Motor para kits a elástico

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Eu não recomendo 45 cm de envergadura... para 60 cm e primeiro micro, recomendaria asa alta; asa baixa pelo menos uns 70 cm e ailerons ou 9º de diedro em cada lado - 70 cm dá só 16% a mais de envergadura, porém dá 36% a mais de área alar...

Você pode usar kits da Guillows fazendo a lipoaspiração do excesso de madeira; a madeira mais pesada também pode ser substituída nas partes menos críticas estruturalmente e chegar a peso e velocidade de vôo adequados. A madeira desses kits não é ruim, só a densidade dela que costuma ser muito alta.

No final o que importa são as suas preferências de modelo... Você pode também importar kits que já vêm com balsa mais leve, já usei e conheço os da Easy Built Models e os da Dumas e a madeira é leve - de uma olhada nos sites da Penn Valley ( http://www.pennvalleyhobbycenter.com/ ) ou da própria Easy Built ( http://www.easybuiltmodels.com/ ).

Abraço!
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Ricardão,
Estes tres kits que citei acima eu já montei e tenho eles estáticos aqui em casa. Como tenho as plantas originais, estava pensando em aumentar a planta e construir uma versão ligeiramente maior do Cessna. Acredito ser um bom exemplar para voos de pequeno alcance e/ou indoor

Abs

Mac2
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

O Cessna 180 da Aerobrás conforme a planta fica com 61 cm de envergadura, já é o tamanho para esse motor, se bem que o motor parece aceitar um modelo um pouco maior; basta manter a carga alar lá pelas 17 g/dm². Também acho um bom exemplar para iniciar nos micros e fazendo as peças na mão dá para escolher a balsa e o resultado fica muito melhor.

Com esse vento fraco que tem feito, fica mais fácil voar outdoor e se o rádio for bom não precisa se preocupar muito com o alcance, é só manter o modelo dentro do seu campo visual e memorizar a direção do vôo...

O meu Hurricane perfilado ( http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=60625&highlight= ) tem voado outdoor melhor do que consigo indoor, agora com o motor HXT 1811-2000, hélice 6 x 3 e receptor Corona de 2,4 MHz; vai tranquilo a uns 200 m de altura, voa mais de 10 minutos com a bateria de 240 mAh e até já pegou térmicas no estacionamento do CE Imigrantes. Outdoor fica bem mais relaxante que indoor...

Na última prova de Chico, ganhei da Aerobrás um kit do Piper com 64,5 cm de envergadura e estava para começar a montá-lo para rádio, quando me convenceram a fazer o P-47 - mas é o meu próximo projeto; quem sabe com esse motor 1404N de 2290 kV.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Com relação ao rádio não vejo problemas, pois é um Futaba 7C 2.4 ghz full range. A diferença de peso para os receptores indoor não compensa. Tenho também um HK 7X, porem não pretendo utilizar este rádio tão cedo.
Vou encomendar a eletronica na HK e a balsa na Tevel. Como precisarei de pouco material, vou comprar da balsa de melhor qualidade. Pretendo utilizar papel japonês na entelagem para manter o peso e as características originais do modelo. Espero que a lipo aspiração não prejudica a entelagem com o papel.
Abs e obrigado pelas dicas.
Mac2
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
tOnflY
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Sex Fev 08, 2008 8:36 pm
Localização: Itupeva, SP

Mensagem por tOnflY »

[quote:78b2878f17="Ricardão"]e até já pegou térmicas no estacionamento do CE Imigrantes...[/quote:78b2878f17]
Então era vc!!! Passei pela Imigrantes meses atrás, vi um aero, fiquei procurando, quis parar o carro, mas minha esposa estava com pressa e segui caminho.
Que dias que vc voa por lá? Muitos finais de semana estou pelo abc.

Mac2, é uma boa comprar balsa e construir da planta, a balsa do kit não deixa um acabamento legal. Estou fazendo um Aeronca: [url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=88707[/url]
Dê uma olhada neste tópico do Brunollo, cessninha lindo:[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=68480&start=0&postdays=&postorder=asc&highlight=[/url]

Onde será a estréia do voo? Parque da cidade...? Vc frequenta o DAEGAPC?
Abraço e boa construção.
... Just Fly...
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:a64aac9272="tOnflY"]
Onde será a estréia do voo? Parque da cidade...? Vc frequenta o DAEGAPC?
Abraço e boa construção.[/quote:a64aac9272]
Olá tOnflY,
Não sei se será lá não. Ainda não criei vergonha e tirei o BRA e lá somente quem tem pode voar. Tenho alguns amigos que frequentam lá e talvez eu vá de carona com eles e assim aproveito para fazer umas lições. Por enquanto só pilotei no simulador. Meu maior gosto é pela construção. A opção pelos modelos micro é porque moro em apartamento (ou melhor [b:a64aac9272]apertamento[/b:a64aac9272]) e o custo do cm2 é alto aqui em casa. É uma disputa ferrenha com a a DAC e ela sempre leva vantagem...
Abs
Mac2
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
tOnflY
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Sex Fev 08, 2008 8:36 pm
Localização: Itupeva, SP

Mensagem por tOnflY »

[quote:af6ed50eb9="Mac2"] ... não criei vergonha e tirei o BRA e lá somente quem tem pode voar. [/quote:af6ed50eb9]
hehe também não tenho, mas já voei... Vá com seus amigos e converse, tem muita gente lá com cabo trainer, aí da para estreiar com mais segurança, foi assim que voei.

Abraço Mac2.
... Just Fly...
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Eletronica encomendada. Amanhã calcularei a balsa necessária. estou pensando em comprar a balsa Extra da Orion para experimentar. Se alguem já usou, poderia nos dar a dica...
Abs
Mac2
Anexos
Compra Micro.jpg
Compra Micro.jpg (39.94 KiB) Exibido 9709 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
João Vitor Novelini
membro
Mensagens: 490
Registrado em: Sáb Mar 06, 2004 1:03 am
Localização: São José do Rio Preto São Paulo
Contato:

Mensagem por João Vitor Novelini »

[quote:799d4f4c95="Mac2"]Eletronica encomendada. Amanhã calcularei a balsa necessária. estou pensando em comprar a balsa Extra da Orion para experimentar. Se alguem já usou, poderia nos dar a dica...
Abs
Mac2[/quote:799d4f4c95]

Pede servos mais leves.. são quase o mesmo preço...
Abraço
Os aeros estão em dois grandes grupos :
Os que ja cairam e os que vão cair.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:5d818f9f20="João Vitor Novelini"]
Pede servos mais leves.. são quase o mesmo preço...
Abraço[/quote:5d818f9f20]
Joao Vitor,
Vou procurar em outro lugar. Os da HK o unico que conhecia era este HXT. Os demais pesavam 1,6 gr a menos apenas, mas nunca vi funcionando.
Obrigado pela dica.
Abs
Mac2
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Responder