Tutorial programação básica de helimodelos -atualizado

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
Pedro Pithan
membro
Mensagens: 2526
Registrado em: Dom Dez 09, 2007 12:28 am
Contato:

Mensagem por Pedro Pithan »

O Post foi atualizado. Foram feitas algumas correções de gramática, melhorias na coesão do texto, e outras correções técnicas para facilitar o entendimento e dar informações mais completas.

Obrigado a todos pelos elogios, mas boa parte do que fiz foi traduzir o texto.

Créditos ao site www.heliguy.com
Avatar do usuário
valter_ribeiro
membro
Mensagens: 1892
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:05 am
Localização: Rio Brilhante - MS
Contato:

Mensagem por valter_ribeiro »

Muito bom Pithan, também estava pensando em dar uma atualizada nos meus, mas está faltando tempo.
Parabéns.
"Já chegou o disco voador!"
santiago nathaniel
membro
Mensagens: 260
Registrado em: Dom Ago 21, 2011 4:44 pm
Localização: Sobradinho DF

Pode me ajudar

Mensagem por santiago nathaniel »

[quote:928eef2317="HLANG"]Tenho um heli Belt-CP e segui as dicas desse forum.
Infelizmente, quando dou comando de stick do coletivo, a bailarina não mexe simetricamente. Ela levanta mais na frente do que nas laterais.
Já chequei os links e rods, verificando o comprimento recomendado pelo manual. Tudo ok!
Consegui com stick para baixo -4 graus de passo. Stick a 50% 0-1 grau. Porém stick a pleno, apenas 5 graus positivo.
bailarina com aileron e elevator +60% Pitch -50%
Não consigo colocar a bailarina totalmente simétrica quando movo o stick do acelerado do idle para totalmente acelerado.
Se altero os valores da mixagem da bailarina, PIORA tudo!!
Não consigo achar em nenhum lugar, qual a regulagem correta para esse heli.
Já vi várias pessoas dando dicas as mais contrárias possíveis.
Tenho um heli copter X 450. Seguindo as recomendações do T-REX 450 para esse héli, acabam sendo TOTALMENTE diferentes daquelas do Belt-CP.
As curva de passo e aceleração são diferentes.
E agora, o que fazer?
Agradeço qualquer ajuda.
Henrique[/quote:928eef2317]

Po maninho to com um copterx pro aqui parado pois apaguei as config do radio turnigy com ele e não sei como restaurar tem alguma coisa ai pra me ajudar?
Mapa do Chile
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Mar 06, 2009 10:26 am
Localização: Ribeirão Pires (SP)

Ajuste do Rotor

Mensagem por Mapa do Chile »

Estou começando no helimodelismo e estou com algumas dificuldades e gostaria da ajuda de alguém com experiência.
Eu tinha trimado a bailarina com os comandos desligados e com 50% de potência do motor ele já saía do chão, depois que li este tutorial trimei novamente com os comandos ligados conforme o tutorial e agora ele somente sai do chão com mais de 50% de força, sei que isso acontece devido ao ângulo das pás, mas isso está correto mesmo? compensa manter este ajuste uma vez que vou gastar mais bateria e ter um voo mais curto? qual a opinião dos colegas?

Agradeço qualquer ajuda
santiago nathaniel
membro
Mensagens: 260
Registrado em: Dom Ago 21, 2011 4:44 pm
Localização: Sobradinho DF

Mensagem por santiago nathaniel »

Estou começando no helimodelismo e estou com algumas dificuldades e gostaria da ajuda de alguém com experiência.
Eu tinha trimado a bailarina com os comandos desligados e com 50% de potência do motor ele já saía do chão, depois que li este tutorial trimei novamente com os comandos ligados conforme o tutorial e agora ele somente sai do chão com mais de 50% de força, sei que isso acontece devido ao ângulo das pás, mas isso está correto mesmo? compensa manter este ajuste uma vez que vou gastar mais bateria e ter um voo mais curto? qual a opinião dos colegas?

Agradeço qualquer ajuda


Sim esta correto sua segunda trimagem e pelo visto esta segunta trimagem esta tirando seu heli do chão com 70 a 75% pois é ai que as pas deve esta dando 2,5 ou 3 de grau positivo, mais como vc é novato não recomendo usar este angulos com essa aceleração nas pas. Pois seu heli fica bem agrassivo a cada movimento que vc faz lateral.

Use o pitch gauge e mude as pás da helices conforme vc achar melhor para seu voo lembando que se for voo 3d com o stick no meio os graus das Pas tem que ser ZERO se for somente HOVER com o stick todo pra baixo, o grau das pas tem que ser no maximo -2, assim seu heli antes de 50% de acelaração ja esta voando.
Mapa do Chile
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Mar 06, 2009 10:26 am
Localização: Ribeirão Pires (SP)

Mensagem por Mapa do Chile »

[quote:6f7a20acc8="santiago nathaniel"]Estou começando no helimodelismo e estou com algumas dificuldades e gostaria da ajuda de alguém com experiência.
Eu tinha trimado a bailarina com os comandos desligados e com 50% de potência do motor ele já saía do chão, depois que li este tutorial trimei novamente com os comandos ligados conforme o tutorial e agora ele somente sai do chão com mais de 50% de força, sei que isso acontece devido ao ângulo das pás, mas isso está correto mesmo? compensa manter este ajuste uma vez que vou gastar mais bateria e ter um voo mais curto? qual a opinião dos colegas?

Agradeço qualquer ajuda


Sim esta correto sua segunda trimagem e pelo visto esta segunta trimagem esta tirando seu heli do chão com 70 a 75% pois é ai que as pas deve esta dando 2,5 ou 3 de grau positivo, mais como vc é novato não recomendo usar este angulos com essa aceleração nas pas. Pois seu heli fica bem agrassivo a cada movimento que vc faz lateral.

Use o pitch gauge e mude as pás da helices conforme vc achar melhor para seu voo lembando que se for voo 3d com o stick no meio os graus das Pas tem que ser ZERO se for somente HOVER com o stick todo pra baixo, o grau das pas tem que ser no maximo -2, assim seu heli antes de 50% de acelaração ja esta voando.[/quote:6f7a20acc8]

Valeu, e obrigado!

Só para eu ver se entendi. Como vou voar hover eu mantenho os ajustes dos servos e somente modifico o ângulo das pás?
paulopsc10
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Ter Dez 07, 2010 7:12 pm
Localização: Belém/Pará

Mensagem por paulopsc10 »

amigos gostaria de uma ajuda ,estou seguindo passo a passo dessas dicas e não estou conseguindo ajustar o giro e o servo da calda eles não estão respondendo não estou entendendo.
Responder