Alinhamento das hélices do belt cp v2

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Alinhamento das hélices do belt cp v2

Mensagem por alsoares »

Olá, amigos, posto uma foto do meu Belt cp v2 de perfil, com bateria conectada, para que me dêem uma orientação. Peço que sejam pacientes comigo, pois sou iniciante e tenho avançado com bastante cautela pra evitar maiores problemas além do que eu já causei para o heli, por querer ir além do que podia como iniciante.

Esse meu heli vai sofrer alguns reparos, vou trocar a main gear e o eixo principal, deu lenha enquanto fazia meu primeiro treino. Já adquiri as ferramentas apropriadas e estou preparando uma bancada só pra mexer no bicho, com toda calma.

Mas só agora percebi uma coisa, e postei a foto de perfil abaixo pra que me orientem. Mesmo com o heli ligado, as hélices não ficam alinhadas, percebi que elas ficam abaixadas, isso é assim mesmo? Penso que quando liguei o belt pela primeira vez elas não estavam assim, mas posso não ter observado direito. Como as hélices são articuladas, imagino que quando elas estão girando elas se alinham, ou estou enganado e há algum problema?

http://imageshack.us/photo/my-images/856/belto.jpg


A propósito, usei o pitch gauge e vi que as hélices estão alinhadas com o flybar, e o pitch varia de -10 a 7 graus quando ativo o idle up, embora o manual fale em -7 a 7.

Obrigado, e... paciência com o novato, ok? :)
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

O eixo transversal está empenado.
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

Foi o que descobri agora em uma breve pesquisa na net, putz... É o tal do feathering shaft, nossa senhora que helizinho vagaba... foi só uma raspada de hélice no chão.

Só não dá pra aceitar ver umpar de um eixozinho desse custar 30 reais aqui no Brasil quando lá fora fica por menos de 6 dolares.
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

Esse eixo aí embaixo, alguém confirma se realmente é mais resistente que o original do belt cp v2?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-230867250-ek1-0404-feathering-shaft-eixo-transversal-para-belt-cp-v2-_JM
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

[quote:e8b47699f2="alsoares"]Foi o que descobri agora em uma breve pesquisa na net, putz... É o tal do feathering shaft, nossa senhora que helizinho vagaba... foi só uma raspada de hélice no chão.

Só não dá pra aceitar ver umpar de um eixozinho desse custar 30 reais aqui no Brasil quando lá fora fica por menos de 6 dolares.[/quote:e8b47699f2]

O helicóptero pode até ser "vagaba" mas não é por isso não, um helicóptero desse tamanho não foi feito para cair, ele não perdoa erros. Se você raspar as hélices de um align trex 450 pode entortar o eixo transversal e outras partes também, não é exclusividade do belt.

Olha o lado bom, empenou apenas o eixo transversal, que é uma das peças mais baratas, esse tipo de peça é feita para se deformar após um choque mesmo, isso evita que outras partes sofram maior impacto.
Avatar do usuário
radicalrj
membro
Mensagens: 371
Registrado em: Dom Nov 15, 2009 6:21 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por radicalrj »

[quote:fc0bc6464b="alsoares"]Foi o que descobri agora em uma breve pesquisa na net, putz... É o tal do feathering shaft, nossa senhora que helizinho vagaba... foi só uma raspada de hélice no chão.

Só não dá pra aceitar ver umpar de um eixozinho desse custar 30 reais aqui no Brasil quando lá fora fica por menos de 6 dolares.[/quote:fc0bc6464b]

Eu fiquei muito tempo com um Belt CP V2...

Depois eu parti pro copterx... Mas qualquer heli, inclusive os da classe 250 acontece isso...

E ainda digo mais... Se quebrar a pá, vai ser o eixo principal e talvez a engrenagem que irao embora =P
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

Eu tenho um Titan 450 e o eixo transversal entortou tb... AS peças sa muito sensiveis.. ainda mas essas que sao praticamente o balanceamento do heli (eixo principal e transversal).. qq uma delas um pouco tortas que seja, já dá diferenca no voo, ele já vibra muito...

Boa sorte.

Flavio.
Avatar do usuário
radicalrj
membro
Mensagens: 371
Registrado em: Dom Nov 15, 2009 6:21 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por radicalrj »

[quote:668aaeb825="Flavio LHP"]Eu tenho um Titan 450 e o eixo transversal entortou tb... AS peças sa muito sensiveis.. ainda mas essas que sao praticamente o balanceamento do heli (eixo principal e transversal).. qq uma delas um pouco tortas que seja, já dá diferenca no voo, ele já vibra muito...

Boa sorte.

Flavio.[/quote:668aaeb825]

Uma coisa que quase ninguem olha e quando fui desmontar o heli pra lubrificar as coisas, eu descobri...

O eixo que segura as pás da cauda estava muito muito empenada... por isso minha cauda balançava horrores...

quase ninguem observa isso tambem...
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Vale também dar uma boa olhada nos rolamentos do eixo principal (main-shaft), pois, dependedno do impacto da pancada eles vão pro saco também. Os rolamentos do rotor de cauda também, principalmente os que ficam nos pega-pás!!! São muito pequenos e super sensíveis a impactos!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

Então, tô mais conformado, até porque concordo com o fato de que é melhor que entorte, mesmo. Isso deve amortecer o impacto nas demais peças que possam ser até mais caras.
O eixo transversal, o eixo principal e a engrenagem principal parecem ser os que mais sofrem, além das hélices que levam logo a primeira pancada. Mas são itens relativamente baratos, pelo menos lá fora.

E se for pra olhar o lado positivo da coisa, tô aprendendo pra caramba, eh, eh.
Otimismo, isso é importante, assim como paciência. Quem manda começar logo com um belt cp v2 depois de brincar com heli da candide, né isso? rsrsrs. Tô até pensando em consertar o bichinho, deixar na estante e comprar um passo fixo menor e mais estável, já tô cansando de treinar no simulador.

O eixo transversal, onde posso encontrar no Brasil a um bom preço?
Sei que tem na hobbycontrol, mas 30 pratas por dois eixos e ainda mais frete por cima, dá tristeza de ver lá fora por menos de 6 dólares o par.

Abração a todos
André Soares
Maceió AL
Responder