Manual do Lama V4 em português

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fabio.pacifico
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Manual do Lama V4 em português

Mensagempor fabio.pacifico » 11 Jan 2008 14:01

Mais um novato na área...comprei um lama V4 na rc711, ainda estou esperando chegar, e enquando isso estou tentando conhecer melhor sobre helimodelismo. Porém encontrei muitos termos técnicos, que para um iniciante fica difícil...já dei uma boa lida no forum, mas não captei muita coisa, principalmente e relação ao ajuste do helicóptero, para que ele não saia girando como um pião...tipo balanceamento, um tal de 4 em 1 que nem sei o que é...hehhehhe..então se alguém tiver o manual do Lama v4 em português( sou péssimo no inglês ) eu agradeceria. Já procurei na net mas não achei...além do manual, qualquer outro tipo de dica é sempre bem vinda! Fiquei traumatizado depois que comprei um Dragon fly de 2 canais e só sabia fazer ele ficar rodando. Por isso comprei o Lama V4, depois de pesquisar muito sobre qual seria o melhor, e não gostaria de ver o meu brinquedinho rodando que nem um dragon de 2 canais!! Valeu pessoal!!

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JP2D
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Mensagempor JP2D » 11 Jan 2008 14:26

Fala Fabio,
Em primeiro lugar seja bem vindo e parabéns pela sua compra.
Eu quase comprei um desses, mas acabei comprando um Belt cp.
Bom pelos relatos aqui do fórum esse Dragon fly de 2 canais realmente é um lixo, e o heli de 2 canais melhorzinho seria o picco z.
Esse que você comprou por ser de 4 canais será mais fácil de se controlar, e pelo fato dele ter sistema coaxial do rotor principal, faz dele um heli muito dócil para voar, como o pessoal aqui costuma dizer é diversão garantida.
Até onde eu sei esse sei heli não tem que fazer ajustes é tirar da caixa e voar.
Sei que ele tem uns upgrades, e se você pensa em ficar com ele por um bom tempo talvez seja uma boa.
Fora isso espero que você aproveite bem o seu heli.
Abraços

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fabio.pacifico
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Mensagempor fabio.pacifico » 11 Jan 2008 18:02

Pow, valeu cara! Tomara que seja fácil mesmo!!
E o manual em português? Será que alguém tem por ai?
Muito grato!!

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CyberJeff
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Mensagempor CyberJeff » 12 Jan 2008 01:33

Seja bem vindo ao clube dos coaxiais Fabio!!! :lol:

Dá uma olhada aqui:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=33577

Quando o seu V4 chegar vai ficar mais fácil pra identificar tudo.

Bons voos!

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fabio.pacifico
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Mensagempor fabio.pacifico » 12 Jan 2008 02:06

Valeu Cyber..já imprimi e tô decorando aki...hehhehhe..aproveitando sua boa vontade...pretendo comprar uns pares de hélices, pois pelo que vi é o que mais quebra no início, certo? Ou estou exagerando? Ai já que vou pedir as hélices na rc711( burrice minha, pois podia ter pedido junto com o heli, mas na pressa esqueci ), gostaria de saber se tem mais alguma peça que "quebre" facilmente com iniciantes, pois assim pedia logo tudo de uma vez. Só pra lembrar já pedi o meu com uma bateria extra e já vem com o simulador e cabo. O que vc acha? Um abraço!

EduLP
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Mensagempor EduLP » 12 Jan 2008 08:30

[quote:02d4ba28ac="fabio.pacifico"]Valeu Cyber..já imprimi e tô decorando aki...hehhehhe..aproveitando sua boa vontade...pretendo comprar uns pares de hélices, pois pelo que vi é o que mais quebra no início, certo? Ou estou exagerando? Ai já que vou pedir as hélices na rc711( burrice minha, pois podia ter pedido junto com o heli, mas na pressa esqueci ), gostaria de saber se tem mais alguma peça que "quebre" facilmente com iniciantes, pois assim pedia logo tudo de uma vez. Só pra lembrar já pedi o meu com uma bateria extra e já vem com o simulador e cabo. O que vc acha? Um abraço![/quote:02d4ba28ac]

Olá amigo, também já tive um LAMA V4 e é um ótimo heli, confesso que passei pouco tempo no simulador, apenas para me acostumar com os comandos do controle. O próprio heli já é um simulador.

Bem...as hélices são importantes, principalmente as do tipo B (inferiores) que quebram mais fácil nas quedas. Fora isso, posso te dizer que não precisa comprar mais nada por enquanto, o heli é muito resistente, eu com o pouco tempo que passei com ele, dei muita queda, bati em viga de sustentação e ele continuava firme e forte.

Quanto a bateria extra, procure se informar se os motores aguentam funcionar por tanto tempo sem precisar esfriar. Caso contrário você poderia danificar os motores do LAMA. Esse informação eu não sei.

Dica: Quando perceber que perdeu o controle do heli, que ele está pra se chocar em algo, simplesmente corte o motor (coloque todo o stick da esquerda pra baixo) isso evitará muitas perdas de hélices. Isso, infelizmente eu aprendi na prática hehehe :roll:

É isso, abraço!

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fabio.pacifico
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Mensagempor fabio.pacifico » 12 Jan 2008 17:47

É amigo..tb tenho essa dúvida: será que ele aguenta voar com uma bateria, e logo em seguida outra? Ou tem que esperar o motor esfriar? E sobre o tempo de carga da bateia, uns dizem que são 4 horas, outros que são duas...alguém sabe?

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Mensagempor EduLP » 13 Jan 2008 01:45

[quote:d39ad8d523="fabio.pacifico"]É amigo..tb tenho essa dúvida: será que ele aguenta voar com uma bateria, e logo em seguida outra? Ou tem que esperar o motor esfriar? E sobre o tempo de carga da bateia, uns dizem que são 4 horas, outros que são duas...alguém sabe?[/quote:d39ad8d523]

Pelo menos no meu o tempo de recarga era de 1h no máximo. O importante é sempre você observar quando o heli não tem mais força pra subir, ou quando você tem que acionar mais o stick pra ele subir, já é a hora de para, imediatamente, nada de ficar forçando a lipo, isso detona a mesma.

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CyberJeff
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Mensagempor CyberJeff » 13 Jan 2008 14:26

[quote:11244e4e65="fabio.pacifico"]Valeu Cyber..já imprimi e tô decorando aki...hehhehhe..aproveitando sua boa vontade...pretendo comprar uns pares de hélices, pois pelo que vi é o que mais quebra no início, certo? Ou estou exagerando? Ai já que vou pedir as hélices na rc711( burrice minha, pois podia ter pedido junto com o heli, mas na pressa esqueci ), gostaria de saber se tem mais alguma peça que "quebre" facilmente com iniciantes, pois assim pedia logo tudo de uma vez. Só pra lembrar já pedi o meu com uma bateria extra e já vem com o simulador e cabo. O que vc acha? Um abraço![/quote:11244e4e65]

Opa Fabio! O EduLP já te respondeu praticamente tudo, só vou passar algumas sugetões.

Xtreme Blades, são as melhores e mais resistentes hélices que eu já vi, dificilmente vc irá precisar trocá-las.

http://www.miracle-mart.com/store/index.php?main_page=product_info&cPath=110_174&products_id=599&zenid=56def21f664d120722f3a5362eedc07d

Harden Blades, essa é um opcional, não tão forte quanto as xtremes mas bem mais forte que as originais.

http://www.rchelicoptershop.com/catalog/harden-blade-for-lama-robins22-and-comanche-p-318.html

InnerShaft em aluminium, alem de mais resistente, evita que durante uma pancada, o fly-bar se solte e arrebente as hélices.

http://www.ehirobo.com/shop/product_info.php?cPath=86_178&products_id=5496

Com isso aí vc vai se divertir mais e evitar alguns prejuízos.

Quanto ao fato de usar uma bateria e logo em seguida outra, não tem problema nenhum, é assim que eu faço aqui, mas evite fazer isso logo no início porque o motor precisa ser amaciado.

Abraço.

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Mensagempor EduLP » 14 Jan 2008 00:53

[b:44fe779ca4]CyberJeff[/b:44fe779ca4], acho que estou lhe devendo um agradecimento pelas dicas no outro tópico sobre o LAMA, valeu por dar essas dicas e aulas preciosas!

Abraço!

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CyberJeff
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Mensagempor CyberJeff » 14 Jan 2008 01:54

EduLP, esse é o espirito do forum, a medida que um vai aprendendo passa a informação pra quem tá precisando. Sempre leia bastante sobre esse assunto e sempre pergunte pra galera daqui quando tiver alguma dúvida, nunca deixe de perguntar porque sua dúvida pode ser a de muitos.

Um grande abraço e bons voos.

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rce001
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Mensagempor rce001 » 31 Ago 2010 02:44

Taí o link do manual em portugues:
Eu mesmo fiz a tradução

Link: http://www.4shared.com/document/oDsd0hh0/Manual_Lama_V4_Traduzido_.html

Novo link, pois o anterior havia expirado. Up em 30/05/2011

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SpitCO
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Mensagempor SpitCO » 01 Set 2010 00:48

Gostei da iniciativa do RCE001... e ai CyberJeff!? quanto tempo heim... to de volta. COmprei um LAMA na GABA, aqui em POA o danado deu problema nos servos no primeiro dia e depois não saia do chão no segundo dia. Mandei ele de volta e está trocado já, mas esta no interior do RS ha duas semanas e a sogrinha não me manda. hehehehe. Que angústia! Mas to ai. De volta ao fórum, revendo os amigos e disposto a ajudar.

Abraços!

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rce001
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Mensagempor rce001 » 02 Set 2010 11:15

Fiz algumas correções, quem já baixou se quiser pode usar o link acima para baixar o atual com as novas correções. Encontrando erros favor informarem neste tópico para fazer novas correções.

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rboos
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Mensagempor rboos » 23 Out 2010 10:02

Só por curiosidade pra quem é novato e recém adquiriu o LamaV4, ou pensa em comprar um...

O LamaV4 realmente vem 'regulado' ou trimado de fábrica, mas esta regulagem é feita com o helicóptero acima de 40cm de altura (geralmente regulam a mais de um metro), onde a proximidade do solo já não interfere tanto com o desempenho e estabilidade.

Assim, enquanto o novato está (e com toda razão) treinando apenas decolar e fazer hover, bem baixinho, [b:eaf93c3bcf]ele está todo tempo sob efeito do solo[/b:eaf93c3bcf], e o Lama tende a girar sobre o eixo, e inclinar um pouco para um dos lados. Alguns derivam para a traseira.

O novato também quer evitar afastar-se muito do chão, e[b:eaf93c3bcf] acelera menos do que o rpm de trabalho[/b:eaf93c3bcf], assim é natural que - comparado a rotação de regulagem original - ele gire no sentido oposto.

Depois de um tempo treinando para controlá-lo, mesmo que tenha que compensar com os sticks do controle remoto, a coragem vai chegando e a gente passa dos 40cm...

Neste momento vc percebe que ele tinha vindo bem regulado, e aprende a decolar com mais segurança, indo mais rápido do solo a +40cm; assim parece que ele sempre respondeu bem!

Esta dica é para iniciante como eu, pois nada pior do que receber seu lama, e antes de saber voar, tentar "trimar" o heli, coisa que nem precisava na realidade...

A gente só deveria julgar a trimagem original do Lama com ele distante do solo (pelo menos o equivalente ao diâmetro da hélice) e aí sim, se continua errado, fazer mudanças nos ajustes de ganho e sensibilidade do 4x1, ou outros...

Para confirmar, meu LamaV4, ao sair da caixa, inclinava para a esquerda a ponto de quase tombar, recuava até quase tocar nos meus pés, e girava no sentido anti-horário devagarinho. Eu compensava com os sticks, e ainda na mesma carga de bateria, quando tive coragem de passar dos 40cm, ele estabilizou perfeitamente: que bom que não saí "trimando" o que não devia...

Fica a dica pros iniciantes que compraram o LamaV4, uma diversão garantida!
RBoos
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