HK ou CopterX para essa eletrônica?

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Marcos Ferreira
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HK ou CopterX para essa eletrônica?

Mensagempor Marcos Ferreira » 10 Set 2013 22:13

Tou pra pedir o kit:
HK-450GT PRO V2 3D Belt-Drive U$57,99 + International (Registered) Air Mail 751g - 1kg $17.95 .. Então U$75,94
ou
CopterX CX 450PRO V3.5 Belt Version Kit U$69,99 + Small Air Parcel Rate US$27.36 .. Então U$97,35

Setup:
Turnigy Typhoon 450H 2215H Heli Motor 3550kv
Turnigy Super Brain 40A Brushless ESC
HobbyKing GA-250 MINI-MEMS Gyro
TURNIGY 3A UBEC w/ Noise Reduction
Power HD 3688HB Digital Servo 25g/2.8kg/.07sec
HobbyKing HK-933MG Digital MG Servo 2.0kg/ 12g/ 0.10sec
Rádio Turnigy 9x

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Marcos Ferreira
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Mensagempor Marcos Ferreira » 10 Set 2013 22:16

Esse CopterX é da eHirobo, se alguém souber outro site que venda mais barato, manda link por favor. ^^

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Flavio LHP
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Mensagempor Flavio LHP » 11 Set 2013 09:11

Com certeza entre esses dois vai de copterX.. a qualidade da HK é muito ruin com muitas folgas... não que a copterX não tenha, mas a qualidade das peças é melhor que a HK. Já usei as duas marcas e hoje uso peças da Tarot...
Quanto a Ehirobo, comprava minhas peças da copterX lá, são rápidos e confiáveis... não conheço outro site que venda peças copterX...

Abs

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rafa.poa
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Mensagempor rafa.poa » 11 Set 2013 09:54

Vai de copterX.
Como a amigo aí acima comentou, é menos pior.

Este servo de cauda não é grandes coisas, tive um e queimou do nada.

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Mensagempor Marcos Ferreira » 11 Set 2013 18:25

A sim entendo, vou fazer o pedido do copterX então, e valeu pelo toque do servo, qlq coisa peço um melhor. =)

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Mensagempor rafa.poa » 12 Set 2013 10:16

Eu acho que existem servos melhores até mais baratos.
Tens uns clones do 9257 com reviews muito bons.

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Mensagempor Marcos Ferreira » 12 Set 2013 11:13

[quote:fd25ce5bf3="rafa.poa"]Eu acho que existem servos melhores até mais baratos.
Tens uns clones do 9257 com reviews muito bons.[/quote:fd25ce5bf3]

Seria esse? http://hobbyking.com./hobbyking/store/__13422__HKS_9257_High_Speed_Servo_4_5kg_25g_0_07sec.html

Se puder me manda o nome ou link do gyro que você acha melhor.
Obrigado.

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Mensagempor rafa.poa » 12 Set 2013 11:29

Substitui o meu HD por esse aí, pra quebrar um galho até meu futaba chegar.
Usei com o GA 250.

Pro meu nível de voo (circuitos leves) não tive o que reclamar.
Agora to montando um 450 pra patroa, onde vou botar esse servo.

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Mensagempor ARM_Coder » 12 Set 2013 23:55

Vou dar uns pitacos, faz tempo que eu não apareço por aqui.

Servo de cauda: o PowerHD custa quase 22 dólares... No lugar dele eu pegaria o Align DS525M, no RC711 sai menos de 40 dólares, já com shipping incluso. E é 1000 x mais servo.

Gyro: pra manter barato, nem sei o que recomendar. Pra ficar bom, no mínimo Align e idealmente um Spartan. Mas é outra faixa de preço, e outra qualidade de voo também.

O resto da eletrônica está bom. Com um CopterX bem montado, vai voar legal. Com a vantagem de, numa eventual lenha, algumas partes poderem ser trocadas por Align (ex: links, rolamentos e eixos).

Eu sempre insisto em um bom gyro e um bom servo de cauda, porque são componentes muito duráveis (mesmo nas lenhas), e influem MUITO na qualidade do voo.

Por fim, deve-se considerar a opção FBL. Pelo menos dê uma pensada. Hoje um controlador FBL razoável (ex: Turnigy) custa o mesmo que um gyro de 1a linha. E o heli FBL voa muito melhor que o FB, especialmente quando é de pequeno porte (até tamanho 500).

Abraço!
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Mensagempor Marcos Ferreira » 13 Set 2013 01:29

[quote:f08d66a820="ARM_Coder"]Vou dar uns pitacos, faz tempo que eu não apareço por aqui.

Servo de cauda: o PowerHD custa quase 22 dólares... No lugar dele eu pegaria o Align DS525M, no RC711 sai menos de 40 dólares, já com shipping incluso. E é 1000 x mais servo.

Gyro: pra manter barato, nem sei o que recomendar. Pra ficar bom, no mínimo Align e idealmente um Spartan. Mas é outra faixa de preço, e outra qualidade de voo também.

O resto da eletrônica está bom. Com um CopterX bem montado, vai voar legal. Com a vantagem de, numa eventual lenha, algumas partes poderem ser trocadas por Align (ex: links, rolamentos e eixos).

Eu sempre insisto em um bom gyro e um bom servo de cauda, porque são componentes muito duráveis (mesmo nas lenhas), e influem MUITO na qualidade do voo.

Por fim, deve-se considerar a opção FBL. Pelo menos dê uma pensada. Hoje um controlador FBL razoável (ex: Turnigy) custa o mesmo que um gyro de 1a linha. E o heli FBL voa muito melhor que o FB, especialmente quando é de pequeno porte (até tamanho 500).

Abraço![/quote:f08d66a820]

Entendo, pensei em pegar esse FBL http://hobbyking.com./hobbyking/store/__23037__HK_450TT_PRO_V2_Flybarless_3D_Torque_Tube_Helicopter_Kit_Align_T_Rex_Compat_.html . É até mais barato que o CopterX, mas é TT e o povo fica dizendo que TT é caro de mais a lenha, e eu estou saindo dos 4ch. Mas ainda estou pensando em ir na contra mão e montar esse. A propósito preciso mudar algo nessa eletronica se for pegar um TT FBL?

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Mensagempor Marcos Ferreira » 13 Set 2013 01:39

Mas se eu começar com um FB, depois não posso converter pra FBL?

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Mensagempor ARM_Coder » 13 Set 2013 07:29

[quote:54e451b5f4="Marcos Ferreira"]Mas se eu começar com um FB, depois não posso converter pra FBL?[/quote:54e451b5f4]

Pode. Tem que trocar o rotor todo, além de trocar o gyro pelo controlador FBL. Em alguns casos tem que trocar o eixo principal (ex: ao trocar de FB para FBL DFC - o eixo do DFC é mais curto).

Mas enfim, agora li que você está saindo do 4 canais. É a sua primeira montagem. Nesse caso, acho que pegar um PRO pode ser uma opção meio chata, pois ele é difícil de montar (pouco espaço para a eletrônica e os fios), e muito arisco de pilotar. Os servos da bailarina são trabalhosos de montar/trocar, os fios ficam super espremidos, o ESC mal cabe no espaço abaixo da bateria... Já tive dois PRO (um Trex e um Tarot) e sei como é a história.

A própria CopterX tem 2 modelos que acho legais pra começar: o CX 450 SE V2 (é com flybar), e o CX 450 SE V4 DFC (é flybarless). Ambos com correia, quadro largo (é fácil de trabalhar), e pelo menos o V2 é bem mais manso que o PRO.

Dá uma pensada.

http://www.ehirobo.com/shop/RC-Helicopters-CopterX-Helicopters/c334_174/p5579/CopterX-CX-450SE-V2-Kit/product_info.html

http://www.ehirobo.com/shop/RC-Helicopters-CopterX-Helicopters/c334_174/p12685/CopterX-CX-450SE-V4-DFC-Flybarless-Kit/product_info.html
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Mensagempor Marcos Ferreira » 13 Set 2013 18:29

[quote:cd430f27a4="ARM_Coder"][quote:cd430f27a4="Marcos Ferreira"]Mas se eu começar com um FB, depois não posso converter pra FBL?[/quote:cd430f27a4]

Pode. Tem que trocar o rotor todo, além de trocar o gyro pelo controlador FBL. Em alguns casos tem que trocar o eixo principal (ex: ao trocar de FB para FBL DFC - o eixo do DFC é mais curto).

Mas enfim, agora li que você está saindo do 4 canais. É a sua primeira montagem. Nesse caso, acho que pegar um PRO pode ser uma opção meio chata, pois ele é difícil de montar (pouco espaço para a eletrônica e os fios), e muito arisco de pilotar. Os servos da bailarina são trabalhosos de montar/trocar, os fios ficam super espremidos, o ESC mal cabe no espaço abaixo da bateria... Já tive dois PRO (um Trex e um Tarot) e sei como é a história.

A própria CopterX tem 2 modelos que acho legais pra começar: o CX 450 SE V2 (é com flybar), e o CX 450 SE V4 DFC (é flybarless). Ambos com correia, quadro largo (é fácil de trabalhar), e pelo menos o V2 é bem mais manso que o PRO.

Dá uma pensada.

http://www.ehirobo.com/shop/RC-Helicopters-CopterX-Helicopters/c334_174/p5579/CopterX-CX-450SE-V2-Kit/product_info.html

http://www.ehirobo.com/shop/RC-Helicopters-CopterX-Helicopters/c334_174/p12685/CopterX-CX-450SE-V4-DFC-Flybarless-Kit/product_info.html[/quote:cd430f27a4]

Gostei do V4 por ser FBL mesmo, creio que seja mais "fácil" de montar, depois configurar eu me viro rs. Agora me explica uma coisa? O que eu tenho de mudar no meu setup para usar o FBL, além do FBL system que tenho que incluir, preciso mudar o gyro ou coisa assim?
Obrigado.

[edit] Olhando no site da eHirobo, ainda tem o CopterX CX 450AE V3 Flybarless Kit por USD39,99. o.O Eu olhando não parece ser muito diferente do V4. http://www.ehirobo.com/shop/p11980/CopterX-CX-450AE-V3-Flybarless-Kit/product_info.html

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Mensagempor ARM_Coder » 13 Set 2013 20:54

O CX450 AE usa quadro de alumínio, não é tão "bom" quanto o SE que usa fibra de carbono. Mas tá valendo.

Sobre o gyro, não é usado em heli FBL. Porque a unidade FBL já possui um gyro de cauda embutido, e mais que isso, cruza informações entre os gyros do rotor principal e o da cauda.

Isso permite alguns recursos importantes, como otimização de pirueta e pré-compensação de cíclico e coletivo, coisas impossíveis num heli com flybar.

Abraço!
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Mensagempor Marcos Ferreira » 13 Set 2013 21:44

[quote:8671f5247e="ARM_Coder"]O CX450 AE usa quadro de alumínio, não é tão "bom" quanto o SE que usa fibra de carbono. Mas tá valendo.

Sobre o gyro, não é usado em heli FBL. Porque a unidade FBL já possui um gyro de cauda embutido, e mais que isso, cruza informações entre os gyros do rotor principal e o da cauda.

Isso permite alguns recursos importantes, como otimização de pirueta e pré-compensação de cíclico e coletivo, coisas impossíveis num heli com flybar.

Abraço![/quote:8671f5247e]

Então só pra confirmar tudo ficou assim no final (eu espero rs):

[URL=http://www.ehirobo.com/shop/RC-Helicopters-CopterX-Helicopters/c334_174/p12685/CopterX-CX-450SE-V4-DFC-Flybarless-Kit/product_info.html] CopterX CX 450SE V4 DFC Flybarless Kit [/URL] US$49.99 + US$29.95 FRETE
[URL=http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=14280&aff=8510] 3x Servo HK-933 [/URL] US$11,20
[URL=http://www.rc711.com/shop/align-ds525m-digital-servo-metal-gear-coreless-highspeed-p-6839.html] Align DS525M Digital Servo [/URL] US$35.90 + US$3.75 FRETE
[URL=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4319&Product_Name=TURNIGY_3A_UBEC_w/_Noise_Reduction&aff=80704] TURNIGY 3A UBEC w/ Noise Reduction [/URL] US$4.76
[URL=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__9394__Turnigy_2200mAh_3S_30C_Lipo_Pack.html?aff=80704] 2x Bateria Turnigy 2200mAh 3S 30C Lipo Pack [/URL] US$11,99
[URL=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__9021__Turnigy_Typhoon_450H_2215H_Heli_Motor_3550kv_450_class_.html?aff=80704] Turnigy Typhoon 450H 2215H Heli Motor 3550kv [/URL] US$15,21
[URL=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__37947__Hobbyking_YEP_40A_2_6S_SBEC_Brushless_Speed_Controller.html?aff=80704] Hobbyking YEP 40A (2~6S) SBEC Brushless Speed Controller[/URL] US$20,29
[url=http://hobbyking.com./hobbyking/store/__29255__Turnigy_3D_H_3_Axis_Flybarless_Helicopter_Control_System.html]Turnigy 3D-H 3-Axis Flybarless Helicopter Control System[/url] US$49,99
[url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__10941__turnigy_super_brain_40a_brushless_esc.html]Turnigy Super Brain 40A Brushless ESC[/url]US$29,99
[url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=8992]Turnigy 9X 9Ch Transmitter[/url] US$53,82
[url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9653&aff=80704]R/C Helicopter Pitch Gauge[/url] US$1,44
[url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7028&aff=80704]Turnigy Accucel-6 50W 6A Balancer/Charger w/ accessories[/url] US$22,99
[url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11758&aff=64701]HobbyKing Power Supply 100~240v 5A[/url] US$9,49
[url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__9801__Curved_ball_link_pliers_5mm.html?aff=80704]Alicate de Ball Link[/url] US$6,49
[url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=67&aff=80704]4mm Gold Connectors[/url] US$2,83
[url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11578&aff=80704]GT450PRO Drive Gear Set 11T/13T 3.15mm[/url] US$1,37
As coisas na HK eu pretendo comprar de 50$ em 50$ pra tentar evitar muita taxa alfandegária.
Acho que foi. Diz aí se tem tudo que é preciso pra voar nesta lista? E canopy que encaixe nele são os canopy sport?
Muito Obrigado" =)[url][/url]

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Mensagempor ARM_Coder » 14 Set 2013 11:13

[quote:1cd33692df="Marcos Ferreira"][quote:1cd33692df="ARM_Coder"]O CX450 AE usa quadro de alumínio, não é tão "bom" quanto o SE que usa fibra de carbono. Mas tá valendo.

Sobre o gyro, não é usado em heli FBL. Porque a unidade FBL já possui um gyro de cauda embutido, e mais que isso, cruza informações entre os gyros do rotor principal e o da cauda.

Isso permite alguns recursos importantes, como otimização de pirueta e pré-compensação de cíclico e coletivo, coisas impossíveis num heli com flybar.

Abraço![/quote:1cd33692df]

Então só pra confirmar tudo ficou assim no final (eu espero rs):

[URL=http://www.ehirobo.com/shop/RC-Helicopters-CopterX-Helicopters/c334_174/p12685/CopterX-CX-450SE-V4-DFC-Flybarless-Kit/product_info.html] CopterX CX 450SE V4 DFC Flybarless Kit [/URL] US$49.99 + US$29.95 FRETE
[URL=http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=14280&aff=8510] 3x Servo HK-933 [/URL] US$11,20
[URL=http://www.rc711.com/shop/align-ds525m-digital-servo-metal-gear-coreless-highspeed-p-6839.html] Align DS525M Digital Servo [/URL] US$35.90 + US$3.75 FRETE
[URL=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4319&Product_Name=TURNIGY_3A_UBEC_w/_Noise_Reduction&aff=80704] TURNIGY 3A UBEC w/ Noise Reduction [/URL] US$4.76
[URL=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__9394__Turnigy_2200mAh_3S_30C_Lipo_Pack.html?aff=80704] 2x Bateria Turnigy 2200mAh 3S 30C Lipo Pack [/URL] US$11,99
[URL=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__9021__Turnigy_Typhoon_450H_2215H_Heli_Motor_3550kv_450_class_.html?aff=80704] Turnigy Typhoon 450H 2215H Heli Motor 3550kv [/URL] US$15,21
[URL=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__37947__Hobbyking_YEP_40A_2_6S_SBEC_Brushless_Speed_Controller.html?aff=80704] Hobbyking YEP 40A (2~6S) SBEC Brushless Speed Controller[/URL] US$20,29
[url=http://hobbyking.com./hobbyking/store/__29255__Turnigy_3D_H_3_Axis_Flybarless_Helicopter_Control_System.html]Turnigy 3D-H 3-Axis Flybarless Helicopter Control System[/url] US$49,99
[url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__10941__turnigy_super_brain_40a_brushless_esc.html]Turnigy Super Brain 40A Brushless ESC[/url]US$29,99
[url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=8992]Turnigy 9X 9Ch Transmitter[/url] US$53,82
[url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9653&aff=80704]R/C Helicopter Pitch Gauge[/url] US$1,44
[url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7028&aff=80704]Turnigy Accucel-6 50W 6A Balancer/Charger w/ accessories[/url] US$22,99
[url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11758&aff=64701]HobbyKing Power Supply 100~240v 5A[/url] US$9,49
[url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__9801__Curved_ball_link_pliers_5mm.html?aff=80704]Alicate de Ball Link[/url] US$6,49
[url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=67&aff=80704]4mm Gold Connectors[/url] US$2,83
[url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11578&aff=80704]GT450PRO Drive Gear Set 11T/13T 3.15mm[/url] US$1,37
As coisas na HK eu pretendo comprar de 50$ em 50$ pra tentar evitar muita taxa alfandegária.
Acho que foi. Diz aí se tem tudo que é preciso pra voar nesta lista? E canopy que encaixe nele são os canopy sport?
Muito Obrigado" =)[url][/url][/quote:1cd33692df]

Está bom... algumas notas apenas:

- Eu dispensaria o BEC externo porque o ESC YEP já tem um BEC interno de 5A.

- E não precisa comprar o outro ESC... vai usar dois no heli? :lol:

- As conexões do motor de um 450 costumam ser 3.5mm e não 4mm. Apesar que 4mm funciona também.

- Pinhões? Não vem no kit do heli? Vale conferir. Mas se precisar, esses servem.

- Nas ferramentas, inclua: chaves Allen 1.5mm (2 peças), 2mm, 2.5mm e 3mm; alicate de corte; alicate de bico; chave canhão 5.5mm; soldador 30W a 50W; solda; trava-rosca; enforca-gato; fita dupla face.

- Para heli FBL é mais indicado um pitch gauge digital. Apesar que o convencional funciona também, mas dá um pouco mais de trabalho. Lembre que não tem flybar para servir de "nível" para o pitch gauge convencional. Se for pegar digital, pegue da RC-Logger (não pegue da Align!)

- Pegue essa lipo (mais forte, barata, vale a pena): http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__10279__Turnigy_2200mAh_3S_40C_Lipo_Pack.html

- E esses conectores (o ESC não vem com conector de bateria): http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__9572__Nylon_XT60_Connectors_Male_Female_5_pairs_GENUINE.html

- Por fim, não sei qual sua experiência de voo. Se for iniciante, um X de treino vale a pena: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__13069__Training_Gear_for_450_Class_Helicopter.html

Abraço!
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Mensagempor Marcos Ferreira » 14 Set 2013 12:23

Muito obrigado, já tirei o que eu tinha feito errado.

Até mais. =D

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Mensagempor Euller » 17 Set 2013 13:26

Cara, comecei como vc, e posso te dizer, se fosse vc pensaria e estudaria mais antes de comprar, o copter x é bom sim, mas se começar como eu comecei, sem muita noção e estudo vai gastar uma nota que daria pra começar com o T-rex, de boa lê bastante antes por aqui mesmo, pegue alguns conhecimentos de mecânica eletronica e elétrica ( se já não tiver) e só depois de estar fera em um simulador compre o heli. é complicado, agente fica doido pra brincar mas é assim mesmo, hoje depois de 2 anos no hobby, sou fera em montagem e regulagem dos modelos 450, mas to treinando hover simples ainda, pelo menos agora não gasto tanta grana mais... Sei lá só um palpite... Tenho um Copter x já todo modificado com outras peças e um T-rex 450 original.

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Mensagempor ARM_Coder » 17 Set 2013 17:01

Simulador é importante, mas não acho legal fazer montes de horas antes de colocar a mão em um heli.

Até porque o simulador, por melhor que seja, não te prepara para o voo na pista. Os controles são iguais, mas todo o resto muda. Ambiente ao redor, os sons, o estresse nos olhos, o vento (que vc sente na pele), profundidade...

Sem falar que a física do simulador não é realista. Até fica bem parecido se o heli for TOP, mas se for um HK, Storm, CopterX, eles possuem "vícios" de voo que não existem no simulador.

É irônico, mas hoje em dia acho mais fácil voar na pista que no PC.

O valor do simulador é para condicionar os músculos para certas manobras. Por exemplo, circuitos de dorso são fatais se você errar o aileron. No simulador dá para treinar (e lenhar) bastante, sem prejuízos.

Mas para arredondar o voo, deixar certinho, só no real mesmo.

Acho legal intercalar entre o simulador e o real, avançando passo a passo.

Abraço!
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