Defeito 3gx?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
agdcalberto
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Qui Ago 01, 2013 8:06 pm
Localização: Itajai SC

Defeito 3gx?

Mensagem por agdcalberto »

Saudações pessoal! Hoje fui dar aquela voada básica de sempre, e pra minha surpresa meu heli pirou, postei um vídeo http://youtu.be/4_jU0fyVmtU o problema aparece quando conecto a bateria, na terceira vez no vídeo o problema aparece, é bem estranho um dos servos endoida e depois tudo volta ao normal, voei duas baterias de boa, mais estou preocupado, se alguém já passou por isso e tem alguma dica eu agradeço.

estou usando 3gx com dois satelites versão 4.0

Outro problema que ia esquecendo, as vezes coloco a bateria o sistema 3gx inicia tudo corretamente mais quando acelero o motor simplesmente não responde, ai é só refazer o procedimento e tudo funciona perfeitamente.
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1018
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Mensagem por atoniollo »

Parece que vc tem alguma solda fria ou fio quebrado... verifique tudo.
Tire o case o 3GX e verifique as soldas
agdcalberto
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Qui Ago 01, 2013 8:06 pm
Localização: Itajai SC

Mensagem por agdcalberto »

atoniollo, obrigado pela dica, desmontei como sugerido o 3gx verifiquei tudo com uma lente de aumento, mais nenhum indicio de solda fria nas partes visíveis do 3gx, todas elas lisinhas, é claro que a parte entre as duas placas eu não tenho como ver, teria que remover as soldas e separar as placa, mais eu não tenho estação de solda pra realizar o serviço.
Depois de tudo verificado optei por atualizar o 3gx para a versão 5.0 reconfigurei e levei pra pista voei 4 baterias e tudo ok, aquele solavanco no servo do vídeo não se apresentou mais, liguei o heli por diversas vezes e funcionou normal, mais como eu mexi nas placas do 3gx posso ter mascarado uma possível solda fria, fica a duvida.
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

Não vi pirada nenhuma ai nesse vídeo.

O sintoma pode ter sido provocado por tantos sopapos de ficar ligando e desligando o heli. Mas, como se pode perceber, após a inicialização, o sistema estava totalmente operacional, com a bailarina alinhada e tudo mais.

Isso pode ser muito mais uma queda de tensão no servo no início do processo de inicialização, que é resolvida quando o heli fica pronto para o voo.
agdcalberto
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Qui Ago 01, 2013 8:06 pm
Localização: Itajai SC

Mensagem por agdcalberto »

[quote:3422b93e7c="Airton"]Não vi pirada nenhuma ai nesse vídeo.

O sintoma pode ter sido provocado por tantos sopapos de ficar ligando e desligando o heli. Mas, como se pode perceber, após a inicialização, o sistema estava totalmente operacional, com a bailarina alinhada e tudo mais.

Isso pode ser muito mais uma queda de tensão no servo no início do processo de inicialização, que é resolvida quando o heli fica pronto para o voo.[/quote:3422b93e7c]

Airton, aos 39 segundos da pra ver o que acontece, tenho esse heli a quase um ano já voei muito com ele, nunca isso ocorreu, porem na sexta feira cheguei no local pra treinar e quando plugo a bateria ocorre isso, assim di cara, se fosse apenas uma vez beleza mais se repetiu varias vezes, fiz o vídeo na hora e não editei, cheguei em casa pluguei a bateria e novamente o servo vai muito além do normal, sua experiência é muito valida pra mim, se já passou por isso e considera normal eu fico tranquilizado.

Você pode estar certo quanto a queda de tensão no servo na inicialização, voei depois com muito medo, mais o heli não apresentou nenhum problema em voo.
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

Você já caiu com esse helis alguma vez?
agdcalberto
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Qui Ago 01, 2013 8:06 pm
Localização: Itajai SC

Mensagem por agdcalberto »

Nunca cai com esse helicóptero esta todo original, com exceção do 3gx que eu troquei porque ele veio com 3gx mr.
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

Mesmo assim, se é o caso de já estar voando a tanto tempo sem problemas, vale a avaliar a possibilidade de trocar esse servo.

Troque ele de canal com outro do cíclico e veja como se comportam, só para ter certeza.
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1018
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Mensagem por atoniollo »

OK. Não esqueça de verificar os fios e as conexoes tambem.

E o mais importante se achar algo quebrado em solda NAO vai colocar solda a base de estanho misturada a solda LEAD FREE!
Compre solda lead free e um soldador novo para voce utilizar apenas em lead free... Se misturar as duas voce terá muito mais problemas... nuca faça isso!

[quote:a960b157ed="agdcalberto"]atoniollo, obrigado pela dica, desmontei como sugerido o 3gx verifiquei tudo com uma lente de aumento, mais nenhum indicio de solda fria nas partes visíveis do 3gx, todas elas lisinhas, é claro que a parte entre as duas placas eu não tenho como ver, teria que remover as soldas e separar as placa, mais eu não tenho estação de solda pra realizar o serviço.
Depois de tudo verificado optei por atualizar o 3gx para a versão 5.0 reconfigurei e levei pra pista voei 4 baterias e tudo ok, aquele solavanco no servo do vídeo não se apresentou mais, liguei o heli por diversas vezes e funcionou normal, mais como eu mexi nas placas do 3gx posso ter mascarado uma possível solda fria, fica a duvida.[/quote:a960b157ed]
agdcalberto
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Qui Ago 01, 2013 8:06 pm
Localização: Itajai SC

Mensagem por agdcalberto »

atoniollo grande dica, eu não sabia disso.
Airton vou seguir seu conselho e fazer a troca de posição dos servos pra ver.

Obrigado pessoal pela força!
Responder