er9x e tarot ZXY-S - gyro

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.

Moderadores: Paulinho, benites

nsf
membro
Contato:

er9x e tarot ZXY-S - gyro

Mensagempor nsf » 26 Jul 2012 08:23

Boas pessoal. Antes de mais quero apresentar-me. Chamo-me Nuno e sou de Portugal.
Iniciei-me neste hobby há relativamente pouco tempo e estou agora a dar os primeiros passos nos helis.
Comprei recentemente um Tarot 450 pro V2 flybarless e um gyro tarot ZYX-S, mas não estou a conseguir colocar em funcionamento. Ou melhor, funciona, mas o rotor não faz os movimentos que deveria quando insiro um comando no transmissor. Isto é, mexo um dos stick e o movimento do rotor não é o correcto.
Estou a usar um turnigy com o firmware er9x e penso que o problema deve ser estar nas misturas. Só para tirar dúvidas instalei a versão original no rádio e tudo funciona correctamente.
O er9x é excelente, mas a configuração para helis :shock: e como ainda sou novo no hobby e estou agora a começar nos helis, tenho ainda mais dificuldade.
Será que há por aqui alguém que me possa ajudar?

Gazo
membro

Mensagempor Gazo » 26 Jul 2012 08:35

Olha só. Para usar uma unidade FBL, no rádio, deve ser configurado a mixagem da bailarina para servos independentes, mecânicos a 90º, ou, 1 servo para cada função.

Já na unidade FBL, você configura para usar a mixagem de 3 servos a 120º.

Experimente fazer isso.

Depois, todos os ajustes devem ser feitos no FBL, e não no rádio. Ajustes estes tais como limite dos servos, exponenciais, trim, sub trim...

Boa sorte.

nsf
membro
Contato:

Mensagempor nsf » 26 Jul 2012 09:59

Obrigado pela resposta Gazo.
Já experimentei isso tudo e nada.
Acho que o problema está nas misturas que se tem de fazer no er9x

ramonzitoo
membro

Mensagempor ramonzitoo » 26 Jul 2012 10:06

No menu tem a opção Reverse? Da uma olhada e ve se os comandos não estão invertidos .

Willian TG
membro

Mensagempor Willian TG » 26 Jul 2012 11:23

Amigo, primeiro configure o rádio, depois a unidade. Certifique-se de que a ligação do recptor e da unidade está correta. O rádio deve estar a 90° e a unidade a 120º.
No final dessas duas páginas tem os arquivos necessários. O cabo USB é indispensável, sem ele é muito difícil regular. Qualquer coisa responde aí que te ajudo. Veja os vídeos também.

Quando as páginas abrirem va em FILES.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__22772__Hobbyking_ZYX_3_Axis_Flybarless_System_USB_Program_Adapter_.html Arquivos de programa.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__20996__Hobbyking_ZYX_3_Axis_Flybarless_System_.html Manual em português e vídeos em espanhol.

nsf
membro
Contato:

Mensagempor nsf » 26 Jul 2012 13:33

Obrigado pela ajuda pessoal.
Eu sei Willian TG que tenho de ter o cabo. Tenho isso e o programa. Já configurei no rádio a 90º e na unidade está a 120º e mesmo assim nada.
Movo o stick do acelerador e a bailarina (acho que é assim que vocês chamam) inclina para um lado ou para a frente ou para trás, conforme as alterações que vou fazendo, quando deveria subir ou descer de forma paralela. O mesmo acontece com o stick do elevador/aileron. A bailaria deveria efectuar os movimentos do stick. Ao mexer para a esquerda ou direita, deveria inclinar para esses lados e para cima ou para baixo igualmente, mas não é isso que acontece. As ligações estão todas bem feitas, penso eu, pelo menos segui as indicações do manual e do software. Ainda pensei que fosse algum servo invertido, mas já alterei tudo e não consigo de forma alguma. Provavelmente até é algo simples, mas como percebo pouco de helis... O er9x é fabuloso, mas para configurar helicópteros :shock:

peptod
membro

Mensagempor peptod » 26 Jul 2012 13:49

tudo bem nuno, também estou a espera para comprar um tarot fbl,no ZYX ainda não sei, mas no mbx tem uma parte onde o próprio sistema tem várias combinações para o ciclico, então vamos trocando as combinações até os servos funcionarem certos. verifique se vc fez mesmo como disseram acima e selecione um novo modelo no rádio com tudo zerado, e sem mixagens eletrônicas nenhumas, nem d/r e nem expo.tem um colega que sabe bastante de fbl ,mande uma mp para o skyraptor.abraço

Willian TG
membro

Mensagempor Willian TG » 26 Jul 2012 18:32

Realmente pode ser seu rádio que não está com as configurações corretas ou a ligação está errada. O meu está assim (CX 450)

Ligações na unidade ZYX:

1º PIT, ELE, AUX: fio branco liga no Pitch, fio preto liga no Gyro, fio vermelho liga no Elevator. (do receptor)

2° Aileron liga no Aileron (do receptor)

3º Rud liga no Rudder (do receptor)

4° CH3 liga no servo de trás da bailarina

5° CH2 liga no servo da esquerda da bailarina (heli visto de trás pra frente)

6º CH1 liga no servo da direita da bailarina (heli visto de trás pra frente)

7° CH4 liga no servo de cauda.

Vê se está assim e me fala. Se não der certo inverte os servos no programa da unidade ZYX.

Você está conseguindo conectar a unidade no computador? LIgue o TX, ligue a bateria no heli, abra o programa e depois conecte o USB na unidade e mande conectar.

nsf
membro
Contato:

Mensagempor nsf » 26 Jul 2012 19:15

oi Willian. Obrigado pela disponibilidade em ajudar companheiro.
Esclareça só uma coisa. Será possível dizer quais os canais no receptor a que corresponde Pitch e Gyro, só para ter a certeza que tenho a ligação bem feita?
Não tenho qualquer problema em ligar a unidade ao pc e efectuar aí as configurações.
A minha ligação está exactamente como a que colocou.
A única dívida com que fiquei, como disse atrás, foi no Pitch e Gyro.
O fio branco tenho ligado no canal 6, o preto no canal 5 e o vermelho no canal 2 (no receptor)

evandro gomes
membro

Mensagempor evandro gomes » 26 Jul 2012 19:28

Veja se o pith curve está correto, se o reverso dos servos estão corretos, se a ligação dos fios estão corretos.

Willian TG
membro

Mensagempor Willian TG » 26 Jul 2012 19:32

No meu receptor está assim mesmo. Branco no ch 6 , preto no ch 5 e o vermelho no ch 2. Se está ligado assim deve estar correto. Verificou a posição de ligação dos servos na unidade ZYX? Vamos eliminando as possibilidades de erro passo a passo.

nsf
membro
Contato:

Mensagempor nsf » 26 Jul 2012 19:43

Evandro, seria possível explicar melhor, é que como disso ainda estou a começar nos helis.
Willian tenho os servos ligados da forma que indicou, que é a mesma que vem no manual e no programa de configuração da unidade.
Seria possível partilhar a programação que tem no er9x?

Willian TG
membro

Mensagempor Willian TG » 26 Jul 2012 20:08

Não disponho dessa programação. No meu rádio está assim:

Canais:
1: reverso
2: reverso
3: normal
4: reverso
5: reverso
6: normal
7: normal

Valores dos canais a 100

Trim e sub-trim a 0

Ganho do giro 30 e 20

Curva de passo e acelaração linear: 0-25-50-75-100

Na programação da unidade:
CH 01: servo da direita, reverso
CH 02: servo da esquerda, normal
CH 03: servo de trás, normal

Vê se dá certo assim.

Interessante que aqui no forum tem um amigo que está tendo problemas com esse rádio e o ZYX veja:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=135367

nsf
membro
Contato:

Mensagempor nsf » 26 Jul 2012 20:37

Ok, pensei que também estivesse a usar um rádio com o er9x

evandro gomes
membro

Mensagempor evandro gomes » 26 Jul 2012 20:43

[quote:79b8a529ab="nsf"]Evandro, seria possível explicar melhor, é que como disso ainda estou a começar nos helis.
Willian tenho os servos ligados da forma que indicou, que é a mesma que vem no manual e no programa de configuração da unidade.
Seria possível partilhar a programação que tem no er9x?[/quote:79b8a529ab]

Importante: tente por todas as configurações ( reverso, ganho de gyro, trim e outros) no Tarot e apenas o indispensável no rádio ( ex. se teve que por reverso no servo de calda mas no stick fica diferente)
Possibilidades

As bailarinas sobem e descem de acordo com a configuração do pith curve. Se tiver por exemplo 0-25-50-25-0 as pás vão subir e descer no mesmo movimento de baixo pra cima do stick.

Você tem que ver qual servo não está subindo junto e configurar ele com reverso. Vão subir todos juntos.

Os fios você tem que ver o o nome equivalente no seu receptor.

==========================
Notável

Tem algo chamado Travel adjust ( no Dx6i tem) que configura a distância que o servo vai. Tem que está todos na mesma distância de curso. Se um estiver mais rápido que o outro, então ele está com curso mais longo.

*Os que estão em verde são fios que vem dos servos e conecta ao Tarot.

[img:79b8a529ab]http://i122.photobucket.com/albums/o273/Vinger01/ZYX-1.jpg[/img:79b8a529ab]

Tente por todas as configurações no Tarot e poucas no rádio.

[yt]egHBF9zx19o&feature=player_embedded[/yt]

nsf
membro
Contato:

Mensagempor nsf » 27 Jul 2012 07:34

Obrigado evandro. as ligações que tem na imagem que apresentou são as mesmas que tenho na minha unidade e no heli.
O vídeo que mostra é usando o 9x com firmware original e com esse consigo colocar tudo a funcionar de forma correcta, mas queria usar o er9x, e com esse não estou a chegar lá.

Edit:
Fica aqui um pequeno vídeo para verem ao que me refiro:
[yt]pBFQK9Cc46Y[/yt]

Willian TG
membro

Mensagempor Willian TG » 27 Jul 2012 12:43

Tá parecendo canal invertido mesmo. Costuma um está invertido e alterar todo o resto. Começa pelo aileron e vai eliminando as possibilidades.

evandro gomes
membro

Mensagempor evandro gomes » 27 Jul 2012 18:50

Pode tentar inverter o servo de trás da bailarina, vão todos descer quando subir o stick, aí você inverte o Pit no rádio.
Talvez você tenha que mexer no Travel adjust também.
=========================

Na verdade está com cara de configurado para 120° no rádio.

Pesquise se seu rádio suporta o Tarot zyx.

Suporte é 90, 120, 135 e 140 graus sistemas [b:dc1f7ed66d]CCPM [/b:dc1f7ed66d]

celso-jr
membro

Mensagempor celso-jr » 31 Jul 2012 14:11

e ai Nuno, conseguiu configurar certinho seu radio com o ER9X?
abs
celso

Willian TG
membro

Mensagempor Willian TG » 31 Jul 2012 21:54

[quote:f9ad59ba7f="celso-jr"]e ai Nuno, conseguiu configurar certinho seu radio com o ER9X?
abs
celso[/quote:f9ad59ba7f]
Também to curioso, o amigo sumiu. Já é o segundo que teve problemas com esse módulo ER9X e o Tarot ZYX, mas acredito que seja só ajuste mesmo.
ウィリアン
CopterX 450 se V2 FBL (Tarot ZYX)

Fabio Vinicius
membro

Mensagempor Fabio Vinicius » 31 Jul 2012 22:14

Quem tem essa unidade tarot pode me explicar a melhor maneira de deixar o heli mais manso pois no radio não consigo conf exponencia e o jeito q eu to usando é baixando o D/R pra 50%...E vcs aí como fazem ?
Abrçs.

Willian TG
membro

Mensagempor Willian TG » 31 Jul 2012 22:47

Cara, eu uso o USB. Com ele fica súper fácil, mas pelo rádio, pra ser sincero, é mala. Tem esse USB no ML por 20 ou 25 reais. Compensa muito.

Fabio Vinicius
membro

Mensagempor Fabio Vinicius » 31 Jul 2012 22:54

Mas no modo usb tem essa função de exponencial???

evandro gomes
membro

Mensagempor evandro gomes » 01 Ago 2012 11:54

[quote:728a1f8edd="Fabio Vinicius"]Quem tem essa unidade tarot pode me explicar a melhor maneira de deixar o heli mais manso pois no radio não consigo conf exponencia e o jeito q eu to usando é baixando o D/R pra 50%...E vcs aí como fazem ?
Abrçs.[/quote:728a1f8edd]

O meu estava bem arisco e dando ressonância na bailarina, depois que diminui o ganho ficou bem dócil. Não sei em comparação ao flybar pois usei flybar por pouco tempo.

nsf
membro
Contato:

Mensagempor nsf » 01 Ago 2012 20:56

Oi pessoal, peço desculpa por não ter dado notícias mais cedo, mas andava cismado com isto. Podem estar descansados que não "sumi". Estou aqui para ficar :D. Acho este fórum excelente e pode contribuir bastante para a minha evolução neste hobby.
Quanto ao problema que me levou a colocar aqui este tópico, finalmente está resolvido. Já consegui colocar tudo a funcionar direitinho.
Peço desculpa a quem me tentou ajudar, mas também recorri ao fórum do er9x e acabou por ser um user de lá que me ajudou a solucionar o problema.
As ligações entre o receptor/gyro/servos estavam todas correctas e o problema estava mesmo nas misturas do er9x.
Apesar de estar a usar um sistema flybarless estava a efectuar as configurações como se tratasse de um heli normal, embora definisse a bailarina como 90º. O problema estava mesmo aí. Tinha de usar a maioria dos comandos normais como se de um avião se tratasse (Ail/Ele/Rud e o Pitch), e o gyro fazia as misturas necessárias, mas em simultâneo usar algumas misturas específicas para heli.
Nem foi preciso definir o tipo de bailarina.
Não sei se estarei a infringir alguma regra do fórum, se assim for, peço já as minhas desculpas, mas fica aqui o link do tópico que criei no forum do firmware er9x onde consegui resolver o problema. O template disponibilizado pelo user gohsthb (FBLTemp) foi o que usei, sem efectuar praticamente nenhuma alteração.

http://9xforums.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=1215

Mais uma vez obrigado a todos os que tentaram ajudar e fica aqui o meu contributo para quem possa vir a ter o mesmo problema.
Entretanto vou-me mantendo por aqui e dando notícias. Tenho de tirar umas fotos à minha ainda pequena "frota" :cry: e colocar aqui.

Voltar para “Helicópteros - Classes 250 a 500”