Configurando Flymentor + ER9X

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

[quote:90c9e2ac55="Emateo"]Esta programação seria referente aos dois fios (verde e Azul) que sobram? e vão no canal auxiliar(7)?[/quote:90c9e2ac55]

[b:90c9e2ac55]Fio Verde[/b:90c9e2ac55]

É o ganho do Gyro. Você pode colocar o valor do ganho do Gyro no programa Helibal (Aba Tail Gyro / Gyro Sense). Aquela regra básica, se der WAG, diminua o ganho, se escorregou a cauda, aumente o ganho.

[b:90c9e2ac55]Fio Azul[/b:90c9e2ac55]

É o ganho do Flymentor. É o valor que identifica a porcentagem de correção do Flymentor no seu comando e se ele vai ser Position Mode (valores positivos) ou Horizontal Mode (valores negativos). É o mesmo esquema, você pode regular também no Helibal, mas por ligar o fio azul em um canal do rádio e configurar esse ganho no rádio.

Na configuração que está na primeira mensagem desse post, eu uso esses valores configurados no rádio, assim não preciso levar o notebook para a pista (ou usar o card de programação).
Emateo
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Sex Nov 02, 2012 10:29 am

Mensagem por Emateo »

Entendi. Vi la no inicio como fica e vou fazer e testar. Posto os resultados assim que der, pois aqui não para de chover! Hehe Chuville! !!!
Obrigado e aAbraço!
Estou tentando decolar!!!!!Ops, decolei!!!!
Avatar do usuário
carllos
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Seg Out 04, 2010 5:53 pm
Localização: saõ paulo embu das artes

Mensagem por carllos »

cbbeudo,fui estalar um flymentor do mesmo do meu em um heli 500 de um amigo que voamos juntos,copiei todo o setap do meu que e uma copia do seu o que acontece heli quando sai do chaõ ele gira a calda sentido ante horario de uma vez antes de decolar seria canal do giro invertido mas vou em limites e inverto continua a mesma coisa, o que poderia ser amigo.
Avatar do usuário
benites
Equipe E-voo.com
Mensagens: 5335
Registrado em: Ter Dez 02, 2008 6:14 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por benites »

Olá cbbeudo...muito bom ...o tópico está 10....vou deixar como fixo .
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

[quote:9e6722c992="Benites"]Olá cbbeudo...muito bom ...o tópico está 10....vou deixar como fixo .[/quote:9e6722c992]

Oi Benites! Que bacana, valeu!
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

[quote:abb8cebbc2="carllos"]cbbeudo,fui estalar um flymentor do mesmo do meu em um heli 500 de um amigo que voamos juntos,copiei todo o setap do meu que e uma copia do seu o que acontece heli quando sai do chaõ ele gira a calda sentido ante horario de uma vez antes de decolar seria canal do giro invertido mas vou em limites e inverto continua a mesma coisa, o que poderia ser amigo.[/quote:abb8cebbc2]

Carllos, na verdade não é o canal da cauda invertido, mas sim o ganho do gyro invertido. Lembrando que você não pode descartar a hipótese de que está faltando trimagem, ok?

Então vamos lá, o que você precisa fazer:

1) Garanta que o servo de cauda está em 90 graus e que o rotor está com passo zero quando o servo de cauda está em 90 graus.

2) Veja o lado que a cauda está virando e joga o trim para o lado contrário, veja se ela vai parar. Se parar, significa que é apenas trimagem.

3) Se ela não parar, você vai precisar inverter o lado de correção do gyro no software do Flymentor (Heibal).

Se tiver alguma dificuldade na inversão, manda mensagem!
Avatar do usuário
carllos
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Seg Out 04, 2010 5:53 pm
Localização: saõ paulo embu das artes

Mensagem por carllos »

nossa!!! imcrivel que copiei o cetap iguazinho naõ mudei nada,mais vou seguir suas dicas, ooutra coisa o dele a bailarina naõ vai quando deixo em front ,so da serto quando deixo em left quando deixo em fronta a bailarina naõ atua em corçaõ coretas o lado que inclino o hele ela tem que faser o inverço para coregir quando esta em fronte ele inclina mais ainda para o lado que estou inclinado so fas a coreçaõ quando deicho em left, e o setap esta isatamente o mesmo tem coisas que e misterio,rsrsrs ou sera que muda de um heli para outro ,os giros e sensor de cameras esta tudo igual no mesmo lugar do outro naõ fiz alteraçaõ de nada .
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

[quote:e1a7c9bda7="carllos"]nossa!!! imcrivel que copiei o cetap iguazinho naõ mudei nada,mais vou seguir suas dicas, ooutra coisa o dele a bailarina naõ vai quando deixo em front ,so da serto quando deixo em left quando deixo em fronta a bailarina naõ atua em corçaõ coretas o lado que inclino o hele ela tem que faser o inverço para coregir quando esta em fronte ele inclina mais ainda para o lado que estou inclinado so fas a coreçaõ quando deicho em left, e o setap esta isatamente o mesmo tem coisas que e misterio,rsrsrs ou sera que muda de um heli para outro ,os giros e sensor de cameras esta tudo igual no mesmo lugar do outro naõ fiz alteraçaõ de nada .[/quote:e1a7c9bda7]

Olha, agora você me pegou. Sei que cada um possui o seu setup próprio e a cópia não garante 100%.

Existe uma aba no Helibal somente para regular os lados das correções, se estiver corrigindo ao contrário, basta regular nessa aba.
Avatar do usuário
carllos
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Seg Out 04, 2010 5:53 pm
Localização: saõ paulo embu das artes

Mensagem por carllos »

posso da uma sugestaõ, ja que esse topico ta taõ completo o bom seria colocar para que serve cada regulagem do helibal asim naõ restaria duvidas eu estou fasendo asim vou mudando e vendo o que faz mais naõ e o certo ,se vc sabe como aje e muito mais facil o legal seria complementa a baixo de cada pagina (foto do helibal)a forma que ele atua no heli ai mata tudo ja que cada heli muda faser por deduçaõ e complicado quando se sabe o sua funçaõ ai naõ resta duvidas ja que esta tudo em ingles e saõ poucas paginas naõ seri complicado,faser isso.
Avatar do usuário
cbbeudo
membro
Mensagens: 933
Registrado em: Qua Fev 17, 2010 3:42 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

Mensagem por cbbeudo »

[quote:95d1062684="carllos"]posso da uma sugestaõ, ja que esse topico ta taõ completo o bom seria colocar para que serve cada regulagem do helibal asim naõ restaria duvidas eu estou fasendo asim vou mudando e vendo o que faz mais naõ e o certo se vc sabe como aje e muito mais facil complementa a baixo de cada pagina (foto do helibal)a forma que ele atua no heli ai mata tudo ja que cada heli muda faser por deduçaõ e complicado quando se sabe o sua funçaõ ai naõ resta duvidas ja que esta tudo em ingles e saõ poucas paginas naõ seri complicado,faser isso.[/quote:95d1062684]

Isso tem no manual do Flymentor que vem junto com o CD.

Posso até depois colocar isso lá na primeira mensagem, mas eu foquei bastante nos itens que não estão no manual.
Responder