Gyro hk410b

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
kcabun77
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Sex Dez 16, 2011 11:50 am

Mensagem por kcabun77 »

Você tem que regular a chave gear para que ela selecione o modo do gyro (Normal/Trava-cauda ou Norm/AVCS no rádio). Para isso, no menu GYRO SENS, deixe em act, UPRATE deixe em NORM e comece com 50 de valor. Em DOWNRATE deixe como AVCS e também comece com 50. No menu AUX deixe o CH5 como GEAR. Agora teste o gyro: com a chave GEAR para baixo, o LED do gyro deve estar aceso. Chave para cima, o LED apaga. Se estiver ao contrário, vá no menu NORM/INV e inverta o CH5. Agora hovere o heli a baixa altura, se a cauda estiver batendo rápido, vá ao menu GYRO SENS e vá mudando o valor de DOWNRATE. vá diminuindo até parar de bater. Quando parar, dê toquinhos no leme e veja se a cauda não volta a bater, senão, diminua mais 2 pontos até parar. Se a cauda não estava batendo, mesmo assim, vá ao menu GYRO SENS em DOWNRATE e aumente o valor até começar a bater e vá reduzindo de 2 em 2, dê toquinhos no leme para conferir, até não bater mais. O modo Normal do gyro já é um pouco mais chato de ajustar pois envolve tanto ajuste eletrônico como mecânico, e esse gyro não possui ajustes individuais de end point. Mas se quiser fazer esse ajuste (embora não seja muito necessário) só dizer que posto aqui ;) .
Avatar do usuário
BAnditi
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Dom Set 28, 2008 8:04 pm

Mensagem por BAnditi »

Boa tarde amigos.
Muito obrigado pela ajuda.

Acho que vou seguir o conselho do amigo kcabum77 e trocar de gyro.
Não acho uma boa ideia ter um gyro que já venho de fábrica com erro de projeto, as chances de dar algum tipo de defeito são muito maiores.
Avatar do usuário
BAnditi
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Dom Set 28, 2008 8:04 pm

Mensagem por BAnditi »

As configurações deste Gyro GA 250 são iguais as do HB401b?
Avatar do usuário
kcabun77
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Sex Dez 16, 2011 11:50 am

Mensagem por kcabun77 »

Basicamente, são as mesmas configurações que passei lá em cima (que na verdade são configurações do rádio) + as configurações no próprio gyro, feitas pela chave GEAR e o stick de leme. Se você ainda estiver aprendendo a regular e a hoverar o heli, o 401B dá conta, numa boa. Só quando começar a fazer circuitos (principalmente se estiver ventando) é que o HK dá alguns sustos. O GA250 também não é lá essas coisas, mas pelo menos dá menos sustos que o HK :D .
Avatar do usuário
BAnditi
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Dom Set 28, 2008 8:04 pm

Mensagem por BAnditi »

[quote="kcabun77"]Você tem que regular a chave gear para que ela selecione o modo do gyro (Normal/Trava-cauda ou Norm/AVCS no rádio). Para isso, no menu GYRO SENS, deixe em act, UPRATE deixe em NORM e comece com 50 de valor. Em DOWNRATE deixe como AVCS e também comece com 50. No menu AUX deixe o CH5 como GEAR. Agora teste o gyro: com a chave GEAR para baixo, o LED do gyro deve estar aceso. Chave para cima, o LED apaga. Se estiver ao contrário, vá no menu NORM/INV e inverta o CH5. Agora hovere o heli a baixa altura, se a cauda estiver batendo rápido, vá ao menu GYRO SENS e vá mudando o valor de DOWNRATE. vá diminuindo até parar de bater. Quando parar, dê toquinhos no leme e veja se a cauda não volta a bater, senão, diminua mais 2 pontos até parar. Se a cauda não estava batendo, mesmo assim, vá ao menu GYRO SENS em DOWNRATE e aumente o valor até começar a bater e vá reduzindo de 2 em 2, dê toquinhos no leme para conferir, até não bater mais. O modo Normal do gyro já é um pouco mais chato de ajustar pois envolve tanto ajuste eletrônico como mecânico, e esse gyro não possui ajustes individuais de end point. Mas se quiser fazer esse ajuste (embora não seja muito necessário) só dizer que posto aqui ;) .[/quote]


Amigo não entendi uma coisa.
Na hora do hover, devo deixar o chave para em uprate ou dowrate?

O que houve:
Segurando o heli na mão fiz o ajuste até a cauda parar de bater, a chave gear estava na posição uprate, e diminui o valor de dowrate até 44 e cauda estabilizou, o valor de uprate ficou em 50, porém ao coloca-lo na "bancada rotativa" e dar gáz no motor o gyro não respondeu e o heli ficou girando dando a entender que o gyro não estava trabalhando.
Colocando a cahve gear em dowrate o gyro aciona porem a cauda volta a bater.
Avatar do usuário
kcabun77
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Sex Dez 16, 2011 11:50 am

Mensagem por kcabun77 »

Deve deixar a chave gear para baixo (downrate) e nessa posição a luz do gyro deve estar acesa. Dessa maneira, o gyro estará trabalhando em trava-cauda, que é o modo que você SEMPRE deve usar para voo. E o ajuste de ganho deverá ser feito no menu Downrate. O ajuste na plataforma é uma boa pra verificar o funcionamento do gyro, mas o ajuste definitivo deve ser feito em voo. O modo normal do gyro não se usa normalmente em voo. Costuma-se usá-lo apenas para ajustes mecânicos, como por exemplo centralizar o horn do servo de cauda, e fazer quebra de torque, mas quebra de torque não é necessário agora, se estiver aprendendo a acertar o heli ainda ok? Abraços!
Avatar do usuário
BAnditi
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Dom Set 28, 2008 8:04 pm

Mensagem por BAnditi »

Boa noite amigos

Ou meu gyro está zuado, ou eu sou um tapado que não manja nada de programação básica hehe.

Fiz do jeito que os amigos Lívio Cardoso e kcabun77 me orientaram e não consegui fazer o gyro hk401b responder aos comando,
segue dados atualizado.

SERVO
HK-922MG Digital Metal Gear Servo 1.8kg/ 12g/ 0.07sec

GYRO HK 401b
delay =0
limit= 70%

CONTROLE TURNIGY 9X
End point.
gear- on 100% / off 100

GYRO SENS
State act
Uprate norm 50
Dnrate avc 44
Model gy

Chavinha do gear para baixo.

O heli fica girando igual a um retardado sem calda, o gyro só responde ao primeiro comando do radio, travar a calda, é luxo.
Ainda bem que eu não tirei ele da "base rotativa" se não seria lenha na certa.
Para tirar a prova troquei o gyro hk401b pelo original da esky, e a calda respondeu normalmente, igual era antes de tentar trocar o gyro, logico que sem nenhuma eficiência, más pelo menos não ficou girando sem rumo igual estava acontecendo com o hk 401b.

Bom senhores, alguém tem mais alguma sugestão?

obrigado.
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1018
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Mensagem por atoniollo »

[quote:600ee9a55d="BAnditi"]Boa noite amigos

Ou meu gyro está zuado, ou eu sou um tapado que não manja nada de programação básica hehe.

Fiz do jeito que os amigos Lívio Cardoso e kcabun77 me orientaram e não consegui fazer o gyro hk401b responder aos comando,
segue dados atualizado.

SERVO
HK-922MG Digital Metal Gear Servo 1.8kg/ 12g/ 0.07sec

GYRO HK 401b
delay =0
limit= 70%

CONTROLE TURNIGY 9X
End point.
gear- on 100% / off 100

GYRO SENS
State act
Uprate norm 50
Dnrate avc 44
Model gy

Chavinha do gear para baixo.

O heli fica girando igual a um retardado sem calda, o gyro só responde ao primeiro comando do radio, travar a calda, é luxo.
Ainda bem que eu não tirei ele da "base rotativa" se não seria lenha na certa.
Para tirar a prova troquei o gyro hk401b pelo original da esky, e a calda respondeu normalmente, igual era antes de tentar trocar o gyro, logico que sem nenhuma eficiência, más pelo menos não ficou girando sem rumo igual estava acontecendo com o hk 401b.

Bom senhores, alguém tem mais alguma sugestão?

obrigado.[/quote:600ee9a55d]

CALDA??? Vc esta fazendo DOCES??? Tem de figo? quanto ta o pote? hehehehehe
Heli tem CAUDA e não CALDA!

brincadeiras a parte... Vc fez o principal para este gyro? Que é desmontar tudo e colocar as espumas e cola quente que o pessoal indica?
procure no google sobre como fazer este esquema que te falei... eu já usei esse gyro... e muda da agua pro vinho... se informe e faça o esquema.
Daniel nicolaud
membro
Mensagens: 155
Registrado em: Dom Mar 17, 2013 11:46 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Daniel nicolaud »

Olha apenas uma opinião eu tb estava com o mesmo problema que voce mas com um gyro que nem marca eu sei qual é, e ficava quebrando a cabeça e nada adiantava ai coloquei um ga250 e acabou fácil de regular, troca esse sei gyro e seja feliz na minha opinião trocaria que nao acho que vale tanta dor de cabeça para um gyro que nao e top.
Abraço.
Avatar do usuário
kcabun77
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Sex Dez 16, 2011 11:50 am

Mensagem por kcabun77 »

[quote:2ebe8b7c57="BAnditi"]...O heli fica girando igual a um retardado sem calda, o gyro só responde ao primeiro comando do radio, travar a calda, é luxo.
Ainda bem que eu não tirei ele da "base rotativa" se não seria lenha na certa.
Para tirar a prova troquei o gyro hk401b pelo original da esky, e a calda respondeu normalmente, igual era antes de tentar trocar o gyro, logico que sem nenhuma eficiência, más pelo menos não ficou girando sem rumo igual estava acontecendo com o hk 401b.

Bom senhores, alguém tem mais alguma sugestão?

obrigado.[/quote:2ebe8b7c57]
A luz do gyro fica acesa com a chave gear para baixo, e apaga quando a coloca para cima? O gyro está corrigindo para o lado certo? Para ver isso, quando você move a cauda do heli para a direita, o rotor da cauda tem que soprar para a direita.
David Porto
HK U-Dragonfly/Clone S107/T-Rex100S/CopterX 450/Clone 450Pro DFC Zyx-S/2 Solo PRO 180/FBL100/V922/Edge 540 Depron/Christen Eagle Depron.
Responder