Dúvida em relação ao motor

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: PÓS-LENHA - Como consertar e regular o seu heli lenhado

Mensagem por Flavio LHP »

Opa... sou novato no hobby.. to fazendo meus primeiros voos... alguem pode me ajudar?!?
Regulei meu heli tudo diretinho.. ja voei com eles algumas vezes.. tudo certinho... porem fiz uma burrada de ligar o heli com a alavanca de aceleracao levantada.. a helice bateu num negocio que estava do meu lado e logo saiu um cheiro de queimado do motor.. mas ele continua funcionando.. a questão é que fui voar agora e percebi que ele nao tem força para sair do chao... oque será que aconteceu? Que testes é possivel fazer apra saber se alguma fase do motor queimou? Ou será que é só regulagem?

Aguardo ajuda de alguem mais experiente ai..

Obrigado e abraços..

Flavio.
Avatar do usuário
vovôfly
membro
Mensagens: 373
Registrado em: Sáb Ago 07, 2010 12:01 pm
Localização: Santos S.P

Mensagem por vovôfly »

Amigão,em 1° lugar a AJUDA é ESPONTÂNEA,não adianta pressionar para obter RESPOSTA. 2° lugar,se até o momento não houve RESPOSTA,é PQ não sabem,e se não Sabem,não vão responder de forma ERRADA,entendeu?
BOm,vc comentou o problema,mas o principal vc não falou!!!
Qual tipo de HELI?
É coaxial,flybar etc.....?
Tem motor de cauda?
O motor é brushless?
Qual ESC?
Quantos canais etc..... Mediante algumas respostas ,TALVEZ eu e os colegas possamos te ajudar...ABÇ....
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

Opa... grande, desculpa pela pressao.. hahaha.. é q foi a primeira vez que fiz uma pergunta aqui e achei q tinha algo errado! hehe.. entao.. meu heli é um Titan 450 6 canais com motor brushless 3550 e esc de 30A (clone doTrex450 ou Hk450)..

Valeu a atencao e a preocupacao..

Flavio
Avatar do usuário
vovôfly
membro
Mensagens: 373
Registrado em: Sáb Ago 07, 2010 12:01 pm
Localização: Santos S.P

Mensagem por vovôfly »

Fala Flavio; Não ter força p/ sair do solo,implica em MOTOR,ESC e regulagem de BLADES.
MOTOR:acho pouco provável sua queima,uma vez que vc relatou,que só deu uma batida em ALGO,e depois funcionou...
ESC: Grande possibilidades,pois ele tem capacidade de alimentar o motor,e quando o mesmo fica PRESO,aumenta e muito sua AMP,queimando-o.
BLADES/Hélices,precisa verificar se não hà necessidade de usar o pitch gauge novamente,pois se vc ,como relatado,bateu,encostou,etc....,com certeza terá que regula-la,com curvas de passo, de 7/11- à 7/11+ (dependendo do vôo)idel/up-normal.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

Valeu mais um vez vovô... tenho um motor novo brushless de 4200 e tenho também um esc novo de 30A. Vou substituir um de cada vez para ver se é algum deles. Verifiquei com o pitch gauge as regulagens e está tudo ok. Vc sabe me tirar uma duvida, se eu colcoar esse motor brushless mais forte de 4200 (antes era 3550) eu vou precisar mexer na curva de aceleracao ou algo desse tipo? pode ser que ele fique mt agressivo nao? seria só mexer na curva de aceleracao ou tem algum lugar mais pra mexer?

Obrigado.

Flavio.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

Quando a helice bateu numa sacola que tava do meu lado, a helice ficou travada com o motor ligado por um segundo mais ou menos, até eu abaixar a alavanca...
Avatar do usuário
carlitovargas
membro
Mensagens: 398
Registrado em: Dom Dez 25, 2011 4:23 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem por carlitovargas »

[quote:173cd94317="Flavio LHP"]Quando a helice bateu numa sacola que tava do meu lado, a helice ficou travada com o motor ligado por um segundo mais ou menos, até eu abaixar a alavanca...[/quote:173cd94317]

Aconteceu isso comigo também, o meu caiu sobre um arbusto e sem querer quando fui resgatar ele dei o comando de aceleração por 2 ou 3 segundos e se enrolou todo. Depois disso ele funcionou mas nao saia subia mais de 10 cm do chão. O motorzinho do meu é escovado (solo pro). Fiz troca e foi pro ar.
Avatar do usuário
vovôfly
membro
Mensagens: 373
Registrado em: Sáb Ago 07, 2010 12:01 pm
Localização: Santos S.P

Mensagem por vovôfly »

[quote:48df36508a="Flavio LHP"]Valeu mais um vez vovô... tenho um motor novo brushless de 4200 e tenho também um esc novo de 30A. Vou substituir um de cada vez para ver se é algum deles. Verifiquei com o pitch gauge as regulagens e está tudo ok. Vc sabe me tirar uma duvida, se eu colcoar esse motor brushless mais forte de 4200 (antes era 3550) eu vou precisar mexer na curva de aceleracao ou algo desse tipo? pode ser que ele fique mt agressivo nao? seria só mexer na curva de aceleracao ou tem algum lugar mais pra mexer?

Obrigado.

Flavio.[/quote:48df36508a]

Acredito que com a troca do motor,haverá nova RPM,e com isso,nova Mah,portanto deverá colocar um ESC,que atenda essa demanda.No caso da CURVA,não,se estiver voando no modo NORMAL, e sim,se tiver em IDLE...
Voando e aprendendo......Hunter,Walkera 180Q ,Belt V2 e planando no mar (BIXLER)
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

É isso ai rapaziada, comprei os conectores pra colocar no meu motor de 4200 e logo vai chegar... vou fazer os testes e posto o relato pra vcs terem conhecimento. Agradeço a atencao. Abraços e bons voos. Flavio.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

E ae galera de plantão.. só completando aqui, fiz uns voos com meu heli hoje só regulando e graças a Deus o motor está perfeito... era mesmo regulagem.. fiz as regulagem com o iddle ligado conforme recomendação aqui do site mesmo... e deu tudo certo... só falta acertar o gyro mais um pouco, mas o heli voou direitinho e com força..

A propósito vou amanha de manha no Centro de Exposicoes imigrantes... ver se terá alguem por lá pra trocar umas ideias... quem quiser aparecer por la...

Abraços a todos e boa Páscoa.
Flavio
Responder