Clone 450, barato e voável
Ola pessoal, tava lendo os topicos sobre heli e resolvi que montaria um ja que no aero clube aqui tem um pessoal que voa 3d e pode ajudar, inicialmente queia um 250 pelo tamanh para transporte e tal e acabei comprando a eletronica sugerida no topico sobre ele, mas o 250 esta em falta. Alem disso vi que um heli maior seria melhor para iniciar e no caso do 450 ele tbm não e tão grande....
vi que o 450 ccpm esta em estoque e que a eletronica dele e do 250 e parecida.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=10811
no caso os servos peguei 3 htx 900 e um d922mg, o giro o 401 b, estas peças serviriam pra o 450?
outra coisa comprei este motor:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5245
e este esc:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=15205
poderia aproveitar? e ja tenho 3 baterrias de 1000 mah, 1 de 1500 e 1 de 2200 todas 3s
posso aproveitar estas peças? o que quero e so voo normal nada de 3d.
posso aproveitar os servos e giro e tenho que trocar motor e esc?,
pu compro mesmo o 250 no caso este, que sai o mesmo preço do 450.
-Copter X 250
Link: http://www.ehirobo.com/shop/product_info.php?cPath=334_174&products_id=8721
o Radio é um turning 9x.
Jotto
vi que o 450 ccpm esta em estoque e que a eletronica dele e do 250 e parecida.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=10811
no caso os servos peguei 3 htx 900 e um d922mg, o giro o 401 b, estas peças serviriam pra o 450?
outra coisa comprei este motor:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5245
e este esc:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=15205
poderia aproveitar? e ja tenho 3 baterrias de 1000 mah, 1 de 1500 e 1 de 2200 todas 3s
posso aproveitar estas peças? o que quero e so voo normal nada de 3d.
posso aproveitar os servos e giro e tenho que trocar motor e esc?,
pu compro mesmo o 250 no caso este, que sai o mesmo preço do 450.
-Copter X 250
Link: http://www.ehirobo.com/shop/product_info.php?cPath=334_174&products_id=8721
o Radio é um turning 9x.
Jotto
Inicialmente comprei tudo para o 250...mas vi a possibilidade de pegar o 450 que postei, bou pensar um pouco e ver o que faço.
Pegou o copter 250 que vai sair quase o mesmo preço, ou se fico mesmo com o 450.
no caso o 250 e muitooooooo dificil de aprender com ele ou é possivel, tendo quem ajude?
jotto
Pegou o copter 250 que vai sair quase o mesmo preço, ou se fico mesmo com o 450.
no caso o 250 e muitooooooo dificil de aprender com ele ou é possivel, tendo quem ajude?
jotto
- valter_ribeiro
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Boa noite, sou iniciante e to querendo montar um hk 450 seguindo as instruçoes deste topico, gostaria se saber qual o tempo medio de duração da carga destas baterias:
-Turnigy Pack 3S 2200mAh 20C Lipo
-Turnigy 2200mAh 3S 25C Lipo Pack
Obs. Usando os motores que são indicados aqui no topico.
Att,
Iuri
-Turnigy Pack 3S 2200mAh 20C Lipo
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Obs. Usando os motores que são indicados aqui no topico.
Att,
Iuri
- valter_ribeiro
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[quote:2b9d04c339="iuri_hohlenwerger"]Boa noite, sou iniciante e to querendo montar um hk 450 seguindo as instruçoes deste topico, gostaria se saber qual o tempo medio de duração da carga destas baterias:
-Turnigy Pack 3S 2200mAh 20C Lipo
-Turnigy 2200mAh 3S 25C Lipo Pack
Obs. Usando os motores que são indicados aqui no topico.
Att,
Iuri[/quote:2b9d04c339]´
Isso varia muito de eletrônica para eletrônica e também pelo tipo de voo.
Aconselho a de 25C que funcionará mais folgada. O tempo de voo médio, num voo sem 3D, fica entre 7 e 9 minutos. Como disse, não são valores exatos.
-Turnigy Pack 3S 2200mAh 20C Lipo
-Turnigy 2200mAh 3S 25C Lipo Pack
Obs. Usando os motores que são indicados aqui no topico.
Att,
Iuri[/quote:2b9d04c339]´
Isso varia muito de eletrônica para eletrônica e também pelo tipo de voo.
Aconselho a de 25C que funcionará mais folgada. O tempo de voo médio, num voo sem 3D, fica entre 7 e 9 minutos. Como disse, não são valores exatos.
"Já chegou o disco voador!"
Vamos brincar de matemática:
Os motores recomendados tem entre 480 e 700 watts e as baterias aquecem rapidamente quando usadas muito perto de 100% da capacidade, além de serem xing ling e, portanto, não se pode confiar em suas especificações. Vamos usar um limite de uso de 80% da capacidade nominal das baterias como valor seguro. Assim:
20C = 20 x 2,2 A x 11,1V = 488 Watts x 80% = 384 Watts
25C = 25 x 2,2 A x 11,1V = 610 Watts x 80% = 488 Watts
30C = 30 x 2,2 A x 11,1V = 732 Watts x 80% = 585 Watts
Sendo assim, eu considero as de 20C insuficientes para usar com esses motores. As de 25C suportam mas as de 30C seriam as mais indicadas.
Pessoalmente, comprei as de 25C pelo custo / beneficio.
Quanto ao tempo de voo, obviamente depende apenas da carga armazenada na bateria (mAh) e não da corrente máxima de saída. O que todo mundo recomenda é voar 5 ou 6 minutos e pousar visto que as baterias de LiPo não podem sofrer descargas muito grandes sob pena de acabarem com a vida util da mesma. Novamente respeitando o meu nivel de segurança considero que se elas aguentam entre 7 e 9 minutos que o Valter citou, eu só voo 6.
Pessoalmente, vou usar um detector de tensão de bateria no helicoptero como segurança extra, mas não vou extrapolar os 6 minutos que citei. Nem tem porque. Vale mais a pena comprar mais baterias e trocar as mesmas a cada 6 minutos. Garante a vida util das baterias, a segurança do vôo e aproveita para esfriar o motor, aumentando a vida util dele também.
Os motores recomendados tem entre 480 e 700 watts e as baterias aquecem rapidamente quando usadas muito perto de 100% da capacidade, além de serem xing ling e, portanto, não se pode confiar em suas especificações. Vamos usar um limite de uso de 80% da capacidade nominal das baterias como valor seguro. Assim:
20C = 20 x 2,2 A x 11,1V = 488 Watts x 80% = 384 Watts
25C = 25 x 2,2 A x 11,1V = 610 Watts x 80% = 488 Watts
30C = 30 x 2,2 A x 11,1V = 732 Watts x 80% = 585 Watts
Sendo assim, eu considero as de 20C insuficientes para usar com esses motores. As de 25C suportam mas as de 30C seriam as mais indicadas.
Pessoalmente, comprei as de 25C pelo custo / beneficio.
Quanto ao tempo de voo, obviamente depende apenas da carga armazenada na bateria (mAh) e não da corrente máxima de saída. O que todo mundo recomenda é voar 5 ou 6 minutos e pousar visto que as baterias de LiPo não podem sofrer descargas muito grandes sob pena de acabarem com a vida util da mesma. Novamente respeitando o meu nivel de segurança considero que se elas aguentam entre 7 e 9 minutos que o Valter citou, eu só voo 6.
Pessoalmente, vou usar um detector de tensão de bateria no helicoptero como segurança extra, mas não vou extrapolar os 6 minutos que citei. Nem tem porque. Vale mais a pena comprar mais baterias e trocar as mesmas a cada 6 minutos. Garante a vida util das baterias, a segurança do vôo e aproveita para esfriar o motor, aumentando a vida util dele também.
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