Tendência no Heli 450 !
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Tendência no Heli 450 !
Boas galera, estou entrigado com uma coisa, sou um quase iniciante e possuo 3 helis classe 450 porém todos ele sempre tendem em sair p/ a esquerda pq isso? na montagem e ajuste sempre sigo a risca todos os conselhos e dados técnicos e sempre fica assim...tendendo p/ esquerda...fica complicado aprender a voar num heli que sempre sai p/ a esquerda...ou seja logo qdo ele começa a levantar do chão ele já vai p/ a esquerda sendo assim gasta-se mais tempo e atenção corrigindo essa saida....pq disso?
Hellp
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[quote:cdedb864e2="guilhermecm"]Ele decola com uma tendencia pra esquerda por causa do rotor de cauda...isso não é problema não. Trime ele para o lado contrário que vai melhorar a situação.[/quote:cdedb864e2]
Então Guilherme o problema é trimar em voo (oq seria o ideal) ainda não tenho tal conheçimento (trimar em voo) se bem que já pensei mto nisso em trimar voando p/ diminuir a tendencia...existe alguma manha ou maçete? meu rádio é um Futaba 6ex 2.4.....
Então Guilherme o problema é trimar em voo (oq seria o ideal) ainda não tenho tal conheçimento (trimar em voo) se bem que já pensei mto nisso em trimar voando p/ diminuir a tendencia...existe alguma manha ou maçete? meu rádio é um Futaba 6ex 2.4.....
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Todo helicóptero de controle remoto com rotor de cauda, mesmo que excepcionalmente trimado, sobe já com uma tendência de deslocar-se à esquerda. Isto é provocado pelo efeito do gyro tentando manter a cauda reta.
Como assim?
O rotor principal gira no sentido horário. O torque do motor gerado durante a ascenção faz com que a proa do heli tenda a girar para a esquerda. Ai, o gyro tenta compensar esta rotação e, para isto, dá mais passo na cauda, que faz com que aumente o empuxo da cauda no sentido contrário à rotação, forçando a ponta da cauda também para a esquerda. Isto faz com que ele se desloque todo para a esquerda. Simuladores com boa realidade reproduzem bem isto.
Como evitar isto?
Quando for decolar, dê um pouco de aileron para a direita, apenas para compensar o deslocamento. Helicópteros de controle remoto não são carrinhos, que correm sobre uma superfície com atrito. Ele voa sobre um bolsão de ar, que é fluido e escorrega de um lado para o outro. Assim, desde a decolagem você precisa dar comandos para corrigir as tendências, como equilibrando um cabo de vassoura na mão, onde deslocamos a mão antecipando-nos às tendências que este apresenta querendo cair.
Use o X e treine bastante no simulador que, com o tempo, este medo passa. A idéia de conferir a trimagem com alguém mais experiente também é boa.
Abs,
Airton
Como assim?
O rotor principal gira no sentido horário. O torque do motor gerado durante a ascenção faz com que a proa do heli tenda a girar para a esquerda. Ai, o gyro tenta compensar esta rotação e, para isto, dá mais passo na cauda, que faz com que aumente o empuxo da cauda no sentido contrário à rotação, forçando a ponta da cauda também para a esquerda. Isto faz com que ele se desloque todo para a esquerda. Simuladores com boa realidade reproduzem bem isto.
Como evitar isto?
Quando for decolar, dê um pouco de aileron para a direita, apenas para compensar o deslocamento. Helicópteros de controle remoto não são carrinhos, que correm sobre uma superfície com atrito. Ele voa sobre um bolsão de ar, que é fluido e escorrega de um lado para o outro. Assim, desde a decolagem você precisa dar comandos para corrigir as tendências, como equilibrando um cabo de vassoura na mão, onde deslocamos a mão antecipando-nos às tendências que este apresenta querendo cair.
Use o X e treine bastante no simulador que, com o tempo, este medo passa. A idéia de conferir a trimagem com alguém mais experiente também é boa.
Abs,
Airton
- Aker-Nato
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[quote:a9b507e375="guilhermecm"]Ele decola com uma tendencia pra esquerda por causa do rotor de cauda...isso não é problema não. Trime ele para o lado contrário que vai melhorar a situação.[/quote:a9b507e375]
Trimar a cauda?!
Melhor estar quieto do que dar dicas erradas.
A CAUDA não se trima, pois tem gyro!
Trimar a cauda?!
Melhor estar quieto do que dar dicas erradas.
A CAUDA não se trima, pois tem gyro!
DX7 DSX7 DX7 DSX7
- DiegoCataldi
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[quote:671dffad92="Aker-Nato"][quote:671dffad92="guilhermecm"]Ele decola com uma tendencia pra esquerda por causa do rotor de cauda...isso não é problema não. Trime ele para o lado contrário que vai melhorar a situação.[/quote:671dffad92]
Trimar a cauda?!
Melhor estar quieto do que dar dicas erradas.
A CAUDA não se trima, pois tem gyro![/quote:671dffad92]
:twisted:
vale lembrar ainda que a tendencia dele não é na cauda e sim no modelo, pelo que entendi o modelo tende a tomar para q esquerda tendo q compensar no ciclico huauauha
[quote:671dffad92="guilhermecm"]Então Guilherme o problema é trimar em voo (oq seria o ideal) ainda não tenho tal conheçimento (trimar em voo) se bem que já pensei mto nisso em trimar voando p/ diminuir a tendencia...existe alguma manha ou maçete? meu rádio é um Futaba 6ex 2.4..... [/quote:671dffad92]
Guilherme entendi seu problema, mas é facil grande.. decole o modelo hoverando..
verifique a tendencia. ele esta decolando e puxando para esquerda? pousa o modelo, da 2 "dentes" de trim para direita. decola denovo. parou? não? melhorou mas ainda não está legal? pousa denovo. 2 dentes e decola.
caso não consiga regular o ideal era pegar alguem que tenha mais esperiencia para te dar uma ajuda.
vale lembrar outra dica citada a cima que a bailarina tem q ficar paralela ao solo o mais alinhada possivel com os TRIM no CENTRO!
então não adianta vc mecher nos links se os trims de regulagem não estiverem centralizados tb... caso a bailarina esteja mto torta vc deve zerar os trims em 0% acertar o nivel da bailarina e comecar a trimagem novamente ok?
qualquer duvida poste ai
abraços!
Trimar a cauda?!
Melhor estar quieto do que dar dicas erradas.
A CAUDA não se trima, pois tem gyro![/quote:671dffad92]
:twisted:
vale lembrar ainda que a tendencia dele não é na cauda e sim no modelo, pelo que entendi o modelo tende a tomar para q esquerda tendo q compensar no ciclico huauauha
[quote:671dffad92="guilhermecm"]Então Guilherme o problema é trimar em voo (oq seria o ideal) ainda não tenho tal conheçimento (trimar em voo) se bem que já pensei mto nisso em trimar voando p/ diminuir a tendencia...existe alguma manha ou maçete? meu rádio é um Futaba 6ex 2.4..... [/quote:671dffad92]
Guilherme entendi seu problema, mas é facil grande.. decole o modelo hoverando..
verifique a tendencia. ele esta decolando e puxando para esquerda? pousa o modelo, da 2 "dentes" de trim para direita. decola denovo. parou? não? melhorou mas ainda não está legal? pousa denovo. 2 dentes e decola.
caso não consiga regular o ideal era pegar alguem que tenha mais esperiencia para te dar uma ajuda.
vale lembrar outra dica citada a cima que a bailarina tem q ficar paralela ao solo o mais alinhada possivel com os TRIM no CENTRO!
então não adianta vc mecher nos links se os trims de regulagem não estiverem centralizados tb... caso a bailarina esteja mto torta vc deve zerar os trims em 0% acertar o nivel da bailarina e comecar a trimagem novamente ok?
qualquer duvida poste ai
abraços!
Trex 600 Nitro Pro / Trex 450 / Honney Bee King 2 / Blade MCX / Trex 500 ESP / Stick 46 / Ultimate 33% 85CC - Futaba 7C