Servo de cauda Align DS425M

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
Aledomper
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Ter Set 09, 2014 4:12 pm
Localização: São Paulo

Servo de cauda Align DS425M

Mensagem por Aledomper »

Prezados amigos do e-voo.

Tenho um T-rex 450 plus com o Gyro GP790 e servo de cauda DS425M digital.

Toquei o conjunto do rotor traseiro, era plástico e coloquei o do Sport, 100% compatível. Apanhei um pouco para montar, mas consegui e ficou muito bom.

Fui testar o conjunto novo antes de voar. Com stick a 50% e passo 0°, ou seja, heli no chão, comecei a dar comando de rudder e ficou muito bom, cauda bem travada e tudo mais. Porém....eu nunca havia dado tanto comando como hoje, testei mesmo, com o heli no chão não tem problema de lenha mesmo... Enfim, depois de um tempo testando o servo travou, perdi a cauda e ele estava muito quente, muito mesmo.

Achando estranho a situação e já pensando que havia perdido o servo, resolvi desmontar. Ele estava com as engrenagens OK, nenhum mísero dentinho se quer estava quebrado, mas quase não tinha lubrificação neles. O motor do servo estava girando, mas em um determinado ponto ele meio que travava, independente do lado de giro.

Ainda com o pensamento de servo perdido, coloquei o famoso óleo singer no motor e bastante graxa branca nas engrenagens. Montei tudo de novo e fui testar em um TX e RX de um automodelo e ele funcionou!!!! Testei ele colocando carga, de todos os jeitos que pude fazer. Ele esquentou depois de uns 10 min de teste. Inclusive testei como se tivesse dando batente, fazendo barulho de força.

Agora vocês devem estar me perguntando, porque esse cara veio aqui, escreveu esse tanto sendo que o servo está funcionando....Bom, se fosse para usa-lo no meu automodelo, já estaria instalado e estaria usando, mas como é num heli e a lenha é cara, gostaria de saber a opinião dos amigos se devo arriscar e usar ele mesmo ou se devo comprar outro?

E uma outra dúvida, essa falta de lubrificação é normal? Ele travou por conta disso ou algum outro fator que não consegui identificar?

Muito obrigado a todos!

Abs
Hangar vazio
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Mensagem por Lcm »

Bom dia, Aledomper, vc comprou o Trex novo??, eu pergunto porque tenho um servo de um outro helicóptero, e depois de um tempo de uso ele da sintomas quase igual a esse seu, o defeito dele é o motor, que como vc deve saber os motores desses servos são motores brushed (escovado) e o meu esta gasto e com pequeno jogo na bucha de cima, resumindo ele esquenta e trava. e o servo de calda é bastante usado em voos, é uma sugestão de quem como vc é bem novato tb. eu tive problema com um servo do ciclico da Align um dente quebrado, virei a engrenagem 180 graus, e estou voando até hj sem problema algum, mas se fosse com o motor não ariscaria não....blz.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

Aledomper.. Solta o link do servo e mexe com a mao indo pra frente e pra trás... Perceba se em algum momento o pitch slider fica travado e ate mesmo se o link esta correndo solto.. Seria a primeira coisa a se verificar.. Se estiver tudo OK pode ser servo.. Mas não acredito que seja o servo.. Pra mim o link deve estar prendendo de alguma forma.. Abs
Avatar do usuário
Aledomper
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Ter Set 09, 2014 4:12 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Aledomper »

Acho que problema resolvido!

Estou usando o servo mesmo, não apresentou mais problemas. Ajustei o limit no Gyro, para ter certeza de não dar batente e aparentemente está tudo OK.

A única coisa que está acontecendo agora é que a cauda está escorregando para a esquerda. Acredito ter que fazer um ajuste mecânico no link ou algum outro ajuste que não sei.... se alguém puder dar umas dicas...


LCM, comprei o t-rex novo, na caixa, em uma loja lá de Campinas. Sinceramente não sei o que ocasionou a trava do servo, mas depois de desmontado e lubrificado voltou a funcionar normalmente...


Flavio, está tudo livre, nenhum rolamento ruim (conjunto de cauda novo) está soltinho e sem folgas. Creio que tenha sido o servo mesmo. Já havia desmontado alguns servos Futaba S3001, que uso nos meus automodelos, e a quantidade de graxa que vem neles é no mínimo 4x mais que nesse servo da Align, levando em conta a diferença de tamanho deles é claro. Quando eu desmontei ele, quase nem sujei meus dedos ao tirar as engrenagens.

Tendo como referencia o servo da Futaba, esse da Align estava seco...

Obrigado a todos!
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Mensagem por Lcm »

Ok Aledomper, blz então, eu tb comprei o meu de uma loja de Campinas. o meu hj me aprontou mais uma, eu estava em hover a uns a uns 20mts e do nada ele cortou a energia, mas eu estou com tanta sorte que caiu de novo em grama alta e não fez nadinha, já estou voando de novo, fiquei novamente assim? ???? o que tenho notado é que o ESC dele esquenta pra caramba, vc poderia me dizer se o seu tb esquenta???
Avatar do usuário
Aledomper
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Ter Set 09, 2014 4:12 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Aledomper »

O meu esquenta, mas nada de absurdo. Dentro do normal.

Qual curva de passo e aceleração você está usando? Muito estranho cortar a energia assim do nada! Mesmo configurado para corte alto de bateria, ele não apaga do nada. Vai perdendo potencia, tempo mais que suficiente para pousar em segurança...
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Mensagem por Lcm »

Eu tb achei mto estranho, primeiro corte foi aquele pau de eu deixar a bateria no bip com 2.80v agora só vôo com ele com o bip avisando com 3.70 da uns 6 minutos, desse vez ele cortou com 3 min (isso cronometrado no cronômetro do propio radio) tanto que ele caiu e nada funcionava, aí desliguei e liguei e tudo voltou, aí voei até acabar a bateria , coloquei outra pra tirar a dúvida é voou normal, sei lá, o que eu tinha feito e acho que foi isso que esquentou demais o ESC, foi usar uma fita de velcro mais larga , acho que impediu o ESC de refrigerar. .....curva de passo está original não mexi nela..
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Mensagem por Lcm »

Ok Aledomper, blz então, eu tb comprei o meu de uma loja de Campinas. o meu hj me aprontou mais uma, eu estava em hover a uns a uns 20mts e do nada ele cortou a energia, mas eu estou com tanta sorte que caiu de novo em grama alta e não fez nadinha, já estou voando de novo, fiquei novamente assim? ???? o que tenho notado é que o ESC dele esquenta pra caramba, vc poderia me dizer se o seu tb esquenta???
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1018
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Mensagem por atoniollo »

Não me digam que os amigos estao comprando em uma loja chamada Camp Hobby? Cuidado com essa loja... Desses aí não duvido que abram o servo para lhe vender para tirar a graxa e assim acelear o problema...
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Mensagem por Lcm »

Bom dia Atoniollo, olha vou te dizer que é bingo, e pela experiência que tive com os vendedores dessa mesma loja, posso te dizer que o que vc falou tem fundamento, inclusive o pós venda entre outras coisas é nota 0.
Responder