TRex 450 RTF Radio Futaba T6 como "travar" a cauda

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
sergiofreire64
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Out 29, 2013 12:46 am

TRex 450 RTF Radio Futaba T6 como "travar" a cauda

Mensagem por sergiofreire64 »

Boa noite amigos, comprei um TRex 450 com Rádio Futaba T6, mas preciso de algumas informações sobre o alinhamento do heli. Sobre servos, bailarina e pás, tenho um pouco de conhecimento pois já tive um HoneyBee CP3. Porém, toda e qualquer informação é bem vinda! Agora, sobre a cauda, não manjo NADA! O meu heli possui o mecanismo de correia na cauda.
Desde já, agradeço!
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Tá... precisa do quê? Já voou?


E do cp3. .. Não se compara muito :p
Avatar do usuário
sergiofreire64
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Out 29, 2013 12:46 am

Mensagem por sergiofreire64 »

[quote:8e95b165b1="rafakrav"]Tá... precisa do quê? Já voou?


E do cp3. .. Não se compara muito :p[/quote:8e95b165b1]

Bom, como disse, preciso regular a cauda de modo mecânico, para que ela fique precisa e não instável. Caso souber se no meu rádio há a possibilidade de programar curvas, agradeço!
Avatar do usuário
antonionf
membro
Mensagens: 434
Registrado em: Qua Jun 19, 2013 12:14 pm
Localização: Recife-PE

Mensagem por antonionf »

Sérgio,

Vc precisa ler mais... sugiro que vc baixe o manual do trex 450... qual a versão do seu trex 450? Vc falou q é correia então provavelmente deve ser o Trex 450 sport v2... seu heli é flybar ou flybarless?

Para que o pessoal possa lhe ajudar vc precisa primeiro ter dúvidas e perguntas... se o seu heli for flybar vc precisa pesquisar como configura o gyro do heli... se for flybarless aí já é outra forma...
Avatar do usuário
sergiofreire64
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Out 29, 2013 12:46 am

Mensagem por sergiofreire64 »

[quote:27582d1412="antonionf"]Sérgio,

Vc precisa ler mais... sugiro que vc baixe o manual do trex 450... qual a versão do seu trex 450? Vc falou q é correia então provavelmente deve ser o Trex 450 sport v2... seu heli é flybar ou flybarless?

Para que o pessoal possa lhe ajudar vc precisa primeiro ter dúvidas e perguntas... se o seu heli for flybar vc precisa pesquisar como configura o gyro do heli... se for flybarless aí já é outra forma...[/quote:27582d1412]

Boa noite Antonio, desculpe a falta de informação do heli. Ele é flybar. Achei o manual do radio, mas do heli achei apenas em chinês.
As minhas dúvidas são muitas, mas as principais são:
o que é e como travar a cauda do heli?
regulagem do gyro, como fazer? O heli tem que estar ligado ou cada vez que eu for fazer tenho que desigá-lo?
no meu rádio consigo configurar a curva?
Sou novo na categoria, e como citei, tinha um CP3, mas perto desse (450) não tem nada a ver.
Obrigado!
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Travar a cauda é uma forma de dizer que ela não está escapando em vôo.

Que curva tu está falando? Isso você pode ajustar no ganho do gyro. Jogue 60% para o primeiro vôo, se ela estiver oscilando rápido abaixe o ganho. Se estiver "solta" ou oscilando lentamente suba o ganho até oscilar e volte um pouco. Vá subindo/descendo de 5 em 5%


Sugiro dar uma lida nos tópicos fixos, tem todos os tutoriais lá.

Da parte mecânica, garanta que não existe nenhuma folga absurdamente grande e que o link do servo está se movendo sem exigir força.
Avatar do usuário
antonionf
membro
Mensagens: 434
Registrado em: Qua Jun 19, 2013 12:14 pm
Localização: Recife-PE

Mensagem por antonionf »

>>o que é e como travar a cauda do heli?
Travar cauda é função do gyro ou flybarless... em modo "Trava cauda" a cauda fica sempre firme vc não precisa ficar executando comando de leme/rudder para deixar a cauda parada.

>>regulagem do gyro, como fazer? O heli tem que estar ligado ou cada vez que eu for fazer tenho que desigá-lo?
Sugiro vc procurar no youtube tem diversos tutoriais de configuração de gyros... o seu deve ser o align gp780 ou gp790... confira no heli o modelo do seu gyro. Depois que vc configura não precisa configurar toda vez... mas o heli deve estar ligado sim... mas lembre sempre q tiver regulando um heli vc deve desconectar os fios do motor do esc para evitar acidentes.

>>no meu rádio consigo configurar a curva?
No seu rádio vc pode configurar curva de passo e curva de motor.. sugiro que vc leia sobre o que elas são e o que afetam.

Cara pelas suas dúvidas eu sugiro vc procurar um clube/instrutor... aí em São Paulo tem vários... outra coisa que você pode fazer é adquirir um simulador já que seu rádio vc pode usá-lo no simulador sem problemas.

Helimodelo não é brinquedo que juntou rádio e heli vc já pode sair voando, é realmente perigoso... vc começou com um rádio bom para iniciar e com um modelo(trex 450) de uma marca boa (align)... agora vc precisa investir em treino no simulador e instrução.
Avatar do usuário
sergiofreire64
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Out 29, 2013 12:46 am

Mensagem por sergiofreire64 »

[quote:4d6cb18aa7="rafakrav"]Travar a cauda é uma forma de dizer que ela não está escapando em vôo.

Que curva tu está falando? Isso você pode ajustar no ganho do gyro. Jogue 60% para o primeiro vôo, se ela estiver oscilando rápido abaixe o ganho. Se estiver "solta" ou oscilando lentamente suba o ganho até oscilar e volte um pouco. Vá subindo/descendo de 5 em 5%


Sugiro dar uma lida nos tópicos fixos, tem todos os tutoriais lá.

Da parte mecânica, garanta que não existe nenhuma folga absurdamente grande e que o link do servo está se movendo sem exigir força.[/quote:4d6cb18aa7]

Cara, dei uma olhada lá e tem bastante coisa, então, "bora estudar", né?
Valeu pela dica brother!
Avatar do usuário
sergiofreire64
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Out 29, 2013 12:46 am

Mensagem por sergiofreire64 »

[quote:7cf18d6beb="antonionf"]>>o que é e como travar a cauda do heli?
Travar cauda é função do gyro ou flybarless... em modo "Trava cauda" a cauda fica sempre firme vc não precisa ficar executando comando de leme/rudder para deixar a cauda parada.

>>regulagem do gyro, como fazer? O heli tem que estar ligado ou cada vez que eu for fazer tenho que desigá-lo?
Sugiro vc procurar no youtube tem diversos tutoriais de configuração de gyros... o seu deve ser o align gp780 ou gp790... confira no heli o modelo do seu gyro. Depois que vc configura não precisa configurar toda vez... mas o heli deve estar ligado sim... mas lembre sempre q tiver regulando um heli vc deve desconectar os fios do motor do esc para evitar acidentes.

>>no meu rádio consigo configurar a curva?
No seu rádio vc pode configurar curva de passo e curva de motor.. sugiro que vc leia sobre o que elas são e o que afetam.

Cara pelas suas dúvidas eu sugiro vc procurar um clube/instrutor... aí em São Paulo tem vários... outra coisa que você pode fazer é adquirir um simulador já que seu rádio vc pode usá-lo no simulador sem problemas.

Helimodelo não é brinquedo que juntou rádio e heli vc já pode sair voando, é realmente perigoso... vc começou com um rádio bom para iniciar e com um modelo(trex 450) de uma marca boa (align)... agora vc precisa investir em treino no simulador e instrução.[/quote:7cf18d6beb]

Boa noite Antonio! Entendo perfeitamente sua preocupação sobre sair voando, e seguindo seu conselho, estou atrás de um simulador. Vi aquele FMS, mas ele é muito fraco. Tbm baixei um Phoenix na internet, mas ele não reconheceu meu rádio. Coversei hoje com o Cláudio, da Fab Modelismo, e amanhã estarei levando o meu heli lá, daí pego umas dicas práticas. Já tive um heli 6ch, mas nada parecido com um 450.
Mas vamos lá!
Valeu pela dica!
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

AJUDA..Trex 450 DFC PLUS cauda abanando

Mensagem por Lcm »

Boa noite a todos, Eu estou precisando de ajuda com Trex 450 plus (DFC flybarless) RTF, o que esta acontecendo é que após uma pequena lenha (por causa de x treino) e mesmo depois de trocar as peças danificadas, ele esta com a cauda abanando, já alterei as configurações de gyro, e não há meio dela travar, antes era travadinha, o que pode estar errado??
Agradeço se alguém puder me ajudar.....Ta difícil.
Desculpa se postei em lugar errado, fiquei na dúvida se, para perguntas tem que abrir tópico??
Responder