Dúvida - T-Rex 450 SE V2 - Aceleração
- Juliano Kamikaze
- membro
- Mensagens: 279
- Registrado em: Seg Abr 19, 2010 8:56 am
- Localização: Santa Helena, PR - 35 anos
Dúvida - T-Rex 450 SE V2 - Aceleração
Olá! Já faz um ano e meio que comprei um T-Rex 450 SE V2, veio todo desmontado dentro de uma maletinha da T-rex. Após montá-lo eu não conseguia alinhar e fazer voar. Mas agora, um amigo chamado Fabio que também esta iniciando no Helimodelismo conseguiu alignar e deixa-lo voando. UFA!! Até que enfim!!!
O que eu preciso saber agora, é como aumentar a resposta do motor em vôos. Pois, quando estou voando sinto que ao reduzir aceleração ele obviamente baixa sentido ao chão, mas o problema está na retomada desta aceleração, ele responde muito lentamente, o que acaba muitas vezes deixando bater o heli um pouco forte no chão. Para decolar também, ele aumenta a rotação muito lentamente comparando com o helicoptero do meu amigo que a acelerar responde de imediato tanto em decolagem quanto em vôos.
Nós dois usamos rádio turnigy 9x, e ambos estão com a mesma programação. O que mais posso mexer para resolver isso?
Também está muito lento a movimento da cauda. Onde aumento isso também?
Desde já agradeço pela ajuda.
O que eu preciso saber agora, é como aumentar a resposta do motor em vôos. Pois, quando estou voando sinto que ao reduzir aceleração ele obviamente baixa sentido ao chão, mas o problema está na retomada desta aceleração, ele responde muito lentamente, o que acaba muitas vezes deixando bater o heli um pouco forte no chão. Para decolar também, ele aumenta a rotação muito lentamente comparando com o helicoptero do meu amigo que a acelerar responde de imediato tanto em decolagem quanto em vôos.
Nós dois usamos rádio turnigy 9x, e ambos estão com a mesma programação. O que mais posso mexer para resolver isso?
Também está muito lento a movimento da cauda. Onde aumento isso também?
Desde já agradeço pela ajuda.
_______________________________________
Decolar é uma opção. Pousar é uma obrigação!
Decolar é uma opção. Pousar é uma obrigação!
Re: Ajuda T-Rex 450 SE V2 - Aceleração
[quote:474683f2fa="Juliano Kamikaze"]Olá! Já faz um ano e meio que comprei um T-Rex 450 SE V2, veio todo desmontado dentro de uma maletinha da T-rex. (...)[/quote:474683f2fa]
Um SE V2 novinho saido da maletinha da Align??? :shock: Aquela de alumínio?
Amigo, se for esse você tem um clássico!!!
Qual a eletrônica?
Primeiro você tem que configurar o ESC, marcar os endpoints e deixá-lo com os parâmetros corretos. Para isso siga as instruções: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=32258
Nessa, faltou pesquisar, né irmão? :?
Isso deve resolver o problema da resposta lenta do acelerador.
Contudo, ainda quanto a isso, você deve aumentar a aceleração um pouco. Se a curva estiver baixa, quando tiramos motor, é normal o heli cair rápido e, ao acelerar de novo, se não for suficiente, demorar parar responder. Aumentar a aceleração deixa o heli mais na mão.
Eu uso uma curva 0, 45, 55, 65, 100. Ou seja, o heli fica mais ou menos na mesma aceleração a maior parte do tempo, mas tem sobra se precisar.
Quanto à demora em acelerar, agradeça ao ser superior por isto. Esta característica nada mais é que o soft start, um requisito de segurança interessante para evitar que estrague a main gear ou machuque alguém.
Quanto ao leme, aumente os end points do canal do leme no rádio. Se está 100%, tente 115 ou 120%. Costuma ficar bom assim.
Abs,
Airton
Um SE V2 novinho saido da maletinha da Align??? :shock: Aquela de alumínio?
Amigo, se for esse você tem um clássico!!!
Qual a eletrônica?
Primeiro você tem que configurar o ESC, marcar os endpoints e deixá-lo com os parâmetros corretos. Para isso siga as instruções: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=32258
Nessa, faltou pesquisar, né irmão? :?
Isso deve resolver o problema da resposta lenta do acelerador.
Contudo, ainda quanto a isso, você deve aumentar a aceleração um pouco. Se a curva estiver baixa, quando tiramos motor, é normal o heli cair rápido e, ao acelerar de novo, se não for suficiente, demorar parar responder. Aumentar a aceleração deixa o heli mais na mão.
Eu uso uma curva 0, 45, 55, 65, 100. Ou seja, o heli fica mais ou menos na mesma aceleração a maior parte do tempo, mas tem sobra se precisar.
Quanto à demora em acelerar, agradeça ao ser superior por isto. Esta característica nada mais é que o soft start, um requisito de segurança interessante para evitar que estrague a main gear ou machuque alguém.
Quanto ao leme, aumente os end points do canal do leme no rádio. Se está 100%, tente 115 ou 120%. Costuma ficar bom assim.
Abs,
Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
- Flavio LHP
- membro
- Mensagens: 1660
- Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
- Localização: São Paulo, SP
Como está sua curva de aceleracao e de passo? Vc regulou seu heli com o pitch gauge? pra vc dizer que está igualzinho o do seu amigo, acredito que o angulo das pas do seu está diferente do dele. A configuracao mecanica é independente da configuracao eletrônica. Se vc não faz a configuracao mecanica correta, a eletronica nao vai ficar boa nunca!!! Pra fazer a mecanica vc precisa seguir as informaçoes do manual. Voce define uma curva de aceleracao que te agrade... e após isso, configurar uma curva de passo com o uso do pitch gauge... Pra cada heli a curva é de um jeito, não adianta você pegar uma curva de passo de outro heli pq a mecanica do seu com certeza tem alguma alteracao em relacao a qq outro heli... Como vcs fizeram essa configuracao??
abs
abs
- rafakrav
- membro
- Mensagens: 7810
- Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
- Localização: Joinville, Santa Catarina,18
Galera, acredito que o "problema " dele nao tenha nada a ver com isso.
É o SoftStart atuando...
Esse começo lento é para proteger as engrenagens, quanto as retomadas em voo, vc pode fazer um outro modo com mais motor e menos passo, já que o heli deve tocar o chão AINDA COM MOTOR. Coloca um pouco de passo negativo no extremo baixo do stick...
É o SoftStart atuando...
Esse começo lento é para proteger as engrenagens, quanto as retomadas em voo, vc pode fazer um outro modo com mais motor e menos passo, já que o heli deve tocar o chão AINDA COM MOTOR. Coloca um pouco de passo negativo no extremo baixo do stick...
- Juliano Kamikaze
- membro
- Mensagens: 279
- Registrado em: Seg Abr 19, 2010 8:56 am
- Localização: Santa Helena, PR - 35 anos
- Juliano Kamikaze
- membro
- Mensagens: 279
- Registrado em: Seg Abr 19, 2010 8:56 am
- Localização: Santa Helena, PR - 35 anos
Re: Ajuda T-Rex 450 SE V2 - Aceleração
[quote:c6cda0e18f="Airton"][quote:c6cda0e18f="Juliano Kamikaze"]Olá! Já faz um ano e meio que comprei um T-Rex 450 SE V2, veio todo desmontado dentro de uma maletinha da T-rex. (...)[/quote:c6cda0e18f]
Um SE V2 novinho saido da maletinha da Align??? :shock: Aquela de alumínio?
Amigo, se for esse você tem um clássico!!!
Qual a eletrônica?
Primeiro você tem que configurar o ESC, marcar os endpoints e deixá-lo com os parâmetros corretos. Para isso siga as instruções: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=32258
Nessa, faltou pesquisar, né irmão? :?
Isso deve resolver o problema da resposta lenta do acelerador.
Contudo, ainda quanto a isso, você deve aumentar a aceleração um pouco. Se a curva estiver baixa, quando tiramos motor, é normal o heli cair rápido e, ao acelerar de novo, se não for suficiente, demorar parar responder. Aumentar a aceleração deixa o heli mais na mão.
Eu uso uma curva 0, 45, 55, 65, 100. Ou seja, o heli fica mais ou menos na mesma aceleração a maior parte do tempo, mas tem sobra se precisar.
Quanto à demora em acelerar, agradeça ao ser superior por isto. Esta característica nada mais é que o soft start, um requisito de segurança interessante para evitar que estrague a main gear ou machuque alguém.
Quanto ao leme, aumente os end points do canal do leme no rádio. Se está 100%, tente 115 ou 120%. Costuma ficar bom assim.
Abs,
Airton[/quote:c6cda0e18f]
Olá Airton!
Obrigado pelas dicas.
É este mesmo, veio na maletinha da Align. Abaixo colequei umas fotos.
Na eletrônica dele coloquei a princípio servos digitais, só que eles ficavam se mexendo sozinhos, então troquei por servos HXT900. Para o servo do gyro comprei um servo digital HK922 que haviam me indicado aqui no forum. O Gyro é um HK401-B. O MOTOR, o ESC e a BATERIA são a align, vieram junto com o helicoptero. O motor align é o 430XL de 3700kv.
Vou seguir suas dicas para melhorar a configuração do heli, e assim que eu fizer os testes postarei aqui no forum.
Novinho, desmosntado dentro da maletinha:
[img:c6cda0e18f]http://imageshack.us/a/img696/8846/dscf0473d.jpg[/img:c6cda0e18f]
Milagre! tudo isso estava dentro da maletinha: :D
[img:c6cda0e18f]http://imageshack.us/a/img401/7259/dscf0476z.jpg[/img:c6cda0e18f]
Motor e ESC que vierem junto na maletinha:
[img:c6cda0e18f]http://imageshack.us/a/img29/5373/dscf0481bg.jpg[/img:c6cda0e18f]
Partes:
[img:c6cda0e18f]http://imageshack.us/a/img833/6071/dscf0477lz.jpg[/img:c6cda0e18f]
[img:c6cda0e18f]http://imageshack.us/a/img84/8169/dscf0483c.jpg[/img:c6cda0e18f]
[img:c6cda0e18f]http://imageshack.us/a/img268/2208/dscf0485p.jpg[/img:c6cda0e18f]
Faze da montagem:
[img:c6cda0e18f]http://imageshack.us/a/img152/9324/dscf0587i.jpg[/img:c6cda0e18f]
[img:c6cda0e18f]http://imageshack.us/a/img41/9779/dscf0794td.jpg[/img:c6cda0e18f]
Lindo lindo :D
[img:c6cda0e18f]http://imageshack.us/a/img571/5251/dscf0789x.jpg[/img:c6cda0e18f]
Um SE V2 novinho saido da maletinha da Align??? :shock: Aquela de alumínio?
Amigo, se for esse você tem um clássico!!!
Qual a eletrônica?
Primeiro você tem que configurar o ESC, marcar os endpoints e deixá-lo com os parâmetros corretos. Para isso siga as instruções: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=32258
Nessa, faltou pesquisar, né irmão? :?
Isso deve resolver o problema da resposta lenta do acelerador.
Contudo, ainda quanto a isso, você deve aumentar a aceleração um pouco. Se a curva estiver baixa, quando tiramos motor, é normal o heli cair rápido e, ao acelerar de novo, se não for suficiente, demorar parar responder. Aumentar a aceleração deixa o heli mais na mão.
Eu uso uma curva 0, 45, 55, 65, 100. Ou seja, o heli fica mais ou menos na mesma aceleração a maior parte do tempo, mas tem sobra se precisar.
Quanto à demora em acelerar, agradeça ao ser superior por isto. Esta característica nada mais é que o soft start, um requisito de segurança interessante para evitar que estrague a main gear ou machuque alguém.
Quanto ao leme, aumente os end points do canal do leme no rádio. Se está 100%, tente 115 ou 120%. Costuma ficar bom assim.
Abs,
Airton[/quote:c6cda0e18f]
Olá Airton!
Obrigado pelas dicas.
É este mesmo, veio na maletinha da Align. Abaixo colequei umas fotos.
Na eletrônica dele coloquei a princípio servos digitais, só que eles ficavam se mexendo sozinhos, então troquei por servos HXT900. Para o servo do gyro comprei um servo digital HK922 que haviam me indicado aqui no forum. O Gyro é um HK401-B. O MOTOR, o ESC e a BATERIA são a align, vieram junto com o helicoptero. O motor align é o 430XL de 3700kv.
Vou seguir suas dicas para melhorar a configuração do heli, e assim que eu fizer os testes postarei aqui no forum.
Novinho, desmosntado dentro da maletinha:
[img:c6cda0e18f]http://imageshack.us/a/img696/8846/dscf0473d.jpg[/img:c6cda0e18f]
Milagre! tudo isso estava dentro da maletinha: :D
[img:c6cda0e18f]http://imageshack.us/a/img401/7259/dscf0476z.jpg[/img:c6cda0e18f]
Motor e ESC que vierem junto na maletinha:
[img:c6cda0e18f]http://imageshack.us/a/img29/5373/dscf0481bg.jpg[/img:c6cda0e18f]
Partes:
[img:c6cda0e18f]http://imageshack.us/a/img833/6071/dscf0477lz.jpg[/img:c6cda0e18f]
[img:c6cda0e18f]http://imageshack.us/a/img84/8169/dscf0483c.jpg[/img:c6cda0e18f]
[img:c6cda0e18f]http://imageshack.us/a/img268/2208/dscf0485p.jpg[/img:c6cda0e18f]
Faze da montagem:
[img:c6cda0e18f]http://imageshack.us/a/img152/9324/dscf0587i.jpg[/img:c6cda0e18f]
[img:c6cda0e18f]http://imageshack.us/a/img41/9779/dscf0794td.jpg[/img:c6cda0e18f]
Lindo lindo :D
[img:c6cda0e18f]http://imageshack.us/a/img571/5251/dscf0789x.jpg[/img:c6cda0e18f]
_______________________________________
Decolar é uma opção. Pousar é uma obrigação!
Decolar é uma opção. Pousar é uma obrigação!
- rafakrav
- membro
- Mensagens: 7810
- Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
- Localização: Joinville, Santa Catarina,18
Uma pena essa eletrônica nesse tesouro! Cara... se conseguir colocar uma eletrônica melhor vai ter uma GRANDE mudança no voo e na segurança! Se for para deixar nessa eletrônica, monta um clone que vai sair mais barato em lenhas e etc... Coloca o Trex num lugar como exposição pois esse modelo é obra de arte! rsrs
Só...hmm... Porque colocou o suporte para antenas longas (FM) sendo que vc usa 2.4?
Só...hmm... Porque colocou o suporte para antenas longas (FM) sendo que vc usa 2.4?
- Juliano Kamikaze
- membro
- Mensagens: 279
- Registrado em: Seg Abr 19, 2010 8:56 am
- Localização: Santa Helena, PR - 35 anos
[quote:e70ffcd516="rafakrav"]Uma pena essa eletrônica nesse tesouro! Cara... se conseguir colocar uma eletrônica melhor vai ter uma GRANDE mudança no voo e na segurança! Se for para deixar nessa eletrônica, monta um clone que vai sair mais barato em lenhas e etc... Coloca o Trex num lugar como exposição pois esse modelo é obra de arte! rsrs
Só...hmm... Porque colocou o suporte para antenas longas (FM) sendo que vc usa 2.4?[/quote:e70ffcd516]
Olá Rafa! ... a antena eu tinha deixado só quando montei, hoje já não uso mais. Qual parte da eletronica você trocaria? O que você sugere? Derrepente posso trocar.
hehehe! deixar na estante nada, já tô voando com ele :D
Só...hmm... Porque colocou o suporte para antenas longas (FM) sendo que vc usa 2.4?[/quote:e70ffcd516]
Olá Rafa! ... a antena eu tinha deixado só quando montei, hoje já não uso mais. Qual parte da eletronica você trocaria? O que você sugere? Derrepente posso trocar.
hehehe! deixar na estante nada, já tô voando com ele :D
_______________________________________
Decolar é uma opção. Pousar é uma obrigação!
Decolar é uma opção. Pousar é uma obrigação!