Montagem Alzrc 450 Sport

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Montagem Alzrc 450 Sport

Mensagem por WarlikeOfChaos »



Então galera, salve salve. Esse é o meu principal helicóptero, o que estou sempre voando. Eu tinha um Tarot 450, mas devido motivos financeiros, tive que vender.
Essa montagem não é nova, foi feita no começo de 2016; Foi originalmente feita aqui. Decidi traduzir para ajudar os colegas brazucas que estão interessados em um 450. Lá fora, temos bastante informações, infelizmente isso aqui não acontece.

Então pessoal, antes de qualquer coisa, aprenda a voar no simulador, passe para os micros 6ch (v977, hcp100s, xk110) antes de tentar um 450; Não é brincadeira, é sério, um 450 roda as pás principais em torno das 3000 RPM, logo, podemos comparar a um cortador de gramas aéreo, é bem perigoso, Pode ferir não somente você, mas as pessoas e patrimônio próximos.
Eu não tenho condições financeiras de pagar Cobra, clube, licenças, joias e afim, logo, eu procuro terrenos baldios, afastado de pessoas e construções.

Chega de lenga lenga, vamos pra build.

Eu primeiramente fiz uma pesquisa a respeito do kit que eu utilizaria; achei somente uma montagem:
https://www.helifreak.com/showthread.php?t=396585
Infelizmente o autor do tópico não reportou se a build foi um sucesso ou não.
Devido uma promoção da banggood na época, o kit saiu bem barato pra mim, então decidi arriscar. Se for sua primeira montagem, não arrisque, vá de Tarot 450 pro V2; o Tarot foi um kit que não precisei trocar peças durante a montagem.


Lista de Peças


Total price = $250.69.

Acabou que tive que gastar mais devido ser clone; tive que trocar o ESC e as peças da cauda, já que a cauda desse clone tem muitas folgas e é bem ruim:
Editado pela última vez por WarlikeOfChaos em Qui Set 14, 2017 12:48 am, em um total de 4 vezes.
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: Montagem Alzrc 450 Sport

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Data log

  • 28/04/2016: Fiz os pedidos do kit, motor, ESC, pnhão, FBL, servos e conectores;
  • 03/05/2016: A banggood não tinha os servos que eu queria (KST) em estoque, então tive que substituir pelos emax;
  • 06/05/2016: Pedido das lipos;
  • 31/05/2016: Recebi o pinhão (sem taxas);
  • 02/06/2016: Recebi o receptor (sem taxas);
  • 07/06/3016: Recebi o kbar e conectores (taxados);
  • 08/06/2016: Recebi o kit, os servos e a lipo (taxados);
  • 10/06/2016: Recebi o motor e ESC (sem taxas);
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: Montagem Alzrc 450 Sport

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Montagem

Dia 01

Kit aberto e percebemos que a Alzrc é bem generosa com os extras no kit, mesmo sendo "apenas" um modelo esporte.
O que é incluído como extras? Várias abraçadeiras, chaves hexagonais, uma Philips pequena, lubrificante para os eixos e uma garrafinha de trava roscas 242 (azul).




A primeira caixa aberta foi a do frame (obvio); testei os rolamentos com uma chave allen (não recomendo/isso foi besteira na época); A forma correta de testar um rolamento é com o mindinho girando ele; se sentir "areia" dentro, pode trocar. No meu caso eles estavam OK:




Aqui eu soldei logo os conectores do motor e do ESC (lembrando que não uso esse ESC, substituí por um Hobbywing Platinum/mostro mais a frente):




Dia 02

Comecei a desmontar o motor e bem, percebe-se que tem mais arruelas do que consta no manual.
Dilema? seis ou duas arruelas? eis a questão...






Dia 03

Com seis arruelas o cabeçote binda (trava) um pouco, com duas, o movimento é preciso e o movimento dos pegas pás não trava.
Então, desmontado tudo, tirei quatro das seis arruelas, lubrifiquei conforme manual os eixos e rolamentos abertos, trava roscas nos parafusos e montado o cabeçote:




Aqui o cabeçote "meio" montado:




Continuando...
Passado trava roscas em quase todos os parafusos do frame principal, instalada a engrenagem principal/engrenagem de cauda; instalado o motor e feito o "mesh" correto do motor/engrenagem com uma folha de caderno:




Ainda no dia 3, montado os servos do cíclico e escolhido a posição da kbar; Percebi que nesse kit, a melhor posição é a da segunda foto, assim é possível acesso ao slot USB e pinos para instalar o modulo bluetooth:






Dia 04

Realizada a solda do XT60 macho ao ESC e soldado o sensor de telemetria da lipo:




Realizada montagem do trem de pouso e instalado o ESC:




Organizado os cabos dos servos e enrolados com fita elétrica, realizada passagem dos cabos e afixados com abraçadeiras ao frame.
Receptor ficou em cima do prato do gyro, realizada as conexões kbar/receptor/servos (saliento que estou usando SBUS, o que diminui o ninho de rato de cabos):




Ligado na lipo e pimba! nada fumaçou! Realizado logo então o processo de bind ao Taranis:




Dia 05

Organizado os cabos dentro do frame. Ainda um ninho de ratos, mas agora um ninho organizado:




Inserido e afixado o tubo de cauda, montante do servo de cauda, guias da linkagem e linkagem (a linkagem e guia da linkagem foram atualizados, essas não serviram, atualizado pra fibra de carbono posteriormente mais a frente).
Segui as instruções do manual a respeito do espaçamento das guias de linkagem:






Faltando duas porcas M2 pra afixar o servo de cauda, sem problemas, tenho extras.


Day 06

Instalado o servo de cauda no montante do servo de cauda:




Quando eu estava desmontando a caixa de engrenagens de cauda, os parafusos já tinham trava roscas (era do vermelho e advinha? cuspiram....Tive que usar minha dremel de guerra pra cortar os parafusos para permitir que eu retirasse eles com uma chave de fenda:




Lembrando que quando passar a correia, atentar que se o cabeçote do heli gira em sentido horário, a cauda deve girar anti horário...
A tensão da correia não pode ser muito apertada, nem muito frouxa, precisa ser um meio termo:



Instalado também os braces da cauda:




Mexendo com os ball links e braços dos servos: Essa informação não constava no manual da Alzrc, então recorri ao manual da Align. Os espaços indicados são 12.5mm para os servos de cíclico e 7.5mm pra cauda. Abaixo os buracos que usei nos braços dos servos:







Carregada a lipo e testada a resistência da lipo. Parece razoável e aceitável (quanto mais próximo de 0 melhor):




Enquanto a lipo carregava, decidi balancear......bem, não precisam de balanceamento as pás :D .




Plugada a lipo e no software do kbar, fiz o trim até os braços ficarem nos 90° na aba de trims (unidades FBL vc não faz trim no rádio). Afixado os braços dos servos (não esquecer do trava roscas já que os servos são engrenagem metal) e realizado o nivelamento da bailarina com o nivelador e software do kbar (mais uma vez, esse processo é feito no software da fbl)




Já que os braços e bailarinas estão nivelados, realizada a montagem final do cabeçote:



Quase no final do dia 06, falta só montar as pás e fazer o setup do bixo:




Nota final do dia 06 As a final day 06....Minha kbar tem a função governador :o




Dia 07

Instalado as pás principais e de cauda.....agora só falta o setup:

Editado pela última vez por WarlikeOfChaos em Qua Set 13, 2017 10:18 pm, em um total de 7 vezes.
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: Montagem Alzrc 450 Sport

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Ainda estou editando;
Reservando 3 posts...

Se eu não terminar hoje, amanhã termino.
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: Montagem Alzrc 450 Sport

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Reservado
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: Montagem Alzrc 450 Sport

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Reservado 2
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: Montagem Alzrc 450 Sport

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Só adiantando para os mais apressados;
Sim, tem vídeo de voo; segue o primeiro voo após ajuste fino:

https://www.youtube.com/watch?v=WyTBiJfaw9Q&feature=youtu.be
Responder