Heli girando no sentido anti-horário.

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Heli girando no sentido anti-horário.

Mensagem por Japaparadoxx »

Bom dia amigos. Sou novo aqui no fórum e apesar de ser meu primeiro tópico, já venho acompanhando o fórum há um tempo.
Recentemente montei um Tarot Sport 450(Belt Driven), porém estou com um problema e que apesar de muitas pesquisas aqui, ainda assim não achei uma solução.

O problema: O heli está girando no sentido anti-horário, bem devagar.
Já nao sei mais o que fazer, já verifiquei tracking, balanceamento de pás, tensão da correia, configuração do gyo e continua girando. E sei que trimar a cauda é errado.
O gyo é um spartan quark e servo mks ds95. Já não sei mais o que fazer. Não sei se é correto fazer um quebra torque na cauda ou não.
No momento o pich slider está centralizado, sem passo.

Peço aos amigos do fórum e aos mais experientes me ajudar e solucionar esse problema, eu realmente já não sei mais o que fazer.
Desde já obrigado.

:? :?
Avatar do usuário
André Schramm
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Qua Ago 29, 2012 9:30 am
Localização: São Paulo - Capital

Mensagem por André Schramm »

Colega ...... O led do gyro está vermelho ou azul ? Provavelmente você está voando no "Rate mode" (led vermelho) onde a cauda vai escapar mesmo. O correto é voar no "AVCS mode", o famoso trava cauda (Led azul).
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Mensagem por Japaparadoxx »

Bom dia.
Sim, o led está vermelho, mas no modo rate o heli nao deveria se manter pelo menos reto?
Obrigado.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Seu gyro está ok... Deixe no head-lock, com o led azul e seja feliz... No modo rate ele sempre vai sair um pouco mesmo!!! No T-rex 450, se vc centralizar o pitch slider, deixando a mesma distancia dos dois lados, as pás ficam com um pouco de passo!!!


[yt]BZg2-Xy4CLc[/yt]
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1018
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Mensagem por atoniollo »

No modo normal só fica reto se voce usar quebra de torque... é p/ isso que serve.
Use modo trava cauda como indicado pelos colegas e pronto.

[quote:c960b028bf="Japaparadoxx"]Bom dia.
Sim, o led está vermelho, mas no modo rate o heli nao deveria se manter pelo menos reto?
Obrigado.[/quote:c960b028bf]
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Mensagem por Japaparadoxx »

Obrigado amigos, eu não sabia desse detalhe, eu imaginava que o modo "rate" era o modo que a maioria do pessoal usava.
Eu imaginava pelos teste de mesa que no modo avcs, ao dar comando para um lado, o heli iria girar enquanto eu não desse o comando contrário. Por isso nunca me atrevi a usar avcs. Hoje fui testar e decolei com a mão tremendo de medo no modo avcs e... que maravilha! A diferença é enorme, desconhecia tal funcionamento no modo avcs.
Mas estou meio confuso com a porcentagem do ganho, alguém aqui usa o 9XR com esse gyro? :roll:
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

O que vai definir o percentual de ganho do gyro é o quão ajustado está o seu helicóptero! Quanto mais ajustado, equilibrado e regulado o seu helicóptero, menores serão os valores de ganho do gyro!!! Isso quer dizer que quanto maior o ganho mecânico do equipamento menor o ganho eletrônico do gyro!!! O meu T-rex 450 PRO do vídeo tinha um ganho no gyro que variava de 30% a 40%, dependendo também da condição de vôo ( Normal, idle 1 e idle 2). Quanto maior a rotação menor o ganho do gyro também... É sabido que os extremos não são bons nesse caso. Isso quer dizer que ganhos menores do que 20% ou maiores que 80% não são considerados ideais!!!
Dá uma olhada no link abaixo. É de um artigo muito interessante sobre isso, de autoria de um colega nosso daqui do E-voo, o Alex Borro. Esse cara sabe muito e vale à pena ler!!!

http://www.helimaniarc.com.br/tutoriais/mbx/5-ganho-de-cauda

[yt]BZg2-Xy4CLc[/yt]
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
André Schramm
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Qua Ago 29, 2012 9:30 am
Localização: São Paulo - Capital

Mensagem por André Schramm »

[quote:30d516ea52="Japaparadoxx"]Obrigado amigos, eu não sabia desse detalhe, eu imaginava que o modo "rate" era o modo que a maioria do pessoal usava.
Eu imaginava pelos teste de mesa que no modo avcs, ao dar comando para um lado, o heli iria girar enquanto eu não desse o comando contrário. Por isso nunca me atrevi a usar avcs. Hoje fui testar e decolei com a mão tremendo de medo no modo avcs e... que maravilha! A diferença é enorme, desconhecia tal funcionamento no modo avcs.
Mas estou meio confuso com a porcentagem do ganho, alguém aqui usa o 9XR com esse gyro? :roll:[/quote:30d516ea52]

Que bom que resolveu ! A regra básica para ganho de cauda é:
Suba o ganho até dar Wag, baixe de 3 a 5 pontos e pronto !
Vale lembrar que a colocação do Lívio é de extrema importância. A condição de voo vai influenciar diretamente no funcionamento da cauda, ou seja, quanto maior a head speed maior será a eficiência do rotor de cauda. Sendo assim o ganho vai variar entre modo Normal, idle 1 e idle 2.
T-Rex 550E / F450 Naza V2 / Futaba 14SG
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Mensagem por Japaparadoxx »

Ótimo artigo Lívio, eu não imaginava que existia esse equilíbrio entre ajuste mecânico e o eletrônico da cauda. Pelas minhas pesquisas pelo fórum eu ainda nao tinha lido um artigo tão completo e claro como este!
Esse fim de semana diminui bem o passo da cauda para testar, deixei quase zero e o heli ficou bem travado!
E Lívio, por um acaso, existe algum tutorial aqui no fórum de como construir essa "messa giratória(?)"? :roll:


André, sempre faço algo parecido, mas como ainda uso o X de treino, a turbulência da um pouco de wag ainda no chao, mas ao subir para totalmente. Então estou deixando um valor médio "voável". O estranho é no rádio onde se nao me engano a partir dos 52% muda a luz para avcs e menos para rate, é bem diferente do assan ga250 que eu estava usando. Estou meio atrapalhado em acostumar nesse parte. :shock:

E bom, o heli estava voando bem, lenhei ele ontem, nada de grave mas pegou as pás no chão. Alguns eixos empenados e já está tudo montado novamente. :lol:
É verdade que sem o X o heli tem um comportamento diferente?
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

[quote:3bca00f17c="Japaparadoxx"]Ótimo artigo Lívio, eu não imaginava que existia esse equilíbrio entre ajuste mecânico e o eletrônico da cauda. Pelas minhas pesquisas pelo fórum eu ainda nao tinha lido um artigo tão completo e claro como este!
Esse fim de semana diminui bem o passo da cauda para testar, deixei quase zero e o heli ficou bem travado!
E Lívio, por um acaso, existe algum tutorial aqui no fórum de como construir essa "messa giratória(?)"? :roll: [/quote:3bca00f17c]

Bem, hoje considero plenamente dispensável esse tipo de equipamento, embora ainda tenha esse meu. Foi feito por mim, baseado em informações da internet. A idéia inicial era usá-lo pra testar o gyro e a cauda do helicóptero quando ainda estava aprendendo a montar e configurar essas belezas e tinha muitos medos e temores à respeito disso...
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Responder