Blade mCX mal humorado

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
falbuquerque
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Dom Mar 13, 2011 3:53 pm
Localização: MACAÉ, RJ

Blade mCX mal humorado

Mensagem por falbuquerque »

Pessoal, este é o meu primeiro post neste site. Gostaria de parabenizar o fórum como um todo pois aprendi muita coisa aqui neste meu breve tempo como entusiasta de helimodelismo (não me considero nem de perto piloto pois estou no hobby há apenas 3 meses!).

Tenho um Blade mCX que desde que chegou nunca voou direito. Os vídeos do mCX na internet mostram que ele faz um hover sem muito esforço, porém o meu nunca se comportou foi assim.

Depois de alguns dias com ele, percebi que a engrenagem do rotor principal estava empenada e trepidava muito com o motor ligado. Fiz a troca, a trepidação melhorou um pouco mas o mCX ainda continuava trepidando e com o efeito TBE.

Desmontei e remontei, não encontrei nada frouxo ou quebrado. Fiz ajuste nos braços dos servos (a swashplate não estava nivelada) e ainda assim ele continua com uma vibração muito forte que pode ser percebida no canopy e no tail fin. O efeito TBE não foi completamente eliminado apesar da trimagem no controle e a física (devido aos ajustes nos braços dos servos).

Quando dou o comando de cíclico para trás, ele voa um pouco "de ré" até certo ponto e depois simplesmente pára.

Alguém poderia me ajudar?

Um abraço,
Fernando
Blade mCX
Blade mSR ( apenas 1 voo "oficial")
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Nessa sua foto tem um Msr e o outro parece um Mcp X, é esse?

Se for Coaxial(2 rotores) a tendência é de se auto-estabilizar, então é isso mesmo(no caso da "ré")

As blades estão balanceadas? Isso pode ajudar para a vibração, assim como o eixo principal pode estar empenado...
Avatar do usuário
falbuquerque
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Dom Mar 13, 2011 3:53 pm
Localização: MACAÉ, RJ

Mensagem por falbuquerque »

E aí rafakrav?

A foto realmente é de um mSR e de um mCPx. Mas estes aí não são os meus meninos, eu vou fazer um update com as fotos da minha pequena esquadrilha.

Como faço para balancear as blades neste modelo tão pequeno? Eu vi que modelos maiores como o T-Rex tem uma ferramente para balancear mas ainda não vi nada para coaxiais.

Abraço,
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Ah, certo...

Achei que fossem seus helis, e se fossem, o McpX é com passo coletivo e as blades tem que ser balanceadas, no coax não precisa... Mas veja se não empenou o eixo
Avatar do usuário
falbuquerque
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Dom Mar 13, 2011 3:53 pm
Localização: MACAÉ, RJ

Mensagem por falbuquerque »

[quote:87c90dbe93="rafakrav"]Ah, certo...

Achei que fossem seus helis, e se fossem, o McpX é com passo coletivo e as blades tem que ser balanceadas, no coax não precisa... Mas veja se não empenou o eixo[/quote:87c90dbe93]

Eu já examinei os eixos mas não existem sinais de empeno até porque eles se encaixam perfeitamente nas engrenagens dos motores.

O fato de eu estar usando o controle original do mCX pode ser um fator contribuinte?

Com relação ao McpX ele está no meu wishlist para os próximos meses. Quero me acostumar com o mSR, depois ir para o 120 SR e aí assim o Mcpx...(claro que tudo permeado por muito tempo de simulador!).

Um abraço,
Blade mCX
Blade mSR ( apenas 1 voo "oficial")
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Tenho um tio que vai para la semana que vem... ou ele vai me trazer um Msr ou um Mcpx, to "escolhendo" ainda :D

Mas de qualquer forma... não sei não cara, para mim teria que ser eixo empenado(mas como não tenho tanta experiência nesses modelos, não sei te dizer ao certo...)

Desculpa se não pude ajudar :(
Avatar do usuário
falbuquerque
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Dom Mar 13, 2011 3:53 pm
Localização: MACAÉ, RJ

Mensagem por falbuquerque »

[quote:9c8c3d1fb4="rafakrav"]Tenho um tio que vai para la semana que vem... ou ele vai me trazer um Msr ou um Mcpx, to "escolhendo" ainda :D

Mas de qualquer forma... não sei não cara, para mim teria que ser eixo empenado(mas como não tenho tanta experiência nesses modelos, não sei te dizer ao certo...)

Desculpa se não pude ajudar :([/quote:9c8c3d1fb4]

Que isso rafakrav!...a troca de idéias por si só já é uma grande ajuda. Vou fazer a troca do eixo independentemente da aparente funcionalidade correta.

Com relação à sua dúvida entre o mSR e o mCPx, eu (se já tivesse experiência alguma experiência com Passo Coletivo), iria direto para o mCPx pois este tem aprimoramentos feitos a partir do mSR. Como estou na fase de transição de um CX para o FP...acredito que o mSR será um bom "professor" no meu processo de aprendizagem. Ainda tenho o 120 SR pela frente por conta de ter um porte maior.

Obrigado e um abraço,
Blade mCX
Blade mSR ( apenas 1 voo "oficial")
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Certo...no mais, pode contar com a ajuda :D
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Cara, eu tenho um mSR e dá uma grande ajuda no apreendizado. Aliás, tem coisas que só faço no mSR e nem no Belt quanto menos no T-Rex 600N eu consigo! ehehhehehe

A vibração excessiva pode ser:
- Desbalanceamento das pás;
- Pega pás muito apertado;
- Eixo empenado;

Entenda como desbalanceamento de pás inclusive do rotor de cauda.

Um método bem simples de balancear é pesar cada uma das pás. Eu tenho uma balança de precisão, com 0,1g de precisão. Ajuda muito, e custa uma merreca perto do balanceador de hélices.

Balança: R$ 30,00 na 25 em Sampa;
A balancinha de pás, paguei R$ 90,00 e vez ou outra ajuda.

Depois de pesar as pás, acrescente fita adesiva, durex, na pá mais leve. Pronto. Deve melhorar.

Eixo principal.

Retire o eixo e faça-o rolar por uma superfície lisa, tipo a pia da cozinha. Quando for rolar, observe se todo o comprimento dele toca a pia igualmente. Se ficar indo e vindo, como se fosse um "S" rodando, pode jogar o eixo no lixo. Não tem jeito. Heli é delicado mesmo. Meu Belt veio empenado de fábrica! ehehhehe

Qualquer dúvida, só chamar.

Abraços.
Responder