Dica: Grip Flip Mod para T-Rex 450 PRO e clones.

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cebola
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Dica: Grip Flip Mod para T-Rex 450 PRO e clones.

Mensagem por cebola »

Olá pessoal!

Há uns dias atras, dando uma olhada no HeliFreak (http://www.helifreak.com/) encontrei uma dica muito legal para quem tem um 450 Pro ou clones, trata-se de uma pequena modificação no rotor de cauda que corrige uma questão de geometria dos 450 PRO.

Questão de geometria? Como assim? Tanta gente voa com os Trex há tanto tempo, com a cauda travada como uma rocha e ninguém reclamou ainda?

É mais simples que parece, basta fazer uma pequena reflexão:

Qual o sentido que gira o rotor principal? Sentido horário.

Qual o sentido que a cauda gira quando o motor força? Sentido anti horário

Então: Para compensar o torque o rotor de cauda deve compensar no sentido horário.

Daí vocês vão pensar: "Dãaaaaaa, normal isso... hoje qualquer gyro barato dá conta disso, todos eles já tem modo "trava cauda" então pra que todo esse bla bla bla?"

Hoje com servos rapidíssimos e gyros avançados, nem nos preocupamos mais com a quebra de torque que nada mais é do que regular o rotor de cauda com o passo já acertado para compensar o torque mesmo com o servo na posição neutra.

Porém, seguindo o manual da Align para o acerto da cauda, deve-se deixar o braço do servo a 90 graus do pushrod e o pitch slider no meio do curso do eixo, assim temos a posição neutra. Mas se observarem o passo das pás, verão que eles estão com angulo Zero.

A questão que o Bob Finless (do helifreak) levantou é que na grande maioria dos helis atuais (inclusive outros helis da Align) a posição neutra da cauda é com um pequeno passo já compensando o torque.

Mesmo assim, de fato o gyro ainda segura bem a cauda. Será?

Tentem fazer um vôo sem o trava cauda (rate mode), mesmo com o melhor gyro e o melhor servo, haverá sim um pequeno drift na cauda, pela ausência da quebra de torque natural do heli.
É possível sim regular a cauda com um pouco de quebra de torque bastando aumentar umas 3 voltas no link do servo e questão resolvida.

Nem tanto... eis a questão de geometria e todo o motivo desse bla bla bla.

Aumentando o link do servo, teremos um diferencial nos comandos, pois o braço do servo fica a 90 graus do push rod, já o braço do pitch slider fica com um ângulo bem mais fechado. causando uma diferança entre o comando da esquerda e o comando da direita. Esta diferença ocorre porque o movimento do braço do servo forma um circulo e para ter o mesmo movimento, devemos ter 90 graus no braço do servo e 90 graus no braço do pitch slider para termos dois círculos iguais. O porque dessa diferença eu deixo pro pessoal que entende melhor de geometria, seno, cosseno e tal heheheh.

Apesar de todo esse chalalá, a modificação é bem simples e não vai custar sequer um centavo a mais, na sequência eu explico.
Editado pela última vez por cebola em Seg Dez 07, 2015 10:38 pm, em um total de 1 vez.
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cebola
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Dando continuidade...

A modificação consiste em mudar a forma como a pá do rotor de cauda é comandada, de controle frontal (Leading Edge Control) para controle trazeiro (Trailing Edge Control), para isto basta inverter os pega-pás do rotor de cauda, assim:



É só remover os parafusos A e B e inverter o braço de comando (C). Assim, as pás mudarão de sentido, e claro, devem ser invertidas também.

Atenção: Fazendo isso, é necessário também inverter o servo no rádio e inverter o sentido de correção do gyro. Pois foi invertido o comando da cauda.

Agora, o porquê desta inversão: Pode-se notar que se colocado o braço do pitch-slider a 90 graus do push rod, veremos que as pás estarão com passo favorecendo o torque e não o compensando.



Na foto acima, mostra claramente que o braço de comando não tem um ângulo de 90 graus, é sim um pouco aberto, assim invertendo a posição dos pega-pás teremos naturalmente a quebra de torque com os dois comandos a 90 graus, tendo assim um movimento uniforme e a cauda travada mesmo em modo normal.

Agora a prova real, posicionando o braço à 90 graus do push rod temos já um angulo contra o torque:



Como na foto acima não dá pra notar muito o passo, é só dobrá-las que veremos nitidamente o angulo:



Esta modificação foi feita semana passada, e coloquei à prova durante o evento do Luft Platz em Nova Petrópolis, e eu me surpreendi com o resultado. Como alguns sabem, meu heli é um HK 450, um clone com toda eletrônica xing ling, nada de primeira, e mesmo assim a cauda travou mesmo nas manobras que exigiam mais do gyro. Voei tanto no modo Trava Cauda quanto no modo Rate, fazendo flips, loops, dorso e arriscando uns pyro flips, por eu utilizar um gyro Assan GA250 e um servo Turnigy S306G em uma manobra mais forte dava um pequeno drift, mas muito menos do que antes sem a modificação. A Ivânia fez uma filmagem mas pena que a camera entrou em modo macro e não deu pra focar legal no heli pra mostrar no detalhe como ficou. Mas eis o feito:



Bom, pra concluir, antes que alguém diga que voou muito com o seu heli e não sentiu nenhum drift. Já adianto, com um gyro e um servo realmente bons não temos nenhum problema, mas voando em modo trava cauda!
Esta característica é mais acentuada nos clones que geralmente tem eletronica mais barata, como o meu, mas nada impede esta modificação em um Trex genuíno, pois não há nenhum efeito negativo, mesmo utilizando o modo trava cauda.

Só mais uma curiosidade:
Porque tudo isso, se hoje ninguém mais voa em rate mode, se temos gyros tão poderosos e servos tão rápidos?
Há quem diga que algumas manobras o trava cauda mais atrapalha do que ajuda. Uma pequena prova: Tente um hammerhead com o trava cauda (não vale dar comando de leme) e depois tente novamente no modo normal.

Era isso pessoal, espero ter contribuído!

Quaisquer dúvidas estou a disposição.

Créditos:
Bob Finless (Helifreak)
http://www.helifreak.com/showthread.php?t=132747.
Pra quem quiser ver os vídeos na integra:

Explicação da questão de geometria:
http://video.helifreak.com/?subpath=/finless/trex450pro&filename=geometry101.wmv

Verificando os outros modelos:
http://video.helifreak.com/?subpath=/finless/trex450pro&filename=otherhelis.wmv

A modificação:
http://video.helifreak.com/?subpath=/finless/trex450pro&filename=mymod.wmv

E finalmente o teste:
http://video.helifreak.com/?subpath=/finless/trex450pro&filename=fireup.wmv

Abraço.
Editado pela última vez por cebola em Seg Dez 07, 2015 10:43 pm, em um total de 2 vezes.
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AEFF
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Mensagem por AEFF »

cebola com certeza eu acredito neste estudo, aqui no Brasil somos muito bons no que fazemos, mais ainda acho que os caras lá fora são bem mais dedicados em detalhes, já vi projeto de vários milhares de dólares que não funcionava, e uma observação simples, uma pequena alteração, acertou o projeto............ muitos gostam de chamar da gambiarra, porém uma outra parte prefere chamar de KAISEN, onde se observa uma area de oportunidade, e cria uma solução para ela....

muitos aqui vão lembrar das primeiras movimentações do firmware ER9x, isso a vários anos atras, hoje apesar da sacanagem da chinezada, o radio sai de fabrica com ele.

tenho um copter X aqui em casa, com giro e servo mais barato, com certeza vou testar o ponto abordado no seu topico.

TKs.
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cebola
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Mensagem por cebola »

De fato temos muita informação nos sites gringos que não é muito divulgada aqui, e sei que a grande maioria tem dificuldade com o inglês e por isso as vezes passa batido por muita coisa legal. Mas sorte que temos o evoo que é onde a grande maioria busca informações. A minha ideia é compartilhar isso com a galera e não deixar essas coisas só na gringa.

Quanto à gambiarra... bom eu já vi uns "beiços torcidos" quando mostrei a modificação, mas isso faz parte, eu ainda estou testando o heli depois que modifiquei a cauda dele e ainda não tive a oportunidade de fazer uma comparação lado a lado com um outro heli igual sem a modificação, é até dificil fazer essa comparação devido ao fator configuração, mas assim que tiver algo mais consolidado eu posto aqui.

E, por favor, se fizer a modificação, poste aqui o resultado, mesmo que se for negativo... (e se for negativo é até melhor pois assim procuramos evoluir ainda mais).

Abraço.
CopterX Brasil
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Mensagem por CopterX Brasil »

[quote:679172268a="AEFF"]cebola com certeza eu acredito neste estudo, aqui no Brasil somos muito bons no que fazemos, mais ainda acho que os caras lá fora são bem mais dedicados em detalhes, já vi projeto de vários milhares de dólares que não funcionava, e uma observação simples, uma pequena alteração, acertou o projeto............ muitos gostam de chamar da gambiarra, porém uma outra parte prefere chamar de KAISEN, onde se observa uma area de oportunidade, e cria uma solução para ela....

muitos aqui vão lembrar das primeiras movimentações do firmware ER9x, isso a vários anos atras, hoje apesar da sacanagem da chinezada, o radio sai de fabrica com ele.

tenho um copter X aqui em casa, com giro e servo mais barato, com certeza vou testar o ponto abordado no seu topico.

TKs.[/quote:679172268a]

Falou muito bem!
Rodrigo Maion
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Mensagem por Rodrigo Maion »

Cebola, quando montei meu 450 PRO notei isso, diferente do XCell que tive no passado e mal conseguia pairar com aqueles gyros mecânicos e precisão bem aquém dos Align....

Assim que montei o meu PRO, notei que a proporção de comando a favor do troque era maior que contrariando-o. Enfim, segui à risca o manual e montei "errado" como mandaram. Aprendi novamente como pairar, fiz alguns circuitos sofridos, nunca o lenhei mas passei perto diversas vezes. Um dia deixei sem querer em modo rate e nao percebi... Quando dei pedal de cauda pra me tirar do sufoco e coletivo alto, notei que ele girou beeeeem lentamente.

Recorri ao Google e logo descobri esse mod do Bob Finless e fiz. Nunca mais tive nenhum problema e sempre que acho alguém com um 450PRO, recomendo e ajudo a fazer a mudança....

Pq a Align deixou uma caca dessas acontecer e ninguém mudar a geometria da cauda ou simplesmente aderir à solução encontrada pelo Bob???
fehcbo
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Re: Dica: Grip Flip Mod para T-Rex 450 PRO e clones.

Mensagem por fehcbo »

Algum colega tem os arquivos ou link dessas modificações para me ajudar?
obrigado

Hamilton
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LaercioLMB
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Re: Dica: Grip Flip Mod para T-Rex 450 PRO e clones.

Mensagem por LaercioLMB »

fehcbo escreveu:Algum colega tem os arquivos ou link dessas modificações para me ajudar?
obrigado

Hamilton



Eu selecionei somente o link sem o conteúdo das chaves e mandei o windows abrir em outra aba e abriu sem nenhum problema.
Faça o mesmo nos demais links e pronto.
Não requer prática e tão pouco habilidade, só um pouquinho de boa vontade :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

https://lh4.googleusercontent.com/-36q0 ... 520Mod.JPG
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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weber
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Re: Dica: Grip Flip Mod para T-Rex 450 PRO e clones.

Mensagem por weber »

Desculpe mas não entendi em que sentido inverter o braço de comando (C).virar o lado (A) para o lado (B)? Poderiam explicar de forma diferente, pois esta de inverter me pareceu muito subjetivo.
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cebola
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Re: Dica: Grip Flip Mod para T-Rex 450 PRO e clones.

Mensagem por cebola »

Weber, talvez não tenha entendido pois as imagens não estavam aparecendo no topico devido à migração do evoo. Este topico é bem antigo, por isso este problema das imagens, eu corrigi os links e agora vc pode entender melhor.

À proposito, esta modificação serve para modelos mais antigos do 450, hoje com os conjuntos de cauda mais novos e com sistemas flybarless todo esse trabalho não tem utilidade nenhuma :D
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