ele aceita tranquilo uma 6030.
Como é a relação de peso x empuxo nos micros? Tem alguma peculiaridade devido à baixa inércia?
[quote:d3a67cc554="Rafael Ritter"]Como é a relação de peso x empuxo nos micros?[/quote:d3a67cc554]
Taí uma pergunta que vale a pena discutir para ver as diversas opiniões...
Para mim é igual aos outros elétricos, empuxo próximo do peso garante que o modelo sobe quando se vira o nariz para cima; o que eu acho precisar mais nos micros é "pitch speed", para garantir aceleração rápida e velocidade bem distante do estol.
No caso do seu motor, se pode usar hélice de 4x2.5 até 6x3, o mais provável é que a 4x2.5 gere menos empuxo, mais "pitch speed" e consuma menos corrente. Eu faria uma verificação na bancada para medir corrente, rotação e empuxo e montaria também hélices intermediárias como a 5x3 e a 4,5x3 - pessoalmente acho muito grande a faixa de variação de 4x2.5 até 6x3 para o mesmo motor e para a mesma bateria, em motores que testei nunca vi a corrente e o empuxo apresentarem valores aceitaveis para os extremos de uma faixa grande assim.
Taí uma pergunta que vale a pena discutir para ver as diversas opiniões...
Para mim é igual aos outros elétricos, empuxo próximo do peso garante que o modelo sobe quando se vira o nariz para cima; o que eu acho precisar mais nos micros é "pitch speed", para garantir aceleração rápida e velocidade bem distante do estol.
No caso do seu motor, se pode usar hélice de 4x2.5 até 6x3, o mais provável é que a 4x2.5 gere menos empuxo, mais "pitch speed" e consuma menos corrente. Eu faria uma verificação na bancada para medir corrente, rotação e empuxo e montaria também hélices intermediárias como a 5x3 e a 4,5x3 - pessoalmente acho muito grande a faixa de variação de 4x2.5 até 6x3 para o mesmo motor e para a mesma bateria, em motores que testei nunca vi a corrente e o empuxo apresentarem valores aceitaveis para os extremos de uma faixa grande assim.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...