Folga ente eixo principal e autorotation TREX 450L Dominator

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
lucianolzt
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Sex Jul 03, 2015 1:11 am
Localização: Chapecó - SC
Contato:

Folga ente eixo principal e autorotation TREX 450L Dominator

Mensagem por lucianolzt »

Pessoal, estou quebrando a cabeça com uma folga que existe no meu 450L entre o eixo principal e a engrenagem autorotation.. Fiz até um vídeo pra mostrar pra galera aí, quem sabe alguém possa me ajudar pois eu não sei se essa folga é normal ou não, mas acredito ainda que não seja nada normal..
Acontece que eu consigo ainda apertar o parafuso que fixa a engrenagem ao eixo, mas aí a engrenagem empena e começa a girar torta, como se estivesse sambando, então eu afrouxo o parafuso até que a engrenagem desempene e gire reta, mas aí eu fico com a folga.. Bom, me desculpem se não fui muito claro, mas segue o link do vídeo pra mostrar o problema que estou enfrentando. Se alguém puder me dar uma dica fica meu agradecimento aí..
abração a todos..

https://www.youtube.com/watch?v=PHDBJen ... e=youtu.be
T-REX 450L DOMINATOR | T-REX 470LM | T-Rex 600 EFL PRO | Graupner MZ-24PRO =D
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Folga ente eixo principal e autorotation TREX 450L Dominator

Mensagem por LaercioLMB »

Pode ser que a engrenagem não seja para essa medida de eixo.
Desmonte, meça o eixo e o furo da engrenagem, não pode haver folga entre o eixo e o furo onde ele é alojado.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
lucianolzt
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Sex Jul 03, 2015 1:11 am
Localização: Chapecó - SC
Contato:

Re: Folga ente eixo principal e autorotation TREX 450L Dominator

Mensagem por lucianolzt »

Obrigado Laercio, vou fazer a medição.. Abç
T-REX 450L DOMINATOR | T-REX 470LM | T-Rex 600 EFL PRO | Graupner MZ-24PRO =D
Regys
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Jan 22, 2014 11:41 pm
Localização: Itapeva, SP

Re: Folga ente eixo principal e autorotation TREX 450L Dominator

Mensagem por Regys »

Se tirar o eixo e colocar o parafuso sem as engrenagens vai ver que o furo do eixo é maior que o diâmetro do parafuso, pra mim é falha de projeto mesmo, os meus dois 450L tem o mesmo problema, o pior é que fica com folga na vertical também, se forçar o eixo para cima para baixo vai perceber, eu coloco anéis (aquelas ruelas que vem junto com o eixo pra isso mesmo) de calço em cima do rolamento superior até tirar a folga vertical, elas vem com medidas diferentes, tem que ir experimentando, cuidado para não colocar muito calço e forçar os rolamentos, se tiver difícil de colocar o parafuso da parte inferior das engrenagens é porque está com muito calço, não fica 100% mas melhora bastante.
Avatar do usuário
lucianolzt
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Sex Jul 03, 2015 1:11 am
Localização: Chapecó - SC
Contato:

Re: Folga ente eixo principal e autorotation TREX 450L Dominator

Mensagem por lucianolzt »

Valeu Regys, é isso mesmo, tirei bastante a folga, na vertical zerou, mas essa folga da engrenagem ainda tem.. e nao tem o que fazer.. mas to voando tranquilo com o heli. Abraço
T-REX 450L DOMINATOR | T-REX 470LM | T-Rex 600 EFL PRO | Graupner MZ-24PRO =D
Responder