Dorso Trex450

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
filho
membro
Mensagens: 176
Registrado em: Seg Jul 20, 2009 9:08 am
Localização: catanduva

Dorso Trex450

Mensagem por filho »

Amigos boa tarde a quem puder me ajudar , vamos lá meu trex450 no paraido cauda virada pra mim fica otimo mas quando viro de dorso o heli ta indo para a esquerda e tenho que ficar toda hora dando um toque no stick do radio para o heli nivelar se eu não fizer isto ele cai o que sera e onde regulo isto?
Obrigado
Avatar do usuário
LCid
membro
Mensagens: 1705
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 11:47 pm
Localização: Santos
Contato:

Mensagem por LCid »

Primeiro voce precisa especificar qual modelo do T Rex 450 é o seu.
Se for fbl, é problema de geometria de bailarina e ajustes de programação
Se for fb é geometria tb e talvez o uso de trim ou sub trim, que quando o heli fica de dorso, atuam ao contrário do que voce deseja.
Avatar do usuário
Marco Paulo
membro
Mensagens: 536
Registrado em: Seg Jul 11, 2005 7:06 pm
Localização: Savannah, GA - USA

Mensagem por Marco Paulo »

Se a bailarina estiver se movimentando nivelada conforme o Lcid falou, voce tem de considerar tambem o efeito da tracao gerada pela cauda. Todo heli cujo rotor gira no sentido horario como os nossos modelos, precisa gerar uma forca na cauda para a esquerda pra compensar o torque (isso em voo normal pairado) e portanto o heli fica levemente inclinado para a direita no voo pairado compensando esta forca. Quando voce vira no dorso, esta forca da cauda (compensacao de torque) "aponta" para a direita e portanto o heli se equilibra com uma leve inclinacao para a esquerda. A quantidade de inclinacao e dependente de um monte de fatores, entre eles o arrasto das pas, peso do heli, comprimento da cauda, etc etc etc.
Outro fator importante e que o CG que no voo pairado estava abaixo do rotor, agora esta acima e isso muda um pouco as caracteristicas do heli.
Tudo isso fora o efeito do vento e a diracao dele em relacao ao heli.
Avatar do usuário
Andre Guisso
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Ter Mai 14, 2013 11:11 am
Localização: Campo Grande - MS

Mensagem por Andre Guisso »

Amigo... outro ponto importante que não podemos esquecer, é que o rotor de cauda gira no sentido anti-horário para aproveitar o vento que o rotor principal cria quando está voando normal (com skid para baixo) e quando está de dorso (skid para cima) o vento fica a favor e com isso a eficiência do passo de cauda é menor tirando a cauda do estado de travada. sugiro aumentar um pouco a rotação do seu heli para que possa também aumentar a rotação da cauda e resolver o problema. Faça o teste e nos conte o que aconteceu. Espero ter ajudado.
T-Rex 500 DFC - T-Rex 450 Pro - EC 135 450 Clone - V912 - V911
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

[quote:bff98ba651="Marco Paulo"]Se a bailarina estiver se movimentando nivelada conforme o Lcid falou, voce tem de considerar tambem o efeito da tracao gerada pela cauda. Todo heli cujo rotor gira no sentido horario como os nossos modelos, precisa gerar uma forca na cauda para a esquerda pra compensar o torque (isso em voo normal pairado) e portanto o heli fica levemente inclinado para a direita no voo pairado compensando esta forca. Quando voce vira no dorso, esta forca da cauda (compensacao de torque) "aponta" para a direita e portanto o heli se equilibra com uma leve inclinacao para a esquerda. A quantidade de inclinacao e dependente de um monte de fatores, entre eles o arrasto das pas, peso do heli, comprimento da cauda, etc etc etc.
Outro fator importante e que o CG que no voo pairado estava abaixo do rotor, agora esta acima e isso muda um pouco as caracteristicas do heli.
Tudo isso fora o efeito do vento e a diracao dele em relacao ao heli.[/quote:bff98ba651]

Bela aula, Marco!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Responder