Pega pás folga X aperto

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Pega pás folga X aperto

Mensagem por man1aco »

Hoje estava testando mais uma vez o HK 450 tentanto acertar o tracking.

Eu regulava pousava e logo decolava e via perder o tracking.

Logo percebi que um pega pas estava com folga vertical o outro não.

Bora para a bancada desmontar tudo né.

Mas agora fica a duvida o quanto eu devo espremer um pega pas contra o outro , qual o ponto certo , tenho receio de apertar de mais e estragar os rolamentos de pressão ( aquele em sanduiche de 3 peças ).

O certo é apertar até haver alguma resistência nos pegapas para que não haja folgas na vertical ?

Fiz assim como eu perguntei , amanha o trava rosca deve estar seco e poderei testar novamente , espero não estar no caminho de um desastre.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: Pega pás folga X aperto

Mensagem por Flavio LHP »

Mt perigoso um desastre se soltar o eixo do pega pas.. Ja tomei uma pasada na boca verificando o tracking... Ja pensou se fosse no olho? Vixi... Hj eu aperto o mqximo possivel e coloco trava rosca.. Se nao afetar o movimento boa... Se tiver travando um pouco soltar soh um pouquinho eh suficiente.... Mas mt pouco mesmo soh pra tirar uma possivel pressao.... Mas isso nao.eh pra acontecer se tiver montado conforme manual com as arruelas certinhas..
Trex 550 DFC Kbar / Tarot 450 FB escala Policia Federal / Tarot 450 DFC Kbar / HCP100S / Spektrum DX6 black / Phoenix 5.5 e RF7.5
L.H.P.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: Pega pás folga X aperto

Mensagem por man1aco »

Flavio LHP escreveu:Mt perigoso um desastre se soltar o eixo do pega pas.. Ja tomei uma pasada na boca verificando o tracking... Ja pensou se fosse no olho? Vixi... Hj eu aperto o mqximo possivel e coloco trava rosca.. Se nao afetar o movimento boa... Se tiver travando um pouco soltar soh um pouquinho eh suficiente.... Mas mt pouco mesmo soh pra tirar uma possivel pressao.... Mas isso nao.eh pra acontecer se tiver montado conforme manual com as arruelas certinhas..


Dureza isso o HK-450 não tem um manual, tem as arruelas lá mas não sei se montei correto, corri atras na internet e fiz como achei.

de fora pra dentro , parafuso , arruela menor , chapa do rolamento , anel com esferas do rolamento , chapa do rolamento , 2 arruelas largas, rolamento comum interno.

Aperto até sentir que interferiu no livre movimento e volto um peteleco no parafuso pra livrar o movimento, dessa forma parece haver uma leve folga vertical que em voo resulta em perda do tracking.

Não sei se é perigoso voar com mais aperto, pois vai que a isso dificulta o trabalho da flybar ao ponto de não se ter o devido controle.
Avatar do usuário
weber
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Ter Dez 06, 2011 1:56 pm
Localização: Brusque SC

Re: Pega pás folga X aperto

Mensagem por weber »

Man1aco não coloca 2 arruelas, e sim apenas uma entre o rolamento (sanduíche) e o rolamento comum, e aperta normal, pois o trava rosca funciona bem com aperto, se deixar frouxo ele não cumpri a função certa, e pode solta em voo.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Pega pás folga X aperto

Mensagem por LaercioLMB »

Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: Pega pás folga X aperto

Mensagem por man1aco »



Muito obrigado.

Porem infelizmente este manual não contempla o modelo de rotor do 450-GT , e especificamente dele não ta facil achar manual.

Eu sempre peco ao escrever ou sendo especifico de mais ou de menos.

Pra ser exato eu procurei sim e muito o manual dele porem bati de frente sempre com coisas parecidas mas nunca o manual exato que contemple o rotor principal V2.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Pega pás folga X aperto

Mensagem por LaercioLMB »

Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: Pega pás folga X aperto

Mensagem por man1aco »

Sim esse da ALIGN foi o mais proximo que eu achei tambem quando peguei esse heli, foi por ele que tirei de base a montagem do meu rotor.

Não estou lembrando agora porque usei 2 arruelas espaçadoras, vou desmontar e ver porque fiz isso.

Me falaram pra comprar padles do flybar mais pesados pra usar durante a aprendizagem, qual a conseguencia de usar mais pesados ?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Pega pás folga X aperto

Mensagem por LaercioLMB »

Isso da consequência de usar mais pesados eu não saberei te dizer, pois não fui muito à fundo nos helimodelos, logo desisti da categoria, por ter que comprar tudo pronto.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Pega pás folga X aperto

Mensagem por Hidden »

man1aco escreveu:Sim esse da ALIGN foi o mais proximo que eu achei tambem quando peguei esse heli, foi por ele que tirei de base a montagem do meu rotor.

Não estou lembrando agora porque usei 2 arruelas espaçadoras, vou desmontar e ver porque fiz isso.

Me falaram pra comprar padles do flybar mais pesados pra usar durante a aprendizagem, qual a conseguencia de usar mais pesados ?



Paddles mais pesados deixam o heli com respostas mais dóceis no cíclico, mais estável. É uma diferença sensível mas pequena, não espere milagres, a estabilidade de um heli depende de montagem e balanceamento perfeitos, eletrônica com a máxima precisão e dedos afiados nos sticks.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Responder