Curva de aceleração e passo (para iniciantes no hobby)

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Fabio_Jerena
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Curva de aceleração e passo (para iniciantes no hobby)

Mensagem por Fabio_Jerena »

Bom, neste tutorial vou explicar algumas coisas que julgo serem básicas e necessárias para qualquer um que estiver iniciando no hobby, estas informações são fundamentais para se iniciar as regulagens do helimodelo. Serei sucinto mas tentarei elucidar as principais dúvidas e acredito serem as mais freqüentes quando os novos helimodelistas começam a fazer as regulagens do modelo.
Primeiro vamos entender o que é passo variável, este é um recurso mecânico responsável por aumentar ou diminuir o empuxo (força que gera a sustentação da aeronave) gerado pelas asas rotatórias do helicóptero (adotando-se uma rotação fixa como referência), a asa muda seu ângulo de incidência sendo que para nossos helimodelos as asas são simétricas e permitem fazer vôos invertidos (de dorso), portanto as asas podem se posicionar de maneira a formar ângulos de incidência positivos ou negativos, que na maioria dos modelos encontrados no mercado vão de -11 à +11 graus. Portanto para que o helicóptero suba, desça, faça vôos de dorso o passo do rotor principal é alterado, porem concomitante a isso ocorre a variação da potência entregue ao motor, ou seja, para que o helicóptero voe há uma combinação de variação de passo e de potência no motor (com exceção de quando se trabalha com o governador que mantêm uma rotação fixa e se varia apenas o passo, desta forma se aproveita melhor a curva de potência/torque do motor ).
Conhecendo essas informações logo nos defrontamos com 2 regulagens básicas, curva de aceleração do motor (a) e curva de passo das asas (b), portanto o empuxo gerado pelo sistema (de maneira grosseira) é uma função do tipo “empuxo(a,b)”. Isso parece um mistério para os iniciantes mas é algo extremamente simples e o mais importante, o ponto de partida geralmente é fornecido pelo fabricante. Não vou me estender muito neste assunto mas mexer nestas regulagens é muito parecido com mexer em carros originais de fábrica, se você aumentar a potência por exemplo aumenta o consumo e desgaste das peças e vice e versa, entra naquele “velho esquema de compensação”, portanto o ajuste de curva de aceleração e curva de passo não é necessariamente uma lei, uma regra, um dogma. Cada um ajusta do jeito que lhe agrada, de acordo com seu estilo de pilotagem, de vôo, de acordo com tipo do helicóptero que se possui (claro, sempre respeitando limites pois não pense que se você ajustar a aceleração e o passo do jeito que você bem entender o helicóptero vai voar ou até mesmo voar como desejado).
Para a regulagem da curva de aceleração o conceito é simples, você define a potência entregue ao motor de acordo a posição no trottle (stick da mão esquerda, na direção vertical, sentido para baixo e para cima), num radio de 5 pontos como o meu (DX7 Spektrum) eu uso a seguinte configuração:
0: 0%, 1: 50%, 2: 70%, 3: 85%, 4: 100%
Ela representa o seguinte:
No curso completo do trottle existem divisões imaginárias de 25%, 50%, 75% e 100%, ou seja, em 0% de curso 0% de potência no motor, em 25% de curso 50% de potência no motor e assim por diante, os valores intermediários são interpolados pelo próprio radio, eu uso esta configuração pois não gosto de acelerar muito para o heli começar a decolar (claro que com essa configuração, quando mudo meu modo de vôo de Normal para Idle 1 se ele não estiver bem ajustado a troca gera variação brusca no vôo do heli), portanto siga o conjunto de regulagens sugerido no manual que vc não terá esse tipo de trabalho, que muitas vezes pode se tornar um problema para os menos experientes, claro, siga também o manual do seu radio pois cada um têm uma sistemática de ajuste (estude-o, é o meu conselho).
Então como já temos definida a curva de aceleração definimos a curva de passo, essa segue os mesmos princípios, continuam sendo 5 pontos de ajuste, é acionada pela mesma movimentação do stick porem agora o que varia é o passo das asas e para isso necessitamos de uma ferramenta, o famigerado e impiedoso Pitch Gauge que é um verdadeiro trauma para quem nunca trabalhou com ele (eu mesmo quando comprei não tinha idéia de como usa-lo...kkk). O Pitch Gauge é uma espécie de régua/transferidor que possibilita ajustar o passo das asas do heli com relativa precisão, é uma ferramenta fundamental para quem quer ajustar o heli, pois sem ele não se têm condições de precisar os ajustes dos ângulos de incidência das asas e vai fazer com que a regulagem seja totalmente empírica levando muito mais tempo e muitas vezes não obtendo um resultado satisfatório.
As fotos a seguir servirão de guia para entender como é feita a regulagem do heli, neste caso estou configurando a curva de passo normal no meu radio (vôo calmo, sem manobras, sem trabalhar com passo negativo em vôo), na verdade eu uso -2º com o trottle em 0% para facilitar a aterrissagem do heli (vai de gosto). A regulagem foi a seguinte: 0: -2º, 1: INH, 2: +6º, 3: INH, 4: +11, ou seja, em 0% do curso do stick o motor não estará funcionando (0% de potência) e o passo está em -2º, conforme se começa acelerar e entregar potência ao motor o passo vai subindo gradativamente, quando se estiver em 50% de aceleração o passo estará em +6º e a potencia no motor em 70%, resultado, o heli estará voando... Os pontos marcados como INH quer dizer inabilitado e é um recurso do meu radio (não sei se todos têm...) mas ele me permite não preencher este ponto, na verdade ele é configurado por herança (através de interpolação que o próprio rádio faz).
Vejam as fotos, elas falam por si:

[img:d1ebab6a3e]http://img293.imageshack.us/img293/1281/conceito.jpg[/img:d1ebab6a3e]

[img:d1ebab6a3e]http://img256.imageshack.us/img256/5034/59477862qa4.jpg[/img:d1ebab6a3e]

[img:d1ebab6a3e]http://img293.imageshack.us/img293/2280/242.jpg[/img:d1ebab6a3e]

Quanto à regulagem do meu radio abaixo você vê:
IN : que mostra a porcentagem de curso do Stick, acima o valor do passo em porcentagem (uma porção do passo total que o conjunto mecânico oferece), à direita a curva de passo (na verdade o nome dos pontos são “pontos de apoio” , essa é uma técnica muito utilizada para se definir mapas (sistemas computacionais) sem necessariamente ter que preencher todos os pontos existentes e possíveis, o próprio sistema calcula os pontos adjacentes por interpolação, no caso do meu radio linear).

[img:d1ebab6a3e]http://img293.imageshack.us/img293/6114/243.jpg[/img:d1ebab6a3e]

[img:d1ebab6a3e]http://img293.imageshack.us/img293/8766/246.jpg[/img:d1ebab6a3e]

[img:d1ebab6a3e]http://img293.imageshack.us/img293/9701/245.jpg[/img:d1ebab6a3e]

[img:d1ebab6a3e]http://img256.imageshack.us/img256/625/82418396xm2.jpg[/img:d1ebab6a3e]

Dúvidas é só perguntar... (BOA SORTE!!!)
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uslima
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Mensagem por uslima »

Boa tarde!

Gostei do texto, mas cadê as fotos?

[]'s

Ulisses
Sawamur
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Mensagem por Sawamur »

Fabio se quiser me passa as fotos por email q eu hospedo e te passo os links pra vc colocar aqui no topido. Eu tenho um dominio hospedado q nao esta sendo usado, entao tranquilo.

pelevermelh@terra.com.br

Abraco,
Alessandro
Fabio_Jerena
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Mensagem por Fabio_Jerena »

[quote:386c19884c="uslima"]Boa tarde!

Gostei do texto, mas cadê as fotos?

[]'s

Ulisses[/quote:386c19884c]

No inicio do texto eu explico isso...
Fly away...
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uslima
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Mensagem por uslima »

[quote:ca0259dc79="Fabio_Jerena"]
No inicio do texto eu explico isso...[/quote:ca0259dc79]

Desculpe.

Pulei essa parte e fui direto ao texto.

Obrigado.

Ulisses
Fabio_Jerena
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Mensagem por Fabio_Jerena »

Bom pessoal, aí estão as fotos...
Ainda estou aprendendo a hospedá-las mas depois eu acerto alguns detalhes, aceito sugestões!!!
Moderador, ele não pode ser colocado como FIXO???
Obrigado!!!
Fly away...
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Phantomas
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Mensagem por Phantomas »

2ª foto: colocar o fly bar a 1/3 da ponta da asa
não tem algo errado ai não? não seria colocar o pitch gauge a 1/3 da ponta da asa? ou é pra 'arrancar' o fly bar mesmo e colocá-lo a 1/3 da asa? :P
Fabio_Jerena
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Mensagem por Fabio_Jerena »

[quote:8df08fce64="Phantomas"]2ª foto: colocar o fly bar a 1/3 da ponta da asa
não tem algo errado ai não? não seria colocar o pitch gauge a 1/3 da ponta da asa? ou é pra 'arrancar' o fly bar mesmo e colocá-lo a 1/3 da asa? :P[/quote:8df08fce64]

Bom, acertei... Não tinha mais a foto original e tive que fazer um gato, só tenho o Paint aqui mas quebrou um galho, por favor se ver mais erros pode ir falando que na medida do possível eu vou arrumando, muito obrigado!!!
Fly away...
EduLP
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Mensagem por EduLP »

Cara, com certeza seu texto me ajudou a compreender melhor toda essa história do passo variável e de como ele funciona. Agora tô começando a entender como um heli consegue voar de dorso. Mas ainda não arrisco a tentar ajustar meu futuro heli sozinho, vou procurar alguém mais experiente pra poder me ajudar nisso.

Parabéns pelo seu texto e sua vontade de querer ajudar iniciantes, como eu, a entender melhor esse assunto.

T+!
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guildy93
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Mensagem por guildy93 »

Parabens pelo texto!!!!!Muito bem detalhado!!!!!!!!!
Me fala quais sao as pecas mais faceis de quebrar no t-rex???To em Orlando e eu vou tentar ir a uma loja que vende um ARF com motor e ESC!!!!!!
Bons voos!!!!!
Vlw!!!!!
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