Tendência no Heli 450 !

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Richardtezzei
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Seg Jun 15, 2009 1:15 pm
Localização: Mairiporã, São Paulo

Tendência no Heli 450 !

Mensagem por Richardtezzei »

Boas galera, estou entrigado com uma coisa, sou um quase iniciante e possuo 3 helis classe 450 porém todos ele sempre tendem em sair p/ a esquerda pq isso? na montagem e ajuste sempre sigo a risca todos os conselhos e dados técnicos e sempre fica assim...tendendo p/ esquerda...fica complicado aprender a voar num heli que sempre sai p/ a esquerda...ou seja logo qdo ele começa a levantar do chão ele já vai p/ a esquerda sendo assim gasta-se mais tempo e atenção corrigindo essa saida....pq disso?



Hellp
Avatar do usuário
Hobby-Tec
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 7:16 pm
Localização: João Dourado - Bahia CEP 44920-000
Contato:

Mensagem por Hobby-Tec »

Pede pra alguem que ja voa heli decolar e fazer o primeiro voo de teste, o heli nao decola retinho o vento gerado pelos rotores desequiligra um pouco, mas confere o alinhamento da bailarina e pede pra alguem voar seus helis. Depois de testados treina no simulador, poe um X de treino e bons voos!
guilhermecm
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Sex Fev 27, 2009 9:23 pm
Localização: Caruaru, PE

Mensagem por guilhermecm »

Ele decola com uma tendencia pra esquerda por causa do rotor de cauda...isso não é problema não. Trime ele para o lado contrário que vai melhorar a situação.
Richardtezzei
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Seg Jun 15, 2009 1:15 pm
Localização: Mairiporã, São Paulo

Mensagem por Richardtezzei »

[quote:cdedb864e2="guilhermecm"]Ele decola com uma tendencia pra esquerda por causa do rotor de cauda...isso não é problema não. Trime ele para o lado contrário que vai melhorar a situação.[/quote:cdedb864e2]
Então Guilherme o problema é trimar em voo (oq seria o ideal) ainda não tenho tal conheçimento (trimar em voo) se bem que já pensei mto nisso em trimar voando p/ diminuir a tendencia...existe alguma manha ou maçete? meu rádio é um Futaba 6ex 2.4.....
Avatar do usuário
mosca.br
membro
Mensagens: 2797
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 2:34 pm
Localização: Oslo, Noruega
Contato:

Mensagem por mosca.br »

É normal o heli ter essa tendencia, princiaplemente perto do solo.
Se a bailarina estiver nivelada, é só questão de acostumar com isso e compensar no dedo.
guilhermecm
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Sex Fev 27, 2009 9:23 pm
Localização: Caruaru, PE

Mensagem por guilhermecm »

Se você não conseguir trimar nos "trimers" do seu rádio (acho difícil não conseguir), você tem qe mecher nos links do servo manualmente, pra bailarina ficar um pouco mais pra direita.
Avatar do usuário
Victor-SP
membro
Mensagens: 873
Registrado em: Qua Dez 31, 2008 12:05 pm
Localização: Sao Paulo - sp

Mensagem por Victor-SP »

A bailarina deve estar nivelada (paralela ao solo). Não deixe altere os links para inclinar a bailarina p direita e uso o trim para corrigir. essa tendencia se mantém em voo alto ou apenas na decolagem?
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

Todo helicóptero de controle remoto com rotor de cauda, mesmo que excepcionalmente trimado, sobe já com uma tendência de deslocar-se à esquerda. Isto é provocado pelo efeito do gyro tentando manter a cauda reta.

Como assim?

O rotor principal gira no sentido horário. O torque do motor gerado durante a ascenção faz com que a proa do heli tenda a girar para a esquerda. Ai, o gyro tenta compensar esta rotação e, para isto, dá mais passo na cauda, que faz com que aumente o empuxo da cauda no sentido contrário à rotação, forçando a ponta da cauda também para a esquerda. Isto faz com que ele se desloque todo para a esquerda. Simuladores com boa realidade reproduzem bem isto.

Como evitar isto?

Quando for decolar, dê um pouco de aileron para a direita, apenas para compensar o deslocamento. Helicópteros de controle remoto não são carrinhos, que correm sobre uma superfície com atrito. Ele voa sobre um bolsão de ar, que é fluido e escorrega de um lado para o outro. Assim, desde a decolagem você precisa dar comandos para corrigir as tendências, como equilibrando um cabo de vassoura na mão, onde deslocamos a mão antecipando-nos às tendências que este apresenta querendo cair.

Use o X e treine bastante no simulador que, com o tempo, este medo passa. A idéia de conferir a trimagem com alguém mais experiente também é boa.

Abs,

Airton
Avatar do usuário
Aker-Nato
membro
Mensagens: 913
Registrado em: Ter Mar 31, 2009 11:39 pm
Localização: Guimarães - Portugal

Mensagem por Aker-Nato »

[quote:a9b507e375="guilhermecm"]Ele decola com uma tendencia pra esquerda por causa do rotor de cauda...isso não é problema não. Trime ele para o lado contrário que vai melhorar a situação.[/quote:a9b507e375]
Trimar a cauda?!
Melhor estar quieto do que dar dicas erradas.
A CAUDA não se trima, pois tem gyro!
DX7 DSX7 DX7 DSX7
Avatar do usuário
DiegoCataldi
membro
Mensagens: 176
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 10:14 pm
Localização: Rio Claro, SP

Mensagem por DiegoCataldi »

[quote:671dffad92="Aker-Nato"][quote:671dffad92="guilhermecm"]Ele decola com uma tendencia pra esquerda por causa do rotor de cauda...isso não é problema não. Trime ele para o lado contrário que vai melhorar a situação.[/quote:671dffad92]
Trimar a cauda?!
Melhor estar quieto do que dar dicas erradas.
A CAUDA não se trima, pois tem gyro![/quote:671dffad92]

:twisted:

vale lembrar ainda que a tendencia dele não é na cauda e sim no modelo, pelo que entendi o modelo tende a tomar para q esquerda tendo q compensar no ciclico huauauha

[quote:671dffad92="guilhermecm"]Então Guilherme o problema é trimar em voo (oq seria o ideal) ainda não tenho tal conheçimento (trimar em voo) se bem que já pensei mto nisso em trimar voando p/ diminuir a tendencia...existe alguma manha ou maçete? meu rádio é um Futaba 6ex 2.4..... [/quote:671dffad92]

Guilherme entendi seu problema, mas é facil grande.. decole o modelo hoverando..
verifique a tendencia. ele esta decolando e puxando para esquerda? pousa o modelo, da 2 "dentes" de trim para direita. decola denovo. parou? não? melhorou mas ainda não está legal? pousa denovo. 2 dentes e decola.

caso não consiga regular o ideal era pegar alguem que tenha mais esperiencia para te dar uma ajuda.


vale lembrar outra dica citada a cima que a bailarina tem q ficar paralela ao solo o mais alinhada possivel com os TRIM no CENTRO!
então não adianta vc mecher nos links se os trims de regulagem não estiverem centralizados tb... caso a bailarina esteja mto torta vc deve zerar os trims em 0% acertar o nivel da bailarina e comecar a trimagem novamente ok?

qualquer duvida poste ai

abraços!
Trex 600 Nitro Pro / Trex 450 / Honney Bee King 2 / Blade MCX / Trex 500 ESP / Stick 46 / Ultimate 33% 85CC - Futaba 7C
Responder