Timing - como funciona?

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Lívio Cardoso
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Timing - como funciona?

Mensagempor Lívio Cardoso » 10 Jul 2012 10:24

Quanto ao timing, como funciona essa opção? Tenho essa dúvida e qual seria a melhor opção para programar no esc? O motor é um Align/Trex 450. O que isso influencia no rendimento do motor?

Timing:
0° - 3,75° - 7,5° - 11,25° - 15,0° - 18,75° - 22,5° - 26,25°

O meu motor Align é o RCM-BL 450M 3500 KV, mas não tem nada sobre isso. Já o motor Align mais novo já tem:



http://www.espritmodel.com/hml45m01---align-rcm-bl450mx-motor-3400kv.aspx
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ftomazi
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Mensagempor ftomazi » 10 Jul 2012 10:44

tb não encontro muito na literatura sobre, o mais recomendado é usar o angule de entrada do motor especificado pelo fabricante, mas o detalhe q muitos fabricantes não especificam isso... sei q a scorpion informa tudo, mas align algumas coisas e turnigy nao encontrei nada sobre os motores...

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ftomazi
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Mensagempor ftomazi » 10 Jul 2012 10:50

eheheh ja houviu falar em ajustar o ponto em motor de carro (quando não tinham ignição eletronica) parece q é algo parecido, informação tirada de alguns foruns gringos.

se eu tivesse um pouco mais de tempo...

colocaria uma helice (de avião mesmo somente para dar carga no motor) e ligaria o motor com um amperimetro, configuraria o timming ligava tudo e faria medições,
de RPM, e de Amperagem de consumo.

Asim poderia fazer um grafico de desempenho x consumo do motor, para cada (timming)

alsoares
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Mensagempor alsoares » 10 Jul 2012 13:36

Curioso que sou andei pesquisando em alguns foruns gringos, e o que li basicamente referia-se à sincronização do ESC com o motor, dependendo do nr de polos que o motor brushless outrunner tem. Quanto mais polos, maior o timing. O que recomendam é começar configurando com um timing baixo, e ir aumentando, e que percebe-se quando o timing já não é bom quando o motor começa a "escorregar", ou seja, ao se acelerar ele fica dando umas brecadas com um barulho estranho, aí é diminuir o timing para um modo mais lento.

Quanto maior o timing, mais consumo de bateria. Interessante que eu não sabia que o ESC recebe um retorno do motor, algo que ajuda na sincronização entre eles... pelo menos foi o que entendi lendo no forum gringo.

BlackSh33p
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Mensagempor BlackSh33p » 10 Jul 2012 13:38

É o ponto do motor, mesmo.

Em automodelos usamos muito isso, mas de forma mais agressiva:
Adianta o ponto do motor até esses 26.º, a medida que se avança do 0 ao 26, diminui gradativamente o torque e aumenta o Giro, consequentemente a temperatura do conjunto (esc x motor).
Nos autos, que usamos motores Sensored, é possível chegar aos 64º de avanço eletrônico no esc + uns 20 mecanicamente no motor, para ter uma idéia, um motor 10.5 (automodelo) tem +/- 3800kv e atinge com 2S 28 mil RPM, usando toda capacidade de avanço do timming, chega aos 60 mil rpm.
Para ter uma idéia, esse mesmo motor com um esc antigo, ou com avanço máximo de 26º, anda com um relação final em torno de 6:01, atinge algo perto de 80km/h, nessa configuração de avanço de timming (64º), por perder torque e aumentar muito o giro, a relação final encurta de 6:01 para +/- 8:50, porém de final chega aos 95km/h. A diferença é que neste caso citado, o avanço não é instantâneo, o timming vai aumentando conforme sobe o RPM, programa-se isso no ESC.
Só para ter ideia de como funciona o Timming, pelo menos nesse quesito os Helis são mais simples, motor sensorless e poucas opções no esc.

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Marco Antonio
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Mensagempor Marco Antonio » 10 Jul 2012 13:47

[quote:bcfc68d54f="alsoares"] Interessante que eu não sabia que o ESC recebe um retorno do motor, algo que ajuda na sincronização entre eles... pelo menos foi o que entendi lendo no forum gringo.[/quote:bcfc68d54f]

Não ajuda... É esse retorno que faz o sincronismo, sem ele não existe. Portanto ele não "ajuda", ele realiza.
O nome "sensorless" vem dai. Essa técnica foi criada por um americano e nossos motores só se tornaram possíveis depois disso. Antes, e ainda hoje, sistemas mais simples sao usados sensores hall.
O "timing" ajusta o ponto onde cada bobina é ligada e desligada em relação a posição do ima... E seu campo.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

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Lívio Cardoso
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Mensagempor Lívio Cardoso » 10 Jul 2012 14:25

Achei um vídeo comparando os dois esc's. Align 35A e o Hobbywing Platinum 40A...
Essa sensação de maior giro, realmente acontece, embora eu não tenha habilitado o governador dêle, pelo menos ainda, pois é preciso entrar no programa, jogar o número de dentes do pinhão e da main-gear pra fazer isso, além de escolher entre 3 opções!!! Vejam aí!!!


[yt]4Q985UP0aGg[/yt]
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Mensagempor Lívio Cardoso » 10 Jul 2012 15:03

A minha preocupação com o timing é porque, ao iniciar rotação, sinto que há um ligeiro patinado ou escorregado, se é que a palavra é essa. Não sei se isso estaria relacionado com o timing ou mesmo com a frequência de chaveamento. O timing sugerido pelo fabricante do esc é 15°, ou seja, exatamente no meio (midlle - 0° - 3,75° - 7,5° - 11,25° - 15,0° - 18,75° - 22,5° - 26,25°), que pode ser alterado de acordo com a necessidade, e a frequência de chaveamento 12khz (tenho opção - 8khz e 12khz). Tem um pulso inicial, aí dá um ligeiro patinado (escorregado - engasgado, sei lá) e entra em rotação normal. Aí a rotação sobe normalmente, sem solavancos, bem linear.
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Mensagempor Lívio Cardoso » 10 Jul 2012 16:11

Vídeo do Program box do esc:

[yt]ql3fsjrls7Q&feature=related[/yt]
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BlackSh33p
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Mensagempor BlackSh33p » 10 Jul 2012 18:26

[quote:aaa769c839="Lívio Cardoso"]Achei um vídeo comparando os dois esc's. Align 35A e o Hobbywing Platinum 40A...
Essa sensação de maior giro, realmente acontece, [b:aaa769c839]embora eu não tenha habilitado o governador[/b:aaa769c839] dêle, pelo menos ainda, pois é preciso entrar no programa, jogar o número de dentes do pinhão e da main-gear pra fazer isso, além de escolher entre 3 opções!!![/quote:aaa769c839]
Ainda não entendi a função do Governador no Eletrico, uso desabilitado por ter lido sobre a configuração desse modo. Qual vantagem, ou melhor, o que faz o "governador"?
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Mensagempor claudio0110 » 10 Jul 2012 18:36

[quote:a7de72b6f9="BlackSh33p"]
Ainda não entendi a função do Governador no Eletrico, uso desabilitado por ter lido sobre a configuração desse modo. Qual vantagem, ou melhor, o que faz o "governador"?[/quote:a7de72b6f9]
Caro amigo, a função governador mantém uma rpm constante, fazendo assim com que o modelo não "desperdice" potência, e com isso você terá um vôo mais linear e econômico.
Abraços.
É tão difícil entender a diferença entre um helicóptero e um avião???

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Lívio Cardoso
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Mensagempor Lívio Cardoso » 10 Jul 2012 19:08

Agora à tarde, voei 06 baterias no T-rex 450. Alternei o timing entre o 11,25º - 15,0º
e 18,75º e, sinceramente, não vi diferença alguma no vôo ou mesmo uma alteração que fosse, realmente, significativa. Sendo assim, deixei em 15,0°, como recomendado pelo fabricante do esc!!! Nada como aumento de temperatura ou alguma falha no funcionamento do motor!!!
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Mensagempor ftomazi » 11 Jul 2012 10:23

Livio, depois de seus voos, a carga colocada na bateria era a mesma para todas configs do timming? esse ajuste é um ajuste fino que pouco deve saltar os olhos...

erosx
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heli 450

Mensagempor erosx » 16 Ago 2012 12:43

ola
sou novo no forum e nao sei se realmente aqui que pergunto
comprei um heli 450
que veio montado
porem ele nao aciona o motor
ele aciona os sevos quando acelro no controle
alçguem pode me ajudar

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Re: heli 450

Mensagempor Flavio LHP » 16 Ago 2012 18:02

[quote:d144e73313="erosx"]ola
sou novo no forum e nao sei se realmente aqui que pergunto
comprei um heli 450
que veio montado
porem ele nao aciona o motor
ele aciona os sevos quando acelro no controle
alçguem pode me ajudar[/quote:d144e73313]

CUIDADO!!! Vc ja voou heli alguma vez? sabe como funciona? se mexer em algo que nao sabe seu heli vai sair voando pra cima e a lenha (queda) é inevitavel....

primeira coisa... tire todas as pás do seu heli e mesmo assim.. tome cuidado!!! depois leia varios topicos aqui no forum para iniciantes... vc vai comecar a entender um helicóptero de 6 canais...

aqui tem varios topicos.. veja qual assunto te interessa e faça as perguntas no proprio forum...

e boa sorte....
Trex 550 DFC Kbar / Tarot 450 FB escala Policia Federal / Tarot 450 DFC Kbar / HCP100S / Spektrum DX6 black / Phoenix 5.5 e RF7.5
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rafakrav
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Re: heli 450

Mensagempor rafakrav » 16 Ago 2012 18:12

[quote:c2f86ab8da="Flavio LHP"][quote:c2f86ab8da="erosx"]ola
sou novo no forum e nao sei se realmente aqui que pergunto
comprei um heli 450
que veio montado
porem ele nao aciona o motor
ele aciona os sevos quando acelro no controle
alçguem pode me ajudar[/quote:c2f86ab8da]

CUIDADO!!! Vc ja voou heli alguma vez? sabe como funciona? se mexer em algo que nao sabe seu heli vai sair voando pra cima e a lenha (queda) é inevitavel....

primeira coisa... tire todas as pás do seu heli e mesmo assim.. tome cuidado!!! depois leia varios topicos aqui no forum para iniciantes... vc vai comecar a entender um helicóptero de 6 canais...

aqui tem varios topicos.. veja qual assunto te interessa e faça as perguntas no proprio forum...

e boa sorte....[/quote:c2f86ab8da]


Obs: Se um heli desses acerta alguém "de jeito" mata. Que sirva de estímulo para começar a pesquisar :wink:
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Mensagempor zemike » 16 Ago 2012 18:22

Não querendo dizer que não é perigoso, mas quantos já morreram com um desses helis?? Talvez não seja preciso ser tão radical.........
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Mensagempor rafakrav » 16 Ago 2012 18:24

[quote:3dc52162c6="zemike"]Não querendo dizer que não é perigoso, mas quantos já morreram com um desses helis?? Talvez não seja preciso ser tão radical.........[/quote:3dc52162c6]

Acerte um 450 em idle na garganta de alguém e me diga o que aconteceu... Ou mesmo na cabeça :roll:

Hoje em dia é raro dar acidentes justo pela "precaução", mas sempre tem um engraçadinho que quer "pousar na cabeça" :twisted:
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Mensagempor zemike » 16 Ago 2012 19:29

Quantos casos desses?????
É verdade que é perigoso, mas dizer que mata assim de caras acho demasiado. Andar de carro mata, passar na passadeira para peões mata etc etc etc.
Basta ver o que aconteceu aí no Brasil com o espertinho que foi voar com um 700 nitro no meio do povo...... não morreu ninguém, mas magoou sério. Se procurar no youtube também há alguns vídeos de pessoas magoadas por helis rc, mas mortes..... não conheço caso nenhum.......
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Mensagempor roddrigo » 17 Ago 2012 10:03

Já que desvirtuaram o tópico mesmo... outro dia estava voando aqui no meu quintal e acertei o 450 numa cadeira cujo encosto é de pano (lona) pelos rasgos que fez no encosto eu acho que se fosse o rosto ou pescoço de uma pessoa o acidente podería sim resultar em morte... não é muito provável mas é possível....

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Mensagempor Lívio Cardoso » 17 Ago 2012 10:14

Então já que falou. Tinha um Belt Cp V2, pás de madeira. Um dia, hoverando (?) na garagem, acertei a perna de uma cadeira de marfinite (essas de boteco). Arrancou uma lasca dela, ficou um buraco. Pás de madeira, já pensou se fossem de fibra de carbono? Já imaginou isso na canela?
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Mensagempor Gazo » 17 Ago 2012 10:29

Já que é para relatar... Todos os helis, independente do tamanho, são perigosos.

Eu fui testar o motor do meu 700 nitro quando lenhei. Liguei o motor e não tinha reparado que o mesmo estava com o carburador um pouco aberto, depois da lenha.

Tomei uma passada do paddle do flybar no braço. O roxo ficou lá por quase 1 mês. Minha esposa queria me levar no hospital. Roxo em termos. Ficou é preto!

O que ela não viu, só muito depois, é que o outro paddle passou rasgando minha camisa. E claro, levei um corte na barriga. Ainda bem que estava sem as pás principais. O rotor só parou depois que enrolou quase todo o cabo da partida elétrica. Claro que o cabo perdeu, estourou inteiro. E claro, também, que todos os links da cabeça do rotor foram para o vinagre. Moeu tudo.

Depois deste fato, só tive o trabalho de desmontar o que sobrou, avaliar as peças, uma a uma, e o que sobrou foi direto para o lixo.

Fiz as contas das peças novas, que precisava e adivinha: Quase o valor do heli. Logo, PT.

Sem dó nem piedade.

Depois deste fato, reviso 2x antes de dar a partida. Embassado.

Abraços.

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Mensagempor roddrigo » 17 Ago 2012 10:35

olhem só a grossura da lona da cadeira...cortou até a espuma....

[img:c43b9a88d4]http://i132.photobucket.com/albums/q36/roddrigo2/89260D01-296E-4869-A51E-554CEB145940-1132-000002CB333B4F15.jpg[/img:c43b9a88d4]

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Mensagempor Degrandi » 17 Ago 2012 16:39

Eu sou prova que o 450 corta com facilidade e também confesso que estava errado, estava eu regulando o traking do meu 450, quando esbarrei acidentalmente no controle, o helicóptero todo descontrolado tombou e as pás cortaram a batata da minha perna, levei 5 pontos em um corte e 4 pontos em outro fora escoriações leves. Neste caso eu deveria prender o helicóptero na mesa e usar algum tipo de policarbonato para me proteger caso o eixo horizontal estoure. porem agora aprendi a lição.

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Flavio LHP
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Mensagempor Flavio LHP » 17 Ago 2012 21:42

Caramba.. achei que só eu tinha sido imprudente... eu tava acertando o traking do meu heli a uns 2 meses numa bancada giratoria... o eixo transversal soltou, a helice bateu na minha boca com muita força... cortou tudo por causa do aparelho... ainda bem que bateu na boca.. se tivesse batido no olho teria ficado cego com certeza.. se ela fosse pro outro lado, teria batido na tela da minha tv de 46" de led... ainda acho que sairia barato ja que é bem material... agora checo sempre o eixo transversal... tenho medo até de olhar no alinhamento da helice para ver o traking... jesuisi!!!


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