MEU TWINZINHO VOA 25 MINUTOS

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

MEU TWINZINHO VOA 25 MINUTOS

Mensagem por BigEspectro »

Olha só, fiz algumas alterações no meu twin e consegui ontem, 19 horas, voar 25 minutos cronometrados pelo meu filho e minha mulher.
O primeiro passo foi acertar a incidência, ou seja, reduzi-la sem colocar pesos na ponta do modelo ou mover a bateria.
Coloquei um pedacinho de vareta de churrasco de 1 cm na parte de trz dele, fazendo com que o profundor e o leme baixassem e consequentemente reduzisse a incidencia positiva deixando-a quase 0%.
Reduzir o peso do profundor e leme sem troca-los foi outro passo importante, fiz alguns furos neles em forma de estrelas, e funcionou.
Assim que for possível, irei postando as modificações, e se quiser, vc poderá fazer no seu também, e vai ver se voa ou não 25 minutos.
Por hora,........aguardem................(estou arrumando minha digital)
...de volta ao passado...
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

eu encomendei um TWIN da suecia, ele vai chegar em Maio... e o mesmo que o seu!, tem gente aqui no forum que diz que o twin voa so 5 minutos, outro fala em 10... agora eu nao sei de mais nada...

quando meu TWIN chegar, eu vou voa-lo um tempo SEM MODIFICACAO, quanto tempo o bichinho voca sem nenhum tipo de alteracao?

e Big, faz um tutorialzinho de como voce fez para deixar o TWIN voar por 25 minutos!

com todas as modificacoes!

abraco!
jpiccino
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 1:49 am

Mensagem por jpiccino »

A maior bateria que eu voei deram 17 minutos cronometrados. Mas, habitualmente, eu voo entre 10 e 15 minutos já que tem vento
Avatar do usuário
FabioLM
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Sex Ago 19, 2005 10:13 am
Localização: Santo André

Mensagem por FabioLM »

ÉÉÉééé :D :D

Com os mods e melhorias ele plana melhor e não tem que ficar o tempo todo esgoelando os motorezinho, e depois de um tempo você também pega prática e fica melhor!

Ainda tenho que cronometrar o tempo de vôo do meu
Frequência: 72.330
Zagolina | P-51 PSS | JW para o DS 8)
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: MEU TWINZINHO VOA 25 MINUTOS

Mensagem por Antonio Carlos »

[quote:d5dbea435f="BigEspectro"]Coloquei um pedacinho de vareta de churrasco de 1 cm na parte de trz dele, fazendo com que o profundor e o leme baixassem e consequentemente reduzisse a incidencia positiva deixando-a quase 0%.[/quote:d5dbea435f]

Big,

Se ao invés de colocar um pedaço de vareta você esquentar o tubinho de plástico da cauda e moldá-lo na posição desejada não fica melhor? Dá para economizar alguns gramas...

Abs,
Avatar do usuário
Spayke
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Seg Set 05, 2005 8:56 am

Mensagem por Spayke »

BIG,
Mostra passo a passo como voce fez, o meu eu recebi hoje, mas so vou testar no sabado mas to a fim de fazer as alteracoes. :lol: 8)
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Re: MEU TWINZINHO VOA 25 MINUTOS

Mensagem por BigEspectro »

[quote:08078ad402="Antonio Carlos"][quote:08078ad402="BigEspectro"]Coloquei um pedacinho de vareta de churrasco de 1 cm na parte de trz dele, fazendo com que o profundor e o leme baixassem e consequentemente reduzisse a incidencia positiva deixando-a quase 0%.[/quote:08078ad402]

Big,

Se ao invés de colocar um pedaço de vareta você esquentar o tubinho de plástico da cauda e moldá-lo na posição desejada não fica melhor? Dá para economizar alguns gramas...

Abs,[/quote:08078ad402]

EXATAMENTE MEU CARO ANTONIO CARLOS, esa colocação sua é excelênte........é isso ai mesmo, evita-se de se colocar a madeirinha e a incidência vai a quase zero.
Mas ha de se tomar cuidado pq qd estava fazendo os testes, coloqui demais e ele foi direto de bico no chão.
Aina bem que estava na grama.


Olha só, primeiro reforcei a asa superior pintando em baixo dela de amarlo mesmo mas com tinta misturada com cola branca.
O mesmo fiz no leme que deixa o danadinho mais duro.
Outra, retirei a asa de baixo que só serve para atrapalhar e provocar arrastto.

Pra se ter uma ideia, faço meus voos com tão pouco acelerador que se diminuir, os motores param.......é o mínimo do mínimo, e isso, a bateria nem sente.
Com as duas asas voei 11 mnutos mas pra lá e pra cá, o bichinho andav muito lento e após alguns minutos não subia tão alto.
Tirei a asa de baixo com o maior cuidado, cortando com um estilete.......levei meia hora ha ha com medo de danifica-lo e depois......já viu né.
Mas é isso.
...de volta ao passado...
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

Sem as asas de baixo, se vc marcar toca.....perde o bichinho, mas não em distâcia reta mas sim subindo e subindo igual o bitinho do Stuka.
Pana suave qd vc corta o motor.
Plha só para economizar bateria , o que eu faço:

Primeiro, não é preciso lança-lo, ele sai das mãos, ai dou motor e em segundos ele esta a uns 20 metros (mais que isso é exagero prara um avião como esse),
Em seguida, desligo os motores e espero ele " aplumar" he he.
Ai ligo bem devagar até perceber q começaram a funcionar, mas no mínimo mesmo.....
AI É SÓ ALEGRIA, 25 MINUTOS SEM TOCAR NO STICK DO ACELERADOR, E BOAAAAAAAAAAAA.
Ah, para q ele faça as curvas suave e sem perder altura, controlo apenas no trim, naquele botãozinho.
Voo na maior parte em 8.
Meu fikho já voa menos pq gosta de dar razantes e subir novamente , mas isso numa velocidade em dobro da original com duas asas.
Aumentei a anteninha e coloquei 32 cm de fio quase invisivel, menor que aquele dele.
É isso
...de volta ao passado...
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

Ops, voltei........
Olha ai, esse perfil dele, tds sabem melhor que eu que provoca muito arrasto........logo, o acabamento do twim, é péssimo em relação a asa, assim, percebi que ele não enfrentava a brisa (pq se tiver ventos, ai já era), então, colei uma fita de cada lado da borda de ataque dele. uma fita durex normal, eu usai vermelho, e notei que parou de bater asas e voar mais firme.
O voo dele é perfeito em todos os sentidos, suave e manso, sem ser PENDURADO.

TENHO UM FURADOR DE PAPEL EM ESTRELAS, E ISSO, FIZ UNS DEZ FUROS NO LEME E PROFUNDOR..................DEIXOU ELE MAIS LEVE AINDA.

Este esta com 15 grama, mas poderia estar com13 se não fosse a pintura brilhante que fiz nele pq só voo depois das 19 horas e qd, por acaso meu filho aterriza numa gram alta, é difícil de encontra-lo, já com essa tinta, de longe vejo o danadinho brincando de se esconde-esconde.
Tai, se quiser deixa-lo com 12 gramas apenas, basta lixar o local onde estavam as duas asas inferiores, mas isso eu não fiz com medo de machuca-lo.
Pode-se aumentar a asa com fitas adesivas, mas o arrasto aumenta e diminui o tempo de voo.
Otra, aconselho a colocarem uma fita na parte de baixo dele já que, na grama sempre existe umidade e isso destroi a eletronica do avião.
Bom, esas as modificações corriqueiras no exterior, além de colocarem atuadores no leme e profundor,agora,......................pergunto, pq?
Tem gente retirando a carenagem que reveste os motores,...........pessoal. AQUILO NÃO É CARENAGEM, É DISSIPADOR HA HA HA, JAMAIS RETIRE ISSO.
Existe também a hipótese de se fazer um furo na frente dele até encontrar a bateria para refresca-la e mante-la mais fria com o vento, mas isso não tive coragem de fazer também.
Fazendo isso que fiz, existe a possibilidade de se usar duas baterias em paralelo, mas pra mim tá bom, voo 20 a 25 minutos, enquanto carrega novamente, bato uma bola com meu cristalóide e depois vamos aos voos.
Este carrega em 20 minutos, eu havia confundido anteriormente e achava que caregava em apenas 4 minutos,,..........é que não tinha usado ele no limite máximo de carga zero.
Tai, boa sorte...............tem mais modificações, só que dá uma peninha he he he.
Bye
...de volta ao passado...
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

[quote:b37439003c="Spayke"]BIG,
Mostra passo a passo como voce fez, o meu eu recebi hoje, mas so vou testar no sabado mas to a fim de fazer as alteracoes. :lol: 8)[/quote:b37439003c]

Olha só, é dificil começar a voar com ele, o pessoal sabe disso.
No começo, tds reclamavam que ele balançava, caia de bico, voava pendurado etc e tal.........isso, é verdade.
Mas, se vc praticar um pouco e fazer algumas alterações, ele voa que é uma belezinha.
Veja, ele é patenteado e aprovado aqui no Brasil, do jeito que ele é, pesado, com duas asas, etc, entretanto, em outros paizes, eles fazem as modificações e boa..........é um brinquedo maravilhoso.

MINHA DIGITAL QUEIMOU, DIA 10 CHEGA A OUTRA Q DEIXEI EM SANTA CATARINA E AI VOU COLOCAR TODAS AS MODIFICAÇÕES INCLUSIVE O AUMENTO DO ALCANCE DELE COM A TROCA DE UM TRANSISTOR DE SAÍDA NO TX,........VAI UNS 80 METROS HE HE, ATÉ DESAPARECER DE VISTA, MAS......VOLTAAAAAAAAAAAAAAAAA.

(sem aumentar a voltagem)

bYE
...de volta ao passado...
Responder