Motor para kits a elástico

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.

Moderador: Alvaro Sala

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Motor para kits a elástico

Mensagempor Mac2 » 10 Jun 2010 00:09

Pessoal,
Estou pensando em eletrificar um daqueles kits da Guillow. Existem alguns kits que variam entre 45 e 60 cm de envergadura, porem seria necessária a adaptação dos controles, CG e suporte para eletronica e motor. Acredito que a maior dificuldade seja achar o motor/bateria/helice ideais para estes modelos.
Encontrei um motor no e-bay que poderia ser uma solução para este tipo de montagem, mas não tenho o conhecimento necessário para chegara esta conclusão.
Seria possivel eletrificar um kit de 20" com o seguinte motor:
[url]http://cgi.ebay.com/MINI-RC-Brushless-Motor-Indoor-Light-airplane-2290KV-4N-/250516549297[/url]???
As especificações do bichinho são essas:
[size=9:78ebf9601a]- Dimention(DxL): 17.3*17.8mm
- Weight: 8.4g
- Shaft diameter: 2mm
- Speed constant(rpm/v): 2290KV
- Operating Current(A): 1.8~2.6A
- Recommended ESC: >10A Rcommend 12A ESC controller w/1A/5V BEC
- Battery: 2~3 Li-Po or 6~9 Ni-Mh
- Recommended Props: 5x3 ~ 7x3.5
- Recommended Airplane: light airplane, indoor airplane etc.[/size:78ebf9601a]
Abaixo duas fotos do site para exemplificar o tamanho...
Abs
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PS: Ooops!! Acho que errei o local! Fiquem a vontade para mover para o indice correto
Anexos
Motorzinho.jpg
Motorzinho.jpg (38.06 KiB) Exibido 7620 vezes
motorzinho_2.jpg
motorzinho_2.jpg (37.44 KiB) Exibido 7620 vezes
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Mensagempor claudiorfoi » 10 Jun 2010 00:46

Mac, eu também estou buscando um motor para um kit da serie 400 (uns 60 cm de envergadura). Já "eletrocutei" um Taylorcraft da Aerobrás, usando um motor de 11g, este é o tópico:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=39684&start=100&sid=d10c98270b1f4764aa99b09aa680228a

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Mensagempor Mac2 » 10 Jun 2010 21:41

[quote:4eb1e492c6="claudiorfernandes"]Mac, eu também estou buscando um motor para um kit da serie 400 (uns 60 cm de envergadura). Já "eletrocutei" um Taylorcraft da Aerobrás, usando um motor de 11g, este é o tópico:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=39684&start=100&sid=d10c98270b1f4764aa99b09aa680228a[/quote:4eb1e492c6]
Claudio,
Tenho dois aeros da Aerobras aqui em casa, um PT19 e um Cessna 180), mas como já foram montados para elástico, não vou mexer neles. Estão muito bem enfeitando a estante do quarto do meu filho, além disso, tenho um outro modelo estático da Guillow, um Spitfire MKI que inspirou a construção de um modelo com 95 cm que está quase pronto também.
O bom desses pequeninos é que dá para voar em quase todos os lugares.
Abs
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Mensagempor Ricardão » 10 Jun 2010 22:07

Dê uma lida neste tópico do Rafael Ritter: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=88217&postdays=&postorder=asc&start=0 , o motor usado foi este: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7338&aff=11685 , que é o mesmo que você encontrou no E-Bay...
Sempre dá para melhorar alguma coisa...

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Mensagempor Mac2 » 10 Jun 2010 22:22

[quote:a6e00ab223="Ricardão"]Dê uma lida neste tópico do Rafael Ritter: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=88217&postdays=&postorder=asc&start=0 , o motor usado foi este: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7338&aff=11685 , que é o mesmo que você encontrou no E-Bay...[/quote:a6e00ab223]
Ricardão,
Valeu pelas dicas. Muito interessante a construção do Rafael Ritter. Acredito que este motor seja o menor que achei até o momento. Eu estava pensando exatamente num Piper ou Cessna da Guillow.
Abs
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Mensagempor Ricardão » 11 Jun 2010 08:52

Há motores menores, inclusive já usei o de 5g HXT 1400-2000 da HK, mas o resultado só foi bom com 3S e hélice 4x2.5; com 2S funcionou com hélice 5x3 após reenrolar para 2700 kV.

Usei também o de 10 g HXT 1811-2000, também comprado na HK, com hélice 6x3 e 2S e acabei concluindo que com esse tamanho os resultados são melhores.

Os resultados obtidos pelo Rafael mostram que esse motor 1404N com 2290 kV é superior e já estou aguardando o meu chegar; posto os resultados em bancada no fórum de micro-vôo quando chegar...

Abraço e sucesso!

Editei o motor, o de 10 g é o 1811; o 2211 que havia indicado antes é o de 16 g.
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Mensagempor Sukyake » 11 Jun 2010 16:14

Não sei se serve para modelos de elástico, mas é um canhãozinho.

O motor BL de 10g chamado 1811-2000 ( http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5358 ) já levou um aero meu que tinha 150g e 50cm de envergadura. :D

Ficou um foguete!
Era um pusher que saía na vertical acelerando bem.

Em 2S ele gira uma hélice GWS 7x3,5" HD consumindo 4,2A e ainda sim só ficou morno.

Esse motor também já levou um aero maior... Meu Pico Tiger Moth com camera...

O resultado foi esse:

[yt]F87DirauFjY[/yt]

Levou o Tiger Moth, mas precisava ficar com 70% de acelerador pois o empuxo era baixo.
E ainda, o pitch-speed ficou tão alto que as asas tremiam enquanto eu voava.

Em fim... Mesmo voando com um aero muito maior que o motor permitia, ele não deixou na mão.

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Mensagempor Mac2 » 11 Jun 2010 23:45

Estou começando a gostar desta "proza"...
Adoro estes modelos pequenos. Agora que já tenho a dica de três motores, vou começar a pensar no restante da eletrônica:
Serão 2 micro servos, uma Lipo e um ESC com BEC;
[b:42779eb0ec]Opções de ESC:[/b:42779eb0ec]
- http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6455&Product_Name=Hobbyking_SS_Series_8-10A_ESC
- http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4204&Product_Name=TURNIGY_Plush_10amp_9gram__Speed_Controller
- http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=659&Product_Name=TowerPro_9g_w12A_Brushless_Speed_Controller
- http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9485&Product_Name=Mystery_12A_Brushless_Speed_Controller_(Blue_Series)

[b:42779eb0ec]Opções de servos:[/b:42779eb0ec]
- http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=663&Product_Name=HXT500_5g_/_.8kg_/_.10sec_Micro_Servo
- http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3724&Product_Name=Arrow_4.3g_/_.8kg__/_12sec_Micro_Servo
- http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8749&Product_Name=BMS-303-JST_Ultra_Micro_Servo_0.7kg_/_.11sec_/_3.4g

[b:42779eb0ec]Opções de Bateria:[/b:42779eb0ec]
- http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9187
- http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7301&Product_Name=Rhino_360mAh_2S_7.4v_20C_Lipoly_Pack
- http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7302&Product_Name=Rhino_360mAh_3S_11.1v_20C_Lipoly_Pack

Isso só para começar.
Abs
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Mensagempor Ricardão » 12 Jun 2010 08:36

Todos os ESC que você indica são possíveis de usar; os mais adequados são menores. Este por exemplo http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idproduct=4318 é uma boa escolha e este http://www.bidproduct.com/part/Product_view_BRUSHLESS%20ESC_186.html foi o melhor que encontrei para esse tipo de aplicação - pode ser programado pelo transmissor de modo a funcionar bem mesmo com motores de kV mais alto e tem uma boa resposta aos comandos.

Quanto aos servos, estou utilizando coisas mais simples, com sucesso: http://www.bidproduct.com/part/Product_view_SERVOS_148.html ou http://www.bidproduct.com/part/Product_view_SERVOS_108.html tem também o de 3.5 g com conector para o receptor mini da Spectrum e o de 2.5 g com conector mini da Futaba.

Baterias, a Rhino 2S de 360 mAh é adequada; há também uma de 350mAh Zippy Flyghtmax e a Himodel tem uma de 200 mAh. Você pode também montar packs de 240 mAh com esta célula: http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7568&Product_Name=ZIPPY_240mAh_20C_single_cell__ , fica com cerca de 14 g - os conectores de balanceamento podem ser comprados na Himodel se necessário.
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Mensagempor Mac2 » 13 Jun 2010 23:11

Muito obrigado a todos pelas dicas. Já me ajudaram bastante na escolha da eletrônica. Agora chegou o momento da escolha do modelo. Posso optar por comprar um kit "pré-cortado" ou utilizar uma planta para a construção do modelo.
Na primeira opção, não sei se dará para aproveitar a madeira, pois pelo que ouvi o pessoal dizer, é de baixa qualidade e muito pesada, Na segunda opção, terei que utilizar uma das plantas que já tenho comigo (de modelos estáticos) e adquirir todo o material inclusive Cowl, trem de pouso, canopy e spinner.
estou propenso a aceitar o desafio de construir à partir da planta e para isso tenho tres opções: PT-19 ou Cessna 180 da Casa Aerobras ou o Spitfire MK1 da Guillow.
Acredito que o Cessna seja a melhor opção, pois por ser asa alta não necessitará de ailerons. Abaixo deixo algumas fotos dos tres e aguardo a sugestão de vocês.
Abs
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PT-19.jpg
PT-19.jpg (20.24 KiB) Exibido 7387 vezes
Cessna-180.jpg
Cessna-180.jpg (18.52 KiB) Exibido 7387 vezes
Spit-Guillow.jpg
Spit-Guillow.jpg (32.23 KiB) Exibido 7387 vezes
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Mensagempor Ricardão » 14 Jun 2010 09:05

Eu não recomendo 45 cm de envergadura... para 60 cm e primeiro micro, recomendaria asa alta; asa baixa pelo menos uns 70 cm e ailerons ou 9º de diedro em cada lado - 70 cm dá só 16% a mais de envergadura, porém dá 36% a mais de área alar...

Você pode usar kits da Guillows fazendo a lipoaspiração do excesso de madeira; a madeira mais pesada também pode ser substituída nas partes menos críticas estruturalmente e chegar a peso e velocidade de vôo adequados. A madeira desses kits não é ruim, só a densidade dela que costuma ser muito alta.

No final o que importa são as suas preferências de modelo... Você pode também importar kits que já vêm com balsa mais leve, já usei e conheço os da Easy Built Models e os da Dumas e a madeira é leve - de uma olhada nos sites da Penn Valley ( http://www.pennvalleyhobbycenter.com/ ) ou da própria Easy Built ( http://www.easybuiltmodels.com/ ).

Abraço!
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Mensagempor Mac2 » 14 Jun 2010 19:38

Ricardão,
Estes tres kits que citei acima eu já montei e tenho eles estáticos aqui em casa. Como tenho as plantas originais, estava pensando em aumentar a planta e construir uma versão ligeiramente maior do Cessna. Acredito ser um bom exemplar para voos de pequeno alcance e/ou indoor

Abs

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Mensagempor Ricardão » 14 Jun 2010 20:11

O Cessna 180 da Aerobrás conforme a planta fica com 61 cm de envergadura, já é o tamanho para esse motor, se bem que o motor parece aceitar um modelo um pouco maior; basta manter a carga alar lá pelas 17 g/dm². Também acho um bom exemplar para iniciar nos micros e fazendo as peças na mão dá para escolher a balsa e o resultado fica muito melhor.

Com esse vento fraco que tem feito, fica mais fácil voar outdoor e se o rádio for bom não precisa se preocupar muito com o alcance, é só manter o modelo dentro do seu campo visual e memorizar a direção do vôo...

O meu Hurricane perfilado ( http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=60625&highlight= ) tem voado outdoor melhor do que consigo indoor, agora com o motor HXT 1811-2000, hélice 6 x 3 e receptor Corona de 2,4 MHz; vai tranquilo a uns 200 m de altura, voa mais de 10 minutos com a bateria de 240 mAh e até já pegou térmicas no estacionamento do CE Imigrantes. Outdoor fica bem mais relaxante que indoor...

Na última prova de Chico, ganhei da Aerobrás um kit do Piper com 64,5 cm de envergadura e estava para começar a montá-lo para rádio, quando me convenceram a fazer o P-47 - mas é o meu próximo projeto; quem sabe com esse motor 1404N de 2290 kV.
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Mensagempor Mac2 » 14 Jun 2010 21:33

Com relação ao rádio não vejo problemas, pois é um Futaba 7C 2.4 ghz full range. A diferença de peso para os receptores indoor não compensa. Tenho também um HK 7X, porem não pretendo utilizar este rádio tão cedo.
Vou encomendar a eletronica na HK e a balsa na Tevel. Como precisarei de pouco material, vou comprar da balsa de melhor qualidade. Pretendo utilizar papel japonês na entelagem para manter o peso e as características originais do modelo. Espero que a lipo aspiração não prejudica a entelagem com o papel.
Abs e obrigado pelas dicas.
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Mensagempor tOnflY » 14 Jun 2010 22:33

[quote:78b2878f17="Ricardão"]e até já pegou térmicas no estacionamento do CE Imigrantes...[/quote:78b2878f17]
Então era vc!!! Passei pela Imigrantes meses atrás, vi um aero, fiquei procurando, quis parar o carro, mas minha esposa estava com pressa e segui caminho.
Que dias que vc voa por lá? Muitos finais de semana estou pelo abc.

Mac2, é uma boa comprar balsa e construir da planta, a balsa do kit não deixa um acabamento legal. Estou fazendo um Aeronca: [url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=88707[/url]
Dê uma olhada neste tópico do Brunollo, cessninha lindo:[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=68480&start=0&postdays=&postorder=asc&highlight=[/url]

Onde será a estréia do voo? Parque da cidade...? Vc frequenta o DAEGAPC?
Abraço e boa construção.
... Just Fly...

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Mensagempor Mac2 » 14 Jun 2010 22:39

[quote:a64aac9272="tOnflY"]
Onde será a estréia do voo? Parque da cidade...? Vc frequenta o DAEGAPC?
Abraço e boa construção.[/quote:a64aac9272]
Olá tOnflY,
Não sei se será lá não. Ainda não criei vergonha e tirei o BRA e lá somente quem tem pode voar. Tenho alguns amigos que frequentam lá e talvez eu vá de carona com eles e assim aproveito para fazer umas lições. Por enquanto só pilotei no simulador. Meu maior gosto é pela construção. A opção pelos modelos micro é porque moro em apartamento (ou melhor [b:a64aac9272]apertamento[/b:a64aac9272]) e o custo do cm2 é alto aqui em casa. É uma disputa ferrenha com a a DAC e ela sempre leva vantagem...
Abs
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Mensagempor tOnflY » 14 Jun 2010 22:48

[quote:af6ed50eb9="Mac2"] ... não criei vergonha e tirei o BRA e lá somente quem tem pode voar. [/quote:af6ed50eb9]
hehe também não tenho, mas já voei... Vá com seus amigos e converse, tem muita gente lá com cabo trainer, aí da para estreiar com mais segurança, foi assim que voei.

Abraço Mac2.
... Just Fly...

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Mensagempor Mac2 » 14 Jun 2010 23:06

Eletronica encomendada. Amanhã calcularei a balsa necessária. estou pensando em comprar a balsa Extra da Orion para experimentar. Se alguem já usou, poderia nos dar a dica...
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Mensagempor João Vitor Novelini » 14 Jun 2010 23:51

[quote:799d4f4c95="Mac2"]Eletronica encomendada. Amanhã calcularei a balsa necessária. estou pensando em comprar a balsa Extra da Orion para experimentar. Se alguem já usou, poderia nos dar a dica...
Abs
Mac2[/quote:799d4f4c95]

Pede servos mais leves.. são quase o mesmo preço...
Abraço
Os aeros estão em dois grandes grupos :
Os que ja cairam e os que vão cair.

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Mensagempor Mac2 » 15 Jun 2010 00:20

[quote:5d818f9f20="João Vitor Novelini"]
Pede servos mais leves.. são quase o mesmo preço...
Abraço[/quote:5d818f9f20]
Joao Vitor,
Vou procurar em outro lugar. Os da HK o unico que conhecia era este HXT. Os demais pesavam 1,6 gr a menos apenas, mas nunca vi funcionando.
Obrigado pela dica.
Abs
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Mensagempor Rafael Ritter » 15 Jun 2010 22:04

Mac2, li seu tópico e gostaria de contribuir da seguinte forma:

1. O motor que encontraste, como disse o Ricardão, é o mesmo que usei em meu Piper, que tem 60cm de asa e ficou com uns 95g de peso. Voa com 2S e hélice de 5" com motor de sobra.

2. Sobre a dúvida entre montar um kit Guillows ou construir da planta, ambas as opções são possíveis. No caso do kit, terás o trabalho de remover as partes das cartelas, dar acabamento e "lipoaspirar" para reduzir o peso. A parte boa é que com dedicação se consegue um bom peso final e a madeira é muito resistente.

Sobre a eletrônica escolhida, acredito que seja adequada para um aero de uns 70 a 75cm de envergadura. Para aeros menores, sugiro servos, ESC e principalmente bateria menores. No projeto citado pelo Ricardão utilizei ESC de 6A, servos de 3,6g e bateria 2S de 180mAh.

Se quiseres manter os servos e o ESC, pense em modificar ao menos a bateria. Em um aero desses não faz sentido dispor de 360mAh. Pense em uma de 180 ou 138mAh, são suficientes para longos vôos.

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Mensagempor Mac2 » 15 Jun 2010 22:16

[quote:e59582a312="Rafael Ritter"]Mac2, li seu tópico e gostaria de contribuir da seguinte forma:
1. O motor que encontraste, como disse o Ricardão, é o mesmo que usei em meu Piper, que tem 60cm de asa e ficou com uns 95g de peso. Voa com 2S e hélice de 5" com motor de sobra.
2. Sobre a dúvida entre montar um kit Guillows ou construir da planta, ambas as opções são possíveis. No caso do kit, terás o trabalho de remover as partes das cartelas, dar acabamento e "lipoaspirar" para reduzir o peso. A parte boa é que com dedicação se consegue um bom peso final e a madeira é muito resistente.
Sobre a eletrônica escolhida, acredito que seja adequada para um aero de uns 70 a 75cm de envergadura. Para aeros menores, sugiro servos, ESC e principalmente bateria menores. No projeto citado pelo Ricardão utilizei ESC de 6A, servos de 3,6g e bateria 2S de 180mAh.
Se quiseres manter os servos e o ESC, pense em modificar ao menos a bateria. Em um aero desses não faz sentido dispor de 360mAh. Pense em uma de 180 ou 138mAh, são suficientes para longos vôos.[/quote:e59582a312]
Rafael,
Obrigado pelas dicas. Até chegar toda a eletronica tem bastante tempo. Vou procurar as baterias que você citou. Ainda assim, para um próximo modelo pretendo fazer um ligeiramente maior (talvez o PT-17) e poderei utilizar esta bateria de 360 mAh.
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Mensagempor krekrek » 06 Jul 2010 02:48

Eh... eu estou meio sem norte nisso, mas vou arriscar assim mesmo senao nunca irei começar nessa modalidade

Peguei um kit da guillows serie 500 do spitfire citado, que depois de retirada das cartelas, a balsa toda pesou 19g

servos da bidproduct de 3,5g (eles dizem mas o peso aqui deu 4,5g com o conector e fios)

receptor ar6300 de 2g (na verdade deram 2,1g)

Ate aqui estava indo bem, mas ai exagerei no resto...

AX 1806N 2100kv Brushless Micro Motor (19g)

TURNIGY Plush 10amp Speed Controller (9g)

GWS-DD-5030 GWS EP Propeller (DD-5030 127x76mm) (estimado em 2,2g)

Propeller Adapter (colet type) 3mm (11,7g). Eh, o motorzinho tem eixo de 3mm!

E pra piorar a bateria eh uma Turnigy 500mAh 3S 20C Lipo Pack (ja com conector jst o peso foi de 50g)

Com esse motor, helice e bateria 3S, o consumo anunciado esta na faixa dos 3,0A podendo chegar a 7,2A e empuxo de 337g

Sendo respectivamente 0,23W/g e 0,68W/g alcançando 10 minutos ou 4 minutos de voo

O valor de 70W foi obtido nos testes da Hobbycity

Ainda estou adaptando um trem de pouso, bequilha e rodas do Oriole (total 9,1g)

O aviao tem 41,91cm de envergadura

Estimando entelagem e cola em 3g cada, cowl + partes plasticas antes de serem cortadas da cartela e pintadas estao pesando 10,5g

Peso total 153g (espero que inferior) e carga alar proxima de 17g/dm², isso com 3 servos

Vamos ver se consigo nao exagerar na entelagem, que pretendo deixar todo prateado e incluir um led atras do canopy

Se o voo ficar critico tem potencia de sobra pra pousar com torque roll, espero...

Falta chegar o resto das peças e montar

Eu sei que a bateria esta alem do necessario, mas no geral que acham?

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Alvaro Sala
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Mensagempor Alvaro Sala » 06 Jul 2010 08:45

Krekrek,
Com 42 Cm de envergadura esse modelo tem uns 3.5 Dm² de área de asa. Pra ficar com 17g/Dm² ele teria que pesar 60g. Com 153g ele vai ficar com quase 60g/Dm².
Com essa eletrônica eu ampliaria a planta pra mais ou menos 1m de envergadura.

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krekrek
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Mensagempor krekrek » 10 Jul 2010 09:38

O loco, sera que estou calculando a area de asa tao errado?

Por ser eliptica eu fiz uma media das cordas ate a ponta e multipliquei pela envergadura

Tem tambem mais quatro opçoes para o calculo:

- 1º Fazer a proporçao com o aviao real
- 2º Usar limites no calculo
- 3º Fazer uma figura poliedrica mais proxima do que eh a asa
- 4 º Colocar no CAD e desenhar usando raster

* No calculo para o peso/area, o profundor deve ser levado em conta?


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