Amigos,
tenho um micro de 4 canais, um ótimo helicoptero, tive um probleminha com ele.
Um dos servos que controla a "bailarina" que faz o movimento pra frente e pra traz, ele parou de funcionar, e logo em seguida o helicoptero apagou a luz e não deu mais sinal de vida!
Já aconteceu com alguem aqui do forum?
Me ajudem ficarei muito grato!
ps: esse mesmo helicoptero é vendido tbm como "nine eagles"
PROTO CX 2.4GHz - Micro Helicóptero - Revell
- Cezarmacedo
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"Roubar uma ideia é plagio, roubar varias é pesquisa!"
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- Cezarmacedo
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[quote:f8c5cb2d4a="DaltonRocha"]Este problema já aconteceu comigo.
Queimou um canal do receptor e ficava puxando para um lado.
Não tem jeito é comprar outro receptor que em minha opinião não vale a pena, 60% de um heli novo.
Comprei outro completo na fabmodelismo e estou utilizando o queimado como peças para reposição.[/quote:f8c5cb2d4a]
Ontem fiz uma re-solda nos contatos, ai ele voltou a acender....
mas! o servo que faz o comando pra frente e pra tras, tah enganchando....
vou tentar lubrificar com óleo "veril" (aquele bem fininho que lubrifica instrumentos)
Brigadão!!!
resultados eu posto acki!
Queimou um canal do receptor e ficava puxando para um lado.
Não tem jeito é comprar outro receptor que em minha opinião não vale a pena, 60% de um heli novo.
Comprei outro completo na fabmodelismo e estou utilizando o queimado como peças para reposição.[/quote:f8c5cb2d4a]
Ontem fiz uma re-solda nos contatos, ai ele voltou a acender....
mas! o servo que faz o comando pra frente e pra tras, tah enganchando....
vou tentar lubrificar com óleo "veril" (aquele bem fininho que lubrifica instrumentos)
Brigadão!!!
resultados eu posto acki!
"Roubar uma ideia é plagio, roubar varias é pesquisa!"
- Cezarmacedo
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[quote:4e7e70c0fa="RODMORO"]Cezar,
Nesse caso, acho que lubrificar não vai adiantar não... O ideal é você trocar as engrenagens do servo (que provavelmente devem estar quebradas) ou substituir o proprio servo.
Abs.
Rodrigo Moro.[/quote:4e7e70c0fa]`
É verdade,
tentei acki e não deu certo, então até resolver desconectei o servo, e fico sem controle nas laterais.
daá pra controlar ainda!!!
Nesse caso, acho que lubrificar não vai adiantar não... O ideal é você trocar as engrenagens do servo (que provavelmente devem estar quebradas) ou substituir o proprio servo.
Abs.
Rodrigo Moro.[/quote:4e7e70c0fa]`
É verdade,
tentei acki e não deu certo, então até resolver desconectei o servo, e fico sem controle nas laterais.
daá pra controlar ainda!!!
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Oi, sou novo aqui no forum e no helimodelismo mais ainda, mas olha só, eu tenho um proto cx, e esse eu tenho faz tempo e so consegui fazer ele voar recentemente (problema da peça que fica de frente pro TX) e recentemente eu estou tendo um problema muito semelhante ao seu.
Observe que o servo tem um eixo interno onde é conectada uma engrenagem que, controlada pelo respectivo motor, faz o movimento pra frente e pra trás. Na parte superior, tem uma espécie de anel que ajuda no controle do curso do eixo. No meu caso, eu percebo uma folga nele, quando o heli cai, desloca fisicamente o eixo, e a engrenagem desloca do motor, impedindo o movimento do servo e eu ainda tenho que ficar procurando o anelzinho pelo chão..rsrsrs. Quando isso acontece, o sintoma é que o motor do respectivo servo gira sozinho.
Isso é uma coisa a pesquisar. A outra, e acho provavelmente a mais provável, é que você precisa regular o fim de curso do stick, para que o braço do servo não trave.
O procedimento é bem simples, mas exige bastante observação do movimento dos servos, que é o modo Sub-trim do proto CX. Isso vai servir para você ajustaro fim de curso do servo em relação ao stick e de quebra, você pode fazer uma trimagem e o resultado ser gravado como o centro no TX, permitndo mais regulagens depois.
Pra fazer o procedimento, dá uma lida aqui, está em inglês mas ver o heli voando zerinho de novo deve valer o esforço pra traduzir http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1378250
Outro ponto a checar é que se o modo subtrim não estiver dando resultado, como eu tive por aqui, porque para estabilizar o heli o trim acabava por travar o servo, você deve tirar com cuidado o link do braço do servo na bailarina e soltar ou apertar (dependendo da direção que estiver travando), de uma a duas voltas (precisam ser completas, o link tem posição certa para encaixar). Depois, ajusta fino no subtrim.
Espero ter te ajudado,
Observe que o servo tem um eixo interno onde é conectada uma engrenagem que, controlada pelo respectivo motor, faz o movimento pra frente e pra trás. Na parte superior, tem uma espécie de anel que ajuda no controle do curso do eixo. No meu caso, eu percebo uma folga nele, quando o heli cai, desloca fisicamente o eixo, e a engrenagem desloca do motor, impedindo o movimento do servo e eu ainda tenho que ficar procurando o anelzinho pelo chão..rsrsrs. Quando isso acontece, o sintoma é que o motor do respectivo servo gira sozinho.
Isso é uma coisa a pesquisar. A outra, e acho provavelmente a mais provável, é que você precisa regular o fim de curso do stick, para que o braço do servo não trave.
O procedimento é bem simples, mas exige bastante observação do movimento dos servos, que é o modo Sub-trim do proto CX. Isso vai servir para você ajustaro fim de curso do servo em relação ao stick e de quebra, você pode fazer uma trimagem e o resultado ser gravado como o centro no TX, permitndo mais regulagens depois.
Pra fazer o procedimento, dá uma lida aqui, está em inglês mas ver o heli voando zerinho de novo deve valer o esforço pra traduzir http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1378250
Outro ponto a checar é que se o modo subtrim não estiver dando resultado, como eu tive por aqui, porque para estabilizar o heli o trim acabava por travar o servo, você deve tirar com cuidado o link do braço do servo na bailarina e soltar ou apertar (dependendo da direção que estiver travando), de uma a duas voltas (precisam ser completas, o link tem posição certa para encaixar). Depois, ajusta fino no subtrim.
Espero ter te ajudado,
Felipe Armel