Configurando Flymentor + ER9X

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Configurando Flymentor + ER9X

Mensagem por cbbeudo »

Pessoal,

Eu editei essa primeira mensagem para tentar fazer um resumo da configuração necessária para instalar o Flymentor em um HK-450 ou semelhantes (CopterX, T-rex, etc...).

Não vou comentar sobre os ajustes mecânicos, pois existem diversos outros posts aqui no fórum bem completos e explicativos.

Como eu tenho um canal queimado no meu receptor, reparem que o canal 6 está vazio, mas você pode optar em não deixá-lo vazio e fazer a configuração do canal 7 no 6 e assim sucessivamente.

Receptor eu deixei assim:

Canal 1 - Yellow (Elevator)
Canal 2 - Orange (Pitch)
Canal 3 - Conector de 3 cores (Aileron)
Canal 4 - Gray (Rudder)
Canal 5 - Green (Ganho Gyro)
Canal 7 - ESC
Canal 8 - Blue (Ganho Flymentor)

Configurações no rádio ER9X:












Essa configuração acima significa que a chave ELE na posição normal (para cima), gera um ganho no Gyro do Flymentor de 50 (trava cauda), que é a forma que a maioria dos novatos buscam para voo e recomendo utilizá-la assim. Se a cauda fizer WAG, diminua esse valor. Se ela estiver escorregando, aumente esse valor.

Atenção = Se você alterar a posição da chave ELE (para baixo), ele vai colocar -53 de ganho no Gyro, retirando o trava cauda do Gyro, tornando o voo mais difícil para os iniciantes. Essa opção pode ser utilizada para quem for usar o Flymentor para manobras 3D. Se você estiver com dúvidas ou quer evitar riscos, coloque os dois valores sempre iguais e positivos.


Ou seja, a chave de 3 posições no rádio será utilizada da seguinte forma:
ID0 = Flymentor em Horizontal Mode
ID1 = Flymentor em Position Mode
ID2 = Flymentor Desligado









No Flymentor:

Canal 1 - Servo do cíclico que fica na frente na posição de cima
Canal 2 - Servo do cíclico que fica na frente na posição debaixo
Canal 3 - Servo do cíclico mais perto da cauda
Canal 4 - VAZIO
Canal 5 - Servo da Cauda

Configurações no HeliBal do FLymentor:











E já gostaria de deixar aqui um vídeo como incentivo aos que estão começando e ouvem por aí que Flymentor não presta ou não faz escola, eu treinei com o Flymentor um pouco mais de 1 mês e agora um amigo meu me filmou voando o meu HK-450, com vento moderado, e sem o Flymentor!

Editado pela última vez por cbbeudo em Qua Abr 22, 2015 10:33 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

E ae Cbbeudo,

Seu Turnigy ja era ER9x? Qual a vantagem de atualizar esse firmware?

Vc vai colocar o flymentor mesmo??

Abs.
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

Já fiz toda a instalação da eletrônica, porém, os comandos estão todos bagunçados no cíclico.

Alguém já fez essa configuração?
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

Receptor eu deixei assim:

Canal 1 - Yellow (Elevator)
Canal 2 - Orange (Pitch)
Canal 3 - Conector de 3 cores (Aileron)
Canal 4 - Gray (Rudder)
Canal 5 - Green (Ganho Gyro)
Canal 7 - ESC
Canal 8 - Blue (Ganho Flymentor)


No Flymentor:

Canal 1 - Servo do cíclico que fica na frente na posição de cima
Canal 2 - Servo do cíclico que fica na frente na posição debaixo
Canal 3 - Servo do cíclico mais perto da cauda
Canal 4 - VAZIO
Canal 5 - Servo da Cauda
Editado pela última vez por cbbeudo em Qua Abr 22, 2015 10:33 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
AEFF
membro
Mensagens: 160
Registrado em: Dom Mar 13, 2011 3:06 am
Localização: Campinas SP

Mensagem por AEFF »

já configurei um e até achei bem tranquilo, Fly mentor com er9x, pois gosto muito deste programa, acredito que vai ser só relacionar corretamente o giro de cada servo na pag LIMITs acho que é pag. 6, com as inversões de cíclico na pag. 3............Já faz algum tempo que mexi em um fly mentor, mais se não me engano, também tem as inversões de servo dele, que pode ajudar ou confundir....

____________________
Aurora 9 --- Copter X 450v2 envenenado --- T-rex 450 Sport --- T-rex 550E --- T-rex 600 NITRO -- ;))
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

Aeff,

A pagina de comandos do radio, vc colocava CYC1 ou AIL, por exemplo?

Na pagina especifica do helicoptero no radio, voce configurou 90 graus e um canal para a curva do coletivo ou desabilitou o Swath Type?
Avatar do usuário
AEFF
membro
Mensagens: 160
Registrado em: Dom Mar 13, 2011 3:06 am
Localização: Campinas SP

Mensagem por AEFF »

Cbbeudo qual a versão do seu er9x, se for o sem telemetria você tem na pag 10 ou 11 um set-up de heli pronto, é só ativalo, ai depois você vai dando uma retrabalhada nas curvas e chaves a seu gosto.......desta forma ele já joga para você uma configuraçãozinha bem legal, ai depois é só acertar a posição dos servos e instalar o fly mentor...esta é uma opção..

em relação a sua pegunta: eu dei a dica do template de helis, mais gosto mesmo é de configurar tudo na "unha", e utilizava o CYC1, pois estamos configurando um heli, certo! ciclico servo 1, 2 e 3.

em relação a configuração dos graus, você deve utilizar 120º, pois seu heli é CCPM! 90º você usaria em um heli sem mixagem de bailarina, com servos dedicados a cada função, tipo um hirobão mais antigo........... e mais uma dica utilize também a função swash ring, ali você consegue deixar o heli mais agressivo ou mais manso, dependendo do valor inserido, vai ajustando e dando comando na bailarina, você vai entender.............acaba que no final você nem quer mais instalar o fly mentor, pois o heli fica mansinho, mansinho........... ;)


____________________
Aurora 9 --- Copter X 450v2 envenenado --- T-rex 450 Sport --- T-rex 550E --- T-rex 600 NITRO -- ;)
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

AEFF escreveu:Cbbeudo qual a versão do seu er9x, se for o sem telemetria você tem na pag 10 ou 11 um set-up de heli pronto, é só ativalo, ai depois você vai dando uma retrabalhada nas curvas e chaves a seu gosto.......desta forma ele já joga para você uma configuraçãozinha bem legal, ai depois é só acertar a posição dos servos e instalar o fly mentor...esta é uma opção..


Essa opção é com mixagens, não serve para o Flymentor. O meu heli antes do Flymentor voava com essa opção e servia direitinho.

AEFF escreveu:em relação a sua pegunta: eu dei a dica do template de helis, mais gosto mesmo é de configurar tudo na "unha", e utilizava o CYC1, pois estamos configurando um heli, certo! ciclico servo 1, 2 e 3.

em relação a configuração dos graus, você deve utilizar 120º, pois seu heli é CCPM! 90º você usaria em um heli sem mixagem de bailarina, com servos dedicados a cada função, tipo um hirobão mais antigo........... e mais uma dica utilize também a função swash ring, ali você consegue deixar o heli mais agressivo ou mais manso, dependendo do valor inserido, vai ajustando e dando comando na bailarina, você vai entender.............acaba que no final você nem quer mais instalar o fly mentor, pois o heli fica mansinho, mansinho...........


O Flymentor exige uma configuração sem mixagens, sendo assim, não posso configurar com 120 graus...

A configuração que você está sugerindo é a padrão para um heli sem Flymentor, o que eu preciso é da configuração com Flymentor.
Editado pela última vez por cbbeudo em Qua Abr 22, 2015 10:34 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
AEFF
membro
Mensagens: 160
Registrado em: Dom Mar 13, 2011 3:06 am
Localização: Campinas SP

Mensagem por AEFF »

humm....esse detalhe passou batido heim, até onde eu lembro apenas o CO-pilot da FMA trabalhava sem mixagens, o fly mentor já poderia ser mixado!!é realmente posso estar errado, bom.......!!! beleza então, vou dar uma olhada aqui no meu eePe, constumo fazer os back-ups dos aeros e deixar guardado nele, se eu ainda tiver o programa do heli com fly mentor posto ele aqui para você, ai é só descarregar no seu radio e ver se funciona.


abç.
____________________
Aurora 9 --- Copter X 450v2 envenenado --- T-rex 450 Sport --- T-rex 550E --- T-rex 600 NITRO -- ;)
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

Então, a minha resposta de que não pode ter mixagens eu vi no prórpio manual do Flymentor, veja abaixo a parte do manual que fala sobre isso.
Anexos
capitulo3.JPG
capitulo3.JPG (21.68 KiB) Exibido 21838 vezes
Responder