Manual do Lama V4 em português

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
fabio.pacifico
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Sex Jan 11, 2008 1:50 pm
Localização: Maceió, AL

Manual do Lama V4 em português

Mensagem por fabio.pacifico »

Mais um novato na área...comprei um lama V4 na rc711, ainda estou esperando chegar, e enquando isso estou tentando conhecer melhor sobre helimodelismo. Porém encontrei muitos termos técnicos, que para um iniciante fica difícil...já dei uma boa lida no forum, mas não captei muita coisa, principalmente e relação ao ajuste do helicóptero, para que ele não saia girando como um pião...tipo balanceamento, um tal de 4 em 1 que nem sei o que é...hehhehhe..então se alguém tiver o manual do Lama v4 em português( sou péssimo no inglês ) eu agradeceria. Já procurei na net mas não achei...além do manual, qualquer outro tipo de dica é sempre bem vinda! Fiquei traumatizado depois que comprei um Dragon fly de 2 canais e só sabia fazer ele ficar rodando. Por isso comprei o Lama V4, depois de pesquisar muito sobre qual seria o melhor, e não gostaria de ver o meu brinquedinho rodando que nem um dragon de 2 canais!! Valeu pessoal!!
Avatar do usuário
JP2D
membro
Mensagens: 721
Registrado em: Qui Dez 27, 2007 5:10 pm
Localização: Rio de Janeiro / RJ

Mensagem por JP2D »

Fala Fabio,
Em primeiro lugar seja bem vindo e parabéns pela sua compra.
Eu quase comprei um desses, mas acabei comprando um Belt cp.
Bom pelos relatos aqui do fórum esse Dragon fly de 2 canais realmente é um lixo, e o heli de 2 canais melhorzinho seria o picco z.
Esse que você comprou por ser de 4 canais será mais fácil de se controlar, e pelo fato dele ter sistema coaxial do rotor principal, faz dele um heli muito dócil para voar, como o pessoal aqui costuma dizer é diversão garantida.
Até onde eu sei esse sei heli não tem que fazer ajustes é tirar da caixa e voar.
Sei que ele tem uns upgrades, e se você pensa em ficar com ele por um bom tempo talvez seja uma boa.
Fora isso espero que você aproveite bem o seu heli.
Abraços
Avatar do usuário
fabio.pacifico
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Sex Jan 11, 2008 1:50 pm
Localização: Maceió, AL

Mensagem por fabio.pacifico »

Pow, valeu cara! Tomara que seja fácil mesmo!!
E o manual em português? Será que alguém tem por ai?
Muito grato!!
Avatar do usuário
CyberJeff
membro
Mensagens: 325
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 3:49 pm
Localização: Salvador - BA

Mensagem por CyberJeff »

Seja bem vindo ao clube dos coaxiais Fabio!!! :lol:

Dá uma olhada aqui:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=33577

Quando o seu V4 chegar vai ficar mais fácil pra identificar tudo.

Bons voos!
Avatar do usuário
fabio.pacifico
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Sex Jan 11, 2008 1:50 pm
Localização: Maceió, AL

Mensagem por fabio.pacifico »

Valeu Cyber..já imprimi e tô decorando aki...hehhehhe..aproveitando sua boa vontade...pretendo comprar uns pares de hélices, pois pelo que vi é o que mais quebra no início, certo? Ou estou exagerando? Ai já que vou pedir as hélices na rc711( burrice minha, pois podia ter pedido junto com o heli, mas na pressa esqueci ), gostaria de saber se tem mais alguma peça que "quebre" facilmente com iniciantes, pois assim pedia logo tudo de uma vez. Só pra lembrar já pedi o meu com uma bateria extra e já vem com o simulador e cabo. O que vc acha? Um abraço!
EduLP
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Sáb Nov 24, 2007 11:25 pm
Localização: Recife, PE

Mensagem por EduLP »

[quote:02d4ba28ac="fabio.pacifico"]Valeu Cyber..já imprimi e tô decorando aki...hehhehhe..aproveitando sua boa vontade...pretendo comprar uns pares de hélices, pois pelo que vi é o que mais quebra no início, certo? Ou estou exagerando? Ai já que vou pedir as hélices na rc711( burrice minha, pois podia ter pedido junto com o heli, mas na pressa esqueci ), gostaria de saber se tem mais alguma peça que "quebre" facilmente com iniciantes, pois assim pedia logo tudo de uma vez. Só pra lembrar já pedi o meu com uma bateria extra e já vem com o simulador e cabo. O que vc acha? Um abraço![/quote:02d4ba28ac]

Olá amigo, também já tive um LAMA V4 e é um ótimo heli, confesso que passei pouco tempo no simulador, apenas para me acostumar com os comandos do controle. O próprio heli já é um simulador.

Bem...as hélices são importantes, principalmente as do tipo B (inferiores) que quebram mais fácil nas quedas. Fora isso, posso te dizer que não precisa comprar mais nada por enquanto, o heli é muito resistente, eu com o pouco tempo que passei com ele, dei muita queda, bati em viga de sustentação e ele continuava firme e forte.

Quanto a bateria extra, procure se informar se os motores aguentam funcionar por tanto tempo sem precisar esfriar. Caso contrário você poderia danificar os motores do LAMA. Esse informação eu não sei.

Dica: Quando perceber que perdeu o controle do heli, que ele está pra se chocar em algo, simplesmente corte o motor (coloque todo o stick da esquerda pra baixo) isso evitará muitas perdas de hélices. Isso, infelizmente eu aprendi na prática hehehe :roll:

É isso, abraço!
Avatar do usuário
fabio.pacifico
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Sex Jan 11, 2008 1:50 pm
Localização: Maceió, AL

Mensagem por fabio.pacifico »

É amigo..tb tenho essa dúvida: será que ele aguenta voar com uma bateria, e logo em seguida outra? Ou tem que esperar o motor esfriar? E sobre o tempo de carga da bateia, uns dizem que são 4 horas, outros que são duas...alguém sabe?
EduLP
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Sáb Nov 24, 2007 11:25 pm
Localização: Recife, PE

Mensagem por EduLP »

[quote:d39ad8d523="fabio.pacifico"]É amigo..tb tenho essa dúvida: será que ele aguenta voar com uma bateria, e logo em seguida outra? Ou tem que esperar o motor esfriar? E sobre o tempo de carga da bateia, uns dizem que são 4 horas, outros que são duas...alguém sabe?[/quote:d39ad8d523]

Pelo menos no meu o tempo de recarga era de 1h no máximo. O importante é sempre você observar quando o heli não tem mais força pra subir, ou quando você tem que acionar mais o stick pra ele subir, já é a hora de para, imediatamente, nada de ficar forçando a lipo, isso detona a mesma.
Avatar do usuário
CyberJeff
membro
Mensagens: 325
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 3:49 pm
Localização: Salvador - BA

Mensagem por CyberJeff »

[quote:11244e4e65="fabio.pacifico"]Valeu Cyber..já imprimi e tô decorando aki...hehhehhe..aproveitando sua boa vontade...pretendo comprar uns pares de hélices, pois pelo que vi é o que mais quebra no início, certo? Ou estou exagerando? Ai já que vou pedir as hélices na rc711( burrice minha, pois podia ter pedido junto com o heli, mas na pressa esqueci ), gostaria de saber se tem mais alguma peça que "quebre" facilmente com iniciantes, pois assim pedia logo tudo de uma vez. Só pra lembrar já pedi o meu com uma bateria extra e já vem com o simulador e cabo. O que vc acha? Um abraço![/quote:11244e4e65]

Opa Fabio! O EduLP já te respondeu praticamente tudo, só vou passar algumas sugetões.

Xtreme Blades, são as melhores e mais resistentes hélices que eu já vi, dificilmente vc irá precisar trocá-las.

http://www.miracle-mart.com/store/index.php?main_page=product_info&cPath=110_174&products_id=599&zenid=56def21f664d120722f3a5362eedc07d

Harden Blades, essa é um opcional, não tão forte quanto as xtremes mas bem mais forte que as originais.

http://www.rchelicoptershop.com/catalog/harden-blade-for-lama-robins22-and-comanche-p-318.html

InnerShaft em aluminium, alem de mais resistente, evita que durante uma pancada, o fly-bar se solte e arrebente as hélices.

http://www.ehirobo.com/shop/product_info.php?cPath=86_178&products_id=5496

Com isso aí vc vai se divertir mais e evitar alguns prejuízos.

Quanto ao fato de usar uma bateria e logo em seguida outra, não tem problema nenhum, é assim que eu faço aqui, mas evite fazer isso logo no início porque o motor precisa ser amaciado.

Abraço.
EduLP
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Sáb Nov 24, 2007 11:25 pm
Localização: Recife, PE

Mensagem por EduLP »

[b:44fe779ca4]CyberJeff[/b:44fe779ca4], acho que estou lhe devendo um agradecimento pelas dicas no outro tópico sobre o LAMA, valeu por dar essas dicas e aulas preciosas!

Abraço!
Responder