Engrenagens servos align ds410m e ds415m

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
pcsiqueira
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 4:41 pm
Localização: fernandopolis-sp

Engrenagens servos align ds410m e ds415m

Mensagem por pcsiqueira »

O maior pesadelo de quem não tem muita experiencia ou não quer gastar dinheiro a toa é a questão de quebra de servos. A maioria logo de cara compra servos novos e não se preocupam em tentar uma recuperação.
Meus primeiros servos align eram ds410m, dos quais não tenho nada a reclamar, e na primeira lenha que tive problema com um deles, não me conformei em ter que trocá-lo e então parti para a pesquisa de recuperação. Atenção donos de servos align ds410m e 415m, no mercado é facil encontrar o conjunto de engrenagens completos para eles, mas é preciso antes checar se não queimou nada, ou seja, a parte eletronica ´tem que estar perfeita. No meu caso, troquei as engrenagens de um 410m e ficou melhor do que quando veio, porque?, bem eu explico.
Muitos servos não centram direito a 90 graus, ou quando centram fazem um barulho como se precisasse ficar forçando para manter a posição. Resolvi isso fazendo o seguinte: Dentro tem um potenciometro que é justamente o eixo que liga o braço do servo com o restante das engrenagens, quando esse potenciometro é girado pra um lado o motor é acionado, para o lado oposto o motor também é acionado mas em direção contraria, e tem um ponto em que o motor fica desligado e é esse ponto que chamamos de ponto centro do servo. O que fiz foi zerar tudo no radio, deixar stick no meio e girar o potenciometro até o ponto que o motor fica parado e pronto, esse é o ponto central exato do servo e inclusive sincronizado com seu radio. Montei tudo e funcionou que é uma maravilha. Ultimamente estou com um ds415m que está travado, nada queimado e a engrenagem minuscula de plastico que tem dentro está intacta (essa engrenagem é a que mais quebra, porque serve como se fosse um fusivel, ao quebrar ela absorve o impacto impedindo danos maiores no conjunto), inclusive ja voei com uma engrenagens dessa com dentes roçados, como ela não dá uma volta completa simplesmente virei e funcionou. Os eixos também não estão tortos. Imagino que alguma microdeformação tenha acontecido com uma das engrenagens. Em peças maiores sei que tem como "frisar" a engrenagem agora essas minusculas não sei o que fazer ainda mas estou pensando em levar em um relojoeiro que conheço.
Bom pessoal, espero que essas experiencias ajudem alguem e se alguem tiver alguma ideia de como resolver esse problema meu, agradeço e se precisarem de alguma informação também estou disponivel, abraços...
Detalhe; paguei 26 dolares em dois conjuntos de engrenagens para os servos ds415m ja incluindo frete. A troca é relativamente simples, depois de meio acostumado em 15 minutos se faz o serviço.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Faça um vídeo dessa manutenção corretiva ou umas fotografias!!! Eu tenho um servo DS 410M de reserva. Vou abrí-lo pra ver isso!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
pcsiqueira
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 4:41 pm
Localização: fernandopolis-sp

Mensagem por pcsiqueira »

[quote:3f818e4724="Lívio Cardoso"]Faça um vídeo dessa manutenção corretiva ou umas fotografias!!! Eu tenho um servo DS 410M de reserva. Vou abrí-lo pra ver isso!!![/quote:3f818e4724]

Com certeza Livio, estou com um ds 415m com problemas e tiro as fotos e posto. Os 2 modelos são bem parecidos, mecanica igual, só achei os novos 415m mais robustos.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Encontrei eese vídeo no youtube. É isso que vc fez no seu servo? Abraços!!!

[yt]SHBF5f8H1rA[/yt]
pcsiqueira
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 4:41 pm
Localização: fernandopolis-sp

Mensagem por pcsiqueira »

Foi exatamente isso Livio. Outra coisa, vou refazer as soldas do cabo do servo porque o serviço da align é horrivel. Acabei de tirar essa foto do potenciometro do ds415m meu.
Anexos
Potenciometro ds415m
Potenciometro ds415m
potenciometrods415mevoo.jpg (23.43 KiB) Exibido 10517 vezes
pcsiqueira
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 4:41 pm
Localização: fernandopolis-sp

Mensagem por pcsiqueira »

Aqui a disposição das engrenagens
Anexos
montado.jpg
montado.jpg (28.13 KiB) Exibido 10504 vezes
pcsiqueira
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 4:41 pm
Localização: fernandopolis-sp

Mensagem por pcsiqueira »

Nessa foto as 5 engrenagens em ordem de montagem
Anexos
engrenagens.jpg
engrenagens.jpg (30.23 KiB) Exibido 10503 vezes
pcsiqueira
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 4:41 pm
Localização: fernandopolis-sp

Mensagem por pcsiqueira »

Essa é a que mencionei que em caso de impacto ela se quebra, imagino eu para não causar danos maiores no motor por exemplo. Como disse, no meu 410m ela roçou então montei o servo de modo que no ciclo do servo apenas a parte boa tivesse contato com as outras, ja que elas não dão uma volta completa, apenas giram no maximo 180 graus. Não recomendo, mas no meu caso funcionou até que chegassem as novas. Detalhe é que no 415 elas são muito mais robustas, no 410 elas são extremamente minusculas.
Anexos
engrenagem pequena.jpg
engrenagem pequena.jpg (20.05 KiB) Exibido 10498 vezes
pcsiqueira
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 4:41 pm
Localização: fernandopolis-sp

Mensagem por pcsiqueira »

Tirando as fotos olha o que achei. Note que um dos dentes está meio torto ou algo parecido. Isso deve estar travando o servo. O estranho é que pelo menos nos 410 nunca tive problemas desse tipo porque sempre a de plastico era quem sofria os danos, nesse caso todas as outras estão perfeitas. O detalhe é que essa não dá pra virar porque é a unica que tem uma travinha para delimitar o centro do servo.
Tenho 3 opções; esperar as engrenagens novas chegarem, tentar consertar essa ou comprar 3 servos emax ou tower pro do mercadolivre para não ficar sem voar.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-446862199-servo-mg-90-digital-altotorque-25-metal-gear-emax-12g-18kg-_JM

O que acha?, alguma sugestão?
Agora me arrependo de ter jogado o jogo de engrenagens do ds410m fora porque parece que é igual essa e estava boa, só a de plastico estragou.
Bom, é isso, o 410m nunca tive problemas, só troquei um conjunto de engrenagens em quase um ano, tive lenhas e nunca queimou. Esses 415m me deixaram um pouco assustado por esse problema, mas se eu trocar e funcionar como o 410 ja fico satisfeito. Feito o ajuste fino de centralização como mostra o video do youtube fica perfeito. Só não esquecer de tirar trins e subtrins do canal correspondente e centralizar o stick. Fazendo isso meus servos nunca fazem barulho ou não centram direito.
As engrenagens podem ser encontradas na rc pioneer, alias loja que vende bons produtos com preço bacana (http://www.rcpioneer.com)
Melhor que gastar uma boa grana em servos novos é meter a mão na graxa e economizar...abraços Livio e todos do e-voo
Anexos
engrenagem com problema.jpg
engrenagem com problema.jpg (35.79 KiB) Exibido 10491 vezes
Nilo
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Ter Ago 26, 2008 10:55 am
Localização: Campos, RJ

Ajuda

Mensagem por Nilo »

Caros colegas, vendo que vcs têm experiência na recuperação de servos, gostaria de fazer um pergunta: Estou tentando montar um servo Align com engrenagens, mas na hora que colocar a última engrenagem o servo sai um pouco do ponto central e aí vira o braço todo para um lado do servo. Muito provavelmente estou fazendo algo errado, mas monto o servo com ele ligado, com as primeiras engrenagens no ponto central (eixo do servo para de girar), o problema está na colocação da última engrenagem. Existe algum dispositivo para ajustar isto? Desde já, obrigado.
Abçs
Nilo Melo
Responder