Esquema de ligação do 3GX com receptor do 9X

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
Pitu
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 4:17 pm
Localização: Rio de Janeiro,RJ

Esquema de ligação do 3GX com receptor do 9X

Mensagem por Pitu »

Boa noite pessoal do helimodelismo.
Comprei um T-rex 450 PRO 3GX e estou muito receioso em ligar o 3GX no receptor do meu rádio turnigy 9x. Já procurei em vários tópicos ,mais ainda não encontrei algo referente ao que pergunto aqui.
Então ,como seria a ligação do 3GX com o receptor do 9X???
Aguardo anciosamente uma ajuda.
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Como o manual manda oras...
Avatar do usuário
Pitu
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 4:17 pm
Localização: Rio de Janeiro,RJ

Mensagem por Pitu »

Comecei mal!! É tanta informação ,misturado com receio e ansiedade que sinceramente esta pg passou batida !! Valeu.
Avatar do usuário
Alexandre33
membro
Mensagens: 502
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:37 pm
Localização: Rio de janeiro

Mensagem por Alexandre33 »

[quote:890e70300a="rafakrav"]Como o manual manda oras...[/quote:890e70300a]


Rafa, realemente nada como começar com o manual, mas o manual do 3gx é meio falho. Eu mesmo fiquei na dúvida se o 3gx estava queimado, pois nem dava sinal de vida. Só depois do auxílio de colega aqui que vi que faltava ligar um cabo.

Em geral acho os manuais dessa área muito deficiente.
Avatar do usuário
Pitu
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 4:17 pm
Localização: Rio de Janeiro,RJ

Mensagem por Pitu »

Liguei como o manual indica. O meu rádio é um 9X e aqui no manual o receptor é de um FUTABA. Será que o canal 6 é o canal do acelerador como mostra o manual? Pois quando eu conectei o cabo roxo,o motor disparou e mesmo eu desconectando ele,o motor não parou ,não aceitando comando nenhum do stick de aceleração.Só parou quando desconectei a bateria.Foi um susto danado!!
Guilherme_BSB
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Ter Abr 02, 2013 4:52 am
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Guilherme_BSB »

É só inverter, nas ligações do receptor, o THR(roxo) com o PIT(amarelo). No manual fala que o THR é no canal 6 e o PIT no 3 e na verdade é ao contrário. Abraço.
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

[quote:98b1344729="Pitu"]Liguei como o manual indica. O meu rádio é um 9X e aqui no manual o receptor é de um FUTABA. Será que o canal 6 é o canal do acelerador como mostra o manual? Pois quando eu conectei o cabo roxo,o motor disparou e mesmo eu desconectando ele,o motor não parou ,não aceitando comando nenhum do stick de aceleração.Só parou quando desconectei a bateria.Foi um susto danado!![/quote:98b1344729]


Outra forma de testar é ligar o receptor em uma fonte alternativa de energia na bancada, ou até mesmo o ESC na entrada da bateria. Isso sem ligar nada no 3GX.

Coloque um servo no canal que você julga ser o acelerador e acione o stick do acelerador. Depois disso, acione o throtle hold e mexa no stick do acelerador de novo. Não se esqueça de habilitar a função do do TH. Se ele funcionar apenas quando o TH não estiver acionado, esse é o canal do acelerador. Se não acontecer isto, teste nos outros canais.

Em tempo, qual é o modelo do seu receptor e qual o módulo do do TX?

Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
Avatar do usuário
Pitu
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 4:17 pm
Localização: Rio de Janeiro,RJ

Mensagem por Pitu »

Valeu pelas dicas.Acabei de chegar de viajem e só devo mexer com o heli apartir de amanhã.O meu receptor é o turnigy 9X 8CV2 e o módulo RF 9XV2 . Logo que eu obter uma novidade lhe aviso. Eu tenho alguns servos soltos aqui e vou fazer este teste. Derrepente daqui à pouco.Abs
Avatar do usuário
Pitu
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 4:17 pm
Localização: Rio de Janeiro,RJ

Mensagem por Pitu »

A configuração está a seguinte.
Canal 1- Aileron
Canal 2 - Thr
Canal 3 - Profundor
Canal 4 - Leme
Responder