450 ficou doido em pleno voo
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450 ficou doido em pleno voo
Bom dia a todos tenho um align 450 e do nada em pleno vôo ele começou com uma tendencia para a esquerda. Uso um 3gx alguem tem ideia do que pode ser
xavier
- felipegrossi
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- Alexandre Uemura
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Amigo todo helicopter tem tendência de "tombar" de lado em vôo reto...não adiant trimar...tem gente que usa neutralizer isso usando a chave de flight mode, sendo flight mode 1 para hover e quando entra em vôo frontal, aciona a chave em flight mode 2 que tem uma trimagem de aileron (ciclico) para o lado que neutraliza a tendência. A dinâmica de vôo pairado e de frente é diferente. Quando voa em alta velocidade, a pá que está a direita vai no sentido do vento e a pá que está a esquerda vai contra o vento e gera o diferencial de sustentação...girando o helicopter para o lado oposto...por iso tem que usar a chave de flight modes. E para 3D usa o flight mode 3 para fazer vôo invertido 100% de passo e motor para todos os lados...mais daí tem que voar fazendo piruletas...saiu pro voo de frente, bate a chave pra FM2...e vém pra pouso, bate a chave pra FM1...certo.
Abraço
Ale
Abraço
Ale
[quote:eff34920c8="Alexandre Uemura"]Amigo todo helicopter tem tendência de "tombar" de lado em vôo reto...não adiant trimar...tem gente que usa neutralizer isso usando a chave de flight mode, sendo flight mode 1 para hover e quando entra em vôo frontal, aciona a chave em flight mode 2 que tem uma trimagem de aileron (ciclico) para o lado que neutraliza a tendência. A dinâmica de vôo pairado e de frente é diferente. Quando voa em alta velocidade, a pá que está a direita vai no sentido do vento e a pá que está a esquerda vai contra o vento e gera o diferencial de sustentação...girando o helicopter para o lado oposto...por iso tem que usar a chave de flight modes. E para 3D usa o flight mode 3 para fazer vôo invertido 100% de passo e motor para todos os lados...mais daí tem que voar fazendo piruletas...saiu pro voo de frente, bate a chave pra FM2...e vém pra pouso, bate a chave pra FM1...certo.
Abraço
Ale[/quote:eff34920c8]
Desculpe contestar, mas não funciona assim. Especialmente em helis flybarless, que corrigem ativamente a assimetria de sustentação e várias outras tendências. Mas mesmo em helis flybar a assimetria de sustentação não chega a ser grande, é bem sutil.
Os flight modes (Normal, Idle 1 e Idle 2) são usados para mudar o regime do motor, passo coletivo e sensibilidade dos comandos de cauda e cíclico, deixando o heli mais adequado para o conjunto de manobras desejado. Nada tem a ver com correção de assimetrias.
Abraço!
Abraço
Ale[/quote:eff34920c8]
Desculpe contestar, mas não funciona assim. Especialmente em helis flybarless, que corrigem ativamente a assimetria de sustentação e várias outras tendências. Mas mesmo em helis flybar a assimetria de sustentação não chega a ser grande, é bem sutil.
Os flight modes (Normal, Idle 1 e Idle 2) são usados para mudar o regime do motor, passo coletivo e sensibilidade dos comandos de cauda e cíclico, deixando o heli mais adequado para o conjunto de manobras desejado. Nada tem a ver com correção de assimetrias.
Abraço!
Compass 7HVU / 6HVU / Atom 5.5 / Trex 500L / Spektrum DX8
Completando a resposta, entenda que voo de dorso ou invertido nada tem a ver com 3D. Nem tem que fazer piruetas para voar de dorso.
Tecnicamente o voo de dorso é igual ao voo em pé, o rotor principal e o de cauda funcionam exatamente da mesma forma de dorso ou de pé. As forças e efeitos dinâmicos não mudam.
O que inverte é o sentido dos comandos, tanto o leme como o "profundor" (cíclico à frente e à trás) e o coletivo (passo) ficam espelhados. O "aileron" (cíclico à esquerda e à direita) se mantém igual.
Isso torna o aprendizado do voo de dorso bastante chato, é necessário aprender a hoverar o heli de pé em todas as orientações (lados, nose, diagonais) antes de se aventurar no dorso.
E para entrar e sair do dorso tem que aprender a dar flip (frente, trás e lados), que requer um domínio fino do coletivo.
Mas como eu disse, tecnicamente o voo de dorso é igual ao de pé. Helis com flybar tendem a ser menos estáveis de dorso, dá para sentir mas não é nada escandaloso.
Abraço!
Tecnicamente o voo de dorso é igual ao voo em pé, o rotor principal e o de cauda funcionam exatamente da mesma forma de dorso ou de pé. As forças e efeitos dinâmicos não mudam.
O que inverte é o sentido dos comandos, tanto o leme como o "profundor" (cíclico à frente e à trás) e o coletivo (passo) ficam espelhados. O "aileron" (cíclico à esquerda e à direita) se mantém igual.
Isso torna o aprendizado do voo de dorso bastante chato, é necessário aprender a hoverar o heli de pé em todas as orientações (lados, nose, diagonais) antes de se aventurar no dorso.
E para entrar e sair do dorso tem que aprender a dar flip (frente, trás e lados), que requer um domínio fino do coletivo.
Mas como eu disse, tecnicamente o voo de dorso é igual ao de pé. Helis com flybar tendem a ser menos estáveis de dorso, dá para sentir mas não é nada escandaloso.
Abraço!
Compass 7HVU / 6HVU / Atom 5.5 / Trex 500L / Spektrum DX8
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PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO
[quote:5de4610510="ARM_Coder"]Completando a resposta, entenda que voo de dorso ou invertido nada tem a ver com 3D. Nem tem que fazer piruetas para voar de dorso.
Tecnicamente o voo de dorso é igual ao voo em pé, o rotor principal e o de cauda funcionam exatamente da mesma forma de dorso ou de pé. As forças e efeitos dinâmicos não mudam.
O que inverte é o sentido dos comandos, tanto o leme como o "profundor" (cíclico à frente e à trás) e o coletivo (passo) ficam espelhados. O "aileron" (cíclico à esquerda e à direita) se mantém igual.
Isso torna o aprendizado do voo de dorso bastante chato, é necessário aprender a hoverar o heli de pé em todas as orientações (lados, nose, diagonais) antes de se aventurar no dorso.
E para entrar e sair do dorso tem que aprender a dar flip (frente, trás e lados), que requer um domínio fino do coletivo.
Mas como eu disse, tecnicamente o voo de dorso é igual ao de pé. Helis com flybar tendem a ser menos estáveis de dorso, dá para sentir mas não é nada escandaloso.
Abraço![/quote:5de4610510]
o problema do dorso pra min e fazer o celebro pensar ao contrario, to treinando a uns tres meses e ta ruim ainda.
[color=red:5de4610510][size=18:5de4610510]PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO[/size:5de4610510][/color:5de4610510]
Tecnicamente o voo de dorso é igual ao voo em pé, o rotor principal e o de cauda funcionam exatamente da mesma forma de dorso ou de pé. As forças e efeitos dinâmicos não mudam.
O que inverte é o sentido dos comandos, tanto o leme como o "profundor" (cíclico à frente e à trás) e o coletivo (passo) ficam espelhados. O "aileron" (cíclico à esquerda e à direita) se mantém igual.
Isso torna o aprendizado do voo de dorso bastante chato, é necessário aprender a hoverar o heli de pé em todas as orientações (lados, nose, diagonais) antes de se aventurar no dorso.
E para entrar e sair do dorso tem que aprender a dar flip (frente, trás e lados), que requer um domínio fino do coletivo.
Mas como eu disse, tecnicamente o voo de dorso é igual ao de pé. Helis com flybar tendem a ser menos estáveis de dorso, dá para sentir mas não é nada escandaloso.
Abraço![/quote:5de4610510]
o problema do dorso pra min e fazer o celebro pensar ao contrario, to treinando a uns tres meses e ta ruim ainda.
[color=red:5de4610510][size=18:5de4610510]PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO[/size:5de4610510][/color:5de4610510]
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a dissimatria lateral de sustentação, devido à precesão giroscópica, se manifesta 90 graus depois, logo, esse fenômeno ao invés de fazer a aeronave tombar para o lado, ele limita a velocidade a frente, é dificilmente notado em helimodelos, uma vez que estes normalmente não voam retonivelados a grandes velocidades. tanto que helimodelos não possuem articulação de batimento, apenas dumpers que permitem pouco movimento, nos DFC praticamente não se tem esse movimento, e nos multipás não se tem nem mesmo os dumpers.
- guildy93
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[quote:76fde2db06="Alexandre Uemura"]Amigo todo helicopter tem tendência de "tombar" de lado em vôo reto...não adiant trimar...tem gente que usa neutralizer isso usando a chave de flight mode, sendo flight mode 1 para hover e quando entra em vôo frontal, aciona a chave em flight mode 2 que tem uma trimagem de aileron (ciclico) para o lado que neutraliza a tendência. A dinâmica de vôo pairado e de frente é diferente. Quando voa em alta velocidade, a pá que está a direita vai no sentido do vento e a pá que está a esquerda vai contra o vento e gera o diferencial de sustentação...girando o helicopter para o lado oposto...por iso tem que usar a chave de flight modes. E para 3D usa o flight mode 3 para fazer vôo invertido 100% de passo e motor para todos os lados...mais daí tem que voar fazendo piruletas...saiu pro voo de frente, bate a chave pra FM2...e vém pra pouso, bate a chave pra FM1...certo.
Abraço
Ale[/quote:76fde2db06]
Está falando besteira.
Primeiro, que heli flybarless não se trima pelo rádio. Deve-se corrigir nos links ou no programa.
Segundo, que os rotores de helimodelos são tão pequenos que não se encontra grandes efeitos de dissimetria de sustentação, infelizmente. O máximo que vai conseguir é uma variação de tracking em modelos 700 para cima, em baixa RPM.
Infelizmente, pois seria muito legal fazer uma decolagem com potência restrita e ganhar sustentação com o ETL. :P
Normalmente se tira do chão em NORM e bate-se idle para voo acrobático. Se o sujeito vai usar 50% ou 100% de motor, é por conta dele.
Abraço
Ale[/quote:76fde2db06]
Está falando besteira.
Primeiro, que heli flybarless não se trima pelo rádio. Deve-se corrigir nos links ou no programa.
Segundo, que os rotores de helimodelos são tão pequenos que não se encontra grandes efeitos de dissimetria de sustentação, infelizmente. O máximo que vai conseguir é uma variação de tracking em modelos 700 para cima, em baixa RPM.
Infelizmente, pois seria muito legal fazer uma decolagem com potência restrita e ganhar sustentação com o ETL. :P
Normalmente se tira do chão em NORM e bate-se idle para voo acrobático. Se o sujeito vai usar 50% ou 100% de motor, é por conta dele.