Taylorcraft (Piper???)da Casa Aerobras Video e Cap's

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.

Moderador: Alvaro Sala

dalua1976
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Mensagempor dalua1976 » 09 Mar 2009 13:59

Marco, boa tarde!! Começei a entelar com cola branca neste fim de semana, depois do papel encolhido com água, começei a aplicar o dope com thiner usando um spray de desodorante, porém algumas partes ficaram esbranquiçadas após a secagem, você sabe qual o motivo!!??

Sds, Marcelo

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Marco Antonio
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Mensagempor Marco Antonio » 09 Mar 2009 14:35

Sim.. está bem umido ai em macaé.

Devia ter feito isso com tempo seco e quente.
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Mensagempor dalua1976 » 09 Mar 2009 17:43

Ah!! Então acho que Já sei o que foi!!! O tempo tava até desse jeito (seco e muito quente), mas deve ter sido um restante de umidade que estava no pescador do recipiente que eu usei para borrifar o dope, pois foram só as primeiras peças que ficaram assim!!!

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Mensagempor dalua1976 » 13 Mar 2009 01:18

Finalmente ficou pronto!! O peso passou um pouco do planejado( 98g), acho que usei muita cola e dope!!?? Depois da primeira lenha eu vou emagrecê-lo!!rsrsrsrs
Qualquer dúvida ou informação mais detalhada é só perguntar!!

Depois tiro mais fotos do modelo pronto!!


[b:825063c0e2]Marcão, muito obrigado pela inspiração!!![/b:825063c0e2]
[img:825063c0e2]http://img401.imageshack.us/img401/3400/dsc04661s.jpg[/img:825063c0e2]
[img:825063c0e2]http://img401.imageshack.us/img401/6288/dsc04660.jpg[/img:825063c0e2]
[img:825063c0e2]http://img401.imageshack.us/img401/9753/dsc04658.jpg[/img:825063c0e2]
[img:825063c0e2]http://img401.imageshack.us/img401/3669/dsc04657.jpg[/img:825063c0e2]
[img:825063c0e2]http://img293.imageshack.us/img293/9806/dsc04653.jpg[/img:825063c0e2]
[img:825063c0e2]http://img502.imageshack.us/img502/2219/dsc04651t.jpg[/img:825063c0e2]
[img:825063c0e2]http://img293.imageshack.us/img293/3006/dsc04652.jpg[/img:825063c0e2]

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Mensagempor Marco Antonio » 13 Mar 2009 07:04

Muito bem entelado, muito bem construido e bem acabado.

Que sirva de inspiração pro pessoal que ve um monte de isopor mal lixado e diz parabéns, lindo...

O proximo vc só faz uma coisa antes de montar...
lixar as peças até sair o carimbo senão acaba manchando a entelagem e aparecendo nome da peça
:wink:
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Mensagempor dalua1976 » 13 Mar 2009 20:51

Marcão, boa noite!!

Eu realmente vacilei na hora de lixar as peças, talvez tenha sido a pressa de ver o modelinho pronto!!!

Só não entendo porque ficou tão pesado!!??
A eletrônica tem o seguinte peso:
Servos: 6,6g
Esc: +-3g
Motor:9g
bateria:+-13g
receptor: 2g
Total: 33,6g

Qual foi o peso do seu motor!!??


Obs: Qual o site que você usa para hospedar suas fotos, eu estou usando o imageshackus, mas embarquei hoje e na rede Petrobras ele é bloqueado, ai não vejo nem as minhas fotos!!!

Sds, Marcelo

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Mensagempor Marco Antonio » 13 Mar 2009 23:41

Lembre-se de uma coisa...

Não basta pegar e pesar o conjunto e achar que já tem o peso final... tudo conta até a cola que você colocou pra fixar o horn.(só pra vc ter uma idéia... vi a saida de comando da cauda e é em metal certo? A minha é em plastico. Você colocou parafuso pra prender o servo.. eu coloquei uma trava de bamboo

O motor pesa 5g o speed pesa 2g(fui eu quem fez) a bateria 10g e assim vai.

Mão leve, entelagem com aerografo e no final um modelo com 86g
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Mensagempor dalua1976 » 15 Mar 2009 00:25

Você tem razão!!! Eu relaxei mesmo com o peso, cometi alguns destes excessos sempre achando que tinha "peso de falta"...
Na verdade aquela saída é de termo-retrátil bem fininho dentro de carga de bic, eu vou montar outro kit e comprar uma balança de precisão para pesar até a "poeira" da balsa lixada, rsrsrsrs
Cometi alguns erros na colagem e entelagem que demandavam mais gatos de cola, usei 9 gramas só de cianoacrilato!!!

Qual outro kit você indica pra ficar ainda mais leve??
Um abraço, Marcelo

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Mensagempor brunollo » 15 Mar 2009 13:16

PArabéns, Marcelo! Gostei especialmente da moldura preta nas janelas!

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Mensagempor dalua1976 » 15 Mar 2009 15:35

A tinta é vinílica usada em silk screen, a idéia era deixar um efeito parecido com metal, mas eu usei o thiner errado e a tinta acabou "embolotando"!!! :cry:

O próximo modelo vai ficar perfeito e o mais leve possível, eu prometo!!!
Na verdade foi meu primeiro modelo montado depois de uns 20 anos!1rsrsrsrs

O resultado foi satisfatório, mas o que mais tá valendo foram as lições aprendidas com os erros!!!

Um abração e muito obrigado!!!

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Mensagempor danielf » 19 Mar 2009 16:38

marco tb uma duvida o taylor. usa o helice do kit da aerobras? (nao! qual entao? )
com relaçao a asa voce a deixa fixa(colada) ou ela é removivel caso seja removivel sera q teria como me mostrar o sistema de fixaçao
outra duvida que sempre tive é possivel algum destes modelos da aerobras ou gillow's usar ailerons? ou isso é dispensavel.

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Mensagempor Marco Antonio » 19 Mar 2009 19:08

Usa uma helice GWS 8X6

Usar aileron vai depender do que vc quer para seu modelo, lembrando que é sempre mais peso e é muito mais peso do que somente o servo... as pessoas se esquecem de fio, linkagem e tudo mais.
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Mensagempor dalua1976 » 19 Mar 2009 22:26

Marcão, Boa noite!!!
Qual o site que você usa para hospedar suas fotos, eu estou usando o imageshackus, mas embarquei hoje e na rede Petrobras ele é bloqueado, ai não vejo nem as minhas fotos!!!

Qual outro kit você indica pra ficar ainda mais leve??
Um abraço, Marcelo

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Mensagempor Marco Antonio » 19 Mar 2009 22:31

Não coloco fotos em mais lugar nenhum..

Mais leve.... a relação é proporcional, o modelo menor precisa de equipamento menor. Se não conseguir fazer esse ficar nos limites permitidos com outro vai ser mais dificil ainda.
É a tecnica e a experiencia que vai fazer você obter um resultado melhor.
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Mensagempor Marco Antonio » 19 Mar 2009 22:34

Vou te dar um exemplo.
O Taylor que tem pendurado na aerobras foi feito por mim faz cerca de 28 anos.

Ele pesa 87g (descontando a poeira) e o taylor com equipamento eletrico pronto pra voar(e com a bateria carregada, com mais peso claro :P ) pesa 86g

A mão fica mais leve com o tempo.
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Mensagempor dalua1976 » 19 Mar 2009 22:40

Marcos, Na eletrônica eu acho que não tenho mais o que baixar!!??
Cortei os fios o mais curto possível, o que posso fazer é conseguir um brushless de 5g!!
Hoje comprei uma balança de precisão e vou refazer o modelo pesando tudo!!

Ou então comprar outro kit da aerobras que tivesse a envergadura aproximada e fosse mais leve!!!

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Mensagempor dalua1976 » 19 Mar 2009 22:41

Até que eu não estou tão ruim assim... o meu ficou com 98 e foi o primeiro!!rsrsrs

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Mensagempor Marco Antonio » 19 Mar 2009 22:48

Não aconselho a fazer isso... o Taylor voa muito bem e se construido da maneira certa enfrenta voos outdoor maravilhosamente bem. O meu voa bem em qualquer lugar e até com vento.

Tem o PT-19 mas ele é critico na montagem e se não for bem feito com o diedro correto tb vai te dar dor de cabeça.


Lá existe a pnata do Piper J3 de 96cm de envergadura.. é uma opção mas vc tem que fazer tudo e com boa madeira.

Tem o colegial o tico-tico e o pardal também, mas todos precisam de eletronica mais leve... sabendo montar pode usr servos de 3,5g mas se não tomar cuidado adeus.

Os outros modelos que tem lá são com fuselagem de madeira o que da mais peso ainda.. fiz um uma vez para VCC.

É pegar e deixar a madeira tão fina como papel, como faço para os micros... mas dai vc tem que usar servos de 1g
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Mensagempor Marco Antonio » 19 Mar 2009 22:56

[quote:7e76fd3440="dalua1976"]Até que eu não estou tão ruim assim... o meu ficou com 98 e foi o primeiro!!rsrsrs[/quote:7e76fd3440]

Só porque vc quer...

A diferença é muito grande para um modelo nessa escala... são quase 12% a mais de peso em uma asa pequena como a dele.

Cada grama que vc ganha é preciosa.
A carga alar do meu é 14,6g/dm2 e o seu é 16,9 leve em conta que a asa foi dada uma pequena concavidade para aumenatr o arrasto e melhorar a sustentação.
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Mensagempor dalua1976 » 19 Mar 2009 23:05

Poxa, o meu deve estar com o CG fora( usei 3,5cm a partir do b. de ataque), pois o peso só está um pouco maior que o do seu e ele voou muito mal!!! Tudo bem que estava ventando um pouco e eu não piloto lá essas coisas, mas tomei uma surra pra fazer um mini voo a um metro do chão... Decola fácil, mas pra manter no ar.....
Acho que vou mesmo comprar outro kit do Taylor, e montar com a concavidade na asa e mais levinho!!!

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Mensagempor Marco Antonio » 19 Mar 2009 23:16

[quote:3a00a85f48="dalua1976"]Poxa, o meu deve estar com o CG fora( usei 3,5cm a partir do b. de ataque), pois o peso só está um pouco maior que o do seu e ele voou muito mal!!! Tudo bem que estava ventando um pouco e eu não piloto lá essas coisas, mas tomei uma surra pra fazer um mini voo a um metro do chão... Decola fácil, mas pra manter no ar.....
Acho que vou mesmo comprar outro kit do Taylor, e montar com a concavidade na asa e mais levinho!!![/quote:3a00a85f48]

O CG tem que ficar em 3,1cm com o nariz a 15° pra baixo. senão fica incontrolavel.

De uma olhada no video dele voando e veja como voa tranquilo.
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Mensagempor dalua1976 » 19 Mar 2009 23:22

Eu ví, eu ví!!! Voa lindo!!!!!

Então o Xis da questão é o CG, o peso na verdade só vai deixá-lo mais veloz, mas isso a gente tira de letra se o vôo for estável!!!!
Pronto, quando eu desembarcar monto outra vez pra ficar mais leve e reposiciono o CG, se ainda assim não der certo passo em Sampa pra você dar um diagnóstico!!rsrsrs

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Mensagempor dalua1976 » 19 Mar 2009 23:23

Vou dormir, pego no trampo 5 da matina!! Depois prosamos mais!!
Um abração!!!

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Mensagempor cado » 10 Abr 2009 00:08

fikou muito legal!!!

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Mensagempor ernestoaug » 25 Jun 2009 20:15

oi Marco Antonio, em primeiro, ficou demais o teu aero.gostaria de saber se tem algum site onde posso achar esse tipo de redução que vc usou, estou prcisando de reduçao e pinhao. obrigado e mais uma x parabens


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