Dica de Como Usar Radio TX Esky sem Pilhas

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Eu sempre tiro o pack de dentro do RX, descarrego a 0,5C até 0,8V por célula, depois carrego novamente a 0,5C.

Por que?

Porque assim o pack mesmo após uns 7 anos de uso ainda tem os 700mAhfica sempre com os 700mAh com os quais saiu da fábrica.
Luiz Roberto M. Fervença
membro
Mensagens: 274
Registrado em: Sáb Out 20, 2007 11:06 pm
Localização: Presidente Prudente-SP

Mensagem por Luiz Roberto M. Fervença »

Falow, obrigado Wilson e Moreira
rbmoreira
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 6:21 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por rbmoreira »

Caro wilson.

vc saiu totalmente da questão do topico...mas já que falou de carga....no manual do carregador Imax B6 indica que Lipos não devem ser carregados acima de 1C o ideal é 1C ou menos....carregando abaixo de 1C não danifica a bateria não, mas tbm 1/3 de C aí é melhor nem comprar carregador digital programavel..
Fernando Morgado
membro
Mensagens: 221
Registrado em: Dom Set 30, 2007 3:25 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Fernando Morgado »

Wilson
Sugiro que pesquise aqui no fórum sobre Lipos ou nos sites dos fabricantes. O valor de carga máximo que esses packs agüentam varia de 0,7 a 1 C, sendo este C é a capacidade de armazenamento do pack, isto é, um pack 3S de 2.200mAh e 20C, deve ser carregado com 1.500 mAh a no máximo 2.200 mAh (0,7 a 1 x 2.200 mAh). O 20C do pack é a quantidade máxima de corrente que pode ser drenada sem danificá-lo, neste caso acima: 44A.
wm
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Seg Fev 18, 2008 10:15 pm

Mensagem por wm »

ok...concordo com vc...
mas se vc observar o carregador da e-sky por exemplo, a corrente de carga dele é de 800mah, este valor estaria dentro dos 1/3 de 20C para packs entre 1800 e 2250mah, no caso deste carregador é um valor um pouco mais abrangente uma vez que o carregador é meio generico.
se vc caregar um pack a 1,5Ah em pouco tempo vc ficara sem ele...
os valores que eu descrevi sao valores pra se carregar os packs com segurança e preservando a vida util dos mesmos, na realidade vc pode carregar um pack com corentes desde 0,1mah ate o valor maximo de corrente do pack....dai, o que vai ser das suas baterias nao é problema meu....


[]´s

Wilson
wm
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Seg Fev 18, 2008 10:15 pm

Mensagem por wm »

qto ao topico... nao seja por isso eu retiro meu post...

[]´s

Wilson
Avatar do usuário
edlof
membro
Mensagens: 217
Registrado em: Sex Jul 04, 2008 1:25 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por edlof »

E se for só pra carregar pilhas recarregáveis direto no tx, dá pra usar o carregador de baterias que vem no kit do lama, ou existe um carregador específico pra fazer isso?
Luiz Roberto M. Fervença
membro
Mensagens: 274
Registrado em: Sáb Out 20, 2007 11:06 pm
Localização: Presidente Prudente-SP

Mensagem por Luiz Roberto M. Fervença »

Obrigado Wilson e Moreira valeu as dicas fiz a inversão de polaridade e já consegui recarregar as baterias sem retira-las do rádio.
Gde. abraço
Luiz
Avatar do usuário
RENATO-SJRP
membro
Mensagens: 142
Registrado em: Seg Jun 30, 2008 7:29 pm

Mensagem por RENATO-SJRP »

[quote:5434396b01="edlof"]E se for só pra carregar pilhas recarregáveis direto no tx, dá pra usar o carregador de baterias que vem no kit do lama, ou existe um carregador específico pra fazer isso?[/quote:5434396b01]

Esta também é a minha dúvida!
Já sei que é preciso inverter a polaridade dos plugs para ligar no rádio.
Também uso "pilhas" recarregáveis no rádio e gostaria de recarregá-las sem precisar retirar do rádio.
<> E-SKY HONEY BEE KING II <> E-SKY LAMA V4 <> PICCO-Z
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

Pessoal, este procedimento do jumper na chave é extremamente perigoso e existe muitos pontos a serem considerados:

Uma pessoal sem conhecimento pode comprar uma fonte de camelô que está escrito 12V e que normalmente dá muito mais e danificar o tx, já medi 18V onde deveria ter 12V;

Pode esquecer de retirar as pilhas alcalinas ou recarregáveis, podendo causar vazamento ou explosão;

Esquecer o Tx ligado pode danificá-lo em poucas horas.

Só é possível recarregar as baterias colocando um carregador no lugar da fonte.
Júlio César
Responder