Helicóptero para começar Gaui X3

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
guiperrotti
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Seg Mai 07, 2012 7:58 pm
Localização: Pereiras - SP

Helicóptero para começar Gaui X3

Mensagem por guiperrotti »

Oi pessoal, espero que esteja postando no local adequado.

Eu sempre pilotei aviões, porém por falta de espaço adequado na cidade que resido estou desistindo deles. Estava com um drone, porém devido algumas dificuldades para configuração do gimbal e uma total falta de tempo decidi vender.

No negócio eu peguei um radio e um avião e agora tem uma pessoa querendo trocar um helicóptero Gaui X3 no rádio. Como moro em um local que tem um campo grande, acredito que o helicóptero voaria ali sem problemas.

O Gaui X3 é um helicóptero adequado para começar? Ele funcionaria bem com um rádio Jr XG6.

É óbvio que inicialmente iria procurar um lugar onde houvesse um instrutor para iniciar, mas depois gostaria de voar em casa porque trabalho de final de semana e dificilmente consigo ir a uma pista.

Obrigado
Voar é o limite, mesmo quando estamos com os pés no chão....
Avatar do usuário
cebola
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 10:53 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Helicóptero para começar Gaui X3

Mensagem por cebola »

Meu amigo,

O X3 é um excelente helicoptero para um 3d forte, mas como todo heli, pode ser configurado para voar bem manso. Eu tenho um há uns 3 anos e gosto muito. Porém não recomendo ele para um iniciante, pois não há disponibilidade de peças como um T-rex 450 PRO por exemplo, temos apenas um lojista que vende no brasil, se não tiver peça com ele só lá fora. Sendo iniciante vc sempre acaba cometendo um erro ou outro e o heli vai pro chão, por isso acredito que a disponibilidade de peças é um diferencial para quem está começando.

Quanto ao radio, não entendo muito bem de JR, mas os radios modernos todos suportam helicopteros, certamente lhe atenderá bem.

Minha dica, para começar, um T-rex 450 PRO ou mesmo um Tarot, que é um clone muito bom do 450, um bom tempo treinando no simulador e bastante leitura, porque material tem bastante!

Grande abraço.
Avatar do usuário
guiperrotti
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Seg Mai 07, 2012 7:58 pm
Localização: Pereiras - SP

Re: Helicóptero para começar Gaui X3

Mensagem por guiperrotti »

Obrigado amigo, nunca tive intenção de pilotar helicóptero, mas apareceu a proposta me interessei em aprender.

Bom uma pena não ser o melhor.

Abs
Voar é o limite, mesmo quando estamos com os pés no chão....
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Helicóptero para começar Gaui X3

Mensagem por Hidden »

Cara, só dando um toque: Se com um multirotor que é muito mais fácil de pilotar você já não teve muita motivação, tenha em mente que helimodelos são de longe a categoria RC que mais exige empenho na aprendizagem da pilotagem.

Não quero lhe desanimar, não é isso, mas se estiver querendo só dar uma brincada com o helicóptero porque acha que ele seria bom para voar em espaços limitados, você está enganado, na verdade o melhor equipamento para este tipo de situação foi justamente o que você já teve em mãos, que foi o multirotor.

Enfim, é isso, se realmente estiver empenhado em aprender a pilotar um helimodelo, vá em frente, não encontrará nada mais desafiador e também mais satisfatório no universo RC, quanto ao X3 ser ou não um bom modelo para se iniciar, o Cebola já deu dicas acima.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
guiperrotti
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Seg Mai 07, 2012 7:58 pm
Localização: Pereiras - SP

Re: Helicóptero para começar Gaui X3

Mensagem por guiperrotti »

Obrigado Hidden, na verdade acho que não fui claro, eu pilotei bastante o Drone, meu problema foi com a configuração do Gimbal que não achei o ponto correto e como não tinha tempo para pesquisar mais a fundo acabei vendendo.

Eu adoro pilotar por isso achei que o helicóptero seria interessante. Vários conhecidos meus me falaram exatamente o que me disse que é extremamente desafiador e exige treino, algo que gosto de fazer no hobby.

Abs
Voar é o limite, mesmo quando estamos com os pés no chão....
rufera
membro
Mensagens: 174
Registrado em: Seg Mar 26, 2007 8:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Helicóptero para começar Gaui X3

Mensagem por rufera »

Amigão uma palavra só, SIMULADOR!!!!!
Boa sorte!
Rufera.
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: Helicóptero para começar Gaui X3

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Cara, pilotar multi é igual equilibrar uma bola de gude dentro de uma cuia, vc nivela a cuia que a bola para e estabiliza. Nos helis é igual equilibrar uma bola de gude em cima de uma tábua de cortar carne: pra ir pra frente vc inclina a tábua pra frente, entretanto quando vc nivela a tábua a bola de gude ainda está com velocidade, pra parar vc inclina um pouco a tábua para trás. Hoverar é manter a bola no centro o tempo todo usando os sticks.
Agora imagina que e possível a bola ficar na parte de baixo da tábua e que se vc vira a tábua de lado os comandos também mudam...é coisa de louco.

Como o colega falou: simulador, simulador, simulador. Um exercício bem legal pra aprender o hover é a pirueta lenta (aqui no vídeo o cara usa o Heli-X):

https://www.youtube.com/watch?v=NHovUlC2P48


Como eu uso o phoenix, coloco o alvo braco no solo e mando trim no canal do rudder no rádio até o heli no simulador ficar piruetando uma rotação a cada 60 segundos, daí eu tento manter o heli dentro do circulo durante 15 minutos e troco a rotação pro outro lado e faço 15 minutos piruetando pro outro lado. Faz isso 1h por dia durante uma semana e vc vai aprender o hover. Daí só pegar o seu X3 na vida real e mandar um "tail in" (cauda do heli virada pra vc) e aos poucos tentar fazer as outras orientações na vida real.

Eu aprendi esse exercício acima nesse post: http://www.helifreak.com/showthread.php?t=531380&page=1 Ainda estou na lição 03 (sou muito ruim pra aprender manobras novas). :lol: Mas mesmo assim depois de muito treino, já mando um circuitinho básico (leia-se "8 tosco") nos meus dois 450 e um dorso com o nariz apontado pra mim nos meus micros.
Responder