Problema de Voo/Cauda

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
EricValeriano
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Seg Mai 13, 2013 10:09 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Problema de Voo/Cauda

Mensagem por EricValeriano »

Cara o seu rotor de cauda está montado de cabeça pra baixo!
Team GAUI Brasil
Piloto de fábrica RCOMG
flyunix
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Sáb Jun 29, 2013 2:24 pm
Localização: Sao Paulo - SP

Re: Problema de Voo/Cauda

Mensagem por flyunix »

Entao, eu montei desse jeito porque nao tava dando comando do lado certo, nao conseguia dar stick para vencer o giro ao contrario da pa principal.
E olha que eu taquei end points la no radio ate uns 120 por cento e nao dava comando. Ai inverti e melhorou.
Ele tava dando o mesmo problema de treme-treme com a montagem do outro lado tambem.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: Problema de Voo/Cauda

Mensagem por man1aco »

Eu acho que você montou a cauda invertida porque não conseguiu inverter a configuração do Gyro e do radio para o lado certo.

Do jeito que esta não vai prestar.

Poe a cauda do lado certo e move o servo para frente do helicoptero para as pas do rotor ficarem mais ou menos do jeito que esta o meu, esta com passo anti-torque ele paira no lugar mesmo com o gyro desligado, vai tentanto decolar e vai movendo o servo até o heli ficar praticamente travado com o Heading Hold do gyro desligado, ele vai sair de cauda muito vagarosamente mais lento que um ponteiro de segundos de um relogio quando você achar o ponto.

A partir dai coloque o ganho do Gyro em 50% AVCS , se der wag abaixe o valor , se não der vai subindo de 2 em 2 até começar o wag e dai baixe de 1 em 1 até o wag parar.

Deixar as pas no centro com passo zero e deixar o gyro fazer todo trabalho em HH até da certo quando o heli ta perfeito sem vibração, mas não é um bom começo pra quem esta começando e tirando os defeitos do heli 1 por 1.



Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Re: Problema de Voo/Cauda

Mensagem por Lívio Cardoso »

Além do que, com o rotor de cauda na posição correta, ele gira no sentido oposto ao do rotor principal, que vai no sentido horário e o rotor de cauda no anti-horário. Desta forma como está os dois rotores estão rodando no mesmo sentido e o travamento vai pro espaço... Existem modelos de helicópteros que tem o rotor principal rodando no sentido anti-horário e, por causa disso, o rotor de cauda muda de lado e roda no sentido oposto, ou seja no sentido horário. Um sempre tem que girar em oposição ao outro... Lembra dos coaxiais??? Dois rotores girando em contra-posto ao outro??? É isso... Grande Eric e seu olhar clínico!!! Ninguém tinha observado isso...
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
flyunix
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Sáb Jun 29, 2013 2:24 pm
Localização: Sao Paulo - SP

Re: Problema de Voo/Cauda

Mensagem por flyunix »

Eu inverti novamente o rotor traseiro para a posicao correta, fiz algumas tentativas de decolagem com o rotor compensando o torque da pa superior, SEM o gyro (apenas um teste).
Realmente ele decolou , mas e´ muito dificil mante-lo no ´´dedo´´ sem o gyro.
Falei sem o gyro porque este aqui (tarot 550) nao tenho consegui-do calibra-lo, vou providenciar outro. Ja vi um futaba gy401 se nao me engano. Este possui os pequenos potenciometros , aonde pode-se controlar o ganho,
coisa que nao consigo fazer com este aqui.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: Problema de Voo/Cauda

Mensagem por man1aco »

Os potenciometros do Gyro Futaba 401 ou do HK401 não controlam ganho.

São para definir o curso do servo e o atraso ( para servos analogicos ).

O ganho se define no radio.

Cuidado com os Gyros Futaba de ~100 dilmas são falsos http://www.futabarc.com/techsupport/counterfeit.html

Eu tenho 1 só descobri uma semana depois que era um clone chines.
flyunix
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Sáb Jun 29, 2013 2:24 pm
Localização: Sao Paulo - SP

Re: Problema de Voo/Cauda

Mensagem por flyunix »

Eu nao tentei ainda alterar o ganho do gyro pelo radio.
Imaginei que se controlasse o ganho pelo gyro, vi um video no you tube, se nao me engano do Flavio (heli na veia) , muito bem explicado por sinal,
ele ali configurava um gyro se nao me engano um spartan, dava uns comandos com stick e o gyro respondia a configuracao de programacao com alguns codigos de pisca
pisca de uns leds no proprio gyro.
Imaginei que este gyro aqui (tarot) Gy550 tambem fosse da mesma forma.
Como disse nao configurei o ganho pelo radio ainda, como se faz isso?
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Re: Problema de Voo/Cauda

Mensagem por Lívio Cardoso »

Bem, sinceramente, já deu pra ver que o problema do vôo de cauda do seu heli é vc!!! Tá faltando ler mais, estudar mais e prestar muita atenção no que vc anda fazendo!!! Me desculpe a sinceridade, mas assim não dá. Helicópteros não permitem gambiarras e erros. Suas asas são rotativas e ser der pane é lenha mesmo. O que se aplica em um modelo ou marca de gyro não se aplica á outro. Nem o que se aplica a um mesmo modelo e marca de helicóptero, em termos de configuração de gyro, unidade FBL ou rádio, pode ser copiado e aplicado em outro. Tudo o que define ganhos de gyro ou unidade FBL está ligado ligado diretamente à configuração, montagem e afinamento mecânico do helicóptero!!! E isso inclui tirar todas as folgas, fazer todos os balanceamentos de pás principais e de cauda, balancear os rotores, equilibrar o CG, fazer o tracking corretamente e disponibilizar a eletrônica de maneira certa. Quanto mais bem regulado e afinado mecânicamente, mais baixo serão esses ganhos eletrônicos!!! Helicópteros exigem muita paciência e muito trabalho de bancada. São os rádio controlados mais difíceis de comandar e, por isso tudo acima, é que a grande maioria desiste desse hobby... Suas lenhas são catastróficas e as que dão maior prejuízo, além de poder provocar acidentes muito sérios para quem pratica sem os devidos cuidados!!! As informações existem e estão disponíveis aqui e em outros sites especializados, basta buscá-las, estudá-las e aplicá-las corretamente!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Re: Problema de Voo/Cauda

Mensagem por Lívio Cardoso »

Aqui dois videos bem antigos, no início de minha empreitada nesse hobby, só pra ilustrar um pouco o que eu disse acima... No primeiro, apesar de voar equilibrado, tem duas merdas aí...veja se descobre!!!

https://www.youtube.com/watch?v=3LPrjy0WdGA

Nesse outro também tem um erro... Essa mesa giratória de uso bem discutido e que eu, nos dias de hoje, dispenso seu uso, me ajudou bastante no início!!!

https://www.youtube.com/watch?v=BZg2-Xy4CLc
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Re: Problema de Voo/Cauda

Mensagem por Lívio Cardoso »

Aqui um bom material sobre ganho de gyro de um amigo nosso daqui do E-voo, Alex Borro...

http://www.helimaniarc.com.br/tutoriais ... o-de-cauda
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Responder