Senhores do heli, boa noite.
Meu negócio como alguns sabem é aero.Portanto vim pedir ajuda aos universitários!
Recebí um pedido de um amigo que acabou de comprar um blade 450 3d e lógicamente por ser seu rpiemro contato com helis, nem decolou(...)
Não vou comentar sobre o lojista que vendeu algo assim a ele, já conversei sobre se erro absurdo e mesmo assim quer tentar, não vai devolver o heli, mas tem bom senso e cuidado por não ter decolado.
Vou instalar um X de treinamento com uma espuma no centro nele para pousos duros e uma corda limitadora de altura presa ao chão, só suficiente para hoverar sem botar em risco as pas do rotor principal...mesmo que caia, não quebrará nada, técnicamente.
Gostaria no entanto de saber se de modo simples, tenho como a ex do aero alterar algum recurso no rádio que vem no kit( DX6i) como exponencial, rates, etc, para facilitar ao máximo a empreitada dura que este amigo tem pela frente, sem alterar muito a config de fábrica original.
Ao contrário dos ajustes dos aeros e gliders que conheço bem, sei que nos helis no geral uma coisa interfere na outra e tudo é bem menos tolerante a programações errôneas.
Agradeço aos experts de plantão se puderem "desenhar", visto que tenho receio de piorar a situação ao invés de melhorar, pois ovelha não é para mato!
Abraço a todos,
Norton
Como "amansar" um blade 450 3D...?
Como "amansar" um blade 450 3D...?
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Primeiro, amanse o SEU dedo no simulador.
Esse procedimento ai de linha limitadora de altura só vai servir para o heli martelar de lado no chão...
Quanto ao rádio, seria bom dizer quais são os parâmetros atuais de exponencial por canal, curvas de aceleração e de passo, bem como as taxas de swash mix e os end points do canal do rudder.
No geral, se reduzir as taxas de mixagem e aumentar os exponenciais ele já fica mais manso. Mas tem tanta coisa envolvida, além do fato de que uma "Jaca" voando também é difícil de controlar. Assim, se exagerar na mão, ele fica tão incontrolável quanto se deixar com muito comando e muito sensível.
Isso se o heli estiver devidamente trimado. O melhor é saber se ele já está configurado de forma correta.
O blade não é um heli dos mais bravos. Ele é preciso o suficiente para você ter uma certa tranquilidade para decolar. Mas, sem saber o que fazer quando o heli decola, não tem jeito de segurar ele nem amarrado...
Assim, o melhor e mais barato é buscar muito treinamento antes de decolar e confirmar se configurações estão adequadas.
Aulas de heli também ajudam muito. Normalmente, os pilotos de avião têm muitos (pré)conceitos que não são verdadeiros, tem os dedos com comandos mais brutos e têm o hábito de, ao se perderem, cortarem o motor e cabrar o modelo, que no caso dos helis, é mortal. Sem contar que muitos voam aero sem usar o leme, o que é impossível em helis.
(Mas eu sempre acho que o que empena tudo na cabeça do piloto de aero é o fato do heli andar de ré!!!! :twisted: :twisted: )
Além disso, é normal o piloto de aero querer pegar o heli e já querer sair voando em circuito oval. Não é assim. Tem que passar por todas as etapas, primeiro hoverar MUITO com a cauda virada para o piloto, depois treinar MUITO movimentos de profundor e aileron, depois treinar MUITO hover em todas as orientações e, com isso tudo, fica fácil pilotar.
Mas também tem vantagens em vir dos aeros, já que nivelar o heli não vai ser tanto problema, bem como já tem base do que cada comando faz.
Então.. Viu como tem mais coisas?? Reserve um bom tempo para o simulador e, quando tudo estiver bem por lá, vai ficar tudo mais fácil.
AH!! Fora a cordinha, use sim um X de treino para o heli real, mas sem exageros e sabendo que se subir mais que a altura da canela, é lenha do mesmo jeito.
Abs,
Airton
PS.: Foi mail pelo texto longo, me empolguei!!!
Esse procedimento ai de linha limitadora de altura só vai servir para o heli martelar de lado no chão...
Quanto ao rádio, seria bom dizer quais são os parâmetros atuais de exponencial por canal, curvas de aceleração e de passo, bem como as taxas de swash mix e os end points do canal do rudder.
No geral, se reduzir as taxas de mixagem e aumentar os exponenciais ele já fica mais manso. Mas tem tanta coisa envolvida, além do fato de que uma "Jaca" voando também é difícil de controlar. Assim, se exagerar na mão, ele fica tão incontrolável quanto se deixar com muito comando e muito sensível.
Isso se o heli estiver devidamente trimado. O melhor é saber se ele já está configurado de forma correta.
O blade não é um heli dos mais bravos. Ele é preciso o suficiente para você ter uma certa tranquilidade para decolar. Mas, sem saber o que fazer quando o heli decola, não tem jeito de segurar ele nem amarrado...
Assim, o melhor e mais barato é buscar muito treinamento antes de decolar e confirmar se configurações estão adequadas.
Aulas de heli também ajudam muito. Normalmente, os pilotos de avião têm muitos (pré)conceitos que não são verdadeiros, tem os dedos com comandos mais brutos e têm o hábito de, ao se perderem, cortarem o motor e cabrar o modelo, que no caso dos helis, é mortal. Sem contar que muitos voam aero sem usar o leme, o que é impossível em helis.
(Mas eu sempre acho que o que empena tudo na cabeça do piloto de aero é o fato do heli andar de ré!!!! :twisted: :twisted: )
Além disso, é normal o piloto de aero querer pegar o heli e já querer sair voando em circuito oval. Não é assim. Tem que passar por todas as etapas, primeiro hoverar MUITO com a cauda virada para o piloto, depois treinar MUITO movimentos de profundor e aileron, depois treinar MUITO hover em todas as orientações e, com isso tudo, fica fácil pilotar.
Mas também tem vantagens em vir dos aeros, já que nivelar o heli não vai ser tanto problema, bem como já tem base do que cada comando faz.
Então.. Viu como tem mais coisas?? Reserve um bom tempo para o simulador e, quando tudo estiver bem por lá, vai ficar tudo mais fácil.
AH!! Fora a cordinha, use sim um X de treino para o heli real, mas sem exageros e sabendo que se subir mais que a altura da canela, é lenha do mesmo jeito.
Abs,
Airton
PS.: Foi mail pelo texto longo, me empolguei!!!
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
- Lívio Cardoso
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- Flavio LHP
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No inicio, manter o heli pairado no ar é quase impossivel para quem nao tem dedo ainda.... essa cordinha vai esticar logo e o heli vai tombar.... melhor comecar no simulador e daqui uns 2 meses pelo menos pegar o heli de verdade, com o X-treino, mas SEM a tal cordinha! E mesmo assim só com hover com a cauda voltada para o piloto.... a lenha de um helicoptero é triste porque entorta muita coisa, parece o fim do mundo, e nao pode ser vista com tristesa... se acontecer, levanta a cabeca e use de estimulo para fazer denovo e conseguir.... mas "caia" consciente tentando saber onde errou!!
Boa sorte. Abs.
Boa sorte. Abs.
Prezados Aírton Lívio e Flavio, boa noite.
Agradeço imensamente a boa vontade em ajudar, mas como disse, não é para mim, exatamente, e apara um amigo leigo total.
Respeito muito os pilotos de heli, sou satisfeito com meu nível de pilotagem para aeromodelos, mas não tenho dedo para mais do que um heli coaxial, fato.
Rapassarei as dicas ao meu amigo e seguirei as sugestões valiosas sobre os equipamentos de prendizado e formas de uso, apesar de etar conversando bem com meu amigo para avis-alo das consequências de uma queda leve, a qual sempre é pesada no bolso em um heli(...)
Acredito que o mesmo no fim coloque a venda o heli zero, e parta para um outro bem mais simples, evitando prejuízos maiores.Será a minha "dica" para ele, honestamente.
Abraços e obrigado por suas gentis opiniões e dicas.
Norton
Agradeço imensamente a boa vontade em ajudar, mas como disse, não é para mim, exatamente, e apara um amigo leigo total.
Respeito muito os pilotos de heli, sou satisfeito com meu nível de pilotagem para aeromodelos, mas não tenho dedo para mais do que um heli coaxial, fato.
Rapassarei as dicas ao meu amigo e seguirei as sugestões valiosas sobre os equipamentos de prendizado e formas de uso, apesar de etar conversando bem com meu amigo para avis-alo das consequências de uma queda leve, a qual sempre é pesada no bolso em um heli(...)
Acredito que o mesmo no fim coloque a venda o heli zero, e parta para um outro bem mais simples, evitando prejuízos maiores.Será a minha "dica" para ele, honestamente.
Abraços e obrigado por suas gentis opiniões e dicas.
Norton
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- Registrado em: Sex Out 26, 2012 9:36 pm
- Localização: Blumenau
Não use a corda, eu fiz um esquema bom de trinar amarrado na pedra, não dá problema algum, até podia fazer um vídeo mas não serve para muita coisa mas é bom porque usa o heli e da para ver o quanto ta durando a bateria.
E manda ele treinar bastante no simulador antes de usar o que ele tem de verdade.
E manda ele treinar bastante no simulador antes de usar o que ele tem de verdade.
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